domingo, 10 de novembro de 2013

O Amor no Casamento (parte 2) – O Que Ele Mais Precisa


Em nosso último artigo discutimos aspectos para não permitir que o amor simplesmente desapareça do casamento. Demos a recomendação inicial para os homens, para que entendessem um pouco melhor como lidar com as suas esposas. Minha esposa escreveu a maior parte do artigo, para que os homens pudessem ter ideia do que as mulheres realmente sentem faltam, e sonham em receber de seus maridos.

Agora, tomo a frente para escrever sobre as necessidades masculinas. Mulheres, nós também temos necessidades, mesmo que vocês não percebam isso. Contudo, uma diferença básica entre homens e mulheres é que para as mulheres, as necessidades são sentidas profundamente. Para os homens, muitas vezes eles nem percebem que precisam disso. A razão para tal é que muitos deles nunca encontraram, nem mesmo em sua infância, alguém que suprisse neles essa falta. Por essa razão, muitos deles escolheram se fechar para si mesmos, e se preocupar apenas em agradar suas esposas.


Muitos ignoram a si mesmos, em termos emocionais, e depois não conseguem entender porque estão se sentindo do jeito que se sentem. Muitos levam a vida em uma correria que nem mesmo percebem que estão tentando suprir pelo seu trabalho carências que são de âmbito emocional.

Pois bem, mulheres, vocês podem ser instrumentos de transformação de seus maridos. Sim, vocês podem fazer a diferença. Só que essa diferença não acontece quando você fala para ele o que percebe que ele sente. Pois como ele nunca pensou, é muito provável que não reconheça que sente falta disso. O que você deve fazer é simplesmente começar a agir, e com isso, transformar a forma de tratá-lo. Se fizer isso, pode ter certeza de que com o tempo, ele será outro homem, e você não terá tido nem o trabalho de confrontá-lo ou perdido tempo com brigas para fazê-lo entender.

Agora, um último detalhe: Quando os homens têm a tendência de quando ouvem o que necessitam fazer para corrigir as coisas, simplesmente fazer uma lista mental de tudo e começar a colocar em prática, o mais fielmente possível ao que entenderam. Já as mulheres, quando entram em contato com ideias novas, que ainda não conhecem, passam por um momento de descrença, esperando para ver se ele age primeiro, ou tomando a iniciativa, mas apenas como teste para ver se realmente faz alguma diferença.

Pois bem, aqui segue um conselho especial para as esposas: Façam e podem ter certeza de que as coisas serão diferentes. Agora, vocês precisam fazer realmente. Não adianta fazer um dia e esperar que no dia seguinte ele seja o príncipe encantado com o qual você sempre sonhou. Imagine que a situação se parece mais com a necessidade de fazer um retorno com o transatlântico. Demanda tempo e paciência para que alguma coisa diferente aconteça na vida do casal.

Então, quero listar abaixo cinco necessidades que a maioria dos homens tem, e que faz com que eles se sintam amados e cuidados por suas esposas.



Necessidades Masculinas

Sim, como já foi dito no artigo anterior, as pessoas são diferentes, e têm necessidades peculiares. O que estamos apresentando nesses artigos são tendências gerais, realidades mais comuns. Pode ser que em seu caso, a lista ou a ordem das coisas seja diferente. Isso não quer dizer que não esteja certo. Simplesmente ajuste as questões, e coloque em prática para transformar também o seu casamento.

A primeira e mais importante necessidade masculina é a de respeito e admiração. Todo homem, não importa quantos anos tenha, tem a necessidade de se sentir admirado por alguém. Desde pequeno, ele levava a tarefa escolar para casa, e mostrava para seu pai e/ou mãe, para que fosse elogiado. Muitos nunca receberam nem mesmo uma palavra de admiração. Ao contrário, muitos sempre viveram com críticas e sendo menosprezados.

Assim, quando eles percebem que a mesma situação se repete em seu casamento, ele se sente extremamente vazio e irritado com sua esposa.

Cara esposa, lembre-se de que não há ninguém no mundo que possa competir com seu marido. Você precisa ser a admiradora mais empolgada de seu marido. Mesmo que ele não mereça sua admiração e respeito, ele necessita desesperadamente disso. Se você não consegue ver nada pelo que possa admirar seu marido, peça a Deus para lhe mostrar quais são os talentos, as virtudes, os aspectos mais bonitos dele.

Mesmo quando ele faz algo errado, e com o que você não concorde, discorde dele com respeito. Trate da situação, e não da pessoa que ele é.

E, principalmente, evite a tendência de agir como mãe de seu marido. Ao tentar expor sua insatisfação, você pode agir tentando pontuar para ele em que ele errou. Mas lembre-se que isso vai soar aos ouvidos dele como se fosse a mãe dele falando, e ou ele reagirá com raiva, ou então se fechará e se transformará numa pedra de gelo, acabando com a comunicação. Nunca tente consertar seu marido. Peça para Deus atuar em você, e nele. E deixe que Deus o transforme.

A segunda grande necessidade do marido é de companheirismo. O homem almeja que sua esposa se interesse pelas atividades das quais ele gosta. No fundo, apesar de não reconhecer isso, ele deseja fazer as coisas de homem com a esposa dele.  Mas que ele esteja realmente interessada na sua companhia. Minha esposa de vez em quando lê artigos na internet sobre futebol, e vem conversar comigo, pois sabe que eu gosto desse tema. Ela não é uma expert no assunto, mas consigo conversar com ela, e isso é muito bom. Agora, ela não fica constantemente me perguntando as regras. Depois que a internet se popularizou, ela consegue ver as regras muito melhor explicadas em algum site do que comigo. Digo isso porque, apesar de gostarmos da companhia de nossas esposas, não queremos ter de explicar tudo a todo o momento. Por isso, lembre-se: esteja por perto, mas converse pouco. Ele apenas deseja sua companhia.

Em terceiro lugar, entre as necessidades masculinas, está a necessidade que ele tem de que você cuide de sua aparência. O tempo passa, e as marcas ficam. Mas você deve pensar em fazer o melhor que puder para ele. Isso não quer dizer que você deve buscar cirurgia a cada nova variação em seu corpo ou em sua pele. Não, porque isso é lutar contra a dura realidade do tempo. E essa luta não tem fim. O que você deve se preocupar em fazer é se preparar para ele, se arrumar para ele. Capriche em seu visual. Valorize-se por ser esposa dele. Homens gostam de ver mulheres que se preocupam em estar bem por que vivem com eles.

A quarta necessidade do homem é a de afeto. Sim, por incrível que pareça, os homens também precisam de afeto, só que isso se resume à intimidade física. Essa é uma parte muito importante para o homem, pois comunica profunda união e segurança emocional. Se por acaso para você é algo complicado, por causa de traumas ou dificuldades que você tenha, procure ajuda. Não deixe que essas questões destruam sua vida conjugal.

Por fim, entre as principais necessidades masculinas, está a de uma auxiliadora. O propósito da criação da mulher foi esse. E isso ainda é uma realidade mesmo tanto tempo depois. O homem precisa da mulher para lidar com a vida. Ele precisa dela para compartilhar as responsabilidades, para ajudá-lo a ver coisas de novas perspectivas, e também de alguém que cuide dele, da casa e dos filhos. Não estou dizendo que ela é a única responsável por isso, pois acredito que ambos necessitam se envolver no cuidado da casa e das crianças. Mas acho que a mulher deve gerir, deve tomar a frente. Na maioria das vezes, elas conseguem fazer mais coisas do que os homens. Acima de tudo, ela deveria se perguntar: “como posso aperfeiçoar o sucesso de meu marido nessa vida?”



Aqui estão as necessidades. Não sei se você concordou com elas, ou se desaprovou-as. Se não concorda, e quiser expressar sua opinião, pode escrever para nosso e-mail abaixo, ou deixar um comentário no final desse texto. Mas, quero dizer que muitos casamentos podem ser diferentes se os casais adotarem como estilo de vida o desejo de tratar seus cônjuges não de acordo com o que eles fazem, mas de acordo com o que necessitam.



Que Deus abençoe você e seu casamento,

Osmar Reis Junior e Bruna Reis

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo