quinta-feira, 13 de junho de 2013

CUIDADO COM OS CONSELHOS...


Todos nós enfrentamos problemas na vida. No casamento, também. Problemas às vezes simples de contornar, outros mais complexos. Nem sempre precisamos expor os nossos problemas para as pessoas ou para uma pessoa em particular. Há coisa que o próprio casal tem que aprender a resolver sozinho, buscando a Deus em oração, conversando com o cônjuge, chegando a um denominador comum, sem envolver terceiros nas questões. No entanto, às vezes num momento de um problema de grandeza maior ou no meio do desespero ou quando parece que não sabemos mais o que fazer ou suportar as coisas sozinhos, resolvemos compartilhar com alguém na esperança de um consolo, de um bom conselho.

É nesta hora que devemos estar muito atentos para não sair falando de nossos problemas conjugais para qualquer pessoa sem que a mesma tenha passado certa confiança e credibilidade a nós. Há casos que ao invés da pessoa que pede conselho, ficar bem com seu cônjuge, acaba por complicar  ainda mais a situação. Nem sempre os conselhos são bons! Há conselhos e conselhos!  Outra questão é que nem sempre as pessoas que os dão estão comprometidas com Cristo para auxiliar os casais dentro da perspectiva bíblica, dentro do que seria o desejo do coração do Pai, sob oração e temor do Senhor.

Em casos, por exemplo de reconciliação, há de se estar certo que o conselheiro ou conselheira realmente queira que o casamento de quem ela aconselha seja restaurado e que esteja disposto a pagar o preço em oração.. Muitas vezes o conselheiro opta por métodos ou caminhos não muito aprazíveis ao coração do Pai.  Opta por soluções ou métodos, muitas vezes mais fáceis ou um tanto quanto duvidosos, incentivando um dos cônjuges a desistir da relação ou a procurar um novo/a parceiro/a, por exemplo.

É importante que aquele/a que aconselha seja uma pessoa que ACREDITA SOBRETUDO NO MATRIMÔNIO COMO INSTITUIÇÃO SAGRADA, NA FAMÍLIA E QUE TENHA PLENA CONVICÇÃO QUE O DESEJO DE DEUS É QUE HAJA RESTAURAÇÃO. É claro que restauração não depende do conselheiro/a. Os cônjuges envolvidos primeiramente têm que querer, tem que assim desejá-la. Mas se o conselheiro/a não estiver também apto a orientar os casais nesta perspectiva, ou seja, no sentido de incentivá-los  a se perdoarem,   a orarem, a jejuarem, enfim, a pagar o preço pela RECONCILIAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO CASAMENTO, aí as coisas ficam difíceis ou terminam em grandes estragos. E mais, o conselheiro/a também tem que pagar o preço pelos cônjuges que aconselha, orando e buscando a Deus a respeito dos mesmos. Se não for debaixo da direção de DEUS, não dá. Tem que haver muito temor e busca quanto a isso.

A Bíblia afirma que na multidão de conselheiros há sabedoria. Portanto, talvez seja aconselhável, caso venha decidir levar o caso ao conhecimento de outrem, que ouça o conselho de mais de uma pessoa e pese tudo. Tudo mesmo!  Passe os conselhos pelo crivo da Palavra de Deus. Também analise a situação, veja se a pessoa que o aconselha é imparcial, se é sensata, serena, se está pautada no Evangelho. Não vá fazendo tudo que lhe mandam fazer. Cuidado! Você pode perder a chance de restaurar o seu casamento! Pode jogar de vez a toalha por causa de orientações errada. Lembre-se: conselheiros são humanos, portanto limitados e sendo assim NÃO SABEM TUDO nem ao seu respeito nem do seu cônjuge. Não os conhecem no âmago de suas almas, detalhes da história de vocês enquanto casal, enquanto indivíduos, pormenores, etc. Mas o DEUS ONISCIENTE SIM! Ele conhece vocês dois perfeitamente! Fique atento principalmente se disserem para você DESISTIR DO SEU CÔNJUGE e procurarem outro rumo ou outra pessoa! Meu conselho é que não desista, não se vença fácil. O caminho mais difícil é normalmente o que conduz a um fim proveitoso. Então ore, jejue, peça perdão ou perdoe conforme o caso. Não tente atalhar, não vá pelo caminho mais fácil. Pague o preço pelo seu lar, pelo seu casamento. Com certeza, lá na frente, quando você colher os louros da sua semeadura, dirá: VALEU À PENA NÃO DESISTIR! Portanto, ouça o conselho de Deus acima de qualquer conselho humano. Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomaram conselho, mas não de Mim, que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito... Isaías 30:1

Existem bons e maus conselhos. Conselhos que vem do alto e outros não. Roboão, por exemplo,  deu ouvidos aos maus conselhos dos jovens com os quais crescera, ao invés de ouvir os anciãos que lhe deram bons conselhos. Conselhos de amor e misericórdia para com o povo de Israel. Assim que, se meu pai vos impôs jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo... 1 Reis 12:11 a

Algumas mulheres também por conselho de Balaão, levaram os filhos de Israel a serem infiéis a Deus. Foram elas, que por conselho de Balaão, levaram os filhos de Israel a serem infiéis ao Senhor no caso de Peor, pelo que houve aquela praga entre a congregação do Senhor. Nm 31:16

Tenha fé e não perca as esperanças...vá ao seu quarto e ajoelhe.  Peça alguém  para interceder pela restauração do seu casamento. LUTE com todas as forças naquilo que depender de você. Se errou peça perdão. Se foi ofendido, perdoe. Dispa-se do orgulho e saiba que o seu lar é um bem maior acima de qualquer orgulho humano.


Que Deus, em seu infinito amor, junte os cacos daquilo que se quebrou, que erga das cinzas o amor que morreu, que cure as feridas, que derrame GRAÇA ABUNDANTE sobre o seu casamento que por ventura acabou e também sobre aqueles que permanecem firmes.

AD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo