quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Por que dar mais uma chance?

A história se repete em todos os lugares e na maioria das situações. O divórcio se torna a alternativa para alguma atitude errada de um ou dos dois cônjuges. Um pensa em se divorciar porque a esposa gasta tudo o que tem com coisas aparentemente sem importância. Outra pensa em se divorciar porque o marido não tem tempo para ela e para os filhos. Outros pensam que não devem continuar casados porque não conseguem desenvolver uma conversação por mais de dez minutos sem que haja algum tipo de discussão. De uma forma ou de outra, você já se encontrou em uma situação na qual acha que o casamento não tem mais nada a oferecer, e que a melhor coisa a fazer é se divorciar.
Essa é uma realidade cada vez mais comum até mesmo nos ambientes cristãos. Antigamente, achava-se que num mundo cristão, as coisas seriam mais difíceis de acontecer, que o casal que fosse religioso teria mais probabilidade de permanecer junto. Atualmente, as pesquisas mostram que os mesmos problemas afetam tanto casais religiosos, que professam seguir a Cristo, quanto casais sem qualquer fé. Por quê? O que pode ser útil para conservar um casal unido? Mais que isso, como manter um casal não apenas casado, mas também em intimidade, melhorando a vida a dois a cada ano?

Acho importante destacar isso porque muitas pessoas apesar de viverem juntas, sob o mesmo teto, não possuem uma vida em comum que seja cada vez mais satisfatória. Ao contrário, com o tempo, marido e mulher vão ficando cada vez mais separados, e acabam se tornando dois estranhos dentro de uma mesma casa, e até mesmo sob uma mesma cama.

Por que isso acontece? Como fazer para continuar casado por toda a vida, e ainda ter um relacionamento melhor a cada dia?


Propósito do Casamento

Em primeiro lugar, precisamos pontuar aqui qual é o propósito maior do casamento. Por que duas pessoas se casam? Qual a principal motivação para duas pessoas decidirem-se por unir os rumos de suas vidas?

Muitos respondem que é para ser feliz. E isso realmente é uma ideia partilhada por muitos. As pessoas se casam, achando que com isso vão resolver seus problemas de solidão, de não se sentirem amados, de serem rejeitados pelos outros. As pessoas acham que no casamento, isso deixará de acontecer.

Devo afirmar que o casamento até mesmo pode proporcionar isso. O casamento é, em seu propósito original, feito para que seja um lugar no qual a pessoa saiba que ali ela é amada mais do que em qualquer outro lugar. Ali há alguém que a estimulará, que a fortalecerá, que a compreenderá, que a fará melhor. Só que, e aqui está um problema, esse não é o objetivo a ser buscado no casamento. Isso é algo que vem como consequência da vida a dois.

Isso precisa ficar bem claro, para que as pessoas não cheguem ao casamento com uma falsa expectativa. O objetivo do casamento não é fazer alguém feliz. A pessoa fica feliz durante a vida de casamento, mas ela não deve viver para ser feliz por causa do casamento. E isso é importantíssimo de ser dito porque, pessoas que se casam querendo ser feliz, quando não encontram a felicidade, acham que tomaram a decisão errada, e que estão num relacionamento fadado ao fracasso.

Outra crença errada quanto ao propósito do casamento é imaginar que ao se casar, a solidão termina, e a partir daquele momento a pessoa sempre terá uma companhia para dividir a vida. E as pessoas para justificarem essa expectativa até mesmo usam o verso de Gênesis 2:18, que diz que não é bom que o homem esteja só. As pessoas se casam pensando que agora terão alguém para ficarem juntos até o final da vida.

Entretanto, muitas pessoas atualmente vivem casadas, e estão se sentindo mais solitárias do que antes. Essas pessoas simplesmente não encontram a tão esperada companhia, a pessoa que a acompanharia até o final da vida. Essa pessoa, muitas vezes, não a acompanha nem durante uma partida de futebol, ou a um passeio ao shopping. E aí, ao perceberem que continuam solitárias, as pessoas acham que as coisas estão erradas, que o casamento não está dando certo, e que devem se separar.

Casar para viver com alguém, e acabar com a solidão é uma expectativa que será frustrada muito rapidamente… quem sabe, na própria lua de mel.

Ora, então qual deve ser a principal motivação para o casamento? Por que as pessoas devem se casar? Eu lhes digo: o casamento não foi feito para fazer uma pessoa feliz, ou sem solidão, mas para torná-la mais semelhante a Cristo.

Como assim? Alguns podem perguntar. Como devo eu ser mais semelhante a Cristo com o meu casamento?

Os Princípios que Regem um Casamento Bem Sucedido

O problema é que muitas pessoas pensam em ser mais semelhante a Cristo, mas não conseguem transformar isso em realidade. Elas têm a informação do que precisam fazer, mas não são transformadas por essa verdade. Elas ficam convencidas das verdades da Bíblia, mas não têm o coração convertido e submisso a Jesus. Elas sabem que precisam de Deus, mas não sabem como agir com Ele, como ser vencedores como Ele. Vou tentar dar algumas dicas práticas para que você possa alcançar isso.


Amar a Deus acima de todas as coisas – Esse é o primeiro princípio dentro de um casamento. Acima de seus negócios, de suas expectativas, do que você acredita que seja o papel do homem e da mulher, você precisa estabelecer em sua vida o princípio de que o amor a Deus é mais importante. Se o amor a Deus for a prioridade de sua vida, antes de começar o dia você irá procurá-lO, por meio da oração, de seu culto pessoal, do estudo da Bíblia. Você vai apresentar diante dEle as suas preocupações, suas necessidades, suas carências, seus planos, e “o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades” (Fp. 4:19). Amar a Deus acima de tudo, é colocar sua vida e tudo o que você fizer diante de Deus, e perguntar se é isso mesmo o que Ele deseja que você faça. E é basear suas decisões nos princípios já apresentados na Bíblia.

Amar ao seu próximo como a si mesmo – Quando Cristo é a prioridade em minha vida, eu entendo o lugar em que me encontro nessa vida, e entendo que os outros devem ser tão valorizados em minha escala de prioridades como a mim mesmo. Valorizar os outros inclui perdoá-los em amor, ser paciente, ser benigno, ser misericordioso, ser pacificador, ser semeador de felicidade, suprir as necessidades dos que precisam. Significa dedicar minha vida para fazer o que Cristo fez, que foi espalhar o bem. Ser semelhante a Cristo é respeitar, amar e sempre valorizar o outro.

Servir ao invés de ser servido – Esse talvez seja o princípio mais difícil de seguir. Significa que vou fazer as coisas para o meu cônjuge independente do que eu receba em troca. Significa que vou continuar amando, vou continuar tratando bem, vou continuar sendo uma benção para a outra pessoa, mesmo que ela não retribua o que estou fazendo. Nesse ponto, muitos deixam de ser semelhantes a Cristo. Em muitos casamentos, parece que se estabelece um sistema de barganha: só vou fazer isso, se meu cônjuge fizer aquilo. Só vou demonstrar carinho, se a outra pessoa fizer algo por mim também. Parece que o casamento virou uma conta de investimento, na qual o lucro só aparece se for investido algo. Viver como Cristo é agir sem esperar a recompensa. É fazer o que é certo, porque é certo fazer, e não porque o cônjuge mereça.
Segredo do Sucesso no Casamento

Muitos podem estar lendo nesse momento os princípios acima, e dizerem: “Isso é simples demais. Na minha vida, isso não funciona. Já fiz o que precisava ser feito, e não funciona. Por que devo tentar de novo? Por que devo dar mais uma chance?”

Vou lhe explicar o porquê, na minha opinião. Se você deseja que seu casamento seja transformado, significa que você e/ou seu cônjuge precisam mudar. Pois se continuarem fazendo as mesmas coisas, continuarão recebendo os mesmos resultados.

Pois bem, ou você, ou seu cônjuge, ou ambos, vão precisar ser transformados. E eu lhe pergunto, quem é capaz de mudar o coração de outra pessoa? “Eu, o Eterno, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz.” (Jer. 17:10, NTLH).

Sim, meu querido amigo, minha querida amiga, é somente a pessoa de Deus que pode transformar o coração de outra pessoa. E Deus estabeleceu os princípios bíblicos para tal fim. Por isso, se agir de acordo com Ele, “mudarei o destino de meu povo” (Jer. 30:10), e Ele ainda promete que se nos apropriarmos das verdades bíblicas, e nos deleitarmos nEle, “Ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl. 37:4). Sim, há esperança para qualquer relacionamento. Mas para que isso ocorra, Deus precisa da sua decisão de se permitir ser transformado e usado por Ele.

Que Deus abençoe sua família,

Osmar Reis Junior
Psicólogo do CEAFA

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo