quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Inimigo Dorme ao Lado

Um casamento é sempre algo que vem acompanhado de um grande número de expectativas, sonhos e esperanças. Seja pela oportunidade de viver ao lado da pessoa amada, seja para ser capaz de ter uma família, seja para ter alguém com quem contar. Ou talvez seja apenas para melhorar o status social, ser respeitado no grupo, ou provar que também pode. Bons ou ruins, as expectativas estão sempre presentes.

Contudo, ninguém casa esperando que quando a família se organizar, as coisas ficarão piores. Ninguém imagina que a vida em família pode ser a maior fonte de problemas e dificuldades que uma pessoa pode enfrentar. Mas, em muitos casos essa é a realidade. Em muitas famílias, a fonte maior de dificuldades e traumas emocionais é a própria vida familiar, ou a vida do casal.

Hoje estive pensando sobre isso, e decidi escrever algumas coisas aqui que podem acontecer dentro da família, e que podem contribuir ainda mais para a tristeza e o sofrimento de uma pessoa. A ideia de que “pior do que está, não fica” é falsa. Muitas vezes, o casamento pode piorar e muito uma pessoa. Ou então, criar uma família totalmente disfuncional.

Quero escrever sobre emoções negativas que podem acontecer dentro da família e como isso interfere na vida de uma pessoa. Meu propósito é que você possa parar e refletir sobre seu casamento, sua vida familiar, e entender se isso por acaso acontece em seu lar, e se precisa procurar ajuda para sair dessa dificuldade.


As Emoções Negativas na Família

E se na vida familiar, a pessoa que dorme ao seu lado na cama, ou no quarto ao lado, for quem mais provoca em você as dificuldades e tristezas?  E se seu sofrimento piora ainda mais pela vida em família? Conheço um casal cuja esposa sofre de terríveis doenças emocionais por causa da presença e atitudes do marido em casa. E isso é reconhecido pela família toda, inclusive o filho. Todos sabem que se ela não tomar uma posição, a pressão do marido sobre ela vai se tornar fatal.

Eu sei que essa pode ser a realidade de muitas pessoas que estão lendo esse texto nesse momento. Pode ser seu marido, sua esposa, seus pais, ou até mesmo seus filhos, que parecem que vieram a esse mundo simplesmente para transformar sua vida em um inferno. Talvez seja sua sogra, seus cunhados, ou mesmo alguém que tem acesso à sua casa.

Não sei quem podem ser essas pessoas, mas sei que tipo de emoções podem acontecer em virtude disso.

Uma primeira reação negativa que pode acontecer com alguém é a baixa autoestima. Existem pessoas que se tornam tão descrentes e insatisfeitas consigo mesmas que simplesmente desistem de viver. Muitas delas são prejudicar pela presença de um alguém próximo, que partilha da intimidade, e que faz questão de não esquecer os problemas, as gafes, os erros, ou simplesmente de coloca-la/coloca-lo para baixo. Faz com que essas pessoas nunca se esqueçam do quanto não são perfeitas, e do quanto são odiadas por existirem. Eu conheço maridos que fazem esse tipo de chantagem com a esposa. Criticam a sua roupa, seu cabelo, o fato de terem engordado, sua personalidade… tudo simplesmente para fazerem elas se sentirem as piores pessoas do mundo. Conheço pais que fazem isso com seus filhos também, com a pretensa ideia de que se elogiarem, criarão filhos orgulhosos, por isso devem preparar filhos para a vida dura, e assim só criticam.  Isso gera seres humanos que não se sentem capazes nem dignos de serem amados. São pessoas que simplesmente não acham que merecem viver.

Uma segunda característica que pode existir dentro de uma família é quando cria-se filhos à base do medo. Faz-se ameaças para se manter o respeito e a submissão, e quando isso não é possível, promete-se e aplica-se a punição. O medo de não sair ileso, o medo de não fazer as coisas certas, o medo de não conseguir, tudo isso vem como reflexo de pais ou cônjuges que sempre fizeram questão de pontuar como as pessoas são inapropriadas ou incapazes. E esse medo pode crescer tanto que se torna um problema social, e psicológico. Os transtornos e síndromes de pânico, as fobias, etc., são consequências de uma vida inteira vivida com medo. O futuro é apenas a colheita do que é plantado no presente.

Outra emoção negativa é a ansiedade. Certas pessoas são ansiosas desde sempre. Não percebem que muito se deve ao tipo de criação que receberam. Somente vão se qualificando como pessoas que não conseguem ficar em paz quanto ao que pode acontecer. Está relacionado com o que falei acima. Parece que eles simplesmente vivem preocupados com o futuro, que se esquecem que a vida futura começa hoje, agora, com a próxima coisa que vamos fazer. Essas pessoas vivem com ansiedade com respeito ao trabalho, aos filhos, ao cônjuge, aos pais, às mudanças, viagens, etc. Não percebem que a ansiedade rouba o prazer de viver cada dia. Muito da ansiedade é causada pela falta, quando criança, de alguém para acalmar, para dar tranquilidade, e garantir que tudo daria certo. Muitos pais não percebem que suas atitudes criam nos filhos traumas para o resto da vida.

Algumas pessoas, por causa da falta que sentem de sua infância, adotam o estilo de vida da solidão. São pessoas que não confiam na boa vontade e no real interesse dos outros. Preferem viver a vida para si mesmos, do que partilhando-a com os outros. Muitos deles podem mesmo ser casados e ter famílias, mas não se envolvem intimamente nem com o cônjuge, nem com os filhos. Sentem-se muito incompreendidos, e como nunca na vida tiveram um pai ou mãe que realmente demonstrasse interesse por eles, decidem que viver sós, e não ter que se preocupar com os outros, é o melhor caminho. E muitos trilham essa vida sem ter em quem realmente confiar.

Esse tipo de vida pode levar a mais uma emoção negativa na família, que é a depressão. Certas pessoas parecem ter a tendência maior de se tornarem depressivas do que outras. Mas todas se tornam depressivas por causa de alguma circunstância ou situação. Não acham que podem sair do quadro em que se encontram. Normalmente, uma pessoa deprimida é aquela que perdeu de vista a possibilidade de ver alternativa segura para sua vida, perdeu a chance de olhar de frente para a vida e tentar sair. Essas pessoas simplesmente permitem-se permanecer cada vez mais fechadas em si mesmas, sem perceberem que a vida pode sim ser diferente. E muitas delas sofrem isso por causa de abandono, de falta de interesse, de falta de confiança adquiridas ao lado da pessoa que amam, seja cônjuge ou pais. A família pode sim tornar pessoas deprimidas.

Por fim, uma última emoção negativa que quero tratar nesse momento é o fato de que muitas pessoas vivem com ressentimento. Elas não percebem que essa é uma atitude que as deixa presas ao passado. Elas acham que o mundo não as está proporcionando boas alternativas, então exigem dos cônjuges e filhos que façam tudo para deixa-la melhor. Se não fizerem isso, usam de chantagem, ou ficam ressentidas, guardando mágoa e raiva das pessoas que não foram boas com elas. Ou então, sofrem em silêncio, deixando que o ressentimento se transforme em um muro de separação entre elas e as pessoas amadas.

Saiba que esse tema nem de perto está esgotado. Apenas quis pontuar algumas coisas para que vocês entendam que muitas de suas atitudes, que parecem que não terão problema algum, estão na verdade servindo para permitir que essas coisas roubem de vocês a paz e a tranquilidade do lar. Pensem sobre isso, e decidam não se tornarem pessoas que serão os próprios inimigos da felicidade de seus filhos, de seu cônjuge, das pessoas que partilham de sua intimidade. Talvez o problema não esteja na pessoa deprimida, ansiosa, com transtorno de pânico, ou ressentida. Talvez o problema seja da pessoa que reclama desses quadros por não perceber que ela pode ser o caminho que está conduzindo a esses destinos tão ruins na família. Não permita que isso se torne uma realidade em sua casa. Transforme seu lar em uma bênção.

Que Deus abençoe você e sua família,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo