domingo, 17 de junho de 2012

Estabelecendo as Prioridades na Vida Conjugal


"Bem-aventurados os pobres de Espírito, porque deles é o reino dos céus". Mateus 5 :3
Ser pobre de espírito é obter uma disposição mental para reconhecer a soberania de Deus, ser dependente Dele em todas as circunstâncias da vida. É reavaliar diariamente os conceitos à luz da palavra de Deus,(Salmo 119:105) fazer as avaliações e desinstalar do coração "ídolos" que porventura tenham sido criados, e através de uma intensa busca para agradar a Deus, zerar o placar dos conceitos adquiridos que ferem os padrões da Palavra, cultivar e priorizar o reino de Deus e Sua justiça em primeiro lugar na vida conjugal e familiar. (Mateus 6:32).

PRINCIPIO CHAVE DA LIÇÃO- O homem e uma mulher de Deus precisam aprender a desenvolver uma atitude  mental sadia é estabelecer prioridades entre o urgente e o importante

I-ESTABELECENDO O "URGENTE" do "IMPORTANTE"

"Qual é a motivação maior das nossas vidas para viver um relacionamento familiar com sucesso?" Essa é a pergunta que um casal deve fazer diariamente.  Todas as ações provocam uma reação e tem uma motivação. A vida profissional, sentimental, e todos os aspectos da existência são motivados e acionados pelos impulsos da volição ( atos que determinam a vontade). É ai que as decisões são tomadas, por isso,  avaliações criteriosas devem ser feitas nas nossas escolhas, porque as conseqüências são inevitáveis, seja qual for a decisão tomada. Dentre as coisas que vamos listar como prioridades, algumas estarão ali porque nos são importantes, outras porque são urgentes. Imagino que algo que não é NEM importante NEM urgente não estará na lista de ninguém. E também sei que na lista de todo mundo haverá coisas que são URGENTES e IMPORTANTES. O Dinheiro, é um dos aspectos estabelecido, porque determina o ritmo da vida familiar e porque não dizer, da vida espiritual. (dinheiro é um assunto espiritual).
Essa necessidade sentida cria a motivação para a realização dos projetos, por isso há urgência em tomar decisões certas com relação ao uso do dinheiro. Um exemplo: cada vez que vamos adquirir algo com nosso dinheiro, devemos fazer a seguinte pergunta: "Isso é urgente?" " Isso é importante?" porque há coisas urgentes, e há coisas importantes, por isso é necessário  estabelecer as prioridades " Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão..." Isaias 55

O urgente deve ser prioridade O importante não é prioridade, haverá um momento que se tornará urgente. Ex: O que é mais urgente?
Adquirir um automóvel
Tirar carteira de habilitação?
Aprender regras de transito?
Aprender a controlar o temperamento?
Domínio próprio?
Obs - Os acidentes de trânsito são hoje uma das principais causas de morte no país. Segundo dados da pesquisa de mortalidade por acidentes de transporte terrestre, divulgada hoje (25) na Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 35 mil pessoas morreram em 2005 no país. Desse total, 81,5% são do sexo masculino e 18,5% do sexo feminino. De acordo com o levantamento, metade das vítimas fatais são jovens. Para os jovens entrevistados, os acidentes de trânsito podem ser causados pela alta velocidade, decorrente do uso de bebidas alcoólicas, drogas e a busca de emoção da faixa etária de 16 a 25 anos de idade.
Dinheiro, um assunto espiritual
O dinheiro é o fator fundamental, ele é o sangue da economia.
Tudo gira em torno do dinheiro, ele faz parte da vida comercial e industrial. Há outros aspectos na vida que são fundamentais, mas todos eles são dirigidos e organizados pelo uso do dinheiro. Exemplos: lazer, férias, estudo, saúde, alimentação etc. Quando não se estabelece prioridades entre o urgente e o importante, inverte-se valores; e ai surgem os conflitos na vida física, emocional e espiritual.

a)-Gostando de Dinheiro, mas não amando o dinheiro.

Não há nada melhor do que ter dinheiro para contribuir para a a felicidade, mas não há algo pior  do que não ter dinheiro por causa da irresponsabilidade administrativa

Amor ao dinheiro

Infeliz e o homem que põe o coração no dinheiro e o ama acima de tudo e de todos, porque dele é o reino deste mundo; que o dominará e o tornará  escravo de suas paixões. O casal tem que tomar cuidado com o dinheiro... ele deve ser uma ferramenta, um meio para se tornar um fim, não um fim em si mesmo

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." I Timóteo 3:10

b)- Pobres de Espírito, um condicionamento mental.
A pobreza de espírito não está relacionada a ausência de bens materiais,(a falta de dinheiro) mas sim a maneira como tratamos as riquezas que adquirimos, sejam elas através do dinheiro, ou conceitos que nos tornam auto-suficientes e dependentes delas e que se afirmam como  motivação maior da  vida.O "pobre de espírito" é aquele que adquire o entendimento mental de que riquezas, bens materiais adquiridas pelo dinheiro, não podem ser comparadas com as riquezas espirituais que não se adquire pelo valor monetário. Isaias 55:1-3 O pobre de espírito é o homem e a mulher que adquire o condicionamento mental de que ganhar dinheiro não é a motivação e nem deve ser prioridade na vida, mas sim uma conseqüência de uma escolha correta das prioridades entre o urgente e o importante.e não  devemos gastar energias em busca de dinheiro como razão maior da existência.

II- PRIORIDADES NA VIDA CONJUGAL E FAMILIAR

Salmo 127

"Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade. Em vão vigia  a sentinela. 2) Inútil será vos levantar de madrugada repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta..."!

O valor do trabalho nesta vida está determinado pelo valor da causa ao qual estamos empenhados. O salmo 127 afirma que: Tudo que for gasto em projetos aos quais Deus não tem interesse, é tempo energia e dinheiro jogados fora.  Mais adiante Jesus afirma qual é a prioridade, Ele diz: " Buscai primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas. ( Mateus 6:33

III- ESTABELECENDO PRIORIDADES.

Agindo certo para estabelecer as prioridades de acordo com a vontade de Deus.

Precisamos compreender que:
A Provisão divina não  está nos bancos, nem nos cartões de  crédito ao dinheiro, mas sim na confiança e na entrega absoluta da vida a Deus. ( Filipenses 2:19).
Há necessidade de  criar uma mentalidade de total submissão a palavra de Deus( Romanos 12:1-2) e uma entrega diária das preocupações e anseios,( I Pedro 5:7) buscando a satisfação plena nessa atitude, perseverando nisso até estar totalmente absorvido por essa idéia. Buscar o entendimento que o reino de Deus não é apenas uma coisa utópica, escatológica, algo que deverá acontecer no futuro, mas sim o reino de Deus presente na mente e no coração, alimentando a volição. (o ato que determina a vontade). ( O reino de Deus está dentro de vós...").Quando Jesus diz: "bem aventurados os pobres de espírito por que deles é o reino dos céus", se refere a uma realidade que já acontece no coração do homem que verdadeiramente crê e se entrega a uma devoção e confiança em Deus e descansa nas Suas promessas.Portanto, o conceito "pobre" de espirito (que não tem nada a haver com miséria ou ausência de bens materiais),é o reconhecimento de nossa condição, de como somos diante Daquele que criou o universo, paradoxalmente ricos ( apesar de muitos não possuírem riquezas materiais), isso por causa dessa dependência total a Deus se assim nos posicionarmos como tais e cremos que Ele é o aspecto motivacional maior da vida, e é urgente construir intimidade plena com Ele. O conceito "rico" não tem necessariamente a ver com riquezas materiais, mas sim com as prioridades; o lugar que as riquezas devem ocupar no coração.

Na escala de valores na vida o dinheiro deve ocupar um lugar secundário e não motivação maior da vida. Nesse conceito  aqui implícito, há muitos "pobres" "ricos" e muitos "ricos"  "pobres". Há àqueles que apesar da ausência de bens materiais são imensamente ricos, como àqueles que apesar de possuírem muitas riquezas, são miseráveis e "mendigos" na alma.

É comum ver esse cenário em muitos lares.

Há muita pobreza no meio de tantas riquezas, e as vezes, muitas riquezas materiais... mas quanta miséria! Jesus nos afirma, que pobres de espírito é o homem e a mulher que tem o coração no reino de Deus e o busca intensamente em primeiro lugar na vida.

III- O MOÇO RICO... UMA INFELIZ ESCOLHA.

Jesus nos conta a tragédia pessoal do moço rico que tinha em sua mente os princípios da lei de Deus, mas invertia as prioridades.  Não desinstalou  do seu coração a fonte de sua maior motivação que eram as riquezas materiais; a fonte real de sua segurança. Jesus ficou triste com a evasiva desse moço, que após o convite para segui-lo, afastou-se cabisbaixo. Esse é um quadro de muitas famílias. Muitos não querem abandonar suas "riquezas" que tanto pode ser bens materiais, como conceitos adquiridos durante a vida, verdadeiros ídolos que tomam o lugar que Cristo.Pode ser um bem material, uma pessoa, uma filosofia, uma vocação, uma motivação oculta, enfim, há, muitos tesouros ocultos; "riquezas" que habitam no coração dos seres humanos. Jesus se reportando ao moço rico disse aos discípulos: "Quão difícil é um rico entrar no Reino dos céus".

"Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico."

Lucas 18:23

Fazendo os votos de intimidade com Deus
Algumas decisões a ser feitas:
Mudanças de paradigmas. Significa demolir os ídolos que foram formatados no coração por causa de um condicionamento mental adquirido pelas próprias paixões.Estabelecer as prioridades. A inversão de valores(conseqüência de não estabelecer prioridades certas) causam  condicionamento mental errado; (vícios da mente), que criam uma falsa segurança. Isso  impede o fluxo da felicidade o qual é obter o resultado positivo na  oração e alcançar uma vida cristã vitoriosa. Destruir do coração esses ídolos que são criados é uma decisão da vontade.
Uma pequena palavra sobre Dízimos.
Dizimo representa muito mais do que dinheiro. Ele apenas revela o nível de nossa confiança e intimidade que temos com Deus. Em momento algum na Bíblia Deus pede dinheiro ao seu povo " Filho meu, dá-me o teu coração"
Deus ama aquele que dá com alegria...
Cada um contribua conforme o seu coração...
" Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis."
II Corintios 8:9
CONCLUSÃO- Intimidade plena com Deus é criar um relacionamento completo com Ele sem reservas, dando a Deus o que é de Deus e a Cezar o que é cezar.

Pedro Almeida

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo