sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Estresses da Vida de Casado

E viveram felizes para sempre. Essa é uma expressão que carrega em si uma série de dificuldades e problemas a serem resolvidos. Como a maioria dos filmes termina nessa parte, achamos que a partir dali, por causa das provas e dificuldades que o casal teve que enfrentar para ficar junto com certeza a vida será um mar de rosas. Achamos que nada mais poderá destruir o amor, ou afetá-lo.

O problema é que quando comparamos essa expectativa que temos com o nosso casamento feito na vida real, e não na tela da televisão ou dos filmes, percebemos que as coisas não são exatamente como parecem ser. Percebemos que passamos por muitas dificuldades e problemas que nos causam muitos desconfortos, insatisfações, dificuldades de convivência com a pessoa que achávamos ser perfeita para nós, etc.

Por essa razão, para tentar lidar com crises que naturalmente surgem na vida de casados, para alertar aqueles que ainda não passaram por todas essas crises, ou apenas para fazer você entender que essas crises são normais, quero escrever nesse artigo sobre momentos de estresse que todos os casais enfrentam, com maior ou menor intensidade, durante sua vida juntos. Quero pontuar apenas algumas questões específicas. Tenho certeza de que não serei capaz de apresentar todas as questões que você possa enfrentar. Mas espero que com as que serão apresentadas a seguir, você seja capaz de juntamente com seu cônjuge encontrar uma maneira para lidar com sua própria situação atual.

Fase Um: Recém Casados Sem Filhos

Muitas coisas perpassam a vida do casal nesse momento: a busca pela casa própria, pela estabilidade no emprego, por um salário suficiente para a manutenção da casa. Entramos nessa fase cheios de sonhos, só que quando estamos vivendo esses momentos passamos por uma série de contratempos que mexem com nossa concepção sobre a outra pessoa, sobre o nosso casamento, e etc. É a adaptação da nova vida juntos, aprender a lidar com a família do outro, estabelecer os parâmetros de onde e como vão gastar as férias, que carro vão comprar, ou quando vão trocar o carro, que móveis vão comprar, e por aí vai. Precisam aprender a lidar com o dinheiro em casal, ou seja, selecionar a maneira de gastar o dinheiro de acordo com a vontade dos dois, e não de um só. Essas e várias outras questões relativas à vida a dois acabam por afetar um relacionamento, e gerar muitos estresses. O que leva o casal a discutir mais do que o necessário para resolver as questões.  E muitos acabam desistindo do casamento no começo dele.

A grande dificuldade é que não percebem que depois de casados, a vida precisa sofrer ajustes e adaptações. Certas coisas que pareciam muito certas antes, agora precisam ser alteradas, precisam ser rediscutidas, precisam ser esquecidas. Se o casal não fizer a opção de abrir mão de determinados pontos de vista, vão acabar construindo um muro de separação emocional entre os dois. Precisam aprender a abrir mão, e a oferecer perdão e amor incondicionais para conseguirem superar essa fase de uma maneira mais tranquila.

Fase Dois: A Chegada dos Filhos

Essa fase é muito complicada para um casal. O problema é que muitas pessoas tem uma visão tão romântica desse fato, que acham que ter um filho é o que de melhor podem fazer no casamento. Não percebem que com a chegada dos filhos, acaba-se o tempo a sós, o dinheiro toma outras perspectivas, e o casal precisa aprender a gastar sabiamente, e a ter o segundo, terceiro, etc., filhos no momento certo. Conheço um casal no qual o homem nem tem um emprego seguro e um ganho fixo, mas eles já estão indo para a terceira gravidez da esposa. É muita irresponsabilidade colocar no mundo uma criança que vai nascer em um ambiente inseguro e sem as condições de se desenvolver de maneira saudável. Isso é uma fonte de grande estresse.

Fase Três: Crianças e Adolescentes na Família

Essa fase já é uma fase mais complicada que a anterior. Nessa fase, os pais já devem estar em uma posição de emprego e de trabalho mais estável. Precisam estar mais comprometidos com o bem estar da família como um todo. As pressões agora se concentram, principalmente, na questão de onde os filhos vão estudar, da hora em que devem voltar para casa, das responsabilidades a desempenharem dentro do lar. Um problema é que muitos maridos simplesmente decidem deixar a criação dos filhos para as esposas, e acabam se tornando pessoas nulas no auxílio da educação dos mesmos. Com isso, a esposa acaba tendo uma jornada dupla ou tripla na família. E não entendem que as crianças e os adolescentes precisam de tempo de qualidade para se expressarem, para se sentirem amados, para poderem alcançar a maturidade de se tornarem pessoas responsáveis para com os outros, a família, a sociedade, e até para com Deus. Pais ausentes, e filhos deixados por conta são fontes seguras de desentendimentos, de brigas e de insatisfação no casamento.

Fase Quatro: A Independência dos Filhos

Nessa fase, as famílias começam a lidar com a formação de novas famílias, ou seja, com o casamento dos filhos e a saída deles de casa. Alguns saem para trabalhar ou estudar em outra cidade. Outros saem porque se casaram, porque desejam estabelecer suas próprias famílias. O problema é que nesses momentos, muitos pais e mães não conseguem abrir mão dos filhos. Muitos, querendo ajudar, mas com a intenção de ficarem por perto, acabam cedendo parte da casa deles para os filhos habitarem. Nada poderia ser pior. Para que uma família comece bem, ela precisa de espaço para crescer, amadurecer. Os filhos precisam entender que um ciclo de suas vidas terminou, e outro se inicia. E os pais precisam entender que essa liberdade é parte do ciclo de vida normal de todos os seres humanos.

Fase Cinco: O Ninho Vazio

Depois que o último filho ou filha sai de casa, o casal corre o risco de enfrentar o que é conhecido com a síndrome do Ninho Vazio. Isso acontece com casais que passaram a vida inteira dedicada aos filhos, e que quando eles saem de casa, não conseguem mais encontrar satisfação com a pessoa com quem se casaram. Muitos casamentos enfrentam o divórcio, pois os cônjuges acham que não conseguem mais amar a pessoa com quem se casaram. O que eles precisam entender é que essa é uma oportunidade para que ambos reconstruam a relação entre os dois. É um momento de redescobrir a pessoa com quem se casaram, pois ainda tem muita alegria para ser partilhada um com o outro.

Fase Seis: Famílias Aposentadas

Nessa fase um ou os dois cônjuges enfrentam a dura realidade da aposentadoria. Apesar de ser um alvo comum para nós, parece que nunca estamos preparados para enfrentar essa situação quando ela aparece. Parar de trabalhar, e de uma hora para a outra, ter muitos períodos de tempo livre, normalmente faz com que a pessoa passe por momentos de depressão, de sentimentos de vazio e de falta de reconhecimento, e faz com que elas se sintam pessoas sem perspectiva de futuro. Por outro lado, esse é o momento de curtirem os netos. E também de se envolverem em novas atividades, de viajarem mais, de curtirem mais a vida, pois durante a vida inteira que passaram, não tiveram tempo para nada.

Não sei em que fase da vida a dois vocês se encontram, mas queria que vocês pensassem seriamente em investir tempo para se prepararem para o futuro. Saibam que o melhor investimento é aproveitar bastante a companhia um do outro nesse momento, e então pensarem em como poderão ser mais felizes no futuro. O mais importante remédio para enfrentar todas essas situações é que os dois invistam em uma atitude positiva para com a vida, reconhecendo as bênçãos que Deus concede a cada dia. Assim fazendo, vocês poderão ser muito felizes sempre.

Que Deus abençoe sua família,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo