sexta-feira, 29 de junho de 2012

Indentificando as linguagens do Amor


"A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para o seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar".
Lucas 15:20-24

PRINCÍPIO CHAVE DA LIÇÃO

Aprender a identificar as linguagens do amor na vida familiar, para desenvolver o Amor Ágape.
INTRODUÇÃO
Para que possamos desenvolver o Amor Ágape (Amor doação, onde a minha maior satisfação e ver o outro satisfeito, segundo 1Coríntios 13:4-7), precisamos pôr em prática o grande mandamento: "Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo"(Mc 12:29-31), procurando identificar o que é importante para o próximo para que sinta-se amado.

I - AMANDO A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS
1. Jesus nos motiva a amar a Deus com todo o coração, com toda a  alma, com todo o entendimento e com todas as nossas forças, acima de  tudo, dando-nos exemplos em todas as suas atitudes, gestos e palavras. Jesus amou a Deus:

Mais do que o alimento (Mt 4:4);
Mais do que os amigos (Mt 12:48-50);
Mais do que Sua própria vontade (Lc 22:42).
Precisamos compreender que o fato de priorizar o amor de Deus, capacita-nos amar nosso próximo como a nós mesmos. Na escala do amor, Deus deve ser o primeiro, mesmo antes do cônjuge e dos filhos, pois Ele nos ensinará o verdadeiro amor para com nossos próximos mais próximos.

II - AMANDO O PRÓXIMO COMO A MIM MESMO

1. Quem é o meu próximo mais próximo? Sabemos que amar todos os próximos como a mim mesmo é uma tarefa difícil. Então, vamos começar a praticar isso em casa. Esse é um mandamento imperativo: "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos"(I Jo 3:16).

2. Mas, de que forma poderemos expressar amor para com nosso próximo, se não identificarmos de qual maneira ele receberá o amor que queremos lhe transmitir.

3. Então, para praticarmos o Amor Ágape, devemos empenhar nossa energia em benefício do próximo, pois nos sentiremos realizados sabendo 4. Esse tipo de amor inicia-se com uma atitude: o modo de pensar. Amor é a atitude que diz: "Sou casado contigo e escolho lutar pelos seus interesses. Tenho filhos e estou motivado a suprir o amor que eles necessitam".

5. Quando nós começamos a expressar o amor de forma correta, os "reservatórios de amor" dos outros começam a encher.

6. Mas, como fazer isso?  Raramente encontramos duas pessoas que possuam a mesma linguagem do amor. Normalmente estas utilizam diferentes maneiras de expressar e receber o amor, gerando muita confusão e pouco entendimento. Sua linguagem emocional e a do seu próximo podem ser tão diferentes quanto é o idioma chinês do inglês. Não importa o tanto que você se esforce para manifestar seu amor em inglês, se o seu próximo só entende chinês; jamais conseguirno entender o quanto se amam.

7. No texto ao lado (Lc 15:20-24), Jesus fala sobre a parábola do filho pródigo, e a partir do versículo 20 identificamos cinco maneiras de expressar o amor:

Toque físico: O pai abraçou e beijou seu filho;
Presentear: O pai deu-lhe roupa, anel e calçados;
Formas de servir: Serviu-lhe um novilho gordo;
Qualidade de tempo: Comemorou e festejou com ele;
Palavras encorajadoras: Meu filho voltou à vida.
.8. No livro as Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman, todas estas linguagens do amor são minucisamente detalhadas, mas aqui veremos algumas qüestões práticas:

PRESENTEAR
1. Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objeto em si é um símbolo daquele pensamento. Não importa se foi caro ou barato.

2. Símbolos visuais do amor são mais importantes para uns do que para outros. Por esse motivo, existêm os que, após se casarem, nunca mais tiram a aliança, porém, também há alguns que nem chegam a usá-la. Essa é uma evidência de que as pessoas possuem linguagens do amor diferentes.

3. Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes. Vê  neles expressões de amor.

4. Sem lembranças como símbolos visuais, o amor do cônjuge poderá até ser questionado.

5. Se a primeira linguagem de seu cônjuge for receber presentes, você deverá se tornar um entendido nessa área.

6. Se você é um daqueles que não sabe dar presentes, essa é uma ótima oportunidade para aprender: Se ele foi muito crítico em relação aos presentes que recebeu no passado, então essa é uma grande "dica" de que, receber presentes não é a primeira linguagem do amor do seu cônjuge;

Entenda que um presente será um investimento em sua relação conjugal e invista nisso;

"Presente de presença": Esteja do seu lado, quando ele mais precisar. A presença do cônjuge, em tempos de crise, é o maior presente que se pode dar;

Não espere uma ocasião especial. Se esta for a primeira linguagem de amor de seu cônjuge, praticamente tudo o que você lhe conceder será recebido como expressão de amor.
Existem situações onde não há condição financeira para presentear, então você terá que usar criatividade, para suprir esta deficiência e a pessoa entenderá.
TOQUE FÍSICO
1. No casamento, o toque de amor existe em várias formas. Considerando-se que os receptores ao toque localizam-se em todo o corpo, um afago amoroso em qualquer parte poderá comunicar amor ao seu cônjuge.

2. Seu cônjuge apreciará alguns toques mais do que outros. Aprenda com ele. Não insista em tocar do seu jeito e em seu tempo. Aprenda a falar o "dialeto" dele, pois alguns toques podem ser considerados desconfortáveis ou irritantes. Não pense que a maneira que você sente  prazer seja a mesma que a do seu cônjuge.

3. As crises propiciam uma oportunidade singular para se expressar amor. Toques afetuosos serão lembrados por muito tempo, mesmo após as dificuldades terem passado. Porém, a ausência de seu toque talvez jamais seja esquecida.

4. Um gostoso "cafuné", andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, relações sexuais, tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o "toque físico" como sua primeira linguagem do amor.
FORMAS DE SERVIR
1. É fazer aquilo que o seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agradar, realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir.

2. Prestar algum tipo de serviço, fazer algo especial para comunicar seu amor. Limpar o carro da esposa, consertar a torneira que está pingando, lavar a louça para ela, fazer o serviço de banco para o esposo, levar o carro dele na oficina, digitar o trabalho escolar do filho, etc. Toda vez que você faz por uma pessoa algo que ela não espera, mas gostaria de receber, você diz: "eu te amo".

3. Quem não gosta de um delicioso "café na cama" ou de ser medicado por alguém, quando necessita tomar remédio. Para muitos homens, sentar-se a mesa após um dia intenso de trabalho e comer aquela



QUALIDADE DE TEMPO

1. Ter um tempo de qualidade com seu cônjuge. Querer ser alvo da sua atenção, dedicando-lhe mais tempo e realizando algumas atividades juntos.

2. Qualidade de tempo significa dedicar à alguém sua inteira atenção, sem dividí-la. Não é sentar no sofá para assistir "TV" com alguém. É assentar-se ao sofá, com a "TV" desligada, olhar um para o outro e conversar, num processo de dedicação mútua. É dar um passeio juntos, só os dois. É saírem para comer fora, de maneira romântica.

3. O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos. Não quero dizer simples proximidade. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto relaciona-se com o focalizar a atenção.

4. Uma conversa de qualidade deve envolver disposição para ouvir e aconselhar, quando solicitado, e jamais de forma arrogante.

5. Dicas para uma conversa de qualidade:

Não faça outra coisa enquanto ouve seu cônjuge, escute o "sentimento". Pergunte o tipo de emoção que seu cônjuge sente no momento. Certifique-se de que seu pensamento está correto e observe a linguagem corporal: Mãos trêmulas, lágrimas, cabeça baixa, etc.;

Evite defender-se ou fazer-lhe acusações. Seu objetivo é perceber seus sentimentos e pensamentos. O alvo não é a auto defesa ou ganhar a discussão. A intenção é compreendê-lo;

Recuse interrupções de outros e tenham privacidade.

6. Atividades de qualidade são pontos positivos armazenados no banco de memória, ao qual podemos nos reportar pelos anos futuros. Feliz é o casal que se lembra: de uma caminhada feita de manhã ao longo da praia; de uma árvore que juntos plantaram no jardim; do projeto de pintura dos quartos; da noite em que foram juntos ter aulas de patins e um caiu e o outro estava lá para ajudar; dos passeios pelo parque; de um passeio de bicicleta; etc.Estas são memórias de amor, especialmente para aquelas pessoas cuja primeira linguagem for qualidade de tempo.
PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO (ENCORAJADORAS)
1.Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor. São comunicados de amor de forma simples e direta, como: "Você ficou tão elegante com esse terno"; "Você está muito bem com esse vestido"; "Ninguém faz essas batatas melhor que você"; "Não existe no mundo homem mais habilidoso que o meu marido"; etc.

2. Não sugiro que use de bajulação para conseguir o que deseja de seu cônjuge. O objetivo do amor não é obter o que se quer, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem se ama. É verdade, porém, que ao recebermos elogios, ficamos mais motivados para retribuir, fazendo algo que nosso cônjuge deseja.
3. Outra maneira de expressar amor pela afirmação é usar palavras encorajadoras. Estas são fundamentais em determinadas fases de nossa vida, quando nos sentimos inseguros.
4. As vêzes, falta a coragem necessária para nosso cônjuge realizar algo importante em sua vida, e você precisará encorajá-lo. O potencial latente do seu cônjuge, naquela fase de instabilidade, talvez espere suas palavras de encorajamento.
5. Encorajamento requer empatia, que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nosso cônjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.

6. Se desejamos desenvolver um relacionamento precisamos saber quais são os desejos da pessoa amada. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber como fazê-lo.

7. A melhor coisa que podemos fazer com os fracassos do passado é torná-los em simples história. Sim, eles ocorreram e machucaram. E talvez ainda existam mágoas, mas ele reconheceu seu erro e pediu o seu perdão.
8. O perdão não é um sentimento, mas um compromisso. É a opção de se mostrar misericórdia e não de se jogar a ofensa no rosto do ofensor. Perdão é uma expressão de amor.

9. Quando alguém faz um pedido a seu cônjuge, afirma as habilidades dele. Faz entender que ele possui, ou pode fazer algo, que é significativo e valioso. No entanto, quando dá ordens de forma autoritária, torna-se um tirano. Seu cônjuge não se sentirá afirmado, mas diminuído.


Pedro Luiz Almeida

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo