quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Você Já Encontrou Seu Abacate?


Um dia desses, estava eu procurando algum aplicativo para usar em meu tablet, quando me deparo com um que me chamou a atenção. Ele se chamava avocado (“abacate” em inglês). Fiquei curioso, e fui ler a descrição do mesmo. Era um programa que era útil para comunicação de casal. É como se fosse uma linha privativa para os dois apaixonados trocarem mensagens. Gostei da proposta. Mas algo me chamou a atenção: a explicação do porque do nome. Os criadores do aplicativo diziam que além de o abacate ser delicioso, ele também era fascinante, pois crescia em pares, só frutificava se estivesse junto a outra árvore ou família de árvores, e que para os antigos astecas, simbolizavam amor e fertilidade.

Fiquei intrigado, e decidi pesquisar sobre isso. Quando fiz minha pesquisa, fiquei tão inspirado que decidi escrever esse texto. Espero que também sirva de reflexão para você.


A História do Abacate

A evidência mais antiga do uso do abacate vem dos anos 7000 AC. Arqueólogos já encontraram no Peru um jarro de água no formato de um abacate, datado de aproximadamente 900 AC. Entende-se que os astecas cultivaram abacates. Tanto que o nome abacate vem da palavra asteca que significa “testículos”. A razão para isso pode ser porque crescem em pares nas árvores, ou porque os astecas acreditavam que o abacate tinha capacidades afrodisíacas.

Eles usavam o abacate para tratar da pele e do cabelo. A sua polpa amassada, que era considerada sagrada, era usada para tratar doenças e cólicas e outras doenças gastrointestinais. Ele era considerado afrodisíaco quando era misturado com óleo.

Nos diferentes países, o abacate é usado na culinária por possuir um sabor neutro e diferente, e é usado tanto em pratos salgados quanto doces. Por exemplo, em Taiwan e nas Filipinas eles bebem abacate misturado com leite e açúcar como sobremesa. Na América do Sul, sorvetes de abacate. No Japão, sushi com abacate. No México, o molho de abacate (chamado guacamole). E na Indonésia, misturam abacate com leite, café e rum.

A polpa do abacate oxida rapidamente quando exposta às condições climáticas. Por isso, se aberto, deve ser consumido rapidamente, ou então que se faça um creme, para preservar sua cor e aspecto.

Outra coisa muito interessante sobre o abacate é que ele cresce nas árvores, mas só amadurece quando é colhido. Ele pode crescer entre os seus, mas só ganha o sabor e a utilidade quando sai de perto do lugar onde nasceu. Eles precisam amadurecer em seu pé de origem, mas não estão prontos para o que precisam desempenhar se não forem colhidos. O abacateiro é simplesmente o lugar onde o abacate fica preservado até chegar ao momento certo para ser utilizado.

E o Seu Abacate?

E é com essa ideia que desejo iniciar minha reflexão acerca dos relacionamentos. Assim como o abacate, muitas pessoas só conseguem realmente amadurecer na vida, se tornarem úteis para o que foram feitas, quando se afastam de sua “árvore de origem”. Muitos crescem, mas nunca amadurecem, porque não estão preparados para deixar seu lar, sua família, o lugar onde cresceram. É por essa razão que Deus diz: “E deixará o homem seu pai e mãe, e se unirá à sua mulher” (Mc. 10:7). Não fomos feitos para amadurecer no “pé de origem”. Tem gente que fica tão amarrado ao lar de origem que simplesmente não consegue sair de lá. Pode até dormir em outro lugar, mas não se desvincula emocionalmente. Esse é um dos problemas mais sérios do casamento. Precisamos deixar para trás a vida antiga, e entender que estamos entrando em uma vida nova. Precisamos viver de maneira diferente, amadurecer longe do “pé”. Esse é o plano de Deus.

Agora, outra lição que precisa ficar do abacate é que só podemos amadurecer em pares. Não é possível de alguém se tornar uma pessoa diferente por si mesma. Em geral somos cegos para nossas próprias dificuldades e problemas. Não percebemos nossos defeitos. Achamos que aquilo que fazemos é normal, e deve ser assim, pois sempre fizemos daquele modo. O que não percebemos nesses momentos é que assim não dá para acontecer. O que nos transforma e amadurece é vivermos o mais perto possível de outra pessoa, que nos mostre tanto o nosso melhor quanto o nosso pior, pois só assim somos capazes de realmente ser transformados. Tal qual o abacate, alguns podem ser transformados de maneiras para doces, mais tranquilas, apenas com diálogos, conversas, trocas de informações e experiências. Outros, precisarão ser mais “salgados”, precisarão passar por conflitos, precisarão chegar ao final das forças para perceberem que precisam mudar. E tanto a vida mais doce quanto a mais salgada são aspectos naturais da convivência. Não se preocupem se estão discutindo muito. É que o salgado é mais difícil de engolir que o doce. Mas ambos podem ser úteis, se dermos a devida atenção e tivermos paciência.

Outra coisa, a multiplicação precisa ser feita dentro de um contexto de intimidade. Não é bom para crianças crescerem em lares de pais ou mães ausentes, sem a certeza de que são importantes. Eu sei que muitas pessoas passam por situações difíceis, complicadas, que precisam trabalhar para manter a família. Mas é extremamente importante que a tarefa de educar não seja dada a outra pessoa ou coisa, como babás, televisão, creches, escolas, etc. Educar é papel dos pais. E disciplinar, e instruir, e amar, e dar carinho, e suprir necessidades físicas, intelectuais e emocionais. Nem assim é garantia de total sucesso. Mas sem isso, é favorecer o fracasso, com certeza.

Plantando Seu Próprio Abacateiro

Quero terminar falando sobre o cultivo do abacate. Não vou falar dos filhos, apesar de ser muito necessário. Quero discutir sobre o relacionamento entre homem e mulher. Para que o abacate cresça e amadureça, como já falei, é necessário que seja em pares. Pois bem, mas no cultivo do abacate, muitas coisas precisam ser valorizadas e cuidadas.

Primeiramente, se você quiser ter um abacateiro, precisa cuidar para ter um solo devidamente úmido, nem muito molhado, nem muito seco. Ele deve ter temperatura de 25 graus durante o dia, e 15 graus durante a noite. E, se o tempo for muito seco, precisa de mais água. Como isso se aplica ao casamento? Se você não cuidar do solo emocional dentro do lar, vocês não terão a certeza da produção dos “abacates”. Às vezes, a vida está um deserto só, e nesses momentos, em casa deve ser provida a umidade necessária para que a pessoa possa amadurecer. Muitas vezes, em casa as pessoas encontram mais desertos que na rua. E depois ficam se perguntando porque a pessoa não quer mais ir para casa. Transforme seu lar num refúgio e todos farão questão de ir para casa logo que puderem.

Outra coisa, o abacateiro é muito sensível. Ele sofre com pragas de insetos, de vírus e de bactérias. Ele precisa de cuidado constante. O coração de sua esposa, de seu marido, e de seus filhos, também é muito sensível. Você precisa cuidar disso, protegê-los da melhor forma que puder. Por isso que não dá para deixar o cuidado do lar a outras pessoas. Precisa ser feito pelas pessoas envolvidas.

O abacate cresce em diferentes tipos de solo. Vocês também podem amadurecer de maneiras diferentes. Mas lembrem-se que há uma maneira que é a ideal, que é quando o pH do solo varia entre 5.0 e 5.8. O mesmo para o lar: há um padrão ideal para o lar. Não que não haja outros, mas um foi estabelecido por Deus: envolve o pai, a mãe e os filhos. Se o seu não é assim, não se desespere. Não quer dizer que esteja fadado ao fracasso. Apenas vai precisar das devidas adaptações.

Por fim, amadurecimento do abacate demora tempo, e exige paciência. O mesmo para o lar. Nem sempre as mudanças e as diferenças serão visíveis no começo. E esse é o grande problema de muitos divórcios hoje. Não temos paciência para esperar as coisas acontecerem. Simplesmente queremos ver a diferença agora, já. Mas, muitas coisas precisam de tempo para acontecer. Mudanças repentinas duram menos que mudanças graduais.

Espero que você tenha a benção de ter encontrado seu abacate, e que tenha o cuidado e a determinação de fazer dele o melhor para sua vida. Vale a pena.

Que Deus abençoe sua família,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo