sexta-feira, 20 de julho de 2012

Novo Relacionamento no Lar

O nosso novo relacionamento com Deus é baseado na graça amorosa de Deus e na fé amorosa dos filhos e filhas. Esse novo relacionamento se manifesta de forma concreta e prática também nos relacionamentos que temos com outras pessoas no dia-a-dia. Um dos principais ambientes nos quais nos relacionamos com outras pessoas é o nosso lar, nossa família. Hoje, estudaremos a respeito de como o amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos pode se manifestar na vida familiar no cotidiano.
1. A submissão mútua possibilita o novo relacionamento (Efésios 5.21-6.4) “ Submetei-vos uns aos outros no temor de Cristo … As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como o Senhor … maridos amai vossas mulheres como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por Ele … filhos obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo … e vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-vos na disciplina e na admoestação do Senhor.” Reflita bem sobre o significado do verso 21, acima. O que Paulo propõe é diferente das relações nas empresas e exércitos, por exemplo, nos quais poucos comandam e muitos se submetem através da obediência e do medo da punição. Nos relacionamentos entre cristãos, é o temor de Cristo que deve ser a motivação principal. E o temor a Cristo não é medo, mas amorosa reverência! Porque tememos a Cristo, amamos uns aos outros. Porque tememos a Cristo nós nos submetemos uns aos outros. Releia o texto com atenção e responda: (1) qual é a submissão mútua dos cristãos uns aos outros? Submissão significa estar “debaixo de uma missão”. Na igreja, nos lares cristãos, todos estamos debaixo de uma mesma missão: amar a Deus e ao próximo. A submissão cristã não é a mesma coisa que a submissão humana, a mera obediência a superiores. (2) Se devemos nos submeter uns aos outros, quem é o “chefe” nos relacionamentos entre os cristãos? (3) que mudanças você acha que essa submissão mútua deve provocar na sua compreensão e na sua prática sobre o relacionamento com irmãos e irmãs?
Este texto também fala da relação marido e mulher cristãos. É um texto que pode ser facilmente distorcido, se não for lido à luz de Efésios 5.21, e à luz do amor divino por nós. Facilmente este texto pode ser usado para justificar que o homem deve comandar e a mulher obedecer, sendo distorcido para fazer permanecer o hábito pecaminoso do predomínio masculino na vida social. Nos versos 22-24, Paulo fala sobre o papel da mulher na família, como o papel da submissão. Você se lembra do que significa submissão? Conforme já vimos, submissão não é obediência, mas parceria debaixo da mesma missão. Em todo grupo social há uma liderança, mas não necessariamente uma cadeia de comando hierárquico. A família não é um exército, nem uma empresa, nem uma escola. A liderança na família deve ser uma amorosa, pois o cabeça do lar, o marido, deve exercer sua liderança da mesma forma como Cristo lidera a Igreja. Este é o papel do marido cristão: amar sua esposa como Cristo nos amou e deu sua vida por nós. Como pode tal amor ser reduzido à idéia de autoridade? Explique, em suas palavras, como na prática cotidiana, (1) a mulher cristã cumpre o seu papel de submissão amorosa e (2) o marido cumpre seu papel de amar a esposa como Cristo amou a Igreja:
Finalmente, Paulo também nos fala a respeito da educação dos filhos. Releia Efésios 6.1-4 e responda qual é a dupla motivação para os filhos obedecerem aos seus pais? (1) (2) Aos pais é dado o conselho, no verso 4. Em suas palavras, diga o significado de “provocar os filhos a ira”: Possivelmente, os critérios para a educação dos nossos filhos são a disciplina e a admoestação do Senhor. Essas duas palavras são importantes e devem ser estudadas com mais cuidado. A primeira, traduzida por disciplina é a palavra grega paidéia, da qual vem o nosso termo pedagogia. Seu significado não é disciplina no sentido de correção, mas sim, no sentido de preparação, formação da criança até no sentido de correção, mas, sim, no sentido de preparação, formação da criança até que ela chegue a ser independente. Por sua vez, admoestação é a palavra grega usada para se referir ao aconselhamento, à exortação entre irmãos (ex. Cl 3.16), que poderia ser traduzida literalmente como “colocar a mente em ordem”. Aplicando-se às crianças, o significado desses dois termos pode ser descrito como “preparar a criança adequadamente conforme as diferentes fases do seu desenvolvimento físico, mental, interpessoal e emocional.”
2. Amor é comunicação
Você deve estar pensando, como é possível viver em família dessa forma? Uma família onde marido e esposa se amam e vivem em harmonia. Uma família na qual filhos e filhas respeitam e amam seus pais, e são por eles educados com carinho e inteligência? A chave para o sucesso familiar está na comunicação baseada no amor a Deus e no amor de Cristo por nós. Em um modelo hierárquico, não há comunicação, há apenas comando e obediência. Os subordinados não precisam saber o que pensa o comandante, nem precisam concordar com ele para obedece-lo. Em um modelo amoroso de relacionamento, a liderança se exerce através da ação comunicativa, que se exerce através do diálogo entre todos os membros do grupo. O diálogo visa formar um consenso, uma visão comum da vida e das situações sobre as quais se está conversando. Veja o exemplo de Deus e Cristo. Em sua oração final, Jesus falou três vezes sobre sua unidade com o Pai. Leia Comunicação é a ação de criar comunhão, uma visão comum da vida, dos valores, dos direitos e responsabilidades de abrir o coração e a mente para o próximo para, assim, construir um grupo. Comunicar é um novo estilo de vida amoroso e solidário. João 17.11,20-21,22-23. Reparou que a unidade entre o Pai e o Filho é a base da unidade entre os cristãos? Leia de novo os versos 21 e 23 e responda qual é o propósito da unidade entre o Pai e Filho: É essa unidade amorosa e comunicativa entre o Pai e Filho que pode sustentar a família cristã no dia-a-dia. Comunicação é a ação de quem ama e é solidário na partilha dos direitos e responsabilidades.
A boa comunicação na família começa, portanto, com a boa comunicação entre a família e Deus. É seguindo o exemplo do Pai e do Filho eterno que poderemos crescer como família cristã neste tempo tão conturbado em que vivemos. Para estudar em casa: 1. Estude em conjunto com sua família o “capítulo do amor” – I Co.13.1-7. Como aplicar os versos 4-7 à vida em família? 2. Leia outros textos sobre a família, a santidade no relacionamento sexual e amor romântico: Colossenses 3.18-21; I Tessalonicenses 4.1-8; Cantares 8.5-7.

AD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo