terça-feira, 29 de setembro de 2015

A advertência de Deus, através do Apóstolo Paulo, aos que repudiaram e desejaram se casar de novo

A Carta aos Gálatas representa mais que um encorajamento espiritual; representa uma advertência dura àqueles que haviam conhecido a Graça do SENHOR JESUS e desejavam voltar ao tempo da Letra envelhecida e morta.

O apóstolo Paulo fora o maior porta-voz da Graça de DEUS às igrejas cristãs primitivas que iam se formando, em diversos lugares, por meio do arrependimento e do novo nascimento em CRISTO JESUS. Os novos cristãos adoravam a DEUS nas casas, pois se havia dado o conhecimento a eles de que o SENHOR não habitara “em templos feitos por mãos de homens” (Atos 17:24).

Maior indignação do apóstolo acontecera quando ele soube que os gálatas, rapidamente, haviam transtornado o Evangelho da Graça de DEUS por outro evangelho anunciado por pessoas que insistiam em viver debaixo da Lei antiga: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho, além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gálatas 1:6-8).

E por que os gálatas queriam abraçar novamente ao velho sistema? Dentre outras coisas, porque nele os homens viviam uma vida de devassidão carnal, de pecado, pois achavam que a simples execução de obras os salvaria. Vejamos o capítulo 3: “Ó INSENSATOS gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” (versículos 1 a 3). Adiante, Paulo prosseguiu com a dura exortação em defesa da Graça de DEUS: “Todo aquele, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição, porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé” (versículos 10-11). Essa fé, defendida por Paulo, consistia em obediência aos preceitos de CRISTO e em uma vida de santidade, afastando-se de tudo o que desagrada a DEUS, como obras das manifestações carnais. A carne dos homens cristãos e tementes a DEUS fora morta em CRISTO na cruz do calvário.

Era notório que os gálatas quisessem se reaproximar das obras da lei, visto que, através delas, eles se sentiam livres para repudiar seus cônjuges e contraírem novas núpcias, como acontecia com os fariseus e escribas nos tempos de JESUS. Anos antes, JESUS havia lhes apresentado a doutrina da Graça, muito mais estreita e disciplinadora que os aspectos da velha lei. Em Mateus, o SENHOR advertiu que o adultério era muito mais que a prática da conjunção carnal ilícita: “Ouviste que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (5:27-28). Diferentemente da lei antiga, o adultério, na época da Graça, acontece bem antes da relação sexual ilícita. Ocorre quando um homem casado cobiça, deseja outra mulher que não seja a esposa dele. Fora esse caminho apertadíssimo que o SENHOR apresentou aos Seus discípulos um pouco mais adiante: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7:13-14). O apóstolo Paulo também havia ensinado esse mesmo caminho estreito aos irmãos em Roma e em Corinto (Romanos 7:2-3 e 1 Coríntios 7:10,11 e 39).

A questão é que, muitos hoje em dia, que se dizem cristãos, querem viver deliberadamente as obras da carne, estando na Graça, o que é impossível aos olhos de DEUS. Paulo chegou a questionar os irmãos em Roma sobre esse modo de vida: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6:1-2).

Voltando às advertência de Paulo aos gálatas, no capítulo 5 ele escreveu: “Digo, porém, Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias,e  coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:16-21) (grifos meus).

O apóstolo de DEUS afirmou que quem é guiado pelo Espírito de DEUS não faz o que quer, ou seja, não busca em si mesmo a sua própria felicidade; antes renuncia a tudo o que é contrário ao Espírito. Adiante, Paulo listou algumas obras da carne. A primeira da lista é o ADULTÉRIO. Logo em seguida a fornicação. Ambas relação sexual ilícita. A primeira de quem é casado e a segunda de quem é solteiro e mantém relação sexual com outra pessoa solteira. Ao final da lista, Paulo fez os gálatas se lembrarem de uma sentença divina que, outrora, ele havia transcrito aos irmãos em Corinto (ver 1 Coríntios 6:9-10): QUEM VIVE NA PRÁTICA DO ADULTÉRIO E NA FORNICAÇÃO NÃO HERDARÁ O REINO DE DEUS. E que reino herdará depois de morrer? Para onde irá o espírito dessas pessoas? “Quem vencer, herdará todas estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros,e  aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Apocalipse 21:7-8) (grifos meus).

Se essas fossem palavras minhas, nos tempos de hoje, diriam os desobedientes que eu estaria julgando, atirando pedras, que estaria sendo ortodoxo e legalista demais, ou coisa parecida. Mas, graças a DEUS, não fui eu, o Pastor Fernando César, quem escreveu essas palavras. Elas saíram do coração de DEUS como advertência para toda a igreja.

No livro das Revelações também está escrito: “Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda” (Apocalipse 22:11). Costumo dizer aos meus irmãos em CRISTO que a santificação é uma escada para cima, sem o último degrau. Quanto mais santo somos, mais DEUS manda-nos santificarmos mais ainda. Só há um caminho para quem deseja sair da sujeira, da podridão do pecado, e seguir em direção ao Reino de DEUS: aceitando a Verdade, arrependendo-se e buscando viver uma vida de santidade aos pés de JESUS. Faça isso enquanto há tempo. DEUS te ama tanto, que ELE não te quer perdido, nos caminhos do adultério e da prostituição, fazendo o que você quer ou acha certo. Renuncie a sua carne e se arrependa. Há um lugar guardado para você no Reino de DEUS. Só depende da atitude que você terá hoje diante de DEUS.


FERNANDO CÉSAR

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo