domingo, 18 de agosto de 2013

FAMÍLIA COM DEUS

 Efésios (6: 4 ) E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Mas com tudo isto, nós cristãos somos chamados a fazer do nosso lar um lugar onde o Espírito Santo tenha a primazia em nossas vidas, e que todos os membros da família trabalhem pela felicidade um do outro, harmoniosamente, agradando a Deus e vivendo melhor, Lar é o alicerce da sociedade. Estamos tendo muitos lares fracassados. Sabemos que o lar é constituído por esposo, esposa e filho. E para construirmos bons relacionamentos precisamos conhecer alguns deveres importantes que deverão ser seguidos. Isto é, se realmente queremos alcançar as promessas que Deus já determinou para a nossa família. Principalmente para nossos filhos.

 Formação física:através da convivência, dos bons exemplos, è que se desenvolve o corpo a personalidade e o caráter, harmoniosamente. A família alem de alimentar o corpo, deve alimentar também a alma.


Informação:Os valores morais e espirituais são passados aos filhos e estes lhes servem para o desenvolvimento da vida, valores que são eternos.


Diálogo:é essencial conversar sobre os ideais, sobre os anseios e tristezas, vitórias e alegrias, as experiências do dia a dia, vida escolar, profissional, o que se vê e o que se ouve, tem no lar o melhor ambiente para serem analisados, sempre com muito temor a Deus.


Troca de experiências:não só os filhos devem aprenderem com os pais, mas também os pais com os filhos as experiências vividas no dia a dia, selecionando-as, e aplicando-as para o bem estar de todos.


Momentos de lazer e recordações:a família precisa gozar juntos, dos momentos de passeios e recordações, de passagens familiares que não podem ser esquecidos, conservando assim a sua própria história.


Ensino sobre a fé:são momentos de comunhão com Deus, onde Ele è exaltado e o nome de Jesus è proclamado. Cânticos, orações e estudos bíblicos, em família, enriquecem a todos. Sendo assim teremos uma família cristã gerando jovens vencedores e uma Sociedade mais humana.

Isaías (48:17, 18).Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!

 Embora os pais se alegrem de ver a criança crescer e chegar à maturidade, talvez fique intrigado quando o adolescente começa a passar do estado de dependência para o de correta auto-afirmação. Nessa transição, não se espante se o adolescente vez por outra for um tanto obstinado e não cooperador. Tenha presente que o alvo dos pais cristãos deve ser criar um cristão maduro, estável e responsável.

1 Coríntios (13:11) Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

 Por mais difícil que seja os pais precisam parar de negar ao adolescente todo e qualquer pedido de maior independência.

Efésios (4:13,14) Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

De maneira sadia, a criança precisa crescer como indivíduo. De fato, com relativamente pouca idade, alguns adolescentes já começam a desenvolver uma visão um tanto adulta.  A Bíblia diz sobre o jovem rei Josias, considerado na época  adolescência, que o termo não aparece nas escrituras mesmo porque não fazia parte do vocabulário da época. Ate então não era feita uma distinção deste período. A infância e ou juventude abrangiam esse tempo. O livro de Eclesiastes fala dos jovens, que são vistos como fortes e capazes de vencer o mal... Enquanto se é criança, sabemos que a pessoa aceita os padrões e os valores dos pais sem oposição. Por isso.

I João (2:14) Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno"


Encontramos nesta a afirmação é que os jovens são fortes.É certo que a força descrita aqui não se trata da força humana, carnal, mas sim de uma força divina, espiritual. E ninguém nasce com força, isto é algo que deve ser adquirido, no dia em que recebemos a Jesus, recebemos uma porção de força, e agora compete a nós desenvolvermos esta força. Mas tenha clareza de algo, ser forte no Senhor, não significa nunca cair. Mas ser forte no Senhor significa permanecer lutando. Que os jovens tem a Palavra de Deus permanenteque.é Jesus Cristo. Ele é o Verbo vivo, a Palavra viva, o jovem precisa está cheios da, Palavra revelada, alimento para o espírito.
E afirmação, que os jovens já venceram o maligno que é o confronto, da guerra espiritual, O Senhor Jesus venceu o maligno na cruz. Nós só podemos vencer o maligno tendo uma vida de cruz. E a maneira mais prática para se viver vida de cruz, é nos relacionando com o próximo. Afinal, cruz é preferir o outro em honra, é não visar seus próprios interesses, Jesus deu a vida por nós Queremos vencer o maligno? Então vamos tomar nossa cruz e seguir as pisadas daquele que nos fez mais que vencedores - Jesus Cristo, nosso

Lc (10.19)  Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Tenha sonhos – José foi um jovem que tinha sonhos e Deus cumpriu os seus sonhos. Existem pessoas que tem sonhos de vitórias e acabam vencendo. Quem tem sonhos tem motivação, tem esperança.

Seja Otimista – Deus tem sempre o melhor para você.
Tenha Iniciativa – Não fique esperando as coisas acontecerem, faça as coisa acontecerem.
Tenha fé – Quem quer ser vencedor tem que acreditar que Deus estar pronto a lhe ajudar.
Viva na expectativa que algo bom lhe aconteça – Nada de pessimismo nem negativismo.
Espere pacientemente – Paciência é uma virtude.
Aceite Conselhos – Tem muita gente que tem mais experiência que você. Aprenda ouvir os outros.
Reconheça seus erros.

Coloque Deus em todos os seus empreendimentos.

Pv (16.1)  Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.

Cuide de sua vida espiritual, atitude mental, aparência física e planos profissionais.
Nunca esteja satisfeito com o fracasso.
Lute – Ninguém sobe ao topo de uma montanha somente observando. Aceite os desafios.
Seja determinado – Não desista nunca do propósito de Deus em tua vida. Concentre-se nele e não no problema
Faça avaliação. Se precisar mudar mude para melhor.
Ore e confie totalmente no Senhor.
Tome posse da Vitória.

Miquéas (7:6)"Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa".

Vivemos numa época de confusão, onde o mundo está de cada vez mais contra e afastado da vontade de Deus. E nós cristãos somos confrontados diariamente, tendo que nadar contra essa correnteza. Nossos desejos, o mundo e o inimigo de nossas almas, trabalhando incansavelmente para impedir nossa paz, nossa vitória em Cristo. O que Deus quer de mim como um filho? Honra e obediência. Como é bom estar debaixo da graça de um Deus que instrui seus filhos em todas as circunstâncias!

Em Ex (20:12)."Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá".

Segundo o dicionário Aurélio. Honrar significa conferir honra, consideração a virtude, a graça, sentimento de dignidade, tratar com integridade de caráter.  A obediência e quem obedece; submisso; dócil; humilde.

Mt (15:4)"Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá".

É por causa da desobediência que o homem erra diante de Deus. Voltemos ao exemplo do Éden e o que aconteceu? A desobediência trouxe conseqüências profundas e amargas para o homem, e, ainda hoje, muitas coisas acontecem com a gente, e, se verificarmos, é fruto da nossa desobediência à palavra de Deus.

Em Efésios (6:1-3) está escrito: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra."

È com honra e obediência que Deus quer que tratemos nossos pais. É lógico você pensar que seus pais são mais experientes, visto que já passou por tudo que está passando e podem no Senhor dar bons conselhos e te ajudar a enfrentar as lutas. Talvez você ainda não percebesse que seus pais não são super-heróis, mesmo crendo que eles têm de ser. Eles devem fazer tudo o que você quiser. Não se esqueçam das suas limitações e que também estão sujeitos as mesmas paixões. Agradeça a Deus. Se você crê num Deus Perfeito, tenha certeza que ele te deu paiscom autoridade necessária para que os filhos tenham as bênçãos de Deus. Mas, seja um filho conforme o coração de DEUS. O exemplo de Jesus sempre nos confirma a vontade de Deus, Ele é um filho diferente de um Pai diferente, que mostrou-nos exatamente como ser um filho conforme o coração de Deus. E apesar de ser o filho de Deus e saber todas as coisas, se manteve fiel à palavra de seu Pai, sendo sujeito a seus limitados pais, como vemos em.

Lucas( 2: 5) "E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens".

A Bíblia contém filhos que pode nos inspirar em qualquer tempo, Salomão é um deles, filho do rei Davi, quando pequeno ouvia, obedecia e honrava o seu pai. Leia o capítulo 4 de Provérbios e entenderá o que quero dizer. Você sabe como foi à vida de Salomão? Próspera em todos os sentidos! Veja o que diz o livro de

II Crônicas (1:12) "sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes".

 O que meus pais esperam de mim é cumprir, em amor, o que Deus ordenou para nós filhos. Honra e obediência.  Mas para isto precisamos nos preparar, passando por um processo de ouvir a palavra de Deus, quebrantar o coração, aceitando Jesus como seu único e suficiente salvador. Tendo uma conversão verdadeira, dando as costas para o pecado e indo a direção a Jesus de Nazaré, entrando no processo do aprendizado, através da “Escola Dominical” é lá que as arestas serão retiradas, e às vezes dói muito, pois quase sempre não queremos nos libertar imediatamente de todas as nossas velhas práticas, principalmente daquelas que nos causam lucros e prazer. Participando dos trabalhos da Igreja alimentando a sua Fé e enfrentando os desafios dos tempos modernos, principalmente em casa aquele pai ou mãe que ainda não aceitou Jesus com salvador, se eles têm percepções diferentes, cada qual tem de ser evangelizado de forma estratégica, através de seu amor, respeito e obediência. A atitude fala mais alto do que suas palavras. Com a sua mudança vai despertar a vontade de conhecer este Jesus que transformou seu filho. Certamente te escutará e chegará ao conhecimento da verdade pelo que você diz, não brigue com seus pais se eles não estão interessados na palavra do Senhor. Ame-os de todo o coração. Orando e jejuando. O melhor que pode fazer pela nossa vida é obedecer a Deus. A honra e obediência aos pais não podem nunca faltar, sem isso, não existem relacionamentos verdadeiros.

E em Romanos 13:1-2 "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação."

 O melhor presente que nossos pais podem receber é dado em Cristo, é a nossa obediência, respeito, AMOR e temor a DEUS, pois a criança de hoje será o obreiro, diácono, evangelista, missionário, e pastor no futuro, a palavra de DEUS é viva, forte, eficaz e afiada. Precisamos nos preparar para o futuro, aceitando as instruções dos pais que tem a sabedoria de DEUS como representante da família, como o Pastor é para Igreja. Precisamos está vigilantes, na bíblia encontramos muitos casos de filhos de crentes, que se desviaram ou simplesmente nunca se converteram e continuaram a  praticar todo tipo de delito que lhes davam lucro e prazer. Mas que envergonhavam os pais e desagradavam imensamente a Deus.

II Tm( 3:2)Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,"

•    O filho de Adão – Caim, desviou-se e matou o próprio irmão.

Genesi (4:9-10)  E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

•    O filho de Noé – Cam, viu a nudez de seu pai, debochou dele, o desrespeitou.

Em Lc 18:20 "Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe".

•    O filho de Abraão – Ismael, afastou-se da família, tornou-se mercador, fez alianças e tornou-se inimigo de Israel.
•    Isaque – Seu filho Jacó o enganou para ficar com a primogenitura que pertencia a seu irmão Esaú
•     Manoá – Seu filho Sansão, desobedeceu, casou com uma descrente, tocou em um cadáver (o leão morto), comeu do mel que estava no leão, com estes e muitos outros delitos afastou-se de Deus.
•    Eli – Seus filhos Hofni e Finéias, roubavam dentro do templo de Deus, cometiam prostituição.
•    Samuel – Seus filhos Joel e Abias, afastaram-se do caminho, visavam somente lucros, recebiam suborno e eram injustos
•    Davi – Seu filho Amnom, convecido por seu primo Jonadabe, estuprou sua irmã Tamar.
•    Ezequias rei de Judá – A casa dele estava numa desordem tremenda, ele ia morrer por conta disso. Irmãos será que todos estes pais negligenciaram? Será que todos eles deixaram de ensinar a palavra de Deus como deviam? Eu creio que não, pois naquele tempo, era um tempo difícil, tempo de lutas, tempo de guerras, tempo de uma apostasia tremenda, tempos de uma grande falta de fé, Deus sempre estava disponível, mas o povo é que sempre estava se afastando dele. Irmãos, Israel de vez em quando se afastava de Deus e tinha que penar para poder retornar ao  caminho. E fora de Israel as nações adoravam e faziam holocaustos a outros deuses. E quando Deus fazia uma guerra contra estas nações, ninguém escapava. Sabemos também irmãos, que profetas ou filhos dos profetas que se desviavam ou pregavam uma palavra contrária a de Deus, morriam, mas nem essa possibilidade isentou os filhos de todos aqueles “homens de Deus” de se desviarem. Não depende só dos pais, e necessários que o filho faça a sua parte que está na Bíblia. " E hoje irmãos, são tempos difíceis, muitas ofertas mentirosas, enganadoras, filosofias vãs e teologias da facilidade  Apalavra do Senhor em

Colossenses ( 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.

 Os Jovens estão desesperados, correndo para todos os lados e muitos estão buscando um deus de mentira que não pode fazer nada através deste modernismo da nova era. Com seus programas de televisão, e filmes vendendo ilusão, mentira e falsas doutrinas que não trazem felicidade. Daniel também enfrentou tempos difíceis, mesmo assim tomou uma decisão não se contaminar com as Iguarias do rei, com esta decisão no primeiro capitulo do seu livro, valeu onze capítulos de vitórias.

Daniel (1:8)  E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

É dolorido ouvir isso? , mais dolorido ainda, vai ser quando estas pessoas ouvirem da boca do próprio Deus “EU NÃO VOS CONHEÇO, APARTAI-VOS DE MIM”. Agora irmãos, tudo isso partindo de famílias com um vasto conhecimento da palavra de Deus, mas a palavra nos afirma: “próximo ao fim, o amor de muitos esfriará”. Temos que clamar ao Espírito Santo de Deus para nos ajudar nesta empreitada. Ele pode todas as coisas, POIS ELE É DEUS.

AD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo