sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Resgate da Família!

Muitas expressões que usamos em nosso dia a dia passam despercebidas pela maioria de nós, não prestando a atenção ao seu significado. Duas delas que me vieram muito à mente nessa semana foram “Foi para o buraco” e “Saiu do buraco”. A primeira expressão significa, de maneira geral, que algo deu errado, algo não teve o resultado esperado. Indica até falha, ou insucesso. A segunda trata de algo ou alguém que sofreu um revés, mas agora já conseguiu superá-lo. Ou seja, passou pela situação de “ir para o buraco”, mas agora se recuperou, melhorou, “saiu do buraco”.

Os 33 mineiros chilenos

Acredito que para um grupo especial de 33 mineiros chilenos, essa expressão ganhou um sentido completamente diferente. No dia 5 de agosto de 2010, um desmoronamento que ocorreu na cidade chilena de Copiapó, na mina de San José, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 metros de profundidade. A princípio, não se sabia se seriam encontrados vivos. Houve uma comoção mundial sobre o tema.

17 dias depois, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos. O contato foi feito por meio de um bilhete enviado à superfície numa sonda especial de furar rochas. A partir daí, iniciou-se a operação para tentar tirar os mineiros vivos e em segurança.

O governo chileno percebeu que não teria conhecimento necessário para resolver o problema sozinho, por isso pediu ajuda internacional. O apoio veio de quem tinha condições de ajudar. Três perfuradoras iniciaram o processo de escavar um duto, um túnel, por meio do qual pudessem ser retirados os trabalhadores presos. A escavação durou 33 dias, até que no sábado, 9 de outubro, os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estavam. No entanto, mesmo tendo chegado até eles, e a saída parecer certa, ainda foi necessário tempo para garantir a segurança das pessoas.

O duto foi revestido, parcialmente, para aumentar a segurança antes de retirá-los. Este trabalhou terminou no domingo pela manhã.

Aí, foram feitos muitos testes, e o esforço final de resgate teve início às 23:19 da terça-feira, dia 12 de outubro, quando uma cápsula especialmente fabricada para o momento desceu pela primeira vez até onde estavam os mineradores, levando um socorrista para ajudar no processo de retirada.

A retirada durou menos de 24 horas, e por volta das 21:55 do dia 13, quarta-feira, todos já tinham saído. O salvamento foi mais rápido do que o tempo estimado pelas autoridades, que era de 48 horas.

Hoje, eles são vistos como heróis nacionais, por terem sido capazes de resistir por tanto tempo diante de situação tão adversas.


Histórias Individuais

O mais interessante nesse processo, além do grande feito, que é visto como sem precedentes na história da mineração, são as histórias de cada indivíduo, e como essa experiência os transformou.

Por exemplo, tem a história do primeiro mineiro retirado, de nome Florencio Ávalos. Foi emocionante ver pela televisão o choro compulsivo de seu filho, ao abraçá-lo. Usando ele como referência, posso afirmar que para muitos que ali estavam, quando a vida deles foi para o buraco, a família ganhou um novo sentido e valorizaram muito mais o contexto familiar.

Outro mineiro que merece ser citado aqui é Claudio Yanez. Ele já tinha duas filhas, sendo a mais velha de 7 anos. Ou seja, já tinha um relacionamento estável com sua namorada. Mas não tinha ainda assumido o compromisso de casar-se com ela. Ia levando a vida, quem sabe sem a pressão de assinar os papéis. Mas, quando a vida foi para o buraco, ele percebeu que precisava se posicionar, precisava encarar a vida com mais responsabilidade. E o mesmo para sua noiva. Ela o pediu em casamento enquanto ele ainda estava embaixo. Decidiram assumir o compromisso de viver juntos até o fim.

Uma história que também foi muito interessante foi a de Yonni Barrios. Ele mandou algumas cartas para a esposa. Mas, em determinado momento, sua esposa descobriu que havia outra mulher ali, no acampamento, esperando por ele também. Quando a vida vai para o buraco, os erros que cometemos, e que tentamos esconder por tanto tempo, aparecem, vêm à tona, e nos fazem repensar nos rumos que estamos dando às nossas vidas.

Temos também a experiência de Carlos Mamani, que trabalhava na mina há apenas cinco dias, quando aconteceu o acidente. Seus familiares dizem que, depois que sua vida foi para o buraco, ele ficou tão traumatizado que decidiu tomar novos rumos na vida, e vai largar a vida de trabalhador de minas.

E um último relato que acho importante mencionar é o de Osman Araya, que mandou uma mensagem emocionante para a esposa, que dizia: “Eu te amo muito… Eu nunca vou deixá-la, e vou brigar até o fim para ficar com você”. Quando a vida foi para o buraco, ele percebeu o que era realmente importante, e decidiu lutar com todas as forças para ficar ao lado da família.

O Resgate veio de cima

Interessante para mim foi pensar que, por pior que a situação parecesse, nenhum dos trabalhadores pensou em continuar vivendo dentro do buraco, há 700 metros de profundidade. Todos queriam sair, todos tinham a esperança de sair do buraco, e voltar a viver a vida feliz com seus queridos.

Quando a sonda veio de cima, e abriu para eles um duto que os levaria para o alto, e para fora do buraco, eles perceberam que precisariam tomar providências. Em virtude da especificação do tamanho da cápsula e do buraco, eles precisaram fazer exercícios, seguir uma dieta balanceada, e respeitar os momentos de dia e noite. Eles tiveram um papel a desempenhar, para poderem ser salvos pela ajuda que veio de cima. E, eles cumpriram sua responsabilidade. Se algo desse errado, não seria por causa da falta de atitude ou de ações da parte deles. Tudo o que tinham que fazer, eles fizeram.

Assim, quando a ajuda que veio do alto lhes proporcionou os meios, eles estavam prontos e fortes o suficiente para agir como necessário.

E foi graças a isso, que a história do resgate dos 33 mineiros do Chile foi um grande sucesso.


E quanto à minha vida?

Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com a família, que é a proposta do título de artigo? Pois eu lhe digo: essa história é uma boa representação dos problemas que enfrentamos no casamento, e de como sair deles.

Quantos de nós já não percebemos que o casamento deixou de ser o que era, deixou de ser uma alegria, deixou de trazer satisfação, e transformou-se em algo sem graça, sem vida, sem alegrias? Em outras palavras, quantos já perceberam que seu casamento foi para o buraco?

Tal qual os mineiros, você que está lendo pode estar desanimado porque a pessoa com quem se casou deixou de ser a maravilha que era. Ou pode estar enfrentando problemas com seus filhos, tendo dificuldades para sair do impasse que a vida deles apresenta. Você pode mesmo ter pensado que não adianta mais tentar, pois desse buraco você não consegue sair mesmo.

E o pior, quando você percebe que sua vida a dois, ou sua vida familiar, ou seu relacionamento com seus filhos, foi para o buraco, muitos começam a perceber o valor que a família tem, ou sente falta de ter se comprometido mais antes, quando as coisas ainda iam bem. Ou mesmo pode ter que enfrentar erros cometidos, que agora vêm à tona, e só trazem tristeza e angústia.

A primeira lição que gostaria de deixar é que você não deve se contentar em viver no buraco. Se você olhar para sua vida, vai perceber que esse momento de dificuldade e de sofrimento pode ser simplesmente uma encruzilhada que exige que você tome outros rumos em sua vida. Você precisa olhar para esse momento ruim pelo qual passa, e reconhecer que você precisa tomar novas decisões, desistir dos caminhos tomados até agora, e fazer um compromisso de nunca abandonar sua família, e lutar até o fim, pois é isso o que significa o amor.

Agora, mais importante que sua decisão, é você reconhecer que a ajuda vem do alto. Não é uma sonda, é uma Pessoa. Pode ter certeza de que, mesmo que pareça impossível, acima de você há Alguém lutando para chegar até você. E Ele tem todo o equipamento necessário para retirar você de onde está. Deus está mais interessado em você do que você pensa. E Sua promessa, na Palavra, é: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude” (Jo. 10:10). Ele não quer que você se satisfaça em viver dentro do buraco em que sua vida pode estar. Ele quer que você volte a ver a luz do Sol, volte a aproveitar do convívio daqueles que ama, volte a ser livre.

Só que, como foi a realidade na vida dos mineiros, você também precisa fazer a sua parte. Você também tem um papel a desempenhar. Você deve buscar conselho de pessoas que tenham um relacionamento real e vivo com Cristo, pois elas podem ter palavras de muita sabedoria para lhes oferecer. Você também pode buscar livros, DVDs e seminários de família que tratam do problema que você pode estar enfrentando. Você deve passar muito tempo meditando na Palavra de Deus, e buscando nela as respostas para seus problemas. Talvez a resposta não esteja especificada para o seu caso, mas com certeza ali você vai encontrar a segurança que precisa para enfrentar o problema. Ore, passe tempo derramando o coração na presença de Deus, pois Ele tem o que você precisa.

Mas lembre-se, nada do que você faz é suficiente para tirar você do buraco. Tal como na história dos mineiros chilenos, o que você puder fazer vai apenas ajudar você quando a salvação chegar. Porque, em realidade, a salvação para realmente tirar você do buraco precisa vir de cima. E ela virá. A promessa de Deus é que “antes que clamem, Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei” (Is. 65:24). Ele está pronto a ouvir e responder. Ele espera apenas que você abra a porta do seu coração, da sua vida, e permita que Ele entre e seja o Senhor da situação (cf. Ap. 3:21).

E, mesmo se você se encontrar clamando, e tem buscado a resposta, mas não ouve nada, não percebe nada, lembre-se também da história dos mineiros chilenos. Foram necessários 17 dias antes de terem certeza de que havia alguém no resgate. Durante esse período, que pareceu uma eternidade, parecia que nada diferente aconteceria, e que eles estavam simplesmente ignorados pelos outros. Mas, isso não era verdade. Mesmo sem que eles vissem ou soubessem, o país chileno já tinha se mobilizado e preparava a salvação.

Essa também é a realidade para seu problema. Mesmo que você não veja, Deus já preparou e mobilizou o céu para responder ao seu chamado, e salvar você do local em que você se encontra. Não desista, não desanime, faça a sua parte, que com certeza chegará o momento em que você terá a certeza de que vai sair do buraco.

Não perca as esperanças, pois em todas as situações, O RESGATE VEM DE CIMA!

Osmar Reis Junior, Psicólogo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo