quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Divórcio é Humano, o casamento é Divino

Texto Básico: Marcos 10.1-12
O divórcio é humano e o casamento é divino.
O divórcio é fruto do pecado e o casamento é uma instituição divina.
O divórcio gera sofrimento e o casamento produz a felicidade.
O divórcio separa e o casamento ajunta.
O divórcio repudia e o casamento acolhe.

É por estas e outras razões que Deus odeia o repúdio. O profeta Malaquias escreve: Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis. (2.16).

Jesus foi questionado pelos fariseus acerca do divórcio: E, aproximando-se alguns fariseus, o experimentaram, perguntando-lhe: É lícito ao marido repudiar sua mulher? (Mc 10.2). A resposta de Jesus resume o seu ensino sobre o divórcio e o casamento.

1. O divórcio não é um mandamento divino, mas uma concessão da lei mosaica.

Moisés foi o autor de Gênesis e registrou a origem do casamento antes da queda. O que ele “mandou” foi o que Deus ordenou sobre o casamento em Gênesis 1.27,28; 2.24. Jesus como supremo intérprete da Escritura diz que Moisés não mandou divorciar por qualquer motivo, ele permitiu por um único motivo, a dureza de coração (10.4,5; Mt 19.8). O divórcio é uma praga social que gera infelicidade e sofrimento.

2. O divórcio não é obrigatório ou compulsório

O divórcio embora legítimo no caso de infidelidade conjugal (Mt 19.9) ou abandono irremediável (1Co 7.15), ele não é compulsório nem obrigatório. A prática do perdão é melhor do que o divórcio. A restauração de um casamento por meio do perdão é melhor que o divórcio.

3. O divórcio sem justa causa pode conduzir os divorciados a prática do adultério.

Jesus afirma de forma categórica contrariando a prática comum dos nossos dias: E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério. (Mc 10.11-12).

Aproveitando a pergunta, Jesus reafirma os prícipios bíblico acerca do casamento.

4. O casamento é heterossexual

Deus criou o homem e a mulher, o macho e a fêmea (Gn 1.27). O casamento só é possível e permitido por Deus, por duas pessoas de sexo oposto. Deus criou a união heterossexual para cumprir o propósito de reprodução e felicidade da família.

A relação homossexual jamais será um casamento. É uma prática abominável contrária a natureza humana e abominável (Lv 18.22-29) O ensino bíblico é claro: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher, é abominação” (Lv 18.22). O apóstolo Paulo afirma que o homossexualismo é uma imundícia resultado de uma perversão mental (Rm 1.24-27). Confira: 1Co 6.9,10.

5. O casamento é monogâmico

O modelo de casamento instituido por Deus é monogâmico, ou seja, entre um homem e uma mulher. Diz o texto bíblico: Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher (Mc 10.7). Não diz o texto que o homem deve unir-se às suas mulheres. Há muitos que defendem a natureza poligâmica do homem defendendo o direito natural do homem possuir mais de uma mulher. Deus, contudo, não criou mais de uma mulher para Adão nem mais de um homem para Eva.Vários outros textos da Bíblia corroboram este ensino: Dt 28.54,56; Sl 128.3; Pv 5.15-21; Ml 2.14.

6. O casamento é uma união íntima e indissolúvel

A maior intimidade entre duas pessoas dá-se no casamento. Jesus diz: e, com sua mulher, serão os dois uma só carne (10.8). A expressão uma só carne, indica uma intimidade tal que não pode ser separada. Trata-se de uma intimidade espiritual, emocional e física. Consuma-se esta união por meio do ato sexual. O sexo antes e fora do casamento é pecado (1 Ts 4.3-8). Ausencia de sexo dentro do casamento também é pecado (1 Co 7.5). O sexo é benção de Deus para os casados, com objetivos recereativos e procriativos.(Pv 5.15-19 e Gn 1.28).

Jesus declara que o casamento é uma união indissolúvel: Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. (Mc 10.9). Somente a morte põe fim a relação da união de um casal (Rm 7.2-3).

Em síntese, o divórcio é humano e o casamento é divino.


Arival Dias Casimiro

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo