sábado, 23 de junho de 2012

O Preço da Desobediência na Vida Conjugal


No mundo inteiro, há milhares de casais sem qualquer referencial de fé no Deus único e verdadeiro. Milhares de filhos estão sendo criados num ambiente de total ausência de Deus. Não há nem mesmo algum referencial ético, religioso, moral etc.
Nenhum de nós daria início a um relacionamento afetivo achando, previamente, que os resultados serão de muita dor e sofrimento. Todos nós buscamos um relacionamento a dois que resulte em felicidade, alegria, saúde afetiva e etc.

Sansão um Juiz de Israel

A história do livro de Juízes tem especial destaque para a opressão dos filisteus sobre Israel. Os filisteus serviam como instrumento de Deus a fim de testar a dedicação e a consagração do povo ao Senhor (JZ 3:1-3).

Sansão é extremamente destacado no livro de Juízes. Seu nome significa “Radioso, Pequeno sol”. Tornou-se um dos maiores juízes de Israel. Filho de Manoá, da tribo de Dâ, era natural de Zor. Sansão, desde o ventre materno, foi escolhido por Deus para ser o libertador de Israel. Sansão foi nazireu desde o seu nascimento, sendo conhecido como o homem mais forte da Bíblia (Jz 13). Seu personagem é marcado pelas suas façanhas, mas faltava-lhe o domínio próprio.

Sansão foi uma figura carismática, mas estava sempre cedendo à tentação da volubilidade (JZ 16:20). No entanto, Sansão teve um belo epitáfio (Jz 16:30). Deus que está no controle de todas as coisas, foi, na verdade, o grande vitorioso e o grande redentor de Israel, a despeito dos fracassos de seus grandes heróis.

Sansão foi um homem de temperamento colérico. Juízes 14:20 nos informa que ele rompe com a esposa (noiva), em Timna, durante a festa de seu casamento. O pai da moça tentou oferecer-lhe a filha mais nova e tal fato o deixou ainda mais furioso (Jz 15:2). Sansão vingou-se dos filisteus amarrando tochas acesas nas caudas de 300 raposas presas em pares.


Dalila Uma mulher sedutora

Tudo parecia dar certo para Sansão. Governou sobre Israel por vinte anos. Mas, de repente, surge uma mulher em sua vida: Dalila (Jz 16:4). Dalila era da cidade de Gaza. Mulher experiente, sedutora, buscou descobrir a maneira de vencer Sansão. E ele não resistiu aos encantos da mulher.

Dalila foi uma linda mulher, que vivia no território dos filisteus, no vale de Soreque. Eram inimigos do povo de Israel (Jz 16:4). Dalila significa “delicada”. Sua missão era casar-se com Sansão, a fim de seduzi-lo e descobrir assim, o segredo de sua força. Pela sua sedução, conseguiu casar-se com Sansão. Casada, tentou de todas as formas descobrir a força incomum do marido. Importunou-o tanto que acabou conhecendo o segredo da força de Sansão. Após descobrir, sua primeira atitude foi comunicar aos filisteus, que o prenderam, furando-lhe os olhos e atando-o a correntes de bronze.

Pela sua astúcia, Dalila descobriu que a força de Sansão dependia do comprimento de seus cabelos. Sua prisão, na verdade, foi facilitada pelo fato de que, quando dormia, cortaram-lhe as sete tranças (Jz 16:6-22). Toda essa trama de Dalila causou a morte de Sansão. No entanto, Deus o usou antes de sua morte para destruiu milhares de filisteus (Jz 16:26-30).


O perigo das grandes paixões

Sansão tornou-se presa fácil nas garras de uma mulher sedutora e capaz de tudo para alcançar seus propósitos. O casamento de Sansão com Dalila foi tipicamente um casamento de interesses espúrios. De um lado, percebemos um homem vulnerável, vaidoso, orgulhoso da sua força, com uma tendência enorme à promiscuidade sexual. Do outro lado, surge Dalila, quer pertencia a povos inimigos de Israel. Os dois foram tremendamente egoístas. Sansão querendo satisfazer sua sede insaciável de mulheres. Dalila querendo descobrir sua força para entregá-lo a seu povo.

Sansão não poderia casar-se com Dalila. Paixão nada mais é do que uma caricatura do verdadeiro amor. O que uniu Sansão e Dalila foi a química da pele, a atração física, com interesses profundamente políticos e religiosos por parte da mulher. Havia um grande incompatibilidade religiosa entre os dois. Dalila não acreditava em Deus, Eira uma mulher pagã. Por outro lado, Sansão recebera de Deus um ministério especial. Era um homem consagrado, separado para Deus. Mas aquiesceu às concupiscências da carne e dos olhos, optando por desobedecer a Deus, para obedecer aos seus caprichos. Eis o grande perigo para os servos e servas de Deus. Os riscos são gigantescos. Quando perdemos a noção de nossa comunhão com Deus, de nossos votos e compromissos, perdemos a noção de sua vontade. E aí, quando percebemos, já estamos em pecado.

O sábio Salomão nos adverte quanto às paixões. Elas nos cegam, obscurecem nosso entendimento e pervertem o caminho do homem, ao ponto de conduzi-lo à ruína (Pv. 7:10-23)

Resultados desastrosos

O relacionamento desse casal teve marcas profundas de violências verbais. Dalila o importunava diariamente, buscando descobrir o segredo de sua força. Certamente que isso resultaria em grandes discussões, brigas, etc. Imagine todos os dias a mulher dizendo ao marido: “Fala , meu bem;fala’. A violência verbal é aquela na qual as palavras se tornam aguilhões, espadas capazes de chegar até o mais fundo do coração e ali fazer profundas feridas. Quem de nós um dia já não lançou palavras, setas com endereço certo. Sabemos qual o ponto fraco do marido, da esposa, dos filhos, do irmão e então lançamos aquelas palavras que, no calor da discussão, se tornam verdadeiras bombas capazes de explodir e implodir sentimentos dos nossos familiares.

Infelizmente, não havia amor no casamento de Sansão com Dalila. Havia interesse. Dalila amava mesmo era o seu povo. Ela amava, sim, seus interesses e a grande oportunidade de se promover a partir daquela relação, fadada ao fracasso. Quando os interesses pessoais e egoístas são maiores do que o próprio amor, o casamento está fadado à morte. É impossível uma família sobreviver diante das crises, problemas e atritos, sem a presença do amor. O amor é a base para a sustentação de lares e nele os lares precisam estar apoiados. Com certeza a família é uma instituição ameaçada, mas não derrotada, pois o amor tudo vence.

Alguém, sabiamente, já disse “ quem mexe com a paixão está criando para si traição”. Sansão traiu ao seu Deus e foi traído pela paixão de uma mulher. Foi uma tremenda derrota para este homem de Deus.

Conta-nos a história que a dor tomou conta de Sansão. Primeiramente, a dor afetiva. O sentimento de ser traído invadiu sua alma e seu coração. Depois, veio a dor física: os seus olhos foram vazados pelos filisteus. Depois, a dor do trabalho forçado; a dor de ser humilhado perante os inimigos; a dor do vexame. Sansão havia se tornado motivo de riso de seus inimigos e de tristeza de seu povo.

Conclusão

Sabemos que o grande problema de Sansão foi o de não ter procurado obedecer à voz de Deus e nem ter tentado conduzir sua esposa à presença de Deus. Tudo aponta para a direção de que Sansão havia abandonado seus princípios religiosos. Ele, na verdade, havia abandonado o Senhor. Pelo menos, no que diz respeito ao seu voto de nazireu. Portanto, é no afastamento do Senhor que perdemos nossos referenciais. Quando nos afastamos de Deus, nossos olhos ficam como que vendados e aí passamos a ver as coisas apenas na nossa perspectiva. Perdemos a noção dos planos de Deus para a nossa vida.

No final da vida, Sansão, em meio a toda dor, arrependeu-se genuinamente (Jz 16:28-31). Pela misericórdia de Deus (v. 30), ele entrou para a galeria da fé, visto que “a misericórdia de Deus nos dá força para continuar na luta”.

Rev. Marcos Antonio F. de Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo