sábado, 30 de junho de 2012

Como Ter um Casamento Duradouro


ALGUNS FARISEUS APROXIMARAM-SE DELE PARA PÔ-LO À PROVA. E PERGUNTARAM-LHE: “É PERMITIDO AO HOMEM DIVORCIAR-SE DE SUA MULHER POR QUALQUER MOTIVO?”
ELE RESPONDEU: “VOCÊS NÃO LERAM QUE, NO PRINCÍPIO, O CRIADOR ‘OS FEZ HOMEM E MULHER’ - E DISSE: ‘POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E OS DOIS SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE’? - ASSIM, ELES JÁ NÃO SÃO DOIS, MAS SIM UMA SÓ CARNE. PORTANTO, O QUE DEUS UNIU, NINGUÉM SEPARE”.
Mateus 19. 3-6 (nvi)

Infelizmente o número de divórcios vem aumentando assustadoramente, trazendo prejuízos irreparáveis à sociedade como um todo. Na separação dos cônjuges, inúmeras pessoas são vitimadas; os filhos sofrem prejuízos imensos em todas as áreas e principalmente na parte psicológica. Regra geral o desastre econômico acontece. São vários os fatores que tem levado uma multidão de casamentos a mais completa falência. O modelo bíblico, para um casamento bem sucedido, desapareceu de muitos lares, inclusive de cristãos.
Vejam estes dados do IBGE: A população do Brasil em 1980, era de 119. milhões de pessoas; 948. mil casamentos legais ao ano; 45.mil separações, ou seja 4.74% dos casamentos terminavam em separação. A população do país no ano 2000, pulou para 169. milhões de pessoas; o número de casamentos legais desceu para 734.mil ao ano; o número de separações, subiu para 188.mil, ou seja, 28.5%, dos casamentos terminaram. Hoje, 2005, o índice de separações está ultrapassando os 35% ao ano. O percentual das uniões “consensuais”, (ajuntamentos) está passando dos 30%, em relação aos casamentos. O estado civil que mais cresce é o de divorciados.

Vejamos os conselhos de uma Bíblia de Estudo
Príncipios para um casamento duradouro
Um casamento bem sucedido é resultado de hábitos disciplinados que têm sido provados através dos séculos por um incontável número de casais, cujo amor e compromisso foram fortalecidos e ficaram mais apaixonados. Quando hoje em dia o ambiente cultural guerreia contra o casamento cristão – procurando redefinir, diluir o nosso entendimento sobre essa instituição divina – é essencial recuperar estes princípios dinâmicos. Naturalmente, o primeiro lugar para onde se deve olhar é a Palavra de Deus. E há lugar mais apropriado do que o cântico de amor de Deus?
CÔNJUGES: aprendam a arte perdida do amor verbal. Aprendam a dizer palavras de amor que acariciam a alma do seu/sua companheiro/a. - Cantares 4. 1-7
Entenda e creia que o Senhor continua a ver o relacionamento sexual dentro da santidade do casamento como “muito bom” e o abençoa. – Cantares 5. 1
Exalte, no casamento, as virtudes do seu cônjuge acima das virtudes de outros. Cant. 6. 4-9
Reserve momentos regulares, periódicos, com seu cônjuge para revigorar e renovar o romance em seu casamento. – Cantares 7. 10-13
(Bíblia de Estudo Plenitude)

Pr. João da Cruz Parente

Leia mais...

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Indentificando as linguagens do Amor


"A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para o seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar".
Lucas 15:20-24

PRINCÍPIO CHAVE DA LIÇÃO

Aprender a identificar as linguagens do amor na vida familiar, para desenvolver o Amor Ágape.
INTRODUÇÃO
Para que possamos desenvolver o Amor Ágape (Amor doação, onde a minha maior satisfação e ver o outro satisfeito, segundo 1Coríntios 13:4-7), precisamos pôr em prática o grande mandamento: "Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo"(Mc 12:29-31), procurando identificar o que é importante para o próximo para que sinta-se amado.

I - AMANDO A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS
1. Jesus nos motiva a amar a Deus com todo o coração, com toda a  alma, com todo o entendimento e com todas as nossas forças, acima de  tudo, dando-nos exemplos em todas as suas atitudes, gestos e palavras. Jesus amou a Deus:

Mais do que o alimento (Mt 4:4);
Mais do que os amigos (Mt 12:48-50);
Mais do que Sua própria vontade (Lc 22:42).
Precisamos compreender que o fato de priorizar o amor de Deus, capacita-nos amar nosso próximo como a nós mesmos. Na escala do amor, Deus deve ser o primeiro, mesmo antes do cônjuge e dos filhos, pois Ele nos ensinará o verdadeiro amor para com nossos próximos mais próximos.

II - AMANDO O PRÓXIMO COMO A MIM MESMO

1. Quem é o meu próximo mais próximo? Sabemos que amar todos os próximos como a mim mesmo é uma tarefa difícil. Então, vamos começar a praticar isso em casa. Esse é um mandamento imperativo: "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos"(I Jo 3:16).

2. Mas, de que forma poderemos expressar amor para com nosso próximo, se não identificarmos de qual maneira ele receberá o amor que queremos lhe transmitir.

3. Então, para praticarmos o Amor Ágape, devemos empenhar nossa energia em benefício do próximo, pois nos sentiremos realizados sabendo 4. Esse tipo de amor inicia-se com uma atitude: o modo de pensar. Amor é a atitude que diz: "Sou casado contigo e escolho lutar pelos seus interesses. Tenho filhos e estou motivado a suprir o amor que eles necessitam".

5. Quando nós começamos a expressar o amor de forma correta, os "reservatórios de amor" dos outros começam a encher.

6. Mas, como fazer isso?  Raramente encontramos duas pessoas que possuam a mesma linguagem do amor. Normalmente estas utilizam diferentes maneiras de expressar e receber o amor, gerando muita confusão e pouco entendimento. Sua linguagem emocional e a do seu próximo podem ser tão diferentes quanto é o idioma chinês do inglês. Não importa o tanto que você se esforce para manifestar seu amor em inglês, se o seu próximo só entende chinês; jamais conseguirno entender o quanto se amam.

7. No texto ao lado (Lc 15:20-24), Jesus fala sobre a parábola do filho pródigo, e a partir do versículo 20 identificamos cinco maneiras de expressar o amor:

Toque físico: O pai abraçou e beijou seu filho;
Presentear: O pai deu-lhe roupa, anel e calçados;
Formas de servir: Serviu-lhe um novilho gordo;
Qualidade de tempo: Comemorou e festejou com ele;
Palavras encorajadoras: Meu filho voltou à vida.
.8. No livro as Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman, todas estas linguagens do amor são minucisamente detalhadas, mas aqui veremos algumas qüestões práticas:

PRESENTEAR
1. Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objeto em si é um símbolo daquele pensamento. Não importa se foi caro ou barato.

2. Símbolos visuais do amor são mais importantes para uns do que para outros. Por esse motivo, existêm os que, após se casarem, nunca mais tiram a aliança, porém, também há alguns que nem chegam a usá-la. Essa é uma evidência de que as pessoas possuem linguagens do amor diferentes.

3. Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes. Vê  neles expressões de amor.

4. Sem lembranças como símbolos visuais, o amor do cônjuge poderá até ser questionado.

5. Se a primeira linguagem de seu cônjuge for receber presentes, você deverá se tornar um entendido nessa área.

6. Se você é um daqueles que não sabe dar presentes, essa é uma ótima oportunidade para aprender: Se ele foi muito crítico em relação aos presentes que recebeu no passado, então essa é uma grande "dica" de que, receber presentes não é a primeira linguagem do amor do seu cônjuge;

Entenda que um presente será um investimento em sua relação conjugal e invista nisso;

"Presente de presença": Esteja do seu lado, quando ele mais precisar. A presença do cônjuge, em tempos de crise, é o maior presente que se pode dar;

Não espere uma ocasião especial. Se esta for a primeira linguagem de amor de seu cônjuge, praticamente tudo o que você lhe conceder será recebido como expressão de amor.
Existem situações onde não há condição financeira para presentear, então você terá que usar criatividade, para suprir esta deficiência e a pessoa entenderá.
TOQUE FÍSICO
1. No casamento, o toque de amor existe em várias formas. Considerando-se que os receptores ao toque localizam-se em todo o corpo, um afago amoroso em qualquer parte poderá comunicar amor ao seu cônjuge.

2. Seu cônjuge apreciará alguns toques mais do que outros. Aprenda com ele. Não insista em tocar do seu jeito e em seu tempo. Aprenda a falar o "dialeto" dele, pois alguns toques podem ser considerados desconfortáveis ou irritantes. Não pense que a maneira que você sente  prazer seja a mesma que a do seu cônjuge.

3. As crises propiciam uma oportunidade singular para se expressar amor. Toques afetuosos serão lembrados por muito tempo, mesmo após as dificuldades terem passado. Porém, a ausência de seu toque talvez jamais seja esquecida.

4. Um gostoso "cafuné", andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, relações sexuais, tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o "toque físico" como sua primeira linguagem do amor.
FORMAS DE SERVIR
1. É fazer aquilo que o seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agradar, realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir.

2. Prestar algum tipo de serviço, fazer algo especial para comunicar seu amor. Limpar o carro da esposa, consertar a torneira que está pingando, lavar a louça para ela, fazer o serviço de banco para o esposo, levar o carro dele na oficina, digitar o trabalho escolar do filho, etc. Toda vez que você faz por uma pessoa algo que ela não espera, mas gostaria de receber, você diz: "eu te amo".

3. Quem não gosta de um delicioso "café na cama" ou de ser medicado por alguém, quando necessita tomar remédio. Para muitos homens, sentar-se a mesa após um dia intenso de trabalho e comer aquela



QUALIDADE DE TEMPO

1. Ter um tempo de qualidade com seu cônjuge. Querer ser alvo da sua atenção, dedicando-lhe mais tempo e realizando algumas atividades juntos.

2. Qualidade de tempo significa dedicar à alguém sua inteira atenção, sem dividí-la. Não é sentar no sofá para assistir "TV" com alguém. É assentar-se ao sofá, com a "TV" desligada, olhar um para o outro e conversar, num processo de dedicação mútua. É dar um passeio juntos, só os dois. É saírem para comer fora, de maneira romântica.

3. O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos. Não quero dizer simples proximidade. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto relaciona-se com o focalizar a atenção.

4. Uma conversa de qualidade deve envolver disposição para ouvir e aconselhar, quando solicitado, e jamais de forma arrogante.

5. Dicas para uma conversa de qualidade:

Não faça outra coisa enquanto ouve seu cônjuge, escute o "sentimento". Pergunte o tipo de emoção que seu cônjuge sente no momento. Certifique-se de que seu pensamento está correto e observe a linguagem corporal: Mãos trêmulas, lágrimas, cabeça baixa, etc.;

Evite defender-se ou fazer-lhe acusações. Seu objetivo é perceber seus sentimentos e pensamentos. O alvo não é a auto defesa ou ganhar a discussão. A intenção é compreendê-lo;

Recuse interrupções de outros e tenham privacidade.

6. Atividades de qualidade são pontos positivos armazenados no banco de memória, ao qual podemos nos reportar pelos anos futuros. Feliz é o casal que se lembra: de uma caminhada feita de manhã ao longo da praia; de uma árvore que juntos plantaram no jardim; do projeto de pintura dos quartos; da noite em que foram juntos ter aulas de patins e um caiu e o outro estava lá para ajudar; dos passeios pelo parque; de um passeio de bicicleta; etc.Estas são memórias de amor, especialmente para aquelas pessoas cuja primeira linguagem for qualidade de tempo.
PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO (ENCORAJADORAS)
1.Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor. São comunicados de amor de forma simples e direta, como: "Você ficou tão elegante com esse terno"; "Você está muito bem com esse vestido"; "Ninguém faz essas batatas melhor que você"; "Não existe no mundo homem mais habilidoso que o meu marido"; etc.

2. Não sugiro que use de bajulação para conseguir o que deseja de seu cônjuge. O objetivo do amor não é obter o que se quer, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem se ama. É verdade, porém, que ao recebermos elogios, ficamos mais motivados para retribuir, fazendo algo que nosso cônjuge deseja.
3. Outra maneira de expressar amor pela afirmação é usar palavras encorajadoras. Estas são fundamentais em determinadas fases de nossa vida, quando nos sentimos inseguros.
4. As vêzes, falta a coragem necessária para nosso cônjuge realizar algo importante em sua vida, e você precisará encorajá-lo. O potencial latente do seu cônjuge, naquela fase de instabilidade, talvez espere suas palavras de encorajamento.
5. Encorajamento requer empatia, que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nosso cônjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.

6. Se desejamos desenvolver um relacionamento precisamos saber quais são os desejos da pessoa amada. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber como fazê-lo.

7. A melhor coisa que podemos fazer com os fracassos do passado é torná-los em simples história. Sim, eles ocorreram e machucaram. E talvez ainda existam mágoas, mas ele reconheceu seu erro e pediu o seu perdão.
8. O perdão não é um sentimento, mas um compromisso. É a opção de se mostrar misericórdia e não de se jogar a ofensa no rosto do ofensor. Perdão é uma expressão de amor.

9. Quando alguém faz um pedido a seu cônjuge, afirma as habilidades dele. Faz entender que ele possui, ou pode fazer algo, que é significativo e valioso. No entanto, quando dá ordens de forma autoritária, torna-se um tirano. Seu cônjuge não se sentirá afirmado, mas diminuído.


Pedro Luiz Almeida

Leia mais...

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Existe incompatibilidade de gênios para casais cristãos?


Para começarmos vamos definir segundo o dicionário Priberam, o que significa incompatibilidade. Encontramos várias acepções quanto ao vocábulo, mas o essencial são duas: “diferença essencial que faz com que duas coisas não possam estar juntas e impossibilidade legal de exercer conjuntamente certas funções”. 

Pelo olhar científico poderíamos perdoar as separações no meio cristão por conta da incompatibilidade. Contudo, sabemos que  a história da psicologia divina é trabalhada de maneira  e lógica diferentes. Na visão divina pode dar certo aquilo que para o homem é impossível ser.

O Evangelho ultrapassa a ciência, pois é a sabedoria divina contraposta aos dilemas e teorias seculares, e quando colocado em prática é poderoso para fazer infinitamente mais pelo homem do que qualquer diploma renomado.

Pode-se apresentar as facetas da incompatibilidade em várias situações cotidianas. Segundo o que vimos acima do dicionário poderíamos dizer que : a essência da primeira opção é que a incompatibilidade impede das pessoas estarem juntas, e a segunda diz que em já estando juntas elas não conseguem realizar atividades conjuntamente. Mas a incompatibilidade para Deus só existe quando se percebe as diferenças antes do relacionamento, porém, depois de assumido, o evangelho pode tomar conta do que está desarmonioso. Se o casal percebe as diferenças que poderiam em potencial causar divisão e ainda assim entram no relacionamento, deixam claro a sua capacidade de manterem-se apesar das diferenças.
Deus não permite que usemos como desculpa a tal da incompatibilidade porque não estamos dispostos a admitir nossos erros, a pedir desculpas, a dar perdão e a ceder quando necessário.

Conclui-se, portanto, que a incompatibilidade tira a legalidade do relacionamento como fato constatado pela ciência, permitindo aos indivíduos envolvidos reclamarem sua individualidade e razão em face da falta de capacidade ou disposição de continuar a aliança firmada. 

A palavra de Deus é direção para todos os caminhos, inclusive para problemas de ordem pessoal e emocional. Se todos se lembrassem disso teriam menos tristezas nos relacionamentos e consequentemente menos separações. 
Pensando nessa direção divina, apontamos alguns caminhos que irão desvanecer o monstro da “incompatibilidade” para aqueles que não aceitam a sugestão secular de fim da linha  e que desejam salvar –se da crise existente ou um desajuste futuro.

Eis os princípios básicos de relacionamento dados por Deus para nossa felicidade:

Amar incondicionalmente o outro.
Um ponto forte do evangelho é o amor ao próximo. Amor não se pede, se dá. Somos falhos, pois somos humanos ,mas quem consegue amar o outro independente de seus erros e contrariedades, constrói um império, paulatinamente. Ainda que não seja fácil, é recompensador , pois isso cria laços fortes e desenvolve virtudes que solificarão o futuro."Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Romanos 12:10 .

Não seja egoísta.
O egoísmo é um amigo do solteiro e inimigo dos relacionamentos. A vontade de satisfação própria e o medo de perder algo faz com que uma pessoa busque seus interesses em detrimento do interesse dos outros. O antônimo do amor não é o ódio como se ouve por aí, e sim o egoísmo.
Esse princípio divino de relacionamento começou no céu. Jesus se privou das mordomias de ser Deus e veio aqui passar privações por nossa causa, para que hoje nos relacionássemos com Ele. Se Jesus tivesse sido egoísta não haveria nenhum relacionamento e nem salvação. Grande exemplo que precisamos aprender e crescer. Repartir o que você é e o que tem te une mais a quem você ama.
Também se  interesse pela pessoa amada, olhe para ela e se esqueça de você por um tempo."Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Filipenses 2:4

Seja  humilde. 
Deixar o orgulho de lado alimenta a longevidade do casamento. A humildade abre o coração do outro para a atenção, o cuidado e o amor . Você não vai perder nada sendo humilde, porém deposita créditos para a felicidade conjunta.
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3


Perdoem-se
Perdão é uma palavra que contém muita emoção e mágoa. Ela existe para encurtar a distância sentimental das pessoas, construir pontes onde há abismos. Se você acreditar nele vai se sentir melhor e vai fazer a outra pessoa se sentir feliz, pois quem é perdoado aprende a amar, e quem perdoa já ama. Assim você não perde a pessoa que ama e não se perde na mágoa. Não hesite em viver essa ação, você verá muita coisa mudar, pois o mundo só muda quando seu coração ama.
“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. “Mateus 18:21-22
“Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.” Lucas 7:47

Cris Viana

Leia mais...

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Crentes endividados.O que Fazer?


Por onde temos passado vemos crentes, gente boa , gente de Deus,mas que estão enrolados financeiramente, prejudicando seu testemunho e serviço cristão, perdendo a confiança do mercado e das pessoas. E aí, na pressão, acabam sendo atraídos para o evangelho da prosperidade, onde há promessa de que o milagre financeiro vai acontecer e todos os problemas com a falta de dinheiro se resolverão. Não que Deus não possa fazer isso acontecer, mas não me parece que essa seja a sua vontade para todas as pessoas. O Senhor prometeu vida em abundância, em plena paz, mas acontece que Ele conta com a ação humana para que isso seja verdade, caso contrário, teria que fazer um milagre novo a cada manhã na vida dos desorganizados financeiramente. Suponhamos que Deus abra as janelas do céu, o filho de Deus recebe o seu quinhão, vai e paga suas contas antigas, porém, por não ter recebido educação financeira, logo assume novos compromissos acima de suas possibilidades de pagamentos, e assim, de novo , estará precisamento de mais um milagre financeiro.
De maneira tal que a ajuda dos céus, acabou se transformando numa benção temporária, apenas um refrigério momentâneo. Ora, o que precisa acontecer para que a vida seja realmente abundante, em perfeita paz, é aquilo que Paulo diz aos irmãos de Roma,  Rm 12;2 "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." É isso, precisa haver mudança de mentalidade com relação a vida financeira, caso contrário o pobre coitado do crente vai passar a vida correndo com seus carnês de prestações atrazadas, orando pela ajuda de Deus para limpar o nome ou coisas parecidas com estas. Vemos líderes, assim como nós, orando para que Deus dê uma renda maior, uma promoção e quando isto acontece, sabe no que resulta? Resulta num aumento das dívidas daquele que recebeu a promoção ou a melhora na renda, porque aumentada a sua capacidade de endividamento ( os famosos 30% que as financeiras falam, mas que é um engodo),  o abençoado ao invés de viver com a renda antiga, fazendo assim sobrar o aumento salarial, ele entende que precisa trocar de carro ( compra despesa e não bem),  comprar alguns bens de consumo, ou aumentar a casa que está pequena, de maneira que o pesadelo entra novamente em cena.
Qual é a saída para o crente endividado ? Orar a Deus, pedir saúde para produzir e sabedoria para gastar menos do que ganha, fazendo sobrar sempre. Duas coisas são importantes nesse caso, cortar novas despesas e aumentar a renda de alguma forma, uma ou outra, ou ambas as possibilidades juntas. Cortar despesas é o que dói na carne, e aumentar a renda é o que vai exiger mais esforço de sua parte. Você aumenta a sua renda com especialização, esse é o  segredo, não tem milagres aí. Claro que nisso tudo a ajuda de Deus é necessária e bem vinda, mas não se pode colocar Deus para trabalhar a nosso favor enquanto estamos gastando mal aquilo que Ele nos dá. ( Lembra da passagem do filho pródigo que gastou mal o que era do pai? ) Neste início de ano tome duas atitudes importantes, ORGANIZAÇÃO E APRENDIZADO. Organização para quem está desorganizado, enrolado, endividado etc e aprendizado para quem já leva uma vida financeira controlada. E nós vamos ajudar nesse processo, vamos publicar aqui matérias interessantes sobre vida financeira, orçamento doméstico, investimento do que sobra, e assim por diante. Por agora é só, porque se não , as pessoas não lêm. Aguarde a próxima matéria. Só uma dica, entre neste link, http://vocesa.abril.com.br/servicos/calculadoras-e-simuladores/calculadoras-e-simuladores.shtml , onde você encontra muita coisa interessante sobre vida financeira, inclusive, vários tipos de simuladores para você calcular os seus investimentos.Por exemplo, você sabia que se você guardar 40,00 mensalmente , desde o nascimento de seu filho, quando ele tiver 18 anos , ele terá os 30.000,00 para pagar a  faculdade?

 Pastor Ismael

Leia mais...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Como ACABAR um CASAMENTO (ou relacionamento) em 60 SEGUNDOS


Você já teve a oportunidade de visitar uma fábrica de artefatos artísticos de vidro, onde os especialistas sopram tudo e os transformam em peças de surpreendente beleza? Eu já tive essa chance, no Brasil e no exterior.

Fabricar esses ornamentos para sofisticadas bebidas é tarefa longa e delicada, bastando um instante de descuido para que uma queda transforme os raros recipientes em fragmentos informes de vidro comum.

Não quero fazer uma comparação tão direta com o matrimônio e outros relacionamentos, e o nosso título certamente exagerou na contração do tempo para este desastre, mas existem coisas que permitem trazer essa imagem para uma vida em comum.

A vida “a dois” é a mais delicada e perfeita sociedade que se pode construir, e a união vai perdurar à medida que cada um dos parceiros puder concordar, mais ou menos, com o outro, fato comentado pela Palavra de Deus:

“Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Am 3:3)

Da mesma forma em que é moldado o vidro, com calor, a relação entre duas pessoas tem seu início movido por escaldante paixão, o que torna tudo maleável e de fácil ajuste.

Com o passar do tempo, e com os ventos dos acontecimentos soltando baforadas gélidas sobre o que foi construído, a relação se enrijece, de modo que qualquer tentativa de mudar sua forma pode levar à destruição.
Esta derrocada, em geral, vai se estabelecendo passo a passo, mas tem como verdadeiro instrumento o poder da palavra.

Um afirma algo e, em lugar de responder como antes: “Claro benzinho”, o outro imediatamente retruca em desacordo, o que gera a réplica, a tréplica, a discussão, a contenda, a tristeza.
O pior de tudo é que tais discussões não se encerram ali mesmo, embora em algumas ocasiões possa transparecer que assim é.

Como um vulcão, a leve nuvem de fumaça que surge no topo indica imensas reservas de lava que estão lá nas profundezas, prontas a explodir a qualquer momento.

É assim que, embora as origens estejam perdidas no passado, como que escondidas, aqueles 60 segundos podem fazer toda a diferença.

A grande solução está na orientação das Escrituras, cujo ensinamento é no sentido de nos afastarmos do calor do desentendimento com uma palavra amorosa, e jamais pagar o mal com o mal (I Ts 5:15):

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Pv 15:11).

Pr. Elcio Lourenço

Leia mais...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

UMA PARCERIA PERPÉTUA


Parceria Conjugal

Você já ouviu pelo menos uma destas declarações sobre o casamento?

*Um bom casamento seria entre um homem surdo e uma mulher cega.
*Um arqueólogo faz o melhor marido.  Quanto mais velha ela fica, mais interessado ele se torna.  
*Alguns casamentos foram feitos no céu, mas TODOS têm que ser mantidos na terra.
*Um casamento bem-sucedido não é sobre como achar a pessoa certa—é como SER a pessoa certa!
*Se a grama for mais verde do outro lado da cerca, pode ter certeza que a conta d’água também é maior.
*Casamento é como as moscas na tela da janela da cozinha.  As que estão dentro querem escapar, e as que estão fora querem entrar . . . 

Todas elas são uma tentativa de definir o relacionamento conjugal.  Mas, e  Deus? Como o define?   Como Deus descreve o relacionamento conjugal nas Escrituras?  Como  Ele caracteriza essa, a primeira e mais básica das instituições humanas?  Às vezes ficamos tão preocupados em lidar com as situações matrimoniais diversas, que esquecemos de ensinar o padrão bíblico estabelecido por Deus.  Não deveríamos dar tanto enfoque às exceções e problemas que acontecem com vários casamentos, mas deveríamos focalizar o padrão original de Deus, exaltá-lo para nossos jovens, modelá-lo  tanto quanto possível, e só então lidar com as exceções.

Num país onde o índice de casais divorciados cresce assustadoramente, a Igreja Evangélica precisa voltar às bases bíblicas e ensinar aos filhos de Deus os princípios para ajudar jovens a “peneirarem os candidatos” para o casamento, pais a orientarem seus filhos e casais a ajustarem seu relacionamento conforme a vontade de Deus.   Um casamento feliz e duradouro não é nenhuma questão de “sorte” ou, como pensam outros, de se casar com a “alma gêmea”. Na verdade, um casamento feliz e duradouro acontece quando os cônjuges edificam seu lar segundo a vontade de Deus. No presente artigo não seria possível discorrer sobre todas as orientações que a Palavra de Deus nos dá sobre casamento, visto que há nela princípios para todas as situações no lar, mas gostaria de destacar três que servem de colunas para estruturar tanto casamentos futuros como casamentos já existentes.

I.  Casamento Bíblico é AUXÍLIO MÚTUO que precisa ser Resgatado pela Graça de Deus (Gn 2:15-18; 1:27,28; cf. 1 Co 7:1-5)

Ao ler o relato de Gênesis, imagine a cena:          

Deus criou o mundo maravilhoso e nele plantou um belo jardim. Porém, logo Deus percebeu que “faltava” algo. Então Ele criou o homem a sua imagem e o pôs naquele lindo jardim com a missão de cultivá-lo e guardá-lo. Não demorou muito e Deus também percebeu que “faltava” algo para o homem que Ele havia criado. Não é bom que o homem esteja só, pensou Ele. O relato nos diz que primeiro tentou-se encontrar uma companheira para o homem dentre os animais já existentes. Porém, ao término do desfile dos animais, Adão não tinha encontrado uma parceria “idônea”. Então Deus o fez dormir e a partir de uma de suas costelas criou a mulher.   Podemos dizer, portanto, que a mulher “nasceu da necessidade” do homem de ter uma companheira. Deus criou-a para ser auxiliadora do homem, o que significa que para ele a mulher é amparo, socorro e ajuda. O termo hebraico usado neste texto para a mulher como ajudadora é o mesmo empregado quando a Bíblia diz que Deus é ajudador. Ou seja, assim como Deus é um ajudador nobre e digno, a mulher também é digna e nobre no seu papel de auxiliadora. O texto também diz que Deus a fez idônea, ou seja, fê-la correspondente ao homem, porém um pouco diferente. É muito importante ressaltar que a mulher não foi feita “igual” ao homem e também não foi criada muito ‘diferente’ do homem. Na verdade, o plano de Deus é de que a mulher complemente o homem e este a complemente.

Para que ocorra esta complementação é necessário que haja auxílio mútuo dos cônjuges. O casal precisa reconhecer que um precisa do outro, que um preenche a lacuna do outro e, que sendo assim, o casamento não é lugar de competição, mas, sim, de cooperação. Há casais que tentam até mesmo eliminar as diferenças entre homem e mulher! Mas tentar fazer isso é querer destruir o plano de Deus, visto que foi Ele mesmo que planejou que estas diferenças entre homem e mulher existissem. Não há necessidade de se anular as diferenças! Na verdade, o casal que vive segundo os padrões de Deus reflete em seu relacionamento a glória de Deus. O casamento é o meio para o homem desfrutar de um relacionamento seguro e íntimo tal qual é o relacionamento das três pessoas na Trindade.

II.  Casamento Bíblico é AMIZADE MATRIMONIAL que precisa ser Resguardada contra ameaças (Pv 2:15-17; Ml 2:14)

O termo hebraico usado por Salomão para descrever o “amigo” da mocidade tem o sentido de “dócil, doado, amigo, íntimo que está totalmente à vontade, inocente, vulnerável”. Intimidade bíblica e total implica em inocência, vulnerabilidade, acesso e transparência. A intimidade assim ocorre quando duas pessoas ficam  totalmente expostas uma diante da outra.

 Não é possível alguém se casar com uma pessoa que se enquadre na descrição de dócil, amiga e etc. se durante o namoro a amizade entre ambos não foi desenvolvida. E mesmo aqueles que se casaram tendo um bom nível de amizade correm o risco de vê-lo decrescer se esta amizade não continuar sendo cultivada.  Durante o namoro o jovem tem a oportunidade de desenvolver uma amizade profunda com seu namorado(a). Usamos a palavra “desenvolver” porque na verdade a amizade tem de ser buscada e cultivada, ao contrário do que a mídia propõe ser algo que acontece! E o primeiro passo para um jovem se tornar amigo de seu futuro cônjuge é se conscientizar e determinar que ele pertence a outro. No  seu coração, sugerimos que o jovem faça um voto de pertencer exclusivamente ao seu futuro cônjuge. Ele pode confiar na soberania de Deus de que a sua “princesa encantada” já está a sua espera.  A jovem pode ter certeza de que ela pertence àlgum “príncipe encantado”, que logo estará saindo numa longa (ou curta) viagem ao encontro dela. E por isso ela não precisa sair quinze minutos antes que ele chegue para “ficar” com alguma rã que nunca será príncipe!   Com esta confiança e dependência na Soberania de Deus será natural para o (a) jovem peneirar bem as (os) candidatas (os) que aparecerem ao longo do caminho. Outra sugestão é de que o jovem pode fazer uma  lista das qualidades que ele deseja no seu futuro cônjuge e  orar sobre elas. Esta medida simples prepara o jovem para avaliar-se a si mesmo quanto a estas qualidades e para um futuro diálogo franco com seu candidato a cônjuge. Acima de tudo o jovem não precisa ser  precipitado e nem sair desesperado para se  casar! É  muito melhor ser solteiro e feliz no serviço de Jesus, do que se casar e viver infeliz  num jugo desigual.  Os pais têm um papel fundamental neste quesito. Pela orientação da Palavra de Deus eles podem preparar seus filhos para o casamento.  Ensinando-lhes princípios de namoro e orando pelo futuro cônjuge de seus filhos, os pais “guardarão” o coração deles.  Sugerimos que os pais conversem com seus filhos sobre seus relacionamentos.  Deixem um exemplo de amizade conjugal com seu cônjuge ao qual eles poderão seguir e imitar. Quando os filhos percebem que seus pais se amam, eles serão mais seguros para desenvolver o mesmo tipo de relacionamento com seus cônjuges.          

Todavia, os filhos somente se convencerão de que seus pais realmente são amigos e se amam se perceberem os sinais visíveis desta “amizade conjugal”. Os sinais claros da amizade conjugal são demonstrados pelo tempo em que os pais gastam juntos conversando e também orando. Também os filhos devem saber que, mesmo se obstáculos entre os pais forem erguidos por algum motivo, estes serão retirados o mais rápido possível para que se preserve o amor e a amizade no casamento.  Os filhos não devem saber somente que seus pais erram, mas devem também saber que eles se arrependem de seus erros e se perdoam mutuamente. E encorajamos aos casados de que para gastar tempo juntos não será preciso mudanças radicais em suas agendas. Basta aproveitar bem o tempo das refeições, procurar dormirem sempre juntos (é incrível o números de cônjuges que sempre vão para o quarto adormecerem sozinhos!). O casal deve planejar um tempo para saírem com o propósito de “namorarem como antigamente”. Também seria muito bom o casal praticar algum hobby juntos.    A manutenção da amizade no casamento não tem apenas o objetivo de “guardar o coração dos filhos”. Na verdade, a manutenção da amizade no casamento se transforma em um verdadeiro escudo contra as duas principais ameaças que rondam qualquer casamento: a traição e o divórcio.          

Um casamento sem amizade conjugal torna-se um relacionamento frio e expõe os cônjuges à tentação de quererem encontrar uma pessoa “mais interessante” só pela possibilidade de que ela lhe dê mais atenção. A amizade é o combustível que mantém acesa a chama da confiança e intimidade. Já foi comprovado que um dos motivos sempre presentes em um divórcio é o fato de que deixaram de ser amigos!

III.  Casamento  Bíblico  é  ACORDO MINISTERIAL  que  precisa ser  Relembrado   ( 2 Co 6:14-16)

Neste último princípio, queremos lembrar aos casados e aos futuros casais de que o casamento não visa apenas realização pessoal de cada cônjuge e com isso o alcance da alegria. O casamento conforme a perspectiva bíblica visa um propósito muito maior: promover o Reino de Deus.   Normalmente o texto de 2 Co 6.14-15 é  exposto e sempre ressaltado como  advertência contra o namoro com incrédulos ou talvez como advertência contra uma sociedade com não-crentes em algum tipo de  negócio.   A ênfase recai sobre o jugo“desigual”. Embora isto seja verdade,    gostaria que olhássemos para o texto por uma ótica oposta, positiva. Entrando “pela porta dos fundos”, vamos descobrir o ideal para um casamento, como sendo um “JUGO IGUAL”. Por que jugo igual?  Porque o propósito do casamento é um serviço mútuo do casal no campo do Agricultor celestial! A figura do jugo é uma figura agrícola. “Jugo” ou “canga” é um artefato que o fazendeiro usa para unir dois bois ou cavalos para puxarem o arado. O jugo é usado sempre para unir dois animais da mesma espécie e de mesmo tamanho. Caso contrário, não haverá êxito no trabalho de arar o campo. Sendo assim, a idéia de “aliança” ou “acordo” está implícita no termo “jugo”. Foi assim que o profeta Amós, em outro contexto, perguntou: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? (3.3). Com esta pergunta, Amós nos leva a refletir de que um casamento é também uma sociedade, ou seja, os cônjuges são “parceiros” ou “sócios”; nesta sociedade os cônjuges estão em “comunhão” e “harmonia”, isto é, estão em união comum e firmaram um pacto mútuo de juntar forças para alcançar um fim.   Do ponto de vista bíblico, o fim que um casal deve alcançar é a promoção do Reino de Deus.  Ao longo da História da Igreja, Deus continua usando a família para influenciar e transformar o mundo, promovendo seu Reino. A título de exemplo desta verdade, podemos levar em conta os muitos pastores e suas esposas que estão engajados no ministério integral.   Infelizmente, hoje, está na moda resgatar o relacionamento conjugal como fim em si mesmo. E na verdade corremos o risco de cair em familiolatria. Como já vimos antes,  Deus quer  que o casal “curta” seu relacionamento, que sejam grandes amigos, que experimentem a máxima intimidade, que cultivem seu relacionamento a dois e que priorizem  esse relacionamento.  Mas que tudo isso para o bem do Reino.  Jesus continua em primeiro lugar! Cristo tem toda a primazia. É preciso lembrar que não seremos casados durante a eternidade.  Nossos casamentos são relacionamentos terrenos, concedidos pela graça de Deus, para melhor servirmos e glorificarmos a Deus.  Como sempre, a igreja é a providência de Deus para qualquer casal se envolver de maneira prática na promoção do Reino. Existem nela muitas oportunidades para um casal trabalhar como família, por exemplo: dirigirem juntos um culto infantil, serem recepcionistas, ensinarem uma classe de EBD ou cantarem juntos no coral.  Ao discorrermos sobre estes três princípios bíblicos, mais uma vez queremos afirmar: um casamento feliz e duradouro não é uma questão de sorte. O casamento foi projetado por Deus para “funcionar” de forma perfeita, desde que o casal siga as Suas instruções. Quando os cônjuges compreendem que o auxílio mútuo deve ser resgatado, que a amizade matrimonial deve ser preservada e que o casamento também é um acordo ministerial que precisa ser relembrado, com certeza o casamento trará realização tanto para eles como para o Reino de Deus.

Casamento bíblico é parceria conjugal a bem do Reino de Deus.                      

*Casamento bíblico é AUXÍLIO MÚTUO que precisa ser RESGATADA.                      
*Casamento bíblico é AMIZADE MATRIMONIAL que precisa ser RESGUARDADA.                       
*Casamento bíblico é ACORDO MINISTERIAL que precisa ser RELEMBRADO 

Um Desafio Final:1)      Jovens: É isso que você quer?  É isso que você deseja?  Ou será que seus sonhos sobre o casamento são mais voltados para sua casinha, seus bebês, seu romanticismo?  Deus une o casal numa parceria visando seu impacto para o Reino.  Até você abraçar esse, Seu plano, você não está pronto para casar.Pais: Você está preparando seus filhos para casamento bíblico?  Seu exemplo tem preparado o caminho?  Se você se encontra numa situação irregular, você tem explicado isso para seus filhos e trabalhado e orado que eles evitem os mesmos erros?3)   Casais: Vocês precisam relembrar o propósito do seu relacionamento?  Cultivar sua amizade/intimidade para que contribua para o Reino de Deus?  Tem se tornado egoístas?  Ou vivem para eternidade?

Pr. Davi Merkh 

Leia mais...

domingo, 24 de junho de 2012

Casamento de Excelência


Na aliança de excelência, o casamento, encontramos coisas fundamentais que devem marcar o caráter e personalidade do homem e da mulher:
O homem de excelência deve ter a persistência de um guerreiro. E, para ser guerreiro, não importa a idade dos dois ou tempo de casados. Sua esposa ainda é mulher da sua aliança.
A mulher é o adorno, a beleza do lar, do marido, dos filhos. Quando Deus a criou, chamou-a para ser contígua, idônea e um casamento não poder perder a idoneidade.

O homem de excelência

No livro de Provérbios 20:6 está escrito que "Muitos procuram a sua própria glória, mas o homem de excelência, quem o achará?" . A benção da excelência deve ser impetrada sobre o noivo, para que se torne referência. E a Bíblia mostra que este homem precisa ter o amor de Cristo, que significa ser indesistível de sua noiva. O homem de excelência deve ter:

1) A graça do Rei, que significa estar pronto para salvar a noiva de qualquer situação difícil. Exemplo: a esposa compra um carro, compromete seriamente as finanças da casa e, por esquecimento, não avisa o marido. O marido tem que "correr" para salvar a esposa. O esposo tem que compreender que às vezes as pessoas erram. Nós não vivemos só de erros; a vida tem mais acertos do que erros. Dizem que errar é humano... acertar, também! E acertar é mais humano do que errar. Mas, o noivo que tem a graça do Rei protege a noiva nas situações mais difíceis e adversas. Se a noiva chegar a errar, ele tem que estar disposto a pagar o preço para que, debaixo desta graça (a "caries", que quer dizer alegria e que vem também como salvação de misericórdia) possa socorrer a noiva.

2) A persistência do guerreiro. Jesus é o guerreiro incansável pela Sua Igreja, que por sinal dá muito trabalho para Ele. Porém, Jesus não desiste da Igreja por nada. E, para ser guerreiro, não importa a idade dos dois ou o tempo que estão casados. Sua esposa ainda é a mulher da sua aliança. O mesmo vale para a esposa: seu marido ainda é o homem da sua aliança. Essa persistência em guerrear não é fácil, porque o homem opta pela mediocridade, e a mediocridade é o espírito da desistência. Geralmente as pessoas não avançam nos seus alvos e isso reflete o quanto são medíocres. Porém, como noivo de referência de excelência, você deve receber a unção de guerreiro pela sua noiva, para não incorrer em desistências quando vierem adversidades no casamento.


A mulher de excelência

Provérbios 18:22 diz que "O homem que encontra uma esposa acha uma coisa boa e recebeu do Senhor um grande tesouro". Em Rute 3:11 Boaz faz a declaração de que Rute é a coisa mais excelente que conhecera, e ele faz declarações de excelência, de nobreza para aquela mulher: "Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto te disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa". Em Provérbios 31:10, a Bíblia declara: Que "Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas".

Todas as mulheres cristãs devem ser mulheres de excelência, as quais o Senhor tem reservado para essa geração, para contrariar esse espírito maligno que está no mundo, onde as mulheres tem servido como out-door do diabo, se oferecendo na hora do sarkós, da carne, e sabemos que Deus tem levantado uma geração de mulheres nobres, de excelência, que mesmo debaixo de vendavais não segam o seu deus e continuam fiéis ao Senhor em todos os seus caminhos. São mulheres que receberam uma unção de excelência para manter o casamento debaixo da integridade, da fidelidade.

A mulher é o adorno, a beleza do lar, para o marido e para os filhos. Por isso ela tem que ser cuidadosa com a sua aparecia, em como vai se apresentar para o marido, e o marido não pode viver preocupado em quanto vai gastar para que a esposa esteja o tempo todo agradável. Ele é o responsável para buscar de Deus condições para cuidar assim da esposa e investir nisso, porque a esposa é um alto investimento. O marido tem que compreender que a esposa gosta de estar sempre bonita, sempre com uma roupa nova... são coisas inerentes à personalidade feminina. Está escrito em Ezequiel que a noiva estará sempre ornada, bonita. E o marido não vai querer chegar em casa e encontrar "qualquer coisa". Por isso, Deus vai lhe dar condições de você "bancar" a sua noiva. Maridos, tenham o entendimento de cuidar mais das suas esposas!

A mulher também precisa ter a sabedoria da edificação. Deus não deu essa função ao noivo. O noivo é a pedra e a noiva constrói sobre a pedra: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra (Jesus, o noivo) edificarei a minha igreja" (Mt 16:18). Jesus disse que Ele é a Pedra onde a noiva - a igreja - seria edificada. A mulher é a figura da igreja.

Quem constrói sobre o noivo é a mulher, que tem um Dom especial de Deus, porque o senhor diz que "Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." (Pv 14:1). A mulher foi chamada para construir porque tem a sensibilidade administrativa do lar. Quando Deus a criou, chamou-a para ser contígua, edificadora, idônea e um casamento não pode perder a idoneidade. Se a esposa não cumpre o seu papel, o casamento perde a idoneidade da promessa bíblica, assim como também o marido, se não cumprir seu papel, faz com que o casamento perca a idoneidade.

A mulher tem o dom do apascentamento; tem coração de pastora, de arrebanhar, cuidar, orientar, de fazer a função do Paráclito, que é o Espírito Santo, que amamenta, consola, conforta, que conduz para a vitória.

Observando todos os tópicos deste estudo e do anterior, vemos que dentro dessa convocação para uma aliança de excelência, Deus chamou a nossa geração para ser uma geração de excelência, que não está isolada da visão da família. Para conquistarmos nossas vitórias, precisamos respeitar e entrar no plano familiar. Sua família viverá os princípios de excelência, uma aliança de vitória, guardando os princípios do Senhor e, nesta aliança, você terá a nobreza e a excelência.

Ap Renê Terra Nova 

Leia mais...

sábado, 23 de junho de 2012

O Preço da Desobediência na Vida Conjugal


No mundo inteiro, há milhares de casais sem qualquer referencial de fé no Deus único e verdadeiro. Milhares de filhos estão sendo criados num ambiente de total ausência de Deus. Não há nem mesmo algum referencial ético, religioso, moral etc.
Nenhum de nós daria início a um relacionamento afetivo achando, previamente, que os resultados serão de muita dor e sofrimento. Todos nós buscamos um relacionamento a dois que resulte em felicidade, alegria, saúde afetiva e etc.

Sansão um Juiz de Israel

A história do livro de Juízes tem especial destaque para a opressão dos filisteus sobre Israel. Os filisteus serviam como instrumento de Deus a fim de testar a dedicação e a consagração do povo ao Senhor (JZ 3:1-3).

Sansão é extremamente destacado no livro de Juízes. Seu nome significa “Radioso, Pequeno sol”. Tornou-se um dos maiores juízes de Israel. Filho de Manoá, da tribo de Dâ, era natural de Zor. Sansão, desde o ventre materno, foi escolhido por Deus para ser o libertador de Israel. Sansão foi nazireu desde o seu nascimento, sendo conhecido como o homem mais forte da Bíblia (Jz 13). Seu personagem é marcado pelas suas façanhas, mas faltava-lhe o domínio próprio.

Sansão foi uma figura carismática, mas estava sempre cedendo à tentação da volubilidade (JZ 16:20). No entanto, Sansão teve um belo epitáfio (Jz 16:30). Deus que está no controle de todas as coisas, foi, na verdade, o grande vitorioso e o grande redentor de Israel, a despeito dos fracassos de seus grandes heróis.

Sansão foi um homem de temperamento colérico. Juízes 14:20 nos informa que ele rompe com a esposa (noiva), em Timna, durante a festa de seu casamento. O pai da moça tentou oferecer-lhe a filha mais nova e tal fato o deixou ainda mais furioso (Jz 15:2). Sansão vingou-se dos filisteus amarrando tochas acesas nas caudas de 300 raposas presas em pares.


Dalila Uma mulher sedutora

Tudo parecia dar certo para Sansão. Governou sobre Israel por vinte anos. Mas, de repente, surge uma mulher em sua vida: Dalila (Jz 16:4). Dalila era da cidade de Gaza. Mulher experiente, sedutora, buscou descobrir a maneira de vencer Sansão. E ele não resistiu aos encantos da mulher.

Dalila foi uma linda mulher, que vivia no território dos filisteus, no vale de Soreque. Eram inimigos do povo de Israel (Jz 16:4). Dalila significa “delicada”. Sua missão era casar-se com Sansão, a fim de seduzi-lo e descobrir assim, o segredo de sua força. Pela sua sedução, conseguiu casar-se com Sansão. Casada, tentou de todas as formas descobrir a força incomum do marido. Importunou-o tanto que acabou conhecendo o segredo da força de Sansão. Após descobrir, sua primeira atitude foi comunicar aos filisteus, que o prenderam, furando-lhe os olhos e atando-o a correntes de bronze.

Pela sua astúcia, Dalila descobriu que a força de Sansão dependia do comprimento de seus cabelos. Sua prisão, na verdade, foi facilitada pelo fato de que, quando dormia, cortaram-lhe as sete tranças (Jz 16:6-22). Toda essa trama de Dalila causou a morte de Sansão. No entanto, Deus o usou antes de sua morte para destruiu milhares de filisteus (Jz 16:26-30).


O perigo das grandes paixões

Sansão tornou-se presa fácil nas garras de uma mulher sedutora e capaz de tudo para alcançar seus propósitos. O casamento de Sansão com Dalila foi tipicamente um casamento de interesses espúrios. De um lado, percebemos um homem vulnerável, vaidoso, orgulhoso da sua força, com uma tendência enorme à promiscuidade sexual. Do outro lado, surge Dalila, quer pertencia a povos inimigos de Israel. Os dois foram tremendamente egoístas. Sansão querendo satisfazer sua sede insaciável de mulheres. Dalila querendo descobrir sua força para entregá-lo a seu povo.

Sansão não poderia casar-se com Dalila. Paixão nada mais é do que uma caricatura do verdadeiro amor. O que uniu Sansão e Dalila foi a química da pele, a atração física, com interesses profundamente políticos e religiosos por parte da mulher. Havia um grande incompatibilidade religiosa entre os dois. Dalila não acreditava em Deus, Eira uma mulher pagã. Por outro lado, Sansão recebera de Deus um ministério especial. Era um homem consagrado, separado para Deus. Mas aquiesceu às concupiscências da carne e dos olhos, optando por desobedecer a Deus, para obedecer aos seus caprichos. Eis o grande perigo para os servos e servas de Deus. Os riscos são gigantescos. Quando perdemos a noção de nossa comunhão com Deus, de nossos votos e compromissos, perdemos a noção de sua vontade. E aí, quando percebemos, já estamos em pecado.

O sábio Salomão nos adverte quanto às paixões. Elas nos cegam, obscurecem nosso entendimento e pervertem o caminho do homem, ao ponto de conduzi-lo à ruína (Pv. 7:10-23)

Resultados desastrosos

O relacionamento desse casal teve marcas profundas de violências verbais. Dalila o importunava diariamente, buscando descobrir o segredo de sua força. Certamente que isso resultaria em grandes discussões, brigas, etc. Imagine todos os dias a mulher dizendo ao marido: “Fala , meu bem;fala’. A violência verbal é aquela na qual as palavras se tornam aguilhões, espadas capazes de chegar até o mais fundo do coração e ali fazer profundas feridas. Quem de nós um dia já não lançou palavras, setas com endereço certo. Sabemos qual o ponto fraco do marido, da esposa, dos filhos, do irmão e então lançamos aquelas palavras que, no calor da discussão, se tornam verdadeiras bombas capazes de explodir e implodir sentimentos dos nossos familiares.

Infelizmente, não havia amor no casamento de Sansão com Dalila. Havia interesse. Dalila amava mesmo era o seu povo. Ela amava, sim, seus interesses e a grande oportunidade de se promover a partir daquela relação, fadada ao fracasso. Quando os interesses pessoais e egoístas são maiores do que o próprio amor, o casamento está fadado à morte. É impossível uma família sobreviver diante das crises, problemas e atritos, sem a presença do amor. O amor é a base para a sustentação de lares e nele os lares precisam estar apoiados. Com certeza a família é uma instituição ameaçada, mas não derrotada, pois o amor tudo vence.

Alguém, sabiamente, já disse “ quem mexe com a paixão está criando para si traição”. Sansão traiu ao seu Deus e foi traído pela paixão de uma mulher. Foi uma tremenda derrota para este homem de Deus.

Conta-nos a história que a dor tomou conta de Sansão. Primeiramente, a dor afetiva. O sentimento de ser traído invadiu sua alma e seu coração. Depois, veio a dor física: os seus olhos foram vazados pelos filisteus. Depois, a dor do trabalho forçado; a dor de ser humilhado perante os inimigos; a dor do vexame. Sansão havia se tornado motivo de riso de seus inimigos e de tristeza de seu povo.

Conclusão

Sabemos que o grande problema de Sansão foi o de não ter procurado obedecer à voz de Deus e nem ter tentado conduzir sua esposa à presença de Deus. Tudo aponta para a direção de que Sansão havia abandonado seus princípios religiosos. Ele, na verdade, havia abandonado o Senhor. Pelo menos, no que diz respeito ao seu voto de nazireu. Portanto, é no afastamento do Senhor que perdemos nossos referenciais. Quando nos afastamos de Deus, nossos olhos ficam como que vendados e aí passamos a ver as coisas apenas na nossa perspectiva. Perdemos a noção dos planos de Deus para a nossa vida.

No final da vida, Sansão, em meio a toda dor, arrependeu-se genuinamente (Jz 16:28-31). Pela misericórdia de Deus (v. 30), ele entrou para a galeria da fé, visto que “a misericórdia de Deus nos dá força para continuar na luta”.

Rev. Marcos Antonio F. de Azevedo

Leia mais...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Motivos Porque fracassam os Casamentos


Ester 1.12
Relacionamento: Capacidade de conviver bem com seu semelhante.
Com a taxa de divórcio crescendo assustadoramente, é preciso buscar em Deus qual a sua vontade, ou as taxas de divorcio continuarão crescendo e batendo em muitas portas. Estudemos algumas razões porque grande parte dos casamentos fracassam.

1. Você escolhe a pessoa errada porque espera que ele/ela mude depois do casamento.
O erro clássico. A regra de ouro é: Se você não pode ser feliz com a pessoa como ela é agora, não se case. "Na verdade, pode-se esperar que alguém mude depois de casado... mudará para pior!"
Jeremias 13.23”Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.”
Portanto, quando se trata da espiritualidade, caráter, higiene pessoal, habilidade de se comunicar e hábitos pessoais de outra pessoa, capacidade de relacionamento, assegure-se de que pode viver com estes como são agora, ou então trate de ajudar seu futuro cônjuge, se você tem certeza que esse é o reservado por Deus para você e veja se há disponibilidade para mudanças, e alegria em faze-las.
Lembre-se você foi chamado para ser ovelha, não deve casar com porco em todos os sentidos.

2. Você escolhe a pessoa errada porque se preocupa mais com a paixão que com o caráter.
A paixão acende o fogo, mas o bom caráter prepara e o mantém aceso. Esteja consciente da síndrome "Estar apaixonado". "Estou apaixonado" significa "Sinto atração física." A atração está lá, mas o que realmente atrai você? Você averiguou cuidadosamente o caráter dessa pessoa? Averiguou o seu próprio caráter que o motiva à aceita-los?
Aqui estão quatro traços de personalidade para serem definitivamente testados:
Humildade: Esta pessoa acredita que "fazer a coisa certa" é mais importante que o conforto pessoal? Está disposto a manter um relacionamento santo até o casamento? Combinaram em ficar reservado em todos os aspectos? E principalmente esta pessoa é temente e submissa a Deus?
Bondade: Esta pessoa gosta de ver e proporcionar o bem estar aos outros? Como ela trata as pessoas com as quais não tem de ser agradável? Ela faz algum trabalho voluntário? Faz justiça? 1
Responsabilidade: Posso confiar que esta pessoa fará aquilo que diz que fará? Afinal é uma pessoa de palavra? Como é esta pessoa com seus pais? É responsável com seu trabalho, seus compromissos?
Felicidade: Esta pessoa gosta de si mesma? Ela aprecia a vida? É emocionalmente estável? É uma pessoa equilibrada?
Você Perguntou-se: Eu desejo ser como esta pessoa? Quero ter um filho com esta pessoa? Gostaria que meu filho se parecesse com ela?

3. Você escolhe a pessoa errada porque vocês não partilham metas de vida em comum e prioridades.
Existem três maneiras básicas de nos conectarmos com outra pessoa:
1. Compatibilidade, nos entendemos?
2. Partilhamos interesses em comum? nos importamos com as mesmas coisas?
3. Compartilhamos o mesmo objetivo de vida? aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; alvo, fim, propósito.
Assegure-se de que você compartilha o profundo nível de objetivos de vida em comum. Após o casamento, os dois crescerão juntos ou crescerão separados. Para evitar crescer separado, você deve encontrar sua alma gêmea. Ter os mesmos interesses e objetivos.
Esta é a verdadeira definição de "alma gêmea." Uma alma gêmea tem o mesmo objetivo - duas pessoas que em última instância compartilham o mesmo entendimento ou propósito de vida, e portanto possuem as mesmas prioridades, valores e objetivos.

4. Você escolhe a pessoa errada porque logo se envolve em namoro no padrão do mundo e sexualmente antes do casamento.
O envolvimento íntimo antes do compromisso de casamento torna-se um grande problema, porque muitas vezes impede uma completa exploração de aspectos importantes. O envolvimento íntimo tende a nublar a mente da pessoa. E uma mente nublada não está inclinada a tomar decisões corretas. É movida apenas pela paixão.
José soube que apesar de Maria estar gravida, ele jamais a tocou, ela estava desposada com ele, isto é, ligada intimamente no espírito, ou reservada, prometida em casamento ou noiva.
Não é necessário fazer um "test drive" para descobrir se um casal é intimamente compatível. Se você faz a sua parte e tem certeza que é intelectual e emocionalmente compatível, não precisa se preocupar sobre compatibilidade sexual. De todos os estudos feitos sobre o divórcio, a incompatibilidade sexual jamais foi citada como o principal motivo para as pessoas se divorciarem.
2
No verdadeiro meio cristão não se utiliza a pratica e nem a palavra namoro, mas procurando agradar e obedecer a Deus, usa-se o termo e a pratica reservado.

5. Você casa com a pessoa errada porque não tem uma profunda compreensão emocional com esta pessoa.
Para avaliar se você tem ou não uma profunda compreensão emocional, pergunte: "Respeito e admiro esta pessoa?"
Isso não significa: "Estou impressionado por esta pessoa?" Nós ficamos impressionados por um carro de luxo. Não respeitamos alguém porque tem um carro, mas porque tem caráter e autoridade moral. Você deveria ficar impressionado pelas qualidades de criatividade, lealdade, determinação, sinceridade, alto padrão de moralidade, etc.
Pergunte também: "Confio nesta pessoa?" Isso também significa: "Ele ou ela é emocionalmente estável? Sinto que posso confiar nele/nela?"

6. Você se envolve com a pessoa errada porque escolhe alguém com quem não se sente emocionalmente seguro.
Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Sinto-me calmo, relaxado e em paz com esta pessoa? Posso ser inteiramente eu mesmo com ela? Esta pessoa faz-me sentir bem comigo mesmo? Você tem um amigo realmente íntimo que o faz sentir assim? Assegure-se que a pessoa com quem vai se casar faz você sentir-se da mesma forma!
De alguma maneira, você tem medo desta pessoa? Você não deveria sentir que é preciso monitorar aquilo que diz porque tem medo da reação da outra pessoa. Se você tem receio de expressar abertamente seus sentimentos e opiniões, então há um problema com o relacionamento.
Um outro aspecto de sentir-se seguro é que você não sente que a outra pessoa está tentando controlá-lo. Controlar comportamentos é sinal de uma pessoa doente, é uma pessoa sádica(satisfação, prazer com a dor alheia). Esteja atento para alguém que está sempre tentando modificá-lo. Há uma grande diferença entre "controlar" e "fazer sugestões." Uma sugestão é feita para seu benefício; uma declaração de controle é feita para o benefício ou satisfação de outra pessoa.

7. Você fica com a pessoa errada porque você não põe todas as cartas na mesa.
Tudo aquilo que o aborrece no relacionamento deve ser trazido à tona para entendimento. Falar sobre aquilo que incomoda é a única forma de avaliar o quão positivamente vocês se comunicam, negociam e trabalham juntos. No decorrer de toda a vida, as dificuldades inevitavelmente surgirão. 3

Você precisa saber antes de assumir um compromisso: Vocês conseguem resolver suas diferenças e fazer concessões que sejam boas para ambas as partes?
Nunca tenha receio de deixar a pessoa saber aquilo que o incomoda. Esta é também uma maneira para você testar o quanto esta pessoa se importa com você. Se não se importar, então não pode ser íntimo. Os dois devem caminham juntos.

8. Você escolhe a pessoa errada porque usa o relacionamento para escapar de problemas pessoais e da infelicidade.
Se alguém é infeliz quando solteiro, provavelmente será infeliz quando casado, também. O casamento não conserta problemas pessoais, psicológicos e emocionais. Na melhor das hipóteses, o casamento apenas os agravará.
Se alguém não está feliz consigo mesmo e com sua vida, aceite a responsabilidade de consertá-la agora. Você se sentirá melhor, e seu cônjuge lhe agradecerá.

9. Você escolhe a pessoa errada sem saber que ele/ela está envolvido em um triângulo.
Estar "triangulado" significa que a pessoa é emocionalmente dependente de alguém ou de algo, ao mesmo tempo em que tenta desenvolver um outro relacionamento. Uma pessoa que não se separou de seus pais é o exemplo clássico de triangulação. As pessoas também podem estar trianguladas com objetos, tais como o trabalho, drogas, a Internet, passatempos, esportes ou dinheiro.
Assegure-se de que você e seu parceiro estejam livres de triângulos, dependências ou vícios. A pessoa apanhada em um triângulo não pode estar emocionalmente disponível por completo para você. Você não será a prioridade número um. E isso não é base para um casamento.

10. você não vive bem no casamento porque não tem sido um verdadeiro(a) servo de Deus.
Você erra por não estar com a vida consagrada, seu alguém de profunda intimidade com Deus na oração. Gostar de ler e obedecer sua palavra?
Como seu casamento vai bem se você não para ouvir o Senhor?
O Espírito de Deus vive realmente dentro de você, ou o visita de vez em quando, quando o Senhor pela sua misericórdia resolve lhe dar momentos de refrigério?

 Pr. Félix Júnior

Leia mais...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Casamento e Batalha Espiritual


“Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne!” Mt 19:5


Introdução

Edificar um casamento bem sucedido hoje em dia, face à atual conjuntura sócio-espiritual em que nos encontramos, é uma tarefa que requer bastante tato, conhecimento, habilidade e esforço; como é de praxe em todo e qualquer empreendimento que envolva as relações humanas.
Por ser o foco principal da atenção do céu e do inferno, o casamento precisa estar firmado nos princípios sólidos da Palavra de Deus para que não venha romper-se quando experimenta as crises porque passa a convivência diária do casal.

I – O CASAMENTO NA VISÃO DE DEUS

Quando Deus uniu o homem e a mulher no jardim do Éden, os uniu em casamento, num relacionamento de Aliança. Para entender o casamento na Visão de Deus, precisamos entender a Aliança como Deus a vê.

1 – O acordo de aliança leva o casal a comprometerem-se por toda a vida, num compromisso inquebrável, irrevogável, indissolúvel, que deve ser mantido até a morte.
2- O casamento não é apenas um acordo entre o homem, o qual é inteiramente dependente do desempenho do acordo.
Você não pode dizer: “Eu vou manter meu lado fiel enquanto você mantiver o seu. Se vier a me desgostar, se não cumprir tim-tim por tim-tim o que me prometeu, vou deixar você. Vou procurar uma pessoa que me corresponda e me faça feliz e seja firel às suas promessas.”
3- O casamento na Visão de Deus é uma aliança comparável àquela que Jesus tem com a Igreja e que está declarada em Hb 13:5 que diz: “De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei.”
Já imaginou se o Senhor Jesus ao invés de estabelecer uma aliança inquebrável conosco tivesse feito um contrato dependente do nosso desempenho? Com certeza já estaríamos perdidos e abandonados.
4- Na Visão de Deus o casamento é uma Aliança de Amor Infinito que deve retratar a união de Cristo com a Igreja.
Leia Ef. 5:22-25: “22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.
24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
5- Cristo sendo sempre uma parte fiel na Aliança nunca desiste de nós, que muitas vezes somos infiéis para com ele. II Tm 2:13 diz: “Se formos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a Sí mesmo.”
É uma questão de honra para Deus manter sua Aliança conosco irrevogável, e ele espera que sejamos seus imitadores.

II – PROTEGENDO O CASAMENTO DAS INVESTIDAS DO DIABO

Gn 2:15 – “ Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e GUARDAR”
Gn 2:18 – “Disse mais o Senhor Deus: “Não é bom que o homem esteja só, farlhe-ei uma AUXILIADORA que lhe seja IDÔNEA”
Gn 2:24 – “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois UMA SÓ CARNE”

1- O homem precisava de alguém que se identificasse com ele a nível de alma (personalidade) e espírito, e que lhe satisfizesse plenamente na união física do sexo.
a) Para Adão tudo era satisfatório no mundo do lado de fora, interiormente porém, havia no coração de Adão a necessidade de uma companhia, de uma ajudadora, de uma fonte de prazer e correspondência afetiva.
2- Após a criação de Eva e a celebração do 1º casamento no Éden, a responsabilidade de proteção do lar passou ao casal. Ambos Adão e Eva, deveriam estar fortes e preparados para não cair nas astutas ciladas do diabo, que a qualquer momento poderia atacar o relacionamento marital e provocar a destruição do lar.
3- Ao abrir a brecha para o tentador entrar no seu lar, o 1º casal deu-lhe legalidade para assumir os domínios da esfera terrestre. Daí para frente veio as duras conseqüências do pecado, maldições e castigos impetrados pelo Senhor Deus.
a) Hoje ocorre da mesma maneira nos lares, a astuciosa serpente continua se infiltrando nos lares, nos relacionamentos conjugais.
b) Se o seu relacionamento conjugal está afligido por alguma seta malígna, busque na Palavra de Deus o antídoto para eliminar todo o mal.
4- Cuidado com os botes da serpente
a) Satanás é sujo e joga sujo. Ele é inimigo do lar e do casamento porque são instituições divinas, são partes essenciais do projeto de Deus para a humanidade.
b) Na área do relacionamento conjugal o diabo tem encontrado seu campo favorito para atacar a Deus, pois neste ele consegue promover seus maiores estragos.
c) Quando o diabo consegue levar um casal à separação e destruição do lar, ele conquista muitos pontos, pois abate multidões de pessoas além dos dois.
d) Veja o que Deus acha do divórcio: “Pois eu detesto o [divórcio], diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.” Mal 2:16

Conclusão
Um casal que teme ao Senhor e deseja sempre andar em seus caminhos procurará usar todas as armas de Deus, para rechaçar da sua convivência diária os seus inimigos espirituais.
Procurará também guardar e vigiar o seu relacionamento, mantendo-o sempre em consonância com os princípios da Palavra de Deus, pois esta é a visão de Deus para o nosso casamento.


 Pr. Tony Leno Ribeiro

Leia mais...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Casamento Falido Ainda Tem Jeito


Uma prostituta não destrói um casamento alheio, nem o "amigo" do marido, sempre gentil e insinuante. Também não destrói um casamento o fato dos cônjuges trabalha­rem todo o dia juntos, nem o fato de eles, obrigatoriamente, se afastarem por longos perío­dos. Amigos e amigas do casal não conseguem, jamais, destruir seu casamento. Nada disso derruba um casamento, nem o tempo, nem gordura, nem feiura, nem pobreza, nem ri­queza, nem desemprego. Somente um fator consegue destruir o casamento. Ele próprio.

Não são os fatores externos que levam à pique um relacionamento conjugal, mas sim os fatores internos do casamento entre marido e mulher. Quando um casamento se acaba, sabi­damente eles iam mal, ainda que um dos cônjuges não tivesse conhecimento. Em boa parte dos casamentos os cônjuges reconhecem que não estão desempenhando bem o seu papel. As dis­cussões são freqüentes, os gostos pela vida se tornam opostos, ele parece admi­rar tudo o que ela não vê graça e vice-versa, ele ou ela se torna ausente no lar ( sempre por causa do trabalho que cada vez se torna mais cheio de serviço) e o humor passa a inexistir. Entretanto, há muitos relaciona­mentos em que um dos dois nem desconfia que o seu côn­juge está em crise e que o seu casa­mento corre sério risco de naufragar. Um deles possui to­dos os sintomas da enfermidade psi­cológica e o outro não se apercebe. Diminui a fre­quência dos encontros sexuais e fica por isso mesmo.
Não se comenta como foi o dia, ao se encontrarem no fim de tarde, após uma jornada de trabalho, e está tudo bem. As datas signi­ficativas para os dois vão sendo, inconscientemente, esquecidas por ele ou ela, reclamações surgem no ar, mas o curso de seu relacionamento continua seguindo a mesma trajetória. Um não desconfia da gravidade da crise vivenciada pelo outro, que nem mais quer dialogar, pois não encontra eco às suas indagações, e assim, experimenta consigo mesmo o drama de romper o casamento, que aos olhos dos outros parece perfeito e eterno. Essa é a única opção que o cônjuge em intensa e longa crise vê para os seus problemas, pois em casa ele não é com­pre­endido ou considerado. A apatia toma conta da casa.Quando isso acontece, aí sim, os fato­res externos agirão como ener­gia propulsora para acelerar o processo de falência conjugal. Mas, isso só se dá quando os dois, ele e ela, se auto-destruiram como um só corpo, dando então, margem para se tornarem vulnerá­veis a quaisquer tentações externas.

Um relacionamento extraconjugal não destrói um casamento; quando isso se dá é porque o casamento já se auto-destruiu há muito, abrindo brechas imensas para que o di­abo se encarregasse do resto. O casal que não conversa constantemente sobre si mesmo está se auto-destruindo. O casal que não se beija, ao longo dos anos, como adultos namorados está se auto-destruindo. O casal, cujos cônjuges não encontram tempo para orarem juntos, ou quando encontram, já se sentem tão envergonhados de o fazerem, que preferem as ora­ções silenciosas e individuais, está se auto-destruindo. O casal, cujos cônjuges não encon­tram mais tempo para estudarem em casa, no seu momento devocional diário, a Palavra de Deus, está se auto-destruindo. O casal, cujos cônjuges temem se abrir um ao outro e se despirem psicologicamente, revelando todos os seus sonhos e também seus defeitos mais graves, está se auto-destruindo. Somente o próprio modo de viver do casal vai destruí-los ou fortalecê-los diante do mundo.

A chave da ruína e do sucesso está nas mãos do casal, e principalmente o casal cristão que possui uma vantagem sobre os demais: ter Deus por conselheiro. Nada melhor do que pedir ajuda Àquele que arquitetou a brilhante idéia do casamento. Quem criou o casa­mento foi Ele, o que O leva a estar disposto a socorrer todos os casais que , desesperada­mente, necessitam de ajuda. A saída para se livrar do fracasso no casamento? 1.Reconhecimento de que se necessita de ajuda; 2. Reconquista da confiança do cônjuge (se a perdeu) através do diálogo franco, sincero e leal, relatando suas dificuldades; 3. Tempo com Deus por meio da oração (falar com Ele) e da leitura da Palavra ( deixar Deus falar consigo); 4. O desejo sincero de querer tentar se enamorar novamente daquela que foi a mulher da sua mocidade (no caso dele) ou o homem da sua juventude (no caso dela), que um dia encheu seu coração de amor e tomou conta dos seus olhos. Tarefa fácil? Talvez não, depende de cada casal e sua crise, mas certamente possível sob a graça Daquele que é imbatível e que nem mesmo o desamor pode vencê-Lo.

Samuel Costa da Silva

Leia mais...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Adultério: Você Está se Imunizando?


Cada vez mais ouvimos casos de infidelidade conjugal nos dias de hoje. Antigamente a diferença da traição por parte do marido era assustadoramente superior em relação a infidelidade por parte da esposa. A porcentagem de mulheres que traem seus maridos, sobre cada vez mais. Inclusive nos círculos evangélicos!
Existem vacinas para um marido ou uma esposa não trair sexualmente seu cônjuge? O que podemos fazer para estar, como casais, cada vez mais imunes à infidelidade sexual? Claro que essa vacina não está disponível na farmácia ao lado, mas podemos estar mais imunes tomando algumas atitudes práticas no nosso dia-a-dia.
Uma das mais renomadas especialistas americanas em casos de infidelidade, Vaughan afirma “É como tomar um pílula diariamente para o resto de sua vida”.


Vamos descrever algumas das atitudes, que você marido e esposa, podem fazer para que não caiam nessa armadilha que todos os dias são colocadas.

1 – Jamais diga que não cometerá adultério.
Se existe um livro que deveria ser reeditado, com certeza esse livro se chama O mito da grama mais verde. No capitulo cinco do referido livro, o autor faz uma citação importante. Diz ele, citando Ellen Williams: “Se você está pensando, em seu íntimo: “um caso jamais poderia me acontecer” está em dificuldades. Crer que somos imunes nos deixa completamente expostos e desprotegidos.

Se você que ser fiel ao seu cônjuge, não caia nessa cilada de pensar que você jamais irá cometer esse pecado que tantos males tem causado aos casamentos, famílias, igrejas e a sociedade em geral. Lembra-se do que disse Paulo: “Aquele que está em pé, olhe para que não caia” (1 Co 10.12). Assim você estará sempre vigilante, fazendo todo o possível pra que isso não aconteça.

Quando reconhecemos que podemos cair na tentação do adultério, estamos dizendo a nós mesmos que quem nos sustenta é Deus (Sl 125.1).

Portanto, se você quer ser imunizado contra o veneno do adultério, mantenha-se humilde e reconhecendo que quem nos livra da tentação e que nos dá capacidade para resistir às ciladas malignas é Deus (Lc 22.46; Ef 6.11)

2 – Seja transparente com seu cônjuge.
Uma outra atitude para não cair em adultério é manter o seu cônjuge informado de qualquer aproximação suspeita por parte de uma outra pessoa do sexo oposto. Quando os casais mantêm o canal de comunicação aberto existe liberdade para se compartilhar sentimentos e possível admirador por parte de uma pessoa.

Não se iluda: a aproximação e olhares suspeitos estão em todas as parte. Podendo inclusive partir de um irmão ou irmã que esteja participando dos eventos de sua própria igreja. Quando um marido pede a esposa para ajudá-lo a observar o comportamento estranho de uma pessoa suspeita, de uma abordagem suspeita, ele está dizendo: “Querida, eu tenho um compromisso exclusivo com você e gostaria que me ajudasse a observar o comportamento de fulano ou ciclano”.

O que estamos querendo afirmar não que você deva abster-se de amizades sadias com pessoas do sexo oposto. Mas quando se acende aquela luz amarela indicando que não existe mais um relacionamento sadio e que a outra pessoa está entrando no campo sensual é hora de comunicar e compartilhar com o seu cônjuge.

3 – Mantenha-se afastado da pornografia.
Hoje existe uma nova modalidade de infidelidade: a virtual. Em nossos trabalhos com casais temos visto muitos casais com sérios problemas conjugais tendo como pano-de-fundo o vício de visitas a sites de conteúdo pornográficos, bem como chats (salas de bate-papo) na Internet.

A entrada para sites pornográficos é bem mais fácil do que se pensa. Muitos provedores, especialmente os que oferecem Internet grátis, estão apelando e atraindo homens e mulheres para visitarem fotos de modelos em poses sensuais e provocantes.

A visita de sites pornográficos e salas de bate-papo de conteúdo obsceno, além de ser um tipo de infidelidade, abre uma tremenda brecha para um relacionamento físico futuro (Jó 31.1)

4 – Torne o relacionamento sexual com seu cônjuge algo excitante e prazeroso.
Muitos maridos e esposas estão como aqueles animais da savanas africanas. Certa vez, vendo um desses programas em que mostra como é a vida animal nas savanas africanas, vi um leopardo abater com certa facilidade um cervo manco. Se aquele cervo tivesse com as pernas em perfeito estado, talvez com muita velocidade e um pouco de sorte, poderia sair a salvo daquela perseguição. Mas o leopardo, com o seu instituto predador, escolheu sabiamente aquele cervo com problemas nas pernas.

Muitos maridos e esposas estão como aquele cervo. Estão mancos na vida sexual, passando assim a ser uma presa fácil.

Portanto, uma pílula que devemos tomar diariamente para imunizar-se de um adultério é viver uma vida sexual prazerosa, excitante e criativa com o cônjuge que Deus nos deu (Pv 5.15).

Se tivermos um banquete sexual com nosso cônjuge, será mais fácil não comer migalhas lá fora. Lembre-se: Leão saciado não devora o domador!

5 – Pegue um táxi.
O filme Infidelidade aborda a questão da infidelidade de uma esposa que tinha um marido que a amava e uma família harmoniosa. Num certo dia, de um tremendo vendaval da cidade de New York, ela se vê dentro de um apartamento com um belo e sedutor rapaz. O que era um gesto de solidariedade passou a ser uma relação extremamente explosiva de pura sensualidade entre uma mulher casada e o jovem sedutor.

No final do filme, analisando toda a desgraça que trouxe para seu casamento e sua família, lembrando daquele dia de vendaval nas ruas nova-iorquinas sua mente fez com lembrasse que naquele exato momento estava passando um táxi. Ao invés de ceder o convite do jovem sedutor para subir em seu apartamento e trocar de roupa poderia perfeitamente pegar um táxi e voltar para casa.

Lembra-se de José? Quando ele percebeu que humanamente não poderia resistir, a melhor saída foi pegar um táxi. Claro que naquele tempo não existia táxi, mas ele fez o que aquela mulher deveria ter feito: fugir, dar no pé (Gn 39.12).

6 – Ore sempre.
Lembra da oração do Pai Nosso? Jesus nos ensinou que deveríamos orar da seguinte maneira: “Pai, não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mt 6.13). Ore sempre para Deus livrar você e seu cônjuge da tentação. Uma boa leitura de Provérbios 6: 20-35 também nos dará uma grande ajuda para não sermos presas fáceis.

Concluindo, converse com seu cônjuge sobre esses assuntos acima expostos. Firmem um contrato de sempre orarem um pelo outro, de estarem abertos para uma mútua ajuda de um ataque exterior no campo da sexualidade. Conversem sobre como podem melhorar o relacionamento sexual. Façam um contrato de jamais visitarem sites pornográficos.

Lembre-se: Quando tudo falhar, pegue um táxi! Dá o fora, corra. Faça como José, dê no pé. Mais do que uma rima, é uma boa dica!


 E Jesus

Leia mais...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Vontade de Deus para o Casamento

Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne (Efésios 5.31) A vontade de Deus é que a fé seja praticada dentro do lar, observada e transmitida. Ensinar, praticar, observar e transmitir o quê? Diria que a primeira coisa a observar, praticar e transmitir é o amor integral, como também a esperança, e o perdão. É preciso ensinar a valorização de cada pessoa em casa, da netinha à vovó, do vovô ao netinho . É preciso observar a boa comunicação (Romanos 10.8-13), e os elevados valores da parte de Deus, Suas ordens e mandamentos. Por isso, a vontade de Deus é que o casamento e a família por extenso, sejam plenos do fruto do Espírito (Gálatas 5.22,23). Um casamento cristão não é aquele no qual dois crentes simplesmente se casam. Isso não faz um casamento cristão, não. Casamento cristão é aquele onde há unidade, e cooperação, submissão e comprometimento, esforço pela compatibilidade. E essa unidade começa com a graça de Jesus Cristo. Saiba que não há casamento problemático. O que há, na verdade, são pessoas com problemas que se casam. A raiz está no tipo de relacionamento que você tem com Deus. Que tal o fruto do Espírito no casamento? Amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Que tal colocá-lo no casamento? Amor não é uma capacidade humana: é fruto do Espírito. Falta alegria no seu casamento? E a paz está em baixa no seu lar? Não se exercita mais a paciência dentro de casa? Nem a benignidade, gentileza, cortesia? A bondade já foi embora? E a fidelidade? É difícil a mansidão? O autodomínio? O milagre no casamento cristão começa quando dois corações procuram o coração de Jesus Cristo. Quando duas mentes procuram a mente de Jesus Cristo. Quando dois seres humanos procuram o ser de Cristo, a pessoa de Cristo, o propósito de Cristo, e o poder do Espírito Santo. A vontade de Deus é que seu casamento tenha um clima espiritual, e dentro dos termos de Mateus 18.19-20: "Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Podemos dizer que no Novo Testamento esse "dois ou três" significa a família (pai, mãe e o filho, ou filhos) reunida em nome de Jesus Cristo. Quando Jesus Cristo é o Senhor, você olha para sua esposa com um novo olhar. Quando Jesus Cristo é o Senhor, você olha seu marido com nova compreensão, mesmo que ele não seja fiel à Palavra de Deus nos termos em que o Novo Testamento apresenta, mas a Escritura em 1 Coríntios 7 diz que a mulher cristã santifica o marido que não o é, e vice-versa (versículo 14). Quando Cristo é o Senhor, você vê seus filhos com uma nova esperança, e a família toda vê o futuro com uma nova fé. Mas sem Jesus Cristo vai ficar muito difícil o seu lar, o seu casamento, ter substância e consistência.

 Atos Dois

Leia mais...

domingo, 17 de junho de 2012

Estabelecendo as Prioridades na Vida Conjugal


"Bem-aventurados os pobres de Espírito, porque deles é o reino dos céus". Mateus 5 :3
Ser pobre de espírito é obter uma disposição mental para reconhecer a soberania de Deus, ser dependente Dele em todas as circunstâncias da vida. É reavaliar diariamente os conceitos à luz da palavra de Deus,(Salmo 119:105) fazer as avaliações e desinstalar do coração "ídolos" que porventura tenham sido criados, e através de uma intensa busca para agradar a Deus, zerar o placar dos conceitos adquiridos que ferem os padrões da Palavra, cultivar e priorizar o reino de Deus e Sua justiça em primeiro lugar na vida conjugal e familiar. (Mateus 6:32).

PRINCIPIO CHAVE DA LIÇÃO- O homem e uma mulher de Deus precisam aprender a desenvolver uma atitude  mental sadia é estabelecer prioridades entre o urgente e o importante

I-ESTABELECENDO O "URGENTE" do "IMPORTANTE"

"Qual é a motivação maior das nossas vidas para viver um relacionamento familiar com sucesso?" Essa é a pergunta que um casal deve fazer diariamente.  Todas as ações provocam uma reação e tem uma motivação. A vida profissional, sentimental, e todos os aspectos da existência são motivados e acionados pelos impulsos da volição ( atos que determinam a vontade). É ai que as decisões são tomadas, por isso,  avaliações criteriosas devem ser feitas nas nossas escolhas, porque as conseqüências são inevitáveis, seja qual for a decisão tomada. Dentre as coisas que vamos listar como prioridades, algumas estarão ali porque nos são importantes, outras porque são urgentes. Imagino que algo que não é NEM importante NEM urgente não estará na lista de ninguém. E também sei que na lista de todo mundo haverá coisas que são URGENTES e IMPORTANTES. O Dinheiro, é um dos aspectos estabelecido, porque determina o ritmo da vida familiar e porque não dizer, da vida espiritual. (dinheiro é um assunto espiritual).
Essa necessidade sentida cria a motivação para a realização dos projetos, por isso há urgência em tomar decisões certas com relação ao uso do dinheiro. Um exemplo: cada vez que vamos adquirir algo com nosso dinheiro, devemos fazer a seguinte pergunta: "Isso é urgente?" " Isso é importante?" porque há coisas urgentes, e há coisas importantes, por isso é necessário  estabelecer as prioridades " Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão..." Isaias 55

O urgente deve ser prioridade O importante não é prioridade, haverá um momento que se tornará urgente. Ex: O que é mais urgente?
Adquirir um automóvel
Tirar carteira de habilitação?
Aprender regras de transito?
Aprender a controlar o temperamento?
Domínio próprio?
Obs - Os acidentes de trânsito são hoje uma das principais causas de morte no país. Segundo dados da pesquisa de mortalidade por acidentes de transporte terrestre, divulgada hoje (25) na Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 35 mil pessoas morreram em 2005 no país. Desse total, 81,5% são do sexo masculino e 18,5% do sexo feminino. De acordo com o levantamento, metade das vítimas fatais são jovens. Para os jovens entrevistados, os acidentes de trânsito podem ser causados pela alta velocidade, decorrente do uso de bebidas alcoólicas, drogas e a busca de emoção da faixa etária de 16 a 25 anos de idade.
Dinheiro, um assunto espiritual
O dinheiro é o fator fundamental, ele é o sangue da economia.
Tudo gira em torno do dinheiro, ele faz parte da vida comercial e industrial. Há outros aspectos na vida que são fundamentais, mas todos eles são dirigidos e organizados pelo uso do dinheiro. Exemplos: lazer, férias, estudo, saúde, alimentação etc. Quando não se estabelece prioridades entre o urgente e o importante, inverte-se valores; e ai surgem os conflitos na vida física, emocional e espiritual.

a)-Gostando de Dinheiro, mas não amando o dinheiro.

Não há nada melhor do que ter dinheiro para contribuir para a a felicidade, mas não há algo pior  do que não ter dinheiro por causa da irresponsabilidade administrativa

Amor ao dinheiro

Infeliz e o homem que põe o coração no dinheiro e o ama acima de tudo e de todos, porque dele é o reino deste mundo; que o dominará e o tornará  escravo de suas paixões. O casal tem que tomar cuidado com o dinheiro... ele deve ser uma ferramenta, um meio para se tornar um fim, não um fim em si mesmo

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." I Timóteo 3:10

b)- Pobres de Espírito, um condicionamento mental.
A pobreza de espírito não está relacionada a ausência de bens materiais,(a falta de dinheiro) mas sim a maneira como tratamos as riquezas que adquirimos, sejam elas através do dinheiro, ou conceitos que nos tornam auto-suficientes e dependentes delas e que se afirmam como  motivação maior da  vida.O "pobre de espírito" é aquele que adquire o entendimento mental de que riquezas, bens materiais adquiridas pelo dinheiro, não podem ser comparadas com as riquezas espirituais que não se adquire pelo valor monetário. Isaias 55:1-3 O pobre de espírito é o homem e a mulher que adquire o condicionamento mental de que ganhar dinheiro não é a motivação e nem deve ser prioridade na vida, mas sim uma conseqüência de uma escolha correta das prioridades entre o urgente e o importante.e não  devemos gastar energias em busca de dinheiro como razão maior da existência.

II- PRIORIDADES NA VIDA CONJUGAL E FAMILIAR

Salmo 127

"Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade. Em vão vigia  a sentinela. 2) Inútil será vos levantar de madrugada repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta..."!

O valor do trabalho nesta vida está determinado pelo valor da causa ao qual estamos empenhados. O salmo 127 afirma que: Tudo que for gasto em projetos aos quais Deus não tem interesse, é tempo energia e dinheiro jogados fora.  Mais adiante Jesus afirma qual é a prioridade, Ele diz: " Buscai primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas. ( Mateus 6:33

III- ESTABELECENDO PRIORIDADES.

Agindo certo para estabelecer as prioridades de acordo com a vontade de Deus.

Precisamos compreender que:
A Provisão divina não  está nos bancos, nem nos cartões de  crédito ao dinheiro, mas sim na confiança e na entrega absoluta da vida a Deus. ( Filipenses 2:19).
Há necessidade de  criar uma mentalidade de total submissão a palavra de Deus( Romanos 12:1-2) e uma entrega diária das preocupações e anseios,( I Pedro 5:7) buscando a satisfação plena nessa atitude, perseverando nisso até estar totalmente absorvido por essa idéia. Buscar o entendimento que o reino de Deus não é apenas uma coisa utópica, escatológica, algo que deverá acontecer no futuro, mas sim o reino de Deus presente na mente e no coração, alimentando a volição. (o ato que determina a vontade). ( O reino de Deus está dentro de vós...").Quando Jesus diz: "bem aventurados os pobres de espírito por que deles é o reino dos céus", se refere a uma realidade que já acontece no coração do homem que verdadeiramente crê e se entrega a uma devoção e confiança em Deus e descansa nas Suas promessas.Portanto, o conceito "pobre" de espirito (que não tem nada a haver com miséria ou ausência de bens materiais),é o reconhecimento de nossa condição, de como somos diante Daquele que criou o universo, paradoxalmente ricos ( apesar de muitos não possuírem riquezas materiais), isso por causa dessa dependência total a Deus se assim nos posicionarmos como tais e cremos que Ele é o aspecto motivacional maior da vida, e é urgente construir intimidade plena com Ele. O conceito "rico" não tem necessariamente a ver com riquezas materiais, mas sim com as prioridades; o lugar que as riquezas devem ocupar no coração.

Na escala de valores na vida o dinheiro deve ocupar um lugar secundário e não motivação maior da vida. Nesse conceito  aqui implícito, há muitos "pobres" "ricos" e muitos "ricos"  "pobres". Há àqueles que apesar da ausência de bens materiais são imensamente ricos, como àqueles que apesar de possuírem muitas riquezas, são miseráveis e "mendigos" na alma.

É comum ver esse cenário em muitos lares.

Há muita pobreza no meio de tantas riquezas, e as vezes, muitas riquezas materiais... mas quanta miséria! Jesus nos afirma, que pobres de espírito é o homem e a mulher que tem o coração no reino de Deus e o busca intensamente em primeiro lugar na vida.

III- O MOÇO RICO... UMA INFELIZ ESCOLHA.

Jesus nos conta a tragédia pessoal do moço rico que tinha em sua mente os princípios da lei de Deus, mas invertia as prioridades.  Não desinstalou  do seu coração a fonte de sua maior motivação que eram as riquezas materiais; a fonte real de sua segurança. Jesus ficou triste com a evasiva desse moço, que após o convite para segui-lo, afastou-se cabisbaixo. Esse é um quadro de muitas famílias. Muitos não querem abandonar suas "riquezas" que tanto pode ser bens materiais, como conceitos adquiridos durante a vida, verdadeiros ídolos que tomam o lugar que Cristo.Pode ser um bem material, uma pessoa, uma filosofia, uma vocação, uma motivação oculta, enfim, há, muitos tesouros ocultos; "riquezas" que habitam no coração dos seres humanos. Jesus se reportando ao moço rico disse aos discípulos: "Quão difícil é um rico entrar no Reino dos céus".

"Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico."

Lucas 18:23

Fazendo os votos de intimidade com Deus
Algumas decisões a ser feitas:
Mudanças de paradigmas. Significa demolir os ídolos que foram formatados no coração por causa de um condicionamento mental adquirido pelas próprias paixões.Estabelecer as prioridades. A inversão de valores(conseqüência de não estabelecer prioridades certas) causam  condicionamento mental errado; (vícios da mente), que criam uma falsa segurança. Isso  impede o fluxo da felicidade o qual é obter o resultado positivo na  oração e alcançar uma vida cristã vitoriosa. Destruir do coração esses ídolos que são criados é uma decisão da vontade.
Uma pequena palavra sobre Dízimos.
Dizimo representa muito mais do que dinheiro. Ele apenas revela o nível de nossa confiança e intimidade que temos com Deus. Em momento algum na Bíblia Deus pede dinheiro ao seu povo " Filho meu, dá-me o teu coração"
Deus ama aquele que dá com alegria...
Cada um contribua conforme o seu coração...
" Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis."
II Corintios 8:9
CONCLUSÃO- Intimidade plena com Deus é criar um relacionamento completo com Ele sem reservas, dando a Deus o que é de Deus e a Cezar o que é cezar.

Pedro Almeida

Leia mais...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo