sábado, 9 de novembro de 2013

O Amor no Casamento (parte 1) – O Que Ela Mais Deseja

Há umas duas semanas foi comemorado o dia mais romântico do ano, o dia dos namorados. Para muitos casais, essa talvez seja a única ocasião, em 365 dias, em que o esposo ou esposa demonstra carinho, afeto e atenção pelo outro. Por que será que isso acontece? Em que momento da vida nós perdemos aquela paixão que nos motivava a escrever bilhetes de amor, enviar flores, passar horas no telefone? O que acontece na relação conjugal logo após dizermos o “sim” na frente do pastor ou do juiz?

O que a maioria dos casais não sabe é que o relacionamento entre um homem e uma mulher passa por algumas fases. À medida em que entendemos essas fases, fica mais fácil compreender a situação em que se encontra o seu casamento, e como você pode melhorá-lo a cada, de modo que o dia dos namorados não aconteça apenas no dia 12 de junho, mas todos os dias do ano. Ficou curioso para saber que fases são essas? Então vamos lá!

Fase Um: Paixão - para muitos, esse estágio representa apenas uma distante lembrança. Foi nessa fase que vocês começaram a se conhecer melhor, e descobriram que a presença um do outro causava borboletas no estômago, esfriava as mãos, fazia as palavras gaguejarem e o coração querer sair pela boca. Aqui, o casal é tomado pela “poção do amor”. E essa poção é pura química! Quando conhecemos alguém que atrai nossos sentidos, especialmente o olhar e o olfato, nosso corpo passa a produzir substâncias químicas que geram as sensações de euforia, felicidade, ansiedade e excitação, todas ao mesmo tempo. O rapaz calado torna-se falante e passa a declamar poesias com facilidade. A moça caseira torna-se uma apreciadora de passeios ao ar livre. Tudo o que vocês querem é ter a companhia um do outro para sempre! E por isso decidem SE CASAR!

Fase Dois: Conformismo - esse estágio pega muitos casais de surpresa, especialmente porque ele aparece logo depois do casamento. Na fase do conformismo, a poção do amor perde seus efeitos, à semelhança do conto infantil, em que a Cinderela se torna a gata borralheira à meia-noite. O encantamento passa, a química desaparece, e você não entende o que te atrai nessa pessoa com a qual você está unido(a) pela vida inteira. Os defeitos se tornam evidentes, e pequenas características que antes pareciam encantadoras, agora são irritantes! Os dois voltam ao seu comportamento natural, e primeira impressão que vem à mente é: cometi um grande erro! Nesse momento, todo casal fica diante de uma encruzilhada em que há três caminhos a seguir. A maioria dos casamento escolhe a opção mais “fácil”, chamada divórcio; outra grande parte, segue pelo caminho da infelicidade, e passam  a conviver sob o mesmo teto, mas não há mais companheirismo, amizade ou respeito; há alguns, porém, que decidem pagar o preço para se ter um casamento feliz e realizado, e passam à terceira etapa do casamento, que é:

Fase Três: Descoberta – essa talvez seja a fase mais difícil entre as quatro, porque necessita de força de vontade e espírito de equipe. Nesse estágio, você já descobriu que seu cônjuge não é perfeito, e que ele ou ela não são um príncipe ou princesa encantados. Mas, nesse momento, ao invés de desistir de tudo, vocês dois decidem trabalhar juntos pelo sucesso da relação, desenvolvendo características que atendam às necessidades do outro. E que necessidades seriam essas? Agora é a hora de redescobrir! Tomem tempo para conversar um com o outro sobre suas fraquezas e seus desejos. Exercite a memória para relembrar o que você fazia no tempo do namoro, a fim de conquistar o coração do seu amado(a) e coloque em prática! Peça a Deus para ajuda-lo(a) a enaltecer as virtudes de seu cônjuge, ao invés dos defeitos. Um bocado de vontade e uma pitada de paciência os ajudarão a obter valiosos resultados nessa etapa, e os levarão à fase seguinte, a mais prazerosa de todas!

Fase Quatro: Conexão – nesse estágio, reunimos o melhor da paixão, com o melhor da descoberta. Depois de passarem por turbulências e nuvens carregadas, o casamento de vocês sai fortalecido, e, de repente, você descobre que seu cônjuge, nesse intervalo, se tornou o seu melhor amigo. Esse é o momento para fortalecer a amizade, o companheirismo e a cumplicidade. Vocês já se conhecem tão bem, que sabem exatamente o que não fazer a fim de evitar irritações, e o que fazer para afagar o coração amado. As relações mais felizes e mais duradouras são as que conseguem chegar a essa última etapa. Mas, e você? Em que fase se encontra? Está preso no conformismo? Não consegue desenvolver a descoberta? Deseja muito chegar à conexão, mas não sabe por onde começar? Para ajuda-lo(a), trouxemos aqui algumas dicas para ajuda-lo a abrir novamente o coração do seu cônjuge. Não vá deixar para começar a coloca-las em prática amanhã, hein? A hora é agora!



Necessidades femininas

Pessoas são diferentes, e cada mulher tem necessidades especiais e peculiares. Porém, há algumas que são comuns a todas, e, pode ter certeza, aplicam-se à sua esposa também. Então, se você quer reconquistar sua amada, e fazer do seu casamento um eterno romance, mãos à obra!

A primeira e mais básica necessidade de uma mulher é AFETO. Afeto, para a mente feminina, significa amor. Toda mulher precisa saber que é amada por seu marido. Demonstre afeto através de toques – andar de mãos dadas, abraça-la enquanto ela cozinha, beijá-la sem segundas intenções; através de atos – comprar flores sem motivo especial, deixar um bilhetinho no espelho para quando ela acordar, abrir a porta do carro para ela entrar; e através de palavras – diga diária e repetidamente “eu te amo”, elogie-a com frequência, valorize o que ela é e o que ela faz.

Não menos importante do que o afeto é a HONRA. Honra significa fidelidade. Sua esposa precisa saber que ela está acima de todas as outras mulheres em sua vida, inclusive a sua mãe. Ela também necessita sentir-se honrada naquilo que você olha. Nada afeta mais a autoestima de uma mulher do que saber que seu marido olha para outras mulheres (ainda que apenas na televisão, internet ou em um outdoor na rua) com desejo ou lascívia. Para isso, feche as avenidas da tentação, desvie o olhar, mude o canal, desligue o computador, e honre o seu casamento e o seu lar.

A terceira necessidade feminina é TRANSPARÊNCIA. Homens, naturalmente, tem dificuldade de se abrir e falar sobre emoções, mas sua esposa necessita saber o que vai no seu coração! Se algo está deixando você preocupado, conte a ela. Se necessário, peça-lhe um tempo para pensar no seu problema, mas deixa-a a par do que se passa. Conte-lhe seus planos, seus sonhos, fracassos. Informe-a o motivo de seu atraso para chegar em casa, onde você esteve durante o intervalo do almoço, etc. Essas informações a deixarão mais segura e mais confiante em você.

Toda mulher precisa de COMPREENSÃO. Não é novidade para ninguém que mulheres choram, certo? Choram quando estão felizes, quando estão tristes, quando estão preocupadas, quando veem um filme… O homem, quando vê uma mulher chorando, logo pensa que precisa “consertá-la”, mas não é disso que ela precisa. Ela só necessita ser ouvida, abraçada e consolada. Ofereça um lenço e o seu ombro para que ela possa chorar e desabafar, e você se tornará o grande herói da sua amada.

Por fim, a quinta necessidade feminina é de COMPROMISSO. Compromisso significa que você emprega todas as suas energias para a felicidade do seu casamento. Isso implica que, além do trabalho árduo que você realiza para sustentar a casa, será necessário também colaborar nas atividades pelas quais ela é responsável, como lavar a louça, cuidar das crianças, colocar a mesa para o jantar… Ou seja, você, marido, precisa mostrar que seu relacionamento e sua família estão acima de qualquer outra coisa, e que seu desejo é fazê-la feliz.

O homem também tem suas necessidades, mas essas serão exploradas no próximo artigo. Por enquanto, maridos, aproveitem para entender melhor sua esposa, e não desistir de amá-la, independente do momento e da fase do amor em que se encontram. Saibam que o amor de vocês ainda tem muito a crescer para glorificar a Deus, e ser uma alegria para sua família.

Que Deus abençoe você e seu casamento,

Osmar Reis Junior e Bruna Reis

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo