sábado, 31 de agosto de 2013

COMO O DIABO TRABALHA PARA DESTRUIR UM CASAMENTO?

O diabo trabalha para destruir a família, se em casa está mau o resto não importa o quanto esteja bem a mente não está em paz. E ele quer destruir porque veio para isso mesmo, muitas pessoas quando saem da casa dos pais ou separam-se até saem da igreja, perdem o trabalho, ficam doentes, perdem a cabeça e quando vê já perdeu tudo, a família por pior que seja dentro de casa mas é a nossa base para vida, quando tudo dá errado lá fora para onde corremos? para a nossa casa lá é nosso refúgio terrestre, onde descansamos, onde choramos é tudo que temos. Deus fez primeiro o casamento depois a igreja, posso ver por aí que a ordem é Deus, a familia e a igreja.
Numa discussão quem tem razão? - Ninguém - Um joga na cara do outro o que mais pode. Perdem a razão, a educação e o respeito, ofendem, magoam e acabam por falar coisas que não queriam falar e no final se distanciam e as palavras ficam eternizadas na memória, por mais que se perdoem.
O inimigo se coloca entre o casal ou entre pais e filhos ou irmãos e desencadeia uma discussão que nunca acaba bem, ele vai jogando setas na mente um do outro para relembrarem erros do passado um do outro e quando se dão conta estão discutindo por motivos sem sentido, mas o importante para o inimigo é prolongar a discussão para se ofenderem o bastante para gerar uma ofensa, uma mágoa e se possível até uma separação. No fim não discutem mais um assunto a fim de concertar a relação, mas sim caem no jogo do inimigo e entram numa competição para quem ofende mais e ganha aquele que consegue fazer o outro calar-se.
Na verdade ninguém ganha os dois perdem, perdem os planos que caem no chão e acabam ficando chateados um com outro e o único que ganha é a trupe do diabo que fica rindo e aplaudindo porque conseguiram separar um casal por um fim de semana, estragaram uma viajem, um feriado, e até estragaram o casamento porque muitos nem conseguem mais se suportarem e vem o a separação. Quando o casal planeja algo o inimigo já chega junto para estragar, quantas vezes você planejou algo para o fim de semana ou feriado e acabaram brigando antes e estragando tudo, por fim ficaram em casa. Pessoas ignoram a presença do diabo mas ele é real está ai do lado, ele está sempre pronto para destruir e não perde tempo, não entra em férias bate cartão até no domingo...
Mas se ele confrontar com o Nome de Jesus ele tem que cair, é o único que o vence não adianta usar outras armas, acabe de uma vez por todas com o destruidor do teu casamento, do teu lar. Destrua ele EM NOME DE JESUS que ele não vai prevalecer não. Quantos não sabem e não conseguem lutar contra o diabo, mas você sabe qual a arma que o aniquila, então vai deixar ele ficar no meio do seu casamento????????????????

AD

Leia mais...

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Caráter de um bom casamento

Diz-se com freqüência que um bom casamento é uma "amostra do céu". O companheirismo de que um homem e uma mulher podem gozar em relação ao casamento é uma bênção imensa dada por nosso Criador (Gênesis 2:18-24).
Certamente, Deus destinou o casamento a ser benéfico e satisfatório para ambos, o esposo e a esposa. Infelizmente, muitos casais não descreveriam seus casamentos como "celestiais".
Estratégias Inaproveitáveis
O que podemos fazer para termos "bons casamentos"?
Homens e mulheres têm tentado várias estratégias para assegurar casamentos bem sucedidos. Muitos têm raciocinado que o modo de ter um bom casamento é casar-se com a pessoa de melhor aparência possível. Conquanto não seja pecado ser fisicamente atraente, a aparência pessoal não é garantia de que uma pessoa será uma boa companheira.
O homem extremamente elegante ou a mulher impressionantemente bela com freqüência não dão bons esposos! Outros têm concluído que um casamento espetacular e uma lua-de-mel dispendiosa são o ponto de partida de um bom casamento.
Contudo, estas são coisas que não duram muito tempo e quando a grandiosidade da cerimônia e a emoção da lua-de-mel passam, é comum que o esposo e a esposa descubram que sua relação não é realmente muito boa. Ainda outros têm seguido a estratégia de acumular bens antes de casar ou, em alguns casos, de procurar uma pessoa rica com quem casar! Tal segurança financeira constituirá, pensam eles, o alicerce de um bom casamento. Algumas vezes parceiros em al relação assentada sobre a riqueza material pagarão quase tudo para escapar do casamento. O resultado de tais preparativos financeiros é que há mais bens a serem divididos quando o casal se divorcia.
Deverá ser notado que não há nada inerentemente pecaminoso em ser fisicamente atraente, ter um grande casamento e uma lua-de-mel agradabilíssima ou mesmo economizar dinheiro antes do casamento com a esperança de um padrão de vida mais alto. Cada uma destas coisas pode ser uma bênção para um casamento. Nenhuma destas coisas, contudo, resulta necessariamente em um bom casamento. Se desejamos relações satisfatórias, precisamos abandonar as soluções e valores de sabedoria humana e consultar o manual de casamento escrito por Aquele que criou o casamento no princípio. Na Bíblia podemos encontrar toda a informação que precisamos para construir casamentos bem sucedidos.

Instruções Divinas

As Escrituras ensinam que o casamento é destinado a durar até que um dos cônjuges morra (Romanos 7:1-3; Marcos 10:9). Se cada parceiro mantiver esta convicção, o casamento terá uma possibilidade maior de dar certo. Quando aparecem problemas (e sempre aparecem!), tanto o esposo como a esposa empenham-se em resolvê-los em vez de procurar escapar facilmente através do divórcio.
Quando Paulo escreveu sobre as responsabilidades dos cônjuges, ele observou que as esposas deveriam ser submissas a seus esposos (Efésios 5:22-24). Ele ordenou ainda mais que os esposos deveriam amar suas esposas (Efésios 5:25-29). Este amor (na língua grega, "agape") não é de puro sentimento ou mesmo a expressão de palavras vazias, mas é antes o resultado de uma escolha moral e expressa-se em ação.
Elcana, pai do profeta Samuel do Velho Testamento, evidentemente amava profundamente sua esposa Ana (1 Samuel 1:1-8). Ele expressou seu amor por ela através de sua generosidade. Além do mais, este tipo de amor busca o bem estar de outros independente do tratamento com que eles retribuem.
O apóstolo Paulo descreveu o caráter deste amor em 1 Coríntios 13:4-7. As responsabilidades de amor e submissão incluem outras específicas.Por exemplo, para amar sua esposa, o esposo tem que se comunicar com ela. Para procurar o melhor bem estar da esposa, ele precisa entender as necessidades e desejos dela.
Mais uma vez, observando o exemplo de Elcana e Ana, quando ela estava triste por causa de sua esterilidade e da provocação de sua rival, Elcana procurou descobrir a causa de sua angústia (1 Samuel 1:4-5, 8). Se o esposo comunica a razão para suas decisões, torna-se muito mais fácil para a esposa submeter-se.
Sem comunicação adequada entre cônjuges, é extremamente difícil, talvez impossível, ter-se um bom casamento. Comunicação franca entre esposo e esposa permite a cada um entender melhor o outro, evitando muitos desentendimentos. A participação nas opiniões, sonhos e temores através da comunicação permite uma intimidade que ajuda a unir o casal.

Honestidade

Todos os bons casamentos exigem honestidade e discrição de ambos. Tanto esposo como esposa deverão empenhar-se em sempre falar a verdade um ao outro (Efésios 4:25; Colossenses 3:9). Bons casamentos dependem da confiança e uma mentira descoberta destrói essa confiança.
A esposa que descobre que seu esposo mentiu para ela em um assunto imaginará que ele no futuro estará mentindo também sobre outros assuntos . . . mesmo que ele esteja falando a verdade. Infelizmente, aqueles que praticam o engano com freqüência acreditam arrogantemente que são muito inteligentes para "serem apanhados".
O mentiroso pode freqüentemente cobrir seu engano por algum tempo, mas as mentiras costumam ser descobertas. A esposa que esconde informação de seu esposo está também praticando o engano, uma forma de desonestidade. A suspeita que resulta quando o engano é descoberto ameaça a bela intimidade possível num casamento.
Discrição
Quando duas pessoas vivem juntas ainda que por curto período de tempo, elas podem aprender algumas coisas nada lisonjeiras sobre um e outro. Num bom casamento, o esposo não falará destas faltas de sua esposa com outros. Ele protegerá a reputação dela à vista dos outros, enquanto trabalhará para ajudá-la a melhorar nessas áreas. De modo semelhante, a esposa não discutirá as fraquezas de seu esposo com outras pessoas.
A prática de tal discrição encorajará maior intimidade na comunicação dentro do casamento. Cada parceiro sentir-se-á bem partilhando com o outro os pensamentos mais particulares porque ele ou ela sabe que estes pensamentos não serão revelados a outros.

Fidelidade Sexual

Poucas coisas destroem um casamento mais depressa do que a infidelidade sexual. Num bom casamento, cada parceiro tem não somente de se abster de atos abertos de impureza sexual, mas não deve dar ao outro causa para suspeita.
O esposo precisa evitar que seus olhos se fixem na direção de outras mulheres e a esposa tem que ser cuidadosa para que seu comportamento a respeito de outros homens seja puro (Mateus 5:27-28).

Respeito

O resumo feito por Paulo das responsabilidades do esposo e da esposa em Efésios 5:33 revela que a submissão da esposa envolve respeito ao seu esposo. Do mesmo modo, o esposo não deverá tratar sua esposa como inferior a ele porque ela voluntariamente aceitou uma posição de submissão (1 Pedro 3:7).
Em vez disso, ele deverá tratá-la com dignidade e consideração. Ele não deve diminuí-la nem tratá-la com aspereza ou amargura simplesmente porque Deus lhe deu autoridade na família (Colossenses 3:19).

Altruísmo
O egoísmo está na base de um número incrível de dificuldades matrimoniais. É extremamente difícil viver com alguém que sempre pensa só em si mesmo. Cuidar de uma criança é trabalho duro porque ela não tem consideração com as necessidades e desejos dos outros. Suas necessidades precisam ser satisfeitas imediatamente ou ela fará com que seus pais saibam de sua infelicidade por meio de gritos estridentes! Como adultos, já deveremos ter ultrapassado tal egoísmo, mas infelizmente alguns esposos agem bem dessa mesma maneira. Se as coisas não são feitas como lhes serve, eles ficam trombudos ou têm ataques de cólera, muito parecidos com os das crianças que não sabem de nada melhor. A mulher virtuosa de Provérbios 31 sacrificava-se, trabalhando para prover a sua casa (Provérbios 31:10-31). Cada cônjuge [amadurecido] deverá estar querendo pôr as necessidades e desejos do outro antes do seu próprio, se necessário (Filipenses 2:4; 1 Coríntios 13:5), e os que são infantis não deveriam casar-se!

Paciência

A paciência é o lubrificante que evita que o casamento se aqueça demais quando os problemas provocam atrito entre os parceiros. Uma falta de paciência, no mais das vezes, resulta em decisões insensatas ou irritação. Tiago deu bom conselho quando escreveu "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus" (Tiago 1:19-20). A paciência é aquela qualidade que permite a uma pessoa suportar com calma serenidade uma situação que não é ideal ou desejável (longanimidade; Gálatas 5:22; Efésios 4:2; Colossenses 3:12).
A impaciência é quase sempre uma forma de egoísmo na qual nos tornamos furiosos porque as coisas não estão acontecendo do modo que queremos que aconteçam. Haverá muitas ocasiões durante um casamento nas quais as coisas não serão ideais!

Humildade

Algumas pessoas não querem admitir nenhuma falha. É inevitável que um cônjuge peque contra o outro. A humildade é a qualidade que permite-nos reconhecer nossa própria falibilidade, admitir nossas faltas e pedir perdão àqueles que tivermos maltratado. A pressuposição de que sempre sabemos o que é melhor ou que nunca cometemos nenhum erro é uma forma de arrogância. Tal arrogância é oposta ao amor (1 Coríntios 13:4). Num bom casamento, ambos os parceiros servirão um ao outro fazendo muitos pequenos favores.
A arrogância não permite a "atitude servil" (João 13:1-15). A humildade também ajuda a perdoar os outros que pecam contra nós, porque nos lembra que nós mesmos somos falíveis e freqüentemente necessitamos ser perdoados (Efésios 4:31-32; Colossenses 3:13). No decorrer de um casamento, haverá muitas oportunidades para perdoar seu cônjuge! Ofensas não perdoadas tendem a ser como feridas não curadas, inflamadas; elas afetam severamente a saúde da relação.
Quando alguém está procurando um bom companheiro ou simplesmente tentando melhorar uma relação conjugal existente, estes princípios ajudarão a assegurar um casamento bem sucedido. De fato, muitos desses traços característicos que promovem um casamento bem sucedido podem ser aplicados praticamente em qualquer relação humana para torná-la melhor!

 Allen Dvorak

Leia mais...

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Casamento definido

Não é segredo que os casamentos estão sob o ataque do mundo. Não é uma surpresa, já que o casamento é uma ilustração visível de Cristo e Sua Igreja. Que lugar ótimo para as forças do inferno lançarem seus dardos inflamados. Como resposta a isso, nossa igreja tenta realizar, no mínimo, duas conferências sobre casamento por ano (com esperanças de termos mais). E eu fiquei incumbido de usar recursos diversos e montar um currículo para a conferência.
Nossa primeira sessão é “O que é casamento?”. Nesta sessão, nós tentamos chegar conjuntamente a uma teologia do casamento. Começamos definindo “casamento”. Até onde eu sei, essa definição é original. Eu gostaria de compartilhá-la com vocês e depois explicá-la um pouco – espero que para seu benefício.
Casamento é uma aliança pactual, criado por Deus, entre um homem e uma mulher, para a nossa santidade e nossa alegria, como uma ilustração do Evangelho para expressão da glória de Deus.
Se eu pegar essa definição separadamente, posso chegar a sete afirmações individuais (e elas são usadas como pontos principais para o ensino da primeira sessão).
Uma aliança pactual – Alianças são um assunto muito importante para Deus. A quebra de um pacto é também uma questão muito importante para Deus. Para ter uma noção de como pacto é uma questão importante, considere Gênesis 15. O Senhor passa por uma série de animais que estão rasgados pela metade e praticamente diz: “Se eu quebrar meu pacto, o que aconteceu com esses animais, acontecerá comigo”. Os pactos são muito importantes.
Criado por Deus – Se os homens tivessem criado o casamento, então, poderíamos estabelecer suas regras. Mas o casamento é uma aliança pactual criada por Deus e, sendo assim, Ele é quem estabelece as regras. Deus criou o seu casamento, então pare com essa conversa tola de “casei com a pessoa errada”.
Entre um homem e uma mulher – Os dois devem se tornar um. Isso significa separar-se dos pais, de relacionamentos passados, de relacionamentos futuros e de qualquer outro amante. Isso também vai contra qualquer argumento sobre homossexualidade ser chamada de casamento.
Para nossa santidade – O casamento é um dos meios que Deus estabeleceu para nos santificar. Deus não fica satisfeito meramente com termos um “bom” casamento. Deus deseja usar nosso casamento para nos conformar mais e mais à imagem de Cristo. Deus tem um plano de resgate para o seu casamento. O objetivo dEle não é apenas resgatar o seu casamento. O objetivo dEle é usar o seu casamento para te resgatar.
Para nossa alegria – Nossa alegria aumenta quando nós, em santidade, lutamos pela alegria do outro. O casamento pode ser extremamente feliz. Apenas leia os Cânticos dos Cânticos de Salomão para você ver. Além disso, se o casamento promove a santidade, ele também irá promover nossa alegria em Deus.
Como uma ilustração do evangelho – Seu casamento reflete Cristo e Sua igreja. Ele foi criado por Deus para ser uma ilustração visível para todos verem o amor entre Cristo e Sua Noiva.
Para expressão da glória de Deus – O propósito de Deus para a humanidade é que ela goze de Sua glória e a proclame. Com o casamento não é diferente. Ele usa o casamento para arrancar o pecado e a incredulidade do nosso coração. Ele usa o casamento para prolongar nossa alegria. Mas Ele também usa o casamento para fazer crianças, para elas crescerem e serem nutridas em lares cristãos.
Seu casamento tem propósito. Ele tem um significado. Não desista do seu casamento. Não pare de lutar pelo seu casamento. Saiba que Deus também está lutando por ele. Tenha fé nEle e vá em frente.
Aprecie o seu casamento. Deus está usando-o para mostrar Sua grandeza. Regozije-se no fato de que Deus está usando a união de dois pecadores para mostrar Sua incomparável grandeza e Seu amor trinitariano. O casamento é doce. Saboreie-o. Prove e veja que o Senhor é bom.

Mike Leake
Traduzido por Fernanda Vilela

Leia mais...

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CASAMENTO COMPROMISSO COM DEUS.

 " O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido."     I Co. 7.3


            O casamento é um compromisso com DEUS e com a vida, em casa o cônjuge abrir mão do direito exclusivo ao seu próprio corpo e conceder esse direito a outro cônjuge. Isso significa que nenhum dos cônjuges deve deixar de atender as necessidades de sua esposa através do AMOR, do respeito e do compromisso com a vida.
          Tais desejos dentro do casamento são naturais e providos por Deus, e evadir-se da responsabilidade maritais do outro cônjuge é expor o casamento às tentações de satanás no campo do adultério.

Companheirismo e complementação mútua do casal.

Gn. (2.18, E disse o SENHOR Deus: Näo é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele.

          Desde o princípio, Deus estabeleceu o casamento e a família que dela surge, como a primeira e a mais importante instituição humana na Terra. A palavra de Deus diz em.

 I Co. (11.11). Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

Preservação da pureza moral na família e na sociedade.

 I Co (7.2) Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

A imoralidade, prostituição, lascívia é terrivelmente abominável diante de Deus. Mais do que qualquer ato pecaminoso, profana o corpo, que é o templo do Espírito Santo. Por isso Paulo admoesta: "Fugi" da imoralidade sexual,  nos pensamentos, desejos, atos, filmes, livros ou revistas. Pelo contrário, devemos viver de tal maneira que glorifiquemos e agrademos a Deus o nosso corpo.

1 Co (6:19) “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

Quando decidimos seguir nossos próprios desejos (herança carnal), estamos sendo extremamente egoístas. Porque anulamos a oportunidade de sermos dirigidos pelo ESPÍRITO SANTO.

Gálatas (5:17 )“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opöem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”

Por isso lhe digo SALOMÃO cuide do Templo, e não deixeis levar por situações que retire o DONO DELE que é Jesus e lembre-se:

 1Co (10:13) “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

Ficar, trair, pensar em outro é Pecado?
Quando alguém sai  para ficar, está buscando o prazer para aquele momento. Já pensou que ao ficar você está buscando no outro aquilo que nem mesmo você tem? (ou seja, quando busco dentro do parceiro naquele pequeno encontro e não me encontro dentro dele, me FRUSTO).
FOGE DOS DESEJOS DA MOCIDADE.

2 TM 2:22) Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

 O marido ideal (inclusive obreiros)
Toda família necessita de um dirigente. Por isso, Deus atribui ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e família, inclui.
1º Provisão para a necessidade, espiritual e doméstica da família.
 I Tm.( 5.8.) Mas, se alguém näo tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

2) O amor, a proteção, a segurança e o interesse pelo bem estar dela, da maneira que Cristo ama a Igreja.

Colossenses. (3.19) Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.

3) Honra, compreensão, apreço e consideração pela esposa.

 I Pe. (3.7).Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

4) Lealdade e fidelidade na vivência conjugal;

Mt. (5.27,28); Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

 A esposa ideal (inclusive esposa de obreiro)
A esposa tem a tarefa, dada por Deus, de ajudar ao marido e submeter-se a ele "no Senhor". Seu dever para com o marido inclui:
1)    O amor.

 (Tito. 2.4)Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

2)    O respeito  

I Pe 3.1 e 2) Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;Considerando a vossa vida casta, em temor.

3)    A pureza .

(Tito. 2.5); A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus näo seja blasfemada.

4)    A submissão

(Ef. 5.22;) Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

5)    Um espírito manso e quieto .

(I Pe. 3.4) Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.

7)    E o ser uma boa mãe


(Tito. 2.4) Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

9)    As moças

(I Tm. 5.14; Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer;

As mulheres podem exercer uma influência transformadora, desde que estejam prontas a entregar seu caminho e sua vontade a Deus para confiar a Ele o controle de seus pensamentos, suas afeições e sua existência. A mulher sabia e piedosa faz do seu lar um lugar de refúgio, de paz e de alegria. Ao passo que a mulher imprudente se descuida da sua casa e família.

 (Pv. 14.1).  Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mäos

Não seja você um problema para sua família, seja uma BÊNÇÃO!

AD

Leia mais...

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sabedoria Para Reconstruir O Lar

“Com sabedoria se constrói a casa e com discernimento se consolida.Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; e quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória”(Pv.24:3-6 NVI)
Sabemos que não existem fórmulas para resolvermos problemas tão complexos como os de ordem familiar e relacional.
Mas de qualquer maneira existem algumas coisas que são básicas para se ter um lar refeito.Leia mais clicando abaixo.

Casos onde o casal está separado, mas que no fundo estão querendo reatar as relações e não estão conseguindo, então é sobre esses casos que vamos tratar aqui.

Vamos falar sobre algumas medidas não milagrosas, mas sim, básicas, e se tomadas com fé irá ajudar em muito a solução do problema.

Geralmente nesses casos, a falta de perdão, a quebra da comunicação, o orgulho, a falta de esperança , ou outras coisas concernentes, são os impedimentos.

Então vamos lá,:

PASSO 1- ARREPENDIMENTO.

A primeira coisa que os envolvidos devem fazer é ajustar a sua vida com Deus, pedir perdão pelos pecados cometidos, incluindo aí, os pecados cometidos contra o cônjuge.

O arrependimento deve ser genuíno e não somente porque está interessado na solução do problema.
Deve-se buscar isso, procurando transformar a tristeza em arrependimento conforme Paulo ensina aos coríntios:

“2Co 7:10- Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento, para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.”

Ficar triste com o fato ocorrido por si só não move o mundo espiritual. A tristeza transformada em arrependimento diante de Deus, essa é que gera algo novo no mundo espiritual.
Com relação ao pedido de perdão, nem sempre é possível o contato pessoalmente, então, escreva uma carta, um email, de um jeito e peça perdão, faça a sua parte, mesmo que seja o outro que errou contigo.

PASSO 2 – BUSCA DE DEUS

Conserte o teu relacionamento com Deus, sabendo que a presença Dele garante a vitória.

Pare de ficar desesperado correndo atrás do cônjuge que foi embora, procurando ouvir notícias vinda de todo lado e geralmente chegam até você distorcidas da verdade. Pare de perder seu tempo vigiando os passos do outro.

Concentre–se em Deus e aproveite o momento para crescer espiritualmente. Corre para Jesus, não para o cônjuge.

Muitas pessoas correm tanto atrás do cônjuge que este acaba por se enfadar e decidir-se de vez pela separação.

Quando você corre para perto de Jesus , veja o que acontece:

Sl 146: 18-19-Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.

PASSO 3- EXAMINE-SE A SI MESMO

I Co 11:28a – Examine-se, pois, o homem a si mesmo,…

É um momento muito oportuno para se fazer uma avaliação do ocorrido e, sem complacência consigo mesmo, determinar qual foi a sua participação no evento separação.

Qual a sua parcela de culpa. Lembro que dificilmente o erro está em uma só das partes, geralmente há erros de ambos os lados.

É bem verdade, que às vezes, só fica claro o último erro, aquele que determinou a separação e assim um só que leva a culpa.

Por isso é importante você se examinar, isso vai facilitar o processo de restauração através do perdão, pois quando eu admito a minha culpa, me torno mais justo e misericordioso com o outro.

PASSO 4: – CRESÇA COM O ERRO.

“Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.” ( Sl 19:12-13-NVI )

Alguns casais se separam e voltam várias vezes ao longo de um relacionamento e por fim, se acomodam num relacionamento não muito bom ou se separam.

E por isso se dá dessa forma? É possível que quando reataram o relacionamento não corrigiram posturas e comportamentos que foram determinantes para a separação e quando esses erros voltam a ocorrer, novamente o casal se separa.

Então é de bom alvitre que se aproveite este tempo para um crescimento, um amadurecer no seu caráter.

É preciso ser melhor do que antes para que quando o relacionamento for restabelecido os mesmos erros não aconteçam mais e haja paz.

Interessante que em alguns casos, o casal se separa e se casam com outras pessoas , constituindo assim novos casais, mais que também se separam, porque isso acontece?

Talvez,por causa dos mesmos velhos erros que não foram corrigidos.

Considerando que somos cooperadores com Deus, é preciso aprender como cooperar para que não haja mais separações ou conflitos.

E isso se dá através da leitura de bons textos sobre o assunto, mensagens, sermões, livros interessantes e etc. Incluo aqui a orientações com profissionais que tratam dos relacionamentos humanos, como conselheiros, psicólogos, pastores e psicoterapeutas.

O que nós temos visto são pessoas imaginando que vão se aconselhar com um desses profissionais e algo mágico vai acontecer.

Tais pessoas vão te dar um norte, um caminho a seguir, vão te levar a uma reflexão sobre, mas não são eles os cupidos que farão acontecer.

Pode até acontecer algo sobrenatural se for da parte de Deus, através das orações ele pode mudar o coração de qualquer um, assim como mudou o coração de Ezaú que tinha ódio mortal de seu irmão Jacó, mas quando se encontraram se abraçaram e juntos choraram.

A bíblia diz que o coração do rei está nas mãos de Deus, quanto mais o coração de seu cônjuge.

Deus transformou num só momento, o Rei Saul num novo homem ( I Sm 10:9).

O que você tem que fazer é buscar uma mudança necessária em você mesmo, já que você não pode mandar que o outro mude, então mude-se a si mesmo. Isso é atitude e fé e estas duas andam juntas.

PASSO 5 – DEMONSTRE QUE HOUVE MUDANÇA.

Muitas vezes , tudo que um cônjuge espera que aconteça é que o outro caia na real e mude seu comportamento.Uma coisa é examinar-se a outra é mudar-se a si mesmo. Ter uma nova postura.

Se é ciumento , que deixe de ser ou pelo menos busque o equilíbrio; se é encrenqueiro, que deixe de arrumar confusão por coisas pequenas ; se é violento ou agressivo, que não seja mais; se não tem controle emocional, que busque.

São muitas as possibilidades que se possa desejar que o outro mude.Vemos casais separados onde um luta de unhas e dentes para conseguir ter o outro de volta, mas só que, literalmente, é de unhas e dentes, na violência, na agressividade, na ofensa, na acusação. Nada disso trará o outro de volta.

Além de crescer com o erro, é preciso provar que houve mudança comportamental.

E alguns comportamentos só podem ser mudados com a ajuda de Deus, por isso Paulo falo assim:

Gl 5:16-26-Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais declaro, como já, antes, vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei.E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

PASSO 6 – FAÇA CONTATO DE MANEIRA AMISTOSA.
O outro precisa sentir saudades de você, precisa lembrar de coisas boas. Quanto ele se encontrar com você faça sempre de maneira amistosa. Os ânimos vão estar alterados, mas você não pode perder o controle. A mulher de cantares diz:

Ct 7:10 Eu sou do meu amado, e ele tem saudade de mim.

E olha que eles estavam em conflito, ela tinha tratado ele com descaso, mas ainda assim ela é doce quando faz menção dele.

Quando reencontrar o amado, faça tudo para não discutir , não acusar, mas sim, admita seus erros. Não se apaga fogo com gasolina.

A palavra branda desvia o furor , mas a palavra duro suscita a ira.

Tem pessoas que no desespero empurram o outro para mais longe ainda.E as vezes o empurrão é tão forte que o outro cai no colo de alguém.

PASSO 7- FALE BEM, NÃO FALE MAL.

Interessante quando as coisas não estão muito bem entre o casal, costuma-se falar mal um do outro.

E isso de alguma maneira vai chegar ao seu ouvido , mesmo porque fala-se com as mesmas pessoas, com aqueles que fazem parte do rol de amigos do casal.

Se quer ou tem que falar alguma coisa , que fale bem, pois quando falar bem o outro saberá e pode-se aumentar a chance de paz.

Veja o que aconteceu com a mulher Sulamita, no livro de Cantares. Ela usou de indiferença com seu amado, ele se foi, e ela sai em busca dele.

Ela apanha na rua dos guardas da cidade. É um preço que ela pagou. Há preços que se tem que pagar para encontrar o amado.Depois da surra que levou, ela pede ajuda para as pessoas , e ela fala dele da seguinte maneira:

Cantares 5:8-16-Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.
Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjures?
O meu amado é cândido e rubicundo; ele traz a bandeira entre dez mil.
A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo.
Os seus olhos são como os das pombas, junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.
As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são como lírios que gotejam mirra.
As suas mãos são como anéis de ouro, que têm engastadas as turquesas: o seu ventre, como alvo marfim, coberto de safiras.
As suas pernas, como colunas de mármore, fundadas sobre bases de ouro puro; o seu parecer, como o Líbano, excelente como os cedros.
O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém

PASSO 8 – ESPERE COM PACIÊNCIA.

Não fique vigiando os passos do outro, fazendo perguntas, falando pelos cotovelos, comentando com todo mundo. Acalme-se, se ele for teu ele voltará, se ele não voltar é porque já não era mais teu.Faça a sua parte e aguarde em Deus. Faça como Davi:

Sl 40:1-2- Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;
E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.

PASSO 8 – SE HÁ UMA TERCEIRA PESSOA, MOSTRE QUE VOCÊ É MAIS INTERESSANTE QUE ELA.

Quem quer reconquistar um amor, que já está num novo relacionamento, precisa saber que terá que ser melhor do que o novo parceiro ou a outra. Se for uma mulher, uma amante, você terá que ser melhor do que ela naquilo que o homem mais quer, uma companhia agradável , um bom sexo, e um lugar de paz para voltar toda tarde, onde irá descansar.

Algumas pessoas, depois que reconquistam o outro, faz da vida dele um inferno, e acabam perdendo-o de novo.

CONCLUSÃO: Espero poder ajudar com tais conselhos, mas lembre-se , que Deus pode e quer restaurar seu casamento, porque Ele odeia o divórcio, então ele não quer o seu.

Sued Santana

Leia mais...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Seja honesto(A) no casamento

"Beijados serão os lábios do que responde com honestidade”
                                                               Provérbios 24:26
Foto/Imagem Honestidade no casamento Estudos Biblicos
Honestidade no casamento é ser sincero e verdadeiro em todos os momentos da vida. A desonestidade e o engano podem destruir o tecido famíliar. Uma frase fingida às vezes pode parecer doce ao paladar, mas as palavras mentirosas acabam queimando no estômago como comida deteriorada até fazê-lo vomitar.
Quando você tiver que tomar uma decisão entre falar a verdade ou mentir, compare cuidadosamente os benefícios da honestidade com as conseqüências do engano.
A mentira é uma arma do mau que nos priva do mais importante relacionamento que temos que é a nossa família. Para isso é preciso empreender esforços para que a mentira seja banida do relacionamento familiar.
Uma meia verdade é pior do que uma mentira. A mentira vai roendo o tecido familiar. É evidente que a verdade sempre triunfará. A maior mentira que o diabo inventou é que os discípulos roubaram o corpo de Jesus Cristo e que a ressureição era uma farsa.
Essa foi uma das maiores mentiras inventadas pelo diabo. Jesus disse que o diabo é o pai da mentira.(Joao 8:32  ) No entanto a ressureição de Cristo, a grande verdade do universo, não pode ser encoberta. A verdade sempre triunfará.
Lembre-se! Sempre a verdade. Doa como doer. Nada é mais importante do que ser verdadeiro em todos os momentos da vida. Seja verdadeiro, fale a verdade, cante a verdade e experimente a grande liberdade patrocinada por Cristo na cruz ( E conhecereis a verdade.... João 8:32)
Viver a verdade implica em andar com honestidade. Viver uma vida honesta é uma das características de quem é verdadeiro. Se teus lábios são mentirosos, seu caminhar é falso. Se teus lábios amam a verdade eles serão beijados, ou seja, o respeito e a admiração das pessoas com quem você convive serão à força de tua vida, a mola propulsora do teu ânimo. A motivação de tua vida.
A honestidade nos relacionamentos precisa ser examinada para prover sabedoria e apoio para assegurar força e estabilidade. Ter firmeza positiva internamente cria um oásis de recursos espirituais, dando segurança para nos basearmos na nossa auto estima.
Honestidade é falar aquilo que se pensa e fazer aquilo que se fala. Não pode haver discrepâncias em pensamentos, palavras ou ações. Tal integração provê clareza e exemplo para outros. Alguns pensam: “eu sou honesto, mas ninguëm me entende”.
Isso não é ser honesto. A honestidade é tão nítida quanto um diamante sem falhas que jamais pode permanecer escondido. O valor torna-se visível nas ações das pessoas.
Apenas isso... Seja honesto (a).

Pedro Luiz De Almeid

Leia mais...

domingo, 25 de agosto de 2013

A bênção de um compromisso absoluto

Há dois relacionamentos em vida nos quais Deus exige compromisso absoluto: o relacionamento do cristão com Cristo e o relacionamento da pessoa casada com seu companheiro. Uma pessoa pode trocar sua cidadania por outra, pode mudar de emprego ou de casa ou de congregação. Mas, os compromissos com Cristo e com o companheiro de casamento são para a vida toda. Abandono de qualquer dos dois traz o desprezo de Deus.

Quando uma pessoa se torna cristã, ela promete sua lealdade a Cristo como seu Senhor e Rei. Perseguições podem vir, ou desânimo, ou tentações ou problemas na igreja, mas ela promete ser fiel, fiel até a morte. Semelhantemente, quando alguém se casa, ele promete à companheira seu amor e fidelidade enquanto os dois viverem. Problemas podem surgir, ou doença, ou dificuldades financeiras, ou pressão dos membros da família, ou mal-entendidos, mas ele promete ser fiel. Ele não a deixará. Ele nem pensa em divórcio. Ele tem um compromisso com ela—ele pertence a ela e ela a ele—e o compromisso é absoluto.

A vontade de Deus em relação à permanência do casamento é claramente revelada. No casamento, um homem deixa seu pai e sua mãe e se une à sua esposa (Gênesis 2:24). São ligados (Romanos 7:2-3). São ajuntados por Deus e não devem ser separados (Mateus 19:6). Eles se tornam uma só carne (Mateus 19:6). Não conseguimos imaginar termos mais fortes para descrever a permanência do relacionamento. Não é de admirar que Malaquias disse que Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16).

A maior alegria que o homem pode realizar na terra se encontra nesses dois relacionamentos de compromisso absoluto. A alegria não é encontrada no meio-compromisso. Um homem que está sempre considerando outros empregos, nunca se comprometendo com seu atual emprego, é um homem instável, dividido entre duas opções. É assim com a pessoa que tenta servir ao Senhor com meio-compromisso. Ele anda entediado e desinteressado, com apenas a religião suficiente para ficar infeliz. Ele procura segurar o mundo com uma mão e o Senhor com a outra, e não acha a felicidade em nenhum dos dois. Por outro lado, precisamos olhar para os apóstolos e os primeiros discípulos para ver que o compromisso absoluto, o tipo de compromisso que aceita perseguição e faz sacrifício, é um elemento básico da felicidade no Senhor (Atos 2:41-47; 5:40-42; 16:25).

É assim com o casamento. Deus sabia que a alegria no casamento seria encontrada somente no compromisso absoluto. Portanto, ele ordenou pelo apóstolo Paulo: "...cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido" (1 Coríntios 7:2). Essa declaração pode perturbar aqueles que, no passado, ignoraram o ensinamento dele (as conseqüências do pecado sempre são terríveis SGálatas 6:7-8), mas ela é para o benefício do homem, e vem de Deus, o qual manda para o nosso bem (Deuteronômio 10:13).

 Compromisso absoluto cria confiança no casamento. O marido não precisa se preocupar com a fidelidade de sua esposa, nem a esposa precisa se preocupar com a lealdade do marido, pois seu compromisso um com o outro é aberto e óbvio. Devido ao seu compromisso aberto, tentação à infidelidade quase não existe. Por outro lado, aqueles que têm meio-compromisso serão freqüentemente tentados, pois tentação é inerente ao compromisso parcial.

 Compromisso absoluto cria segurança no casamento. Segurança vem de confiança e permanência. Quando uma pessoa duvida se seu relacionamento com uma outra pessoa é forte e permanente, ela se sente insegura.

  Compromisso absoluto cria estabilidade no casamento. Já passaram os dias perturbados, instáveis e inseguros do namoro. Agora vem um relacionamento seguro e duradouro com um único parceiro.

 Compromisso absoluto constrói um alicerce sólido como a base do casamento. Sem esse alicerce, nenhuma família de qualidade será construída.

Gus Nichols escreveu uma vez que ele e sua esposa assistiram, no domingo anterior, às aulas bíblicas e dois cultos na congregação. Ele comentou que eles não tomaram a decisão naquele domingo, mas que a tomaram 40 anos antes, quando se tornaram cristãos. Ele disse que, quando apareceram em todas as reuniões da igreja, estavam meramente cumprindo o compromisso que haviam assumido 40 anos antes. Semelhantemente, eu coloquei a minha cabeça no travesseiro ontem à noite ao lado da minha esposa, e acordei hoje ao lado dela. Se Deus quiser, farei a mesma coisa hoje à noite e continuarei fazendo a mesma coisa enquanto nós dois vivermos. Não é que tomamos essa decisão agora, pois tomamos essa decisão há 25 anos. Meramente continuamos cumprindo o compromisso que fizemos muitos anos atrás.

"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hebreus 13:4).

Bill Hall

Leia mais...

sábado, 24 de agosto de 2013

Não me casei para me separar

Ninguém se casa pensando, em algum tempo, enfrentar uma separação, um divórcio. O conceito verdadeiro de casamento, à luz da Palavra de DEUS, de que só a morte o desfaz, já está incutida nos corações das pessoas mesmo antes delas se darem se tornarem uma só carne no matrimônio. O casamento é uma aliança entre duas pessoas solteiras ou viúvas, primeiramente, feita para DEUS, depois para os homens. DEUS é fiel testemunha dessa aliança e das promessas que são feitas diante DELE: “Prometo-te ser fiel, amar-te, respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe”. Esse é um voto importantíssimo, inquebrável, dito no momento de uma celebração matrimonial e registrado por DEUS no céu.

Embora todos os casais não tenham se casado com a ideia prévia de separação, eles precisam entender que o casamento, além de ser uma aliança espiritual, é conduzido por pessoas humanas, sujeitas a muitas falhas e fracassos. Dentre esses fracassos estão a infidelidade e o repúdio, duas coisas abomináveis aos olhos de DEUS e que produzem consequências tristes na vida daqueles que procuraram esses caminhos.

Assim como DEUS abomina a traição, a infidelidade, o adultério, ELE também aborrece o repúdio. Digamos que o adultério é o primeiro degrau da mácula da aliança e que o repúdio, o último. Geralmente um leva ao outro. Na verdade, seria bom, maravilhoso, se ninguém adulterasse. Mas como o adultério é muito possível na vida dos que não vigiam, dos que não andam com DEUS, então se ele vier a acontecer no seio da família, é preciso que maridos e esposas lutem para que o degrau da separação não se estabeleça entre eles. Quando não é possível evitá-lo, a pessoa cristã repudiada precisa se lembrar da aliança feita no passado, de que DEUS foi fiel testemunha dela e de que o voto precisa ser cumprido até a morte. A igreja de CRISTO precisa ter o discernimento de que o adultério pode ser cancelado por DEUS e o adúltero, perdoado. Essa é a visão que coloca a aliança acima das circunstâncias adversas e dos problemas.

Enquanto o adúltero estiver respirando, há esperança para ele. JESUS é a esperança e não podemos desconsiderar essa verdade. Quando os filhos de Israel contaminaram a terra com suas prostituições, seus adultérios, DEUS muito se indignou com eles, mas em nenhum momento fechou as portas da esperança, da cura, da libertação, da restituição sobre a vida deles. Antes, o SENHOR disse: “...Tu te prostituíste com muitos amantes, mas ainda assim, torna para mim, diz o Senhor” (Jeremias 3:1) (grifo meu). Nesse mesmo contexto, depois de somar os pecados da rebelde Israel, o SENHOR a orienta: “Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconhece a tua iniquidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda árvore verde; e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor. Convertei-vos, ó filhos rebeldes; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência” (Jeremias 3:12-15).
E a famosa mulher na Bíblia que foi presa em flagrante adultério e levada à presença de JESUS? Estavam ali pessoas que se sentiam santas demais, pessoas perfeitas demais, fariseus e escribas, cada um com uma pedra na mão, desejosos por apedrejá-la, e a pobre mulher, escravizada pelo adultério, no centro das atenções. JESUS disse aos fariseus “vocês também são pecadores!” e eles se retiraram da presença de JESUS. O Filho de DEUS a amou profundamente, não desistindo da vida dela, perdoando-lhe os pecados e ainda lhe dizendo: “vá e não peques mais!” (João 8:11).

Igreja (pessoas convertidas e transformadas pelo Espírito Santo) possui igualmente uma aliança com o DEUS Todo Poderoso, assim como o casamento, como bem observamos no livro aos Efésios. Mesmo tendo recebido essa aliança no princípio de tudo, na conversão, muitos imaginavam que iriam ter uma vida de anjo aqui na terra, imunes aos pecados e às aflições. Ninguém entregou a vida ao comando de DEUS, achando que iria desagrá-LO. Mas desagradamos, mas transgredimos, mas cometemos muitas iniquidades. Nem por isso o SENHOR nos abandonou ou desistiu de nós. ELE quer que sejamos fiéis a essa aliança até a morte, ou seja, não desistir dela jamais: “Não temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10); “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13).

Como disse no princípio, ninguém se casa para se separar, mas as separações acontecem, fruto do pecado. Ninguém escolhe um cônjuge acreditando que, no futuro, ele irá trair (senão ninguém mais se casaria). Mas as traições acontecem. Nem separações nem adultério representam o fim do casamento, o fim do caminho. Enquanto houver vida, há esperança de restauração. Desistir do casamento é o mesmo que desistir de ser igreja, pela sublime comparação que foi feita pelo apóstolo Paulo no livro aos Efésios, e que também serve para nós, os nossos dias. Casamento é uma aliança, igreja também é. O casamento está sujeito a lutas, traições e a grandes crises, a igreja também está. Mas em tudo e em todos, encontramos em CRISTO a esperança de redenção, de cura e de justificação. Aleluia!!

Aos adúlteros DEUS manda: “Voltai para mim de todo o vosso coração, com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes. Voltai para o Senhor vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se; e grande em amor; e se arrepende do mal (Joel 2:12-13); “Sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; o meu povo não será envergonhado para sempre” (Joel 2:27); Assim diz o Senhor à casa de Israel: buscai-me e vivei” (Amós 5:4).

Aos repudiados, DEUS ensina e consola: “Contudo, o Senhor espera para ter misericórdia de vós; Ele se detém para se compadecer de vós. Pois o Senhor é um Deus de justiça. Bem-aventurados todos os que nEle esperam. Ó povo de Sião, que habita em Jerusalém, tu não chorarás mais. Certamente, Ele se compadecerá de ti, à voz do teu clamor e, ouvindo-a, te responderá. Embora o Senhor te dê pão de angústia e água de aperto, contudo não se esconderão mais os teus mestres; os teus olhos verão a todos eles. Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda; os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti. Este é o caminho. Andai nele” (Isaías 30:18-21) (grifo meu); “Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração” (Salmos 37:4).

Que DEUS nos abençoe!

Fernando César

Leia mais...

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

E Foram Felizes Para Sempre… Será?

Parecia um sonho, mas era real.

O momento tão esperado, finalmente, chegou: o dia do casamento.

A decoração da igreja, os convidados, a festa, todos os detalhes minuciosamente planejados durante meses, tudo estava perfeito.

E os noivos?

Ah! Ela estava esplêndida! Sua felicidade podia ser vista no brilho do olhar, no sorriso.

Ele, então, estava encantado. Não tirava os olhos dela. Estava simplesmente linda!

Enfim, seriam felizes para sempre…

Será?

Seriam se não cometessem erros muito comuns no casamento.

Ao contrário do que as pessoas idealizam, na maioria das vezes o início do casamento é muito difícil.

Passada a euforia da cerimônia, vem o convívio diário.

Cada um traz consigo uma “bagagem”. Qualidades, defeitos, traumas, complexos. Todos esses “ingredientes” se misturam.

A boa notícia é que passada a fase da adaptação, o casal aprende a lidar com as diferenças, desenvolve a confiança e o respeito mútuos, e o relacionamento passa a ser harmonioso.

A má notícia é que muitos – muitos mesmo – não conseguem atingir esse estágio e passam anos a fio tentando inutilmente mudar um ao outro.

Mas, que erros são esses?

Carência e insegurança

 A mulher é carente por natureza e se não souber lidar com esse sentimento terá problemas no relacionamento.

Ela, quando está carente, tende a cobrar demasiadamente a atenção do marido, a ponto de sufocá-lo. A reação do homem quando isso acontece é se esquivar, se afastar. Ele não está acostumado a ser caçado. Sua natureza é de caçador.

Como vencer:

Seja sábia. Busque em Deus a mudança que deseja. Não suplique a atenção dele.  Agindo assim você se coloca pequena no relacionamento, fraca. Cuide de você, desenvolva seus talentos, isso a fará mais interessante para ele.

Trabalho como prioridade

 O homem quando prioriza o trabalho e deixa a esposa em segundo plano está contribuindo ainda mais para reforçar a sua carência e insegurança.

Como vencer:

A prioridade do homem casado deve ser sempre a esposa, não o trabalho. Quando você não dá a ela a devida importância, fatalmente será infeliz no casamento, porque não está atendendo às necessidades dela.

Amizades

Quem nunca ouviu dizer que não existe amizade entre homem e mulher?

Há quem discorde.

Porém, o fato é que não é apropriado para homem e mulher casados manter amizades com o sexo oposto, pois a possibilidade de surgir uma atração entre ambos é grande, então, o melhor a fazer é evitar.

Quando o homem casado tem amigas, ele promove o ciúme e desconfiança na esposa, principalmente quando já existe uma raiz de insegurança dentro dela.

Como vencer o ciúme? (Vale para homens e mulheres)

Se o ciúme é proveniente da sua imaginação e não há um motivo real para tê-lo, ignore-o. Não faça dele um problema no relacionamento.

Se você é o causador do ciúme e realmente quer ter um relacionamento feliz, evite amizade com o sexo oposto. Evite também contato com pessoas de relacionamentos anteriores.

Desrespeito

 Respeito é a necessidade básica do homem. Toda vez que a mulher grita com ele, o ataca e o fere com palavras, ele se sente desrespeitado, em outras palavras, um zero à esquerda.

Muitas vezes a mulher fala algo para o marido achando que o está ajudando, quando na verdade o está desrespeitando.

Por outro lado, muitos homens ao se sentirem desrespeitados reagem da maneira errada, piorando ainda mais o problema.

Como vencer:

Toda vez que pensar em dizer algo para ele lembre-se de que seu marido representa Deus. É a Bíblia que diz. Sendo assim, toda vez que você desrespeitá-lo, está desrespeitando a Deus. É isso que você quer?

Nunca deixe o problema para o dia seguinte.  Resolva-o no mesmo dia.  Não use a emoção. Foque na resolução do problema.

Emoção

Nunca deixe a emoção falar mais alto. Ela não resolve problema, ao contrário.

Não se faça de vítima diante dos problemas. Sempre que se deparar com uma situação onde os sentimentos insistem em falar mais alto, respire, conte até 10, se achar pouco, conte até 1.000, mas não deixe que eles ultrapassem a razão. Pense, use o raciocínio e verá que o resultado será muito mais eficaz.

Lembrem-se:  Em um casamento não existe problema pessoal, existe problema de ambos.

 Arca Universal

Leia mais...

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CUIDE BEM DE SI MESMO PARA TER UM CASAMENTO BEM CUIDADO

Algumas pessoas carregam tristezas, complexos e traumas por muito tempo. Na maioria dos casos, esses sentimentos tiveram início lá atrás na infância e adolescência, na família de origem.

Como não encaram esses sentimentos nem os resolvem, apenas fingem que não precisam de cura interior, acabam fazendo da fase de solteira (o) um período triste, recalcado e sem graça vivendo em desespero e em função do dia que vão arranjar alguém e finalmente se casar.

Não é fácil estar solteira (o) mas também não é o fim do mundo. Viver se sentindo um lixo apenas porque ainda não encontrou alguém é a coisa mais deprimente que existe e ninguém quer uma pessoa assim desesperada, nem mesmo você, não é mesmo?

Pesquisas indicam que pessoas que são felizes solteiras têm mais chance de serem felizes num relacionamento.

Isso é bem óbvio, afinal casamento não muda uma pessoa. Quando se casa leva consigo quem é de verdade e se não era uma pessoa feliz e realizadora, é exatamente isso que terá para oferecer num casamento.

Mas as pessoas ficam fantasiando que quando casarem serão felizes porque aí terão uma pessoa e não serão mais solitárias, porém esquecem que o papel do outro não é me fazer feliz e satisfazer, tapar meus buracos e satisfazer minhas carências que eu carreguei para dentro do meu casamento.

Ainda que uma pessoa me ame e seja companheira, é pesado demais jogar sobre ela a obrigação e a responsabilidade de fazer aquilo que nem eu mesma consegui fazer por mim: me dar felicidade e realização.

Relacionamento é um completando o outro não um carregando o outro. Nosso papel é dar amor e companheirismo não ser um peso, uma cobrança, a exigência e acusação em pessoa.

O que acontece em relacionamentos baseados nesses tipos de comportamentos é que não sobrevivem a nenhum problema que dirá uma tempestade.

Ficam um acusando o outro e nenhum assume de verdade sua participação na tragédia que virou o casamento. Por mais que o outro erre isso NUNCA muda ou diminui meus erros e reconhecer, ainda quê seja apenas eu, já é um princípio de cura, porque como parte do relacionamento e uma só carne eu também tenho minhas responsabilidades e não justifica ignorar, fazer-se de desentendida (o) porque isso não engana a Deus, nem muda de verdade a situação.

Por isso, faça uma análise da sua vida. Talvez você saiba de cor e salteado os erros do seu cônjuge mas nem sequer parou para ver os seus erros e as suas atitudes negativas.

Deus só deu uma vida para cada um, não é mesmo? Porque será? Para que cada um cuide da sua.

Mas, quando casamos acabamos esquecendo que ainda que sejamos uma só carne cada um responde por suas escolhas e não adiante culpar o outro, Diante Deus responderemos por nossas atitudes e não poderemos falar: AH! DEUS! EU SÓ SAI DE CASA POR CAUSA DELE, EU DISSE ISSO PORQUE ELA ME DEIXOU NERVOSA, EU GRITEI MAS ELA TAMBÉM ESTAVA GRITANDO, etc.

Muitas pessoas estão sozinhas porque diante das opções fizeram a pior escolha. Podiam escolher ficar em casa e resolver o problema mas preferiram sair. Podiam ter tido mais paciência e tolerância, serem mulheres sábias mas preferiram se loucas e machucar toda a família.

Existem muitas situações criadas por satanás para destruir nosso casamento e nossa família. Para isso devemos orar, jejuar e estar debaixo da cobertura da igreja.

Existem também situações provocadas por nós mesmos. A Bíblia fala que aquilo que o homem plantar isso vai colher. Então pelos frutos você verá o que plantou porque a palavra de Deus não mente.

Seus filhos não te agüentam? Preferem ficar isolados ao estar em sua companhia? Seu marido não te suporta ou sua esposa nem pode ouvir a sua voz?

Você pode culpar todos eles e se fazer de marte dizendo que é a melhor mãe ou pai do mundo e ninguém te compreende. Mas se for inteligente e tiver coragem vai olhar para dentro de si e começar uma mudança que alcançará todos a sua volta e com certeza seus relacionamentos serão frutíferos, abençoados e firmados na rocha que é Jesus.

SE VOCÊ ESTÁ NA ROCHA NADA PODERÁ TE TIRAR DE LÁ, MAS SENÃO ESTÁ TUDO A SUA VOLTA PODERÁ SER ABALADO.

Não desista dos seus sonhos!

AD

Leia mais...

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

E a sua esposa, será que ela tem as necessidades particulares supridas?

Muitas vezes as esposas se sentem desvalorizadas e rejeitadas como pessoas para seus maridos. Muitas se sentem apenas como um objeto sexual. Com isso, sua autoestima é tão prejudicada que ela chega a perder o ânimo de se cuidar, de se vestir melhor, de se sentir bem consigo mesma. Enfim, ela deixa de se amar, sentindo-se um trapo e, como pensa isso de si, assim se apresenta (Pv. 23.7). Assim, para as mulheres casadas, o próprio marido pode ser o culpado por esta situação, pois ela agora vive em prol de seu marido e de seus filhos.

Para que esse desgaste não ocorra com sua esposa, você, marido, pode reverter essa situação e, assim, perceberá a diferença no seu relacionamento conjugal.

Necessidades particulares das esposas que devem ser atendidas pelos próprios maridos:

●Liderança espiritual (Ef. 5.23).
-Sua esposa necessita de seu testemunho e de seu cuidado espiritual (culto familiar, oração e estudo bíblico).
●Afirmação pessoal (Ef. 5.25).
-O marido deve auxiliar a esposa quanto a sua autoestima, amando e valorizando-a como pessoa única; não existe outra mulher exatamente igual a sua.
●Cuidado amoroso e terno, abrangendo toques, gentilezas e palavras de amor (Pv. 5.19).
-O ponto de vista de Deus quanto ao relacionamento conjugal é o de um parceiro amoroso, romântico e estimulante. Esse relacionamento é o meio mais eficiente de se prevenir contra a infidelidade.
●Comunicação íntima, sensível e compreensiva (Ct. 2.16).
-Os problemas sempre vão existir em qualquer relacionamento íntimo. No casamento, deve haver compromisso com Deus para resolver as dificuldades e proteger o relacionamento.
●Integridade digna de respeito (I Pe. 3.7).
-Um marido justo irá mostrar respeito pela mulher na maneira como a trata. Se a trata com respeito, ele será respeitado; se a tratar levianamente, ela perderá o ânimo e, algumas acabarão se comportando do modo como são tratadas (Pv.10.11). Quando o marido falha ao tratar sua esposa com dignidade e amor, ele prejudica não só o relacionamento com sua mulher, mas também com Deus.
●Transparência (Gn. 2.25).
-Para que o relacionamento seja sólido, confiável, deve ser baseado na transparência, de modo que nada se torne oculto (Ef. 4.25).
●Provisão, sustento e proteção (Gn. 2.15).
-Deus responsabilizou o homem pela provisão e proteção da mulher.
●Compromisso de leal devoção (Ec. 9.9).
-Viver os momentos de alegria, prazer e contentamento com a esposa. Muitas vezes a esposa só vivencia os momentos de desconforto como doenças, problemas financeiros, queixas e por aí vai…

Conclusão

Quando o marido se dispõe a reconhecer o valor da mulher da sua mocidade, atendendo essas necessidades, fará com que ela se torne mais dócil e amorosa, experimentando, assim, o resultado benéfico da lei da semeadura:

“Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei vós a eles.”
(Jesus)

Waldirene Sacramento

Leia mais...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Uma mulher que confia em Deus até no que diz respeito aos menores detalhes de seu lar

A vida de uma mulher deve ser realmente como a da mulher descrita em Provérbios 31.10-31. “Uma mulher que confia em Deus até no que diz respeito aos menores detalhes de seu lar.
Beleza – Modo de falar (mulher)
Certa vez um homem disse a respeito da sua esposa o seguinte:
- “Para dizer a verdade há vezes em que acho minha esposa feia, não por causa do modo como ela está vestida ou maquiada, acho-a feia quando seu modo de falar é feio.
E ele não é o único marido que diz que a esposa é bem mais bonita quando não está xingando.
Provérbios 10.11 – Nossa boca é manancial de vida.
A hostilidade e ira não são compatíveis com uma boca que é manancial de vida. Não é possível uma pessoa irar-se e continuar radiante. Talvez tenhamos motivos para ficarmos irados, mas o que conseguiríamos com isto?
A ira no coração apaga o brilho de nosso rosto. E o rosto de uma pessoa, uma esposa que tem Cristo deve ser radiante.
A beleza interior é apenas um espelho limpo, no qual refletimos a imagem de Cristo.
Temos que ser belas interiormente para que exteriormente também estejamos sempre radiantes.
* A palavra branda evita a ira.
* Se seu esposo começa a discutir com você, discordar de você, a melhor coisa é não discutir.
“Quando uma pessoa discorda de você, não discuta muito. Dê a ela o direito de ser teimosa cega e errada”.
“Como aumentar o desejo do seu marido de passar um tempo especial com você”.
Efésios 5.33
“E a esposa respeite (admire) a seu marido”.
Admire-o – As pessoas são atraídas por aqueles que as admiram e repelidas (não deixam aproximar-se) por quem as deprecia ou se mostra superior.
A admiração é uma das necessidades mais profundas e importante do homem.
O apóstolo Pedro afirma que a admiração pode até mesmo motivar um marido espiritualmente. I Pedro 3.1-2.
Nosso marido deve ser de grande importância para nós, dignos de valor, de honra, admiração e respeito.
Admirar alguém é uma escolha, uma decisão, um ato de nossa vontade.
Deus ama e dá valor a essa pessoa e eu também posso fazer isso.
Você, esposa, já demonstrou mais admiração ou apreciação por outros homens, do que por seu marido? Talvez um pastor, professor ou marido de outra mulher? Mesmo sem realização consciente, seu marido pode ficar magoado com sua estima por outros homens. Exemplo – Você viu Sara e Carlos, viu o anel que ele deu para ela? Você pode estar fazendo inconsciente, mas seu marido pode pensar que não é tão bem sucedido, não tem dinheiro para te dar um anel como o que sua amiga ganhou e por isso você não o admira.
Você pode começar a expressar admiração por seu marido
1-Comece a pedir opiniões, conselhos a seu marido com respeito a decisões a serem tomadas. (mobília, roupas, maquiagem, opção de alimentos)
2- Procure oportunidades para chamar atenção para as qualidades positivas de seu marido quando estiverem com outras pessoas.
3- Aprecie a profissão de seu marido. Dê importância, valor para as atividades no seu trabalho. Converse com ele sobre dificuldades que ele enfrenta lá no seu trabalho.
4- Não deixe passar 2 dias sem expressar admiração por algo que ele tenha feito ou dito. Lembre: – se é muito melhor você estar com pessoas que fazem você sentir-se especial do que com aquelas que não lhes transmitem esse sentimento.
5- Dê apoio nos alvos pessoais de seu marido (melhor emprego, maior renda)
6- Comece a admirar seu marido:
- Atendendo os interesses dele quando chega em casa.
- Pareça o mais atraente possível quando ele chega em casa.
- Prepare refeições apetitosas.
- Ouça-o com atenção.
- Através do tom de voz.
- Não permita que ele tenha que competir com a TV, louça e até mesmo as crianças.
7- Procure e deseje obter o perdão do seu marido sempre que o ofender.
A melhor maneira de pedir perdão é olhar nos olhos e sem desculpas dizer a ele:- Eu estou errada, me perdoe.
Você admirando seu marido, fazendo com que ele se sinta bem querido e feliz no seu lar, ele vai começar a ser atraído cada dia mais a estar perto de você, junto de você. Ele vai ser atraído a passar um tempo especial com você todos os dias.
“Afinal de contas, somos merecedoras de amor e devoção (dedicação íntima, afeto) por parte de nossos maridos”?
Que possamos ser esposas de acordo com o coração do Senhor!
“O Senhor é a minha fortaleza, a quem temerei?”
O que todo homem gostaria que sua esposa soubesse
Vamos ver mais alguma coisa sobre o que a esposa pode fazer para cada dia mais conquistar seu marido e fazer com que ele sinta um desejo especial de ficar ao seu lado.
Para começar é essencial que você, esposa comece a fazer com que seu marido se sinta bem ao seu lado e no seu lar.
Aí vai algumas dicas para você conquistar cada dia mais seu marido a fazer-se real.
Provérbios 14.1 “Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos.”
1- Quando seu marido chega em casa, a pior coisa que você pode fazer é recebê-o com um comentário negativo sobre algo que ele se esqueceu ou algum desastre ocorrido durante o dia.
Não que você não deva falar sobre estas coisas, apenas existe um modo correto hora certa para abordá-las. Espere até que ele tenha tido tempo de descansar ou até que a casa fique silenciosa.
A chegada do marido ao lar, a recepção deve ser tranquila.
- As recepção negativas devem ser a exceção e não a regra.
Isso vai fazer com que seu marido fique ansioso por chegar ao lar.
2- Mostre que ele é precioso para você. Quando seu marido chegar perto de você, seu sorriso, suas expressões, seu brilho nos olhos, devem comunicar a ele como você está contente por vê-lo. Ele se sentirá atraído por você como um imã.
3- Use sua sensibilidade para evitar assuntos, palavras ou maneirismo (gestos, mímicas) que possam levar a uma briga. Faça com que sua comunicação seja agradável. Discussão não é uma maneira de chamar atenção de seu marido. Quando seu marido lhe fizer alguma coisa que não lhe agrade, morda a língua (fique quieta a aplique o que aprendemos – Falar na hora certa).
4- Muitas mulheres reclamam do marido desatento, aquele que não presta atenção em nada (roupa, sapato, comida, etc…) e muitas delas já perderam as esperanças em relação a mudança de seu marido. Mas, isso pode ser transformado. Faça sua parte a peça sabedoria ao Senhor.
- Plante sementes de amor. A medida que você descobre as necessidades de seu marido e faz um esforço especial para satisfaze-los, ele irá eventualmente notar sua iniciativa e apreciar, admirar você e procurar também satisfazer as suas necessidades.
5- Conquiste seu marido sendo submissa. Efésios 5.22. O que significa submissão? Será porventura uma pessoa sem vontade, sem possibilidade de expressar seus desejos, alguém que seja diminuída em todas as suas cogitações? Qual o verdadeiro sentido de uma mulher submissa a seu próprio marido?
Em primeiro lugar ela é submissa quando reconhece que o marido é o cabeça e o líder do lar. Submissão não é andar de cabeça baixa, não omitir opinião. Pelo contrário, é dialogar, expor, manifestar-se, opinar, discordar. Tendo no entanto no íntimo, a profunda convicção que o marido é o cabeça (palavra final é do marido).
Em segundo lugar, a mulher é submissa ao seu marido quando assume o seu papel de submissão ou seja, missão de base, missão de apoio alicerce.
Submissão é um ministério e quando a esposa consegue exercê-lo isso se torna em benção, fazendo com que muitas discussões de famílias cessem.
6- Seja uma mulher virtuosa, Provérbios 31.10 – Provérbios 12.4. A mulher chamada virtuosa é aquela que tem uma disposição, firme e habitual para prática do bem. Ela tem um coração compassivo e mão sempre estendida para ajudar os necessitados..
- Roupa do marido
- Casa – deveres
- Boa mãe – cuidar bem dos filhos
- Modo de se vestir
- Modo de falar, etc…
Enfim esta mulher é capaz de satisfazer qualquer homem, mas a mais elevada de suas virtudes é que teme ao Senhor Provérbios 31.30.
Responda:
Você quer que seu marido passe um tempo especial com você?
Você gostaria de passar um tempo com você mesma?
Sabemos que é difícil, que há problemas seríssimos no casamento a serem vencidos, mesmo sendo nos crentes.
“Mas o Senhor Jesus é que é a fonte da felicidade.” Graças a Deus!
Muitas vezes a mulher, esposa se sente frustrada e insatisfeita, mas o primeiro passo para ser curada é guardar a palavra de Deus no coração e pedir a Deus que a toque. “Toca-me, Senhor!”

AD

Leia mais...

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

“Não fazer sexo” faz casamentos evangélicos naufragarem.

Casamentos cristãos estão naufragando por não aplicarem os conceitos bíblicos na vida conjugal. Pastor presbiteriano Paulo Junior ensina sobre o sexo no casamento, que muitas vezes é motivo de ruína na relação matrimonial.

Ele cita 1 Coríntios 7, que fala sobre o relacionamento entre marido e mulher. (“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. …)” e diz que os princípios bíblicos balizam o casamento em uma relação saudável.

“Nós precisamos aprender isso, as relações sexuais, dentro do contexto do matrimônio, são mandamentos.”
Apontando para Provérbios 5, ele incentiva os casais a terem uma vida sexual ativa, afirmando que o sexo é “prazerozo”, “gostoso”, “feito por Deus”, para ser feito dentro do matrimônio. Segundo ele, a carta de Coríntios aponta que não fazer sexo é pecado e que por isso muitos estão em crise.

Algumas pessoas sofreram sequelas nessa área, como mulheres que foram ofendidas quando solteiras e agora tem bloqueios para realizar uma relação sexual. Assim, diz o pastor, isso deve ser trabalhado.

O corpo de um pertence ao outro, ele aponta. E ressalta que a mulher deve levar o homem ao clímax bem como o homem à mulher. Ele rechaça a atitude, por exemplo, de um homem que chega tarde em sua casa, trata a mulher com “estupidez” e como se ela fosse um “objeto”. Ambos tem que saber tratar-se com carinho e levar um ao outro ao prazer máximo.

No sexo também, há liberdade, aponta Paulo Junior, em que ambos podem buscar meios para atingir o prazer. E satisfazendo a curiosidade de muitos, ele afirma que o sexo anal é proibido, alegando que isso vem de elementos da pornografia.

Usar a área sexual para fazer chantagem também é errado e pode ser perigoso, segundo ele. “Você não pode usar o sexo como jogo de interesse, você não pode manipular relação através do sexo”. O pastor presbiteriano alerta que uma vez que um se fecha para isso, por motivos como “não conseguir um ‘sim’ por algo”, isso pode levar o parceiro a ir buscar outras fontes.

Assim, atitudes como essa e o fato de não se manter uma relacão sexual regular, pavimenta o caminho para o cônjuge trair o parceiro. O parceiro vai buscar na pornografia, masturbação e finalmente pode chegar a um adultério.

“Muito do adultério são frutos dos casais não terem vida sexual ativa, dos cônjuges não serem satisfeitos por seus parceiros”.

Ele urge que os Cristãos, assim, busquem na Bíblia os princípios para um bom relacionamento.

Rev. Paulo Júnior

Leia mais...

domingo, 18 de agosto de 2013

FAMÍLIA COM DEUS

 Efésios (6: 4 ) E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Mas com tudo isto, nós cristãos somos chamados a fazer do nosso lar um lugar onde o Espírito Santo tenha a primazia em nossas vidas, e que todos os membros da família trabalhem pela felicidade um do outro, harmoniosamente, agradando a Deus e vivendo melhor, Lar é o alicerce da sociedade. Estamos tendo muitos lares fracassados. Sabemos que o lar é constituído por esposo, esposa e filho. E para construirmos bons relacionamentos precisamos conhecer alguns deveres importantes que deverão ser seguidos. Isto é, se realmente queremos alcançar as promessas que Deus já determinou para a nossa família. Principalmente para nossos filhos.

 Formação física:através da convivência, dos bons exemplos, è que se desenvolve o corpo a personalidade e o caráter, harmoniosamente. A família alem de alimentar o corpo, deve alimentar também a alma.


Informação:Os valores morais e espirituais são passados aos filhos e estes lhes servem para o desenvolvimento da vida, valores que são eternos.


Diálogo:é essencial conversar sobre os ideais, sobre os anseios e tristezas, vitórias e alegrias, as experiências do dia a dia, vida escolar, profissional, o que se vê e o que se ouve, tem no lar o melhor ambiente para serem analisados, sempre com muito temor a Deus.


Troca de experiências:não só os filhos devem aprenderem com os pais, mas também os pais com os filhos as experiências vividas no dia a dia, selecionando-as, e aplicando-as para o bem estar de todos.


Momentos de lazer e recordações:a família precisa gozar juntos, dos momentos de passeios e recordações, de passagens familiares que não podem ser esquecidos, conservando assim a sua própria história.


Ensino sobre a fé:são momentos de comunhão com Deus, onde Ele è exaltado e o nome de Jesus è proclamado. Cânticos, orações e estudos bíblicos, em família, enriquecem a todos. Sendo assim teremos uma família cristã gerando jovens vencedores e uma Sociedade mais humana.

Isaías (48:17, 18).Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!

 Embora os pais se alegrem de ver a criança crescer e chegar à maturidade, talvez fique intrigado quando o adolescente começa a passar do estado de dependência para o de correta auto-afirmação. Nessa transição, não se espante se o adolescente vez por outra for um tanto obstinado e não cooperador. Tenha presente que o alvo dos pais cristãos deve ser criar um cristão maduro, estável e responsável.

1 Coríntios (13:11) Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

 Por mais difícil que seja os pais precisam parar de negar ao adolescente todo e qualquer pedido de maior independência.

Efésios (4:13,14) Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

De maneira sadia, a criança precisa crescer como indivíduo. De fato, com relativamente pouca idade, alguns adolescentes já começam a desenvolver uma visão um tanto adulta.  A Bíblia diz sobre o jovem rei Josias, considerado na época  adolescência, que o termo não aparece nas escrituras mesmo porque não fazia parte do vocabulário da época. Ate então não era feita uma distinção deste período. A infância e ou juventude abrangiam esse tempo. O livro de Eclesiastes fala dos jovens, que são vistos como fortes e capazes de vencer o mal... Enquanto se é criança, sabemos que a pessoa aceita os padrões e os valores dos pais sem oposição. Por isso.

I João (2:14) Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno"


Encontramos nesta a afirmação é que os jovens são fortes.É certo que a força descrita aqui não se trata da força humana, carnal, mas sim de uma força divina, espiritual. E ninguém nasce com força, isto é algo que deve ser adquirido, no dia em que recebemos a Jesus, recebemos uma porção de força, e agora compete a nós desenvolvermos esta força. Mas tenha clareza de algo, ser forte no Senhor, não significa nunca cair. Mas ser forte no Senhor significa permanecer lutando. Que os jovens tem a Palavra de Deus permanenteque.é Jesus Cristo. Ele é o Verbo vivo, a Palavra viva, o jovem precisa está cheios da, Palavra revelada, alimento para o espírito.
E afirmação, que os jovens já venceram o maligno que é o confronto, da guerra espiritual, O Senhor Jesus venceu o maligno na cruz. Nós só podemos vencer o maligno tendo uma vida de cruz. E a maneira mais prática para se viver vida de cruz, é nos relacionando com o próximo. Afinal, cruz é preferir o outro em honra, é não visar seus próprios interesses, Jesus deu a vida por nós Queremos vencer o maligno? Então vamos tomar nossa cruz e seguir as pisadas daquele que nos fez mais que vencedores - Jesus Cristo, nosso

Lc (10.19)  Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Tenha sonhos – José foi um jovem que tinha sonhos e Deus cumpriu os seus sonhos. Existem pessoas que tem sonhos de vitórias e acabam vencendo. Quem tem sonhos tem motivação, tem esperança.

Seja Otimista – Deus tem sempre o melhor para você.
Tenha Iniciativa – Não fique esperando as coisas acontecerem, faça as coisa acontecerem.
Tenha fé – Quem quer ser vencedor tem que acreditar que Deus estar pronto a lhe ajudar.
Viva na expectativa que algo bom lhe aconteça – Nada de pessimismo nem negativismo.
Espere pacientemente – Paciência é uma virtude.
Aceite Conselhos – Tem muita gente que tem mais experiência que você. Aprenda ouvir os outros.
Reconheça seus erros.

Coloque Deus em todos os seus empreendimentos.

Pv (16.1)  Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.

Cuide de sua vida espiritual, atitude mental, aparência física e planos profissionais.
Nunca esteja satisfeito com o fracasso.
Lute – Ninguém sobe ao topo de uma montanha somente observando. Aceite os desafios.
Seja determinado – Não desista nunca do propósito de Deus em tua vida. Concentre-se nele e não no problema
Faça avaliação. Se precisar mudar mude para melhor.
Ore e confie totalmente no Senhor.
Tome posse da Vitória.

Miquéas (7:6)"Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa".

Vivemos numa época de confusão, onde o mundo está de cada vez mais contra e afastado da vontade de Deus. E nós cristãos somos confrontados diariamente, tendo que nadar contra essa correnteza. Nossos desejos, o mundo e o inimigo de nossas almas, trabalhando incansavelmente para impedir nossa paz, nossa vitória em Cristo. O que Deus quer de mim como um filho? Honra e obediência. Como é bom estar debaixo da graça de um Deus que instrui seus filhos em todas as circunstâncias!

Em Ex (20:12)."Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá".

Segundo o dicionário Aurélio. Honrar significa conferir honra, consideração a virtude, a graça, sentimento de dignidade, tratar com integridade de caráter.  A obediência e quem obedece; submisso; dócil; humilde.

Mt (15:4)"Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá".

É por causa da desobediência que o homem erra diante de Deus. Voltemos ao exemplo do Éden e o que aconteceu? A desobediência trouxe conseqüências profundas e amargas para o homem, e, ainda hoje, muitas coisas acontecem com a gente, e, se verificarmos, é fruto da nossa desobediência à palavra de Deus.

Em Efésios (6:1-3) está escrito: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra."

È com honra e obediência que Deus quer que tratemos nossos pais. É lógico você pensar que seus pais são mais experientes, visto que já passou por tudo que está passando e podem no Senhor dar bons conselhos e te ajudar a enfrentar as lutas. Talvez você ainda não percebesse que seus pais não são super-heróis, mesmo crendo que eles têm de ser. Eles devem fazer tudo o que você quiser. Não se esqueçam das suas limitações e que também estão sujeitos as mesmas paixões. Agradeça a Deus. Se você crê num Deus Perfeito, tenha certeza que ele te deu paiscom autoridade necessária para que os filhos tenham as bênçãos de Deus. Mas, seja um filho conforme o coração de DEUS. O exemplo de Jesus sempre nos confirma a vontade de Deus, Ele é um filho diferente de um Pai diferente, que mostrou-nos exatamente como ser um filho conforme o coração de Deus. E apesar de ser o filho de Deus e saber todas as coisas, se manteve fiel à palavra de seu Pai, sendo sujeito a seus limitados pais, como vemos em.

Lucas( 2: 5) "E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens".

A Bíblia contém filhos que pode nos inspirar em qualquer tempo, Salomão é um deles, filho do rei Davi, quando pequeno ouvia, obedecia e honrava o seu pai. Leia o capítulo 4 de Provérbios e entenderá o que quero dizer. Você sabe como foi à vida de Salomão? Próspera em todos os sentidos! Veja o que diz o livro de

II Crônicas (1:12) "sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes".

 O que meus pais esperam de mim é cumprir, em amor, o que Deus ordenou para nós filhos. Honra e obediência.  Mas para isto precisamos nos preparar, passando por um processo de ouvir a palavra de Deus, quebrantar o coração, aceitando Jesus como seu único e suficiente salvador. Tendo uma conversão verdadeira, dando as costas para o pecado e indo a direção a Jesus de Nazaré, entrando no processo do aprendizado, através da “Escola Dominical” é lá que as arestas serão retiradas, e às vezes dói muito, pois quase sempre não queremos nos libertar imediatamente de todas as nossas velhas práticas, principalmente daquelas que nos causam lucros e prazer. Participando dos trabalhos da Igreja alimentando a sua Fé e enfrentando os desafios dos tempos modernos, principalmente em casa aquele pai ou mãe que ainda não aceitou Jesus com salvador, se eles têm percepções diferentes, cada qual tem de ser evangelizado de forma estratégica, através de seu amor, respeito e obediência. A atitude fala mais alto do que suas palavras. Com a sua mudança vai despertar a vontade de conhecer este Jesus que transformou seu filho. Certamente te escutará e chegará ao conhecimento da verdade pelo que você diz, não brigue com seus pais se eles não estão interessados na palavra do Senhor. Ame-os de todo o coração. Orando e jejuando. O melhor que pode fazer pela nossa vida é obedecer a Deus. A honra e obediência aos pais não podem nunca faltar, sem isso, não existem relacionamentos verdadeiros.

E em Romanos 13:1-2 "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação."

 O melhor presente que nossos pais podem receber é dado em Cristo, é a nossa obediência, respeito, AMOR e temor a DEUS, pois a criança de hoje será o obreiro, diácono, evangelista, missionário, e pastor no futuro, a palavra de DEUS é viva, forte, eficaz e afiada. Precisamos nos preparar para o futuro, aceitando as instruções dos pais que tem a sabedoria de DEUS como representante da família, como o Pastor é para Igreja. Precisamos está vigilantes, na bíblia encontramos muitos casos de filhos de crentes, que se desviaram ou simplesmente nunca se converteram e continuaram a  praticar todo tipo de delito que lhes davam lucro e prazer. Mas que envergonhavam os pais e desagradavam imensamente a Deus.

II Tm( 3:2)Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,"

•    O filho de Adão – Caim, desviou-se e matou o próprio irmão.

Genesi (4:9-10)  E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

•    O filho de Noé – Cam, viu a nudez de seu pai, debochou dele, o desrespeitou.

Em Lc 18:20 "Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe".

•    O filho de Abraão – Ismael, afastou-se da família, tornou-se mercador, fez alianças e tornou-se inimigo de Israel.
•    Isaque – Seu filho Jacó o enganou para ficar com a primogenitura que pertencia a seu irmão Esaú
•     Manoá – Seu filho Sansão, desobedeceu, casou com uma descrente, tocou em um cadáver (o leão morto), comeu do mel que estava no leão, com estes e muitos outros delitos afastou-se de Deus.
•    Eli – Seus filhos Hofni e Finéias, roubavam dentro do templo de Deus, cometiam prostituição.
•    Samuel – Seus filhos Joel e Abias, afastaram-se do caminho, visavam somente lucros, recebiam suborno e eram injustos
•    Davi – Seu filho Amnom, convecido por seu primo Jonadabe, estuprou sua irmã Tamar.
•    Ezequias rei de Judá – A casa dele estava numa desordem tremenda, ele ia morrer por conta disso. Irmãos será que todos estes pais negligenciaram? Será que todos eles deixaram de ensinar a palavra de Deus como deviam? Eu creio que não, pois naquele tempo, era um tempo difícil, tempo de lutas, tempo de guerras, tempo de uma apostasia tremenda, tempos de uma grande falta de fé, Deus sempre estava disponível, mas o povo é que sempre estava se afastando dele. Irmãos, Israel de vez em quando se afastava de Deus e tinha que penar para poder retornar ao  caminho. E fora de Israel as nações adoravam e faziam holocaustos a outros deuses. E quando Deus fazia uma guerra contra estas nações, ninguém escapava. Sabemos também irmãos, que profetas ou filhos dos profetas que se desviavam ou pregavam uma palavra contrária a de Deus, morriam, mas nem essa possibilidade isentou os filhos de todos aqueles “homens de Deus” de se desviarem. Não depende só dos pais, e necessários que o filho faça a sua parte que está na Bíblia. " E hoje irmãos, são tempos difíceis, muitas ofertas mentirosas, enganadoras, filosofias vãs e teologias da facilidade  Apalavra do Senhor em

Colossenses ( 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.

 Os Jovens estão desesperados, correndo para todos os lados e muitos estão buscando um deus de mentira que não pode fazer nada através deste modernismo da nova era. Com seus programas de televisão, e filmes vendendo ilusão, mentira e falsas doutrinas que não trazem felicidade. Daniel também enfrentou tempos difíceis, mesmo assim tomou uma decisão não se contaminar com as Iguarias do rei, com esta decisão no primeiro capitulo do seu livro, valeu onze capítulos de vitórias.

Daniel (1:8)  E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

É dolorido ouvir isso? , mais dolorido ainda, vai ser quando estas pessoas ouvirem da boca do próprio Deus “EU NÃO VOS CONHEÇO, APARTAI-VOS DE MIM”. Agora irmãos, tudo isso partindo de famílias com um vasto conhecimento da palavra de Deus, mas a palavra nos afirma: “próximo ao fim, o amor de muitos esfriará”. Temos que clamar ao Espírito Santo de Deus para nos ajudar nesta empreitada. Ele pode todas as coisas, POIS ELE É DEUS.

AD

Leia mais...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo