sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Jesus e o divórcio


ALGUNS FARISEUS APROXIMARAM-SE DELE PARA PÔ-LO À PROVA. E PERGUNTARAM-LHE: “É PERMITIDO AO HOMEM DIVORCIAR-SE DE SUA MULHER POR QUALQUER MOTIVO?”

ELE RESPONDEU: “VOCÊS NÃO LERAM QUE, NO PRINCÍPIO, O CRIADOR ‘OS FEZ HOMEM E MULHER’  -  E DISSE: ‘POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E OS DOIS SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE’?  -  ASSIM, ELES JÁ NÃO SÃO DOIS, MAS SIM UMA SÓ CARNE. PORTANTO, O QUE DEUS UNIU, NINGUÉM SEPARE”.  -  EU LHES DIGO QUE TODO AQUELE QUE SE DIVORCIAR DE SUA MULHER, EXCETO POR IMORALIDADE SEXUAL, E SE CASAR COM OUTRA MULHER, ESTARÁ COMETENDO ADULTÉRIO.  Mateus 19. 3-6, 9 (nvi)

O matrimônio não é uma conveniência social inventada pela humanidade para preencher uma necessidade ou condição temporárias, e, portanto, para ser revisado ou abandonado conforme os caprichos de qualquer homem, ou grupo de homens. O matrimônio foi instituído pelo Deus Altíssimo e a sua relação para com a raça humana é tal que não pode modificar, nem a parte considerada mais insignificante, sem graves conseqüências.

(Pequena Enciclopédia Bíblica)

O ideal divino de casamento é claramente um vínculo longo que une marido e mulher em um relacionamento em que ambos tornam-se “uma só carne” (Gn 2.24; Mt 19.5). A união matrimonial é uma condição santa fundada por Deus e que não deve ser dissolvida pela vontade do homem (Mt 19.6). O rompimento desse vínculo desagrada a Deus e propõe uma ameaça séria à ordem social: “Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes” Ml 2.15,16).

(Dicionário Ilustrado da Bíblia)

Nesse texto, Jesus se volta com franqueza para o assunto essencial: a causa do divórcio é a dureza do coração. Por trás de todo casamento desfeito existe um coração obstinado em relação a Deus, depois obstinado em relação ao companheiro dessa pessoa. Desde o início, a intenção de Deus em relação ao casamento era que durasse a vida toda. Sendo assim, os crentes deveriam tomar o cuidado  de escolher um companheiro eterno (ver 2 Co 6.14). Entretanto nenhum casamento será livre de diferenças e dificuldades a ponto de não terminar em divórcio se o marido e a esposa foram enganados a seguir suas inclinações naturais. O diabo exagerará nas falhas e deslizes de seu companheiro, semeará a suspeita e o ciúme, terá prazer com sua autocomiseração, insistirá em dizer que você merece algo melhor e insistirá  na promessa vazia de que você estaria melhor com outra pessoa. Mas escute as palavras de Deus e lembre-se: Deus pode mudar os corações e extrair toda a resistência se você permitir.

João da Cruz Parente

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo