terça-feira, 21 de abril de 2015

Os remidores da família.

Gênesis 37-50

INTRODUÇÃO- A história de José é uma das mais belas da Bíblia, porque por um lado ela nos mostra a força destruidora da inveja e da mediocridade. Mas ao mesmo tempo ela nos revela que as circunstâncias IMPOSTAS PELA MEDIOCRIDADE não devem ditar o ritmo de minha vida e nem influenciar a minha conduta, pois eu tenho que ter consciência que Deus nos tem preservado com um propósito.
Não é o que eu quero, mas o que Deus quer de minha vida. Seus sonhos são colocados em meu coração na medida exata da minha caminhada com Ele na carreira que Ele propôs para minha vida, sou enviado como um restaurador de brechas, aquele que resgata valores, vivencia princípios e faz da verdade sua bandeira, para que o evangelho seja implantado.

Tese- Deus me escolheu, e me preservou para um propósito eterno, o de ser um remidor de famílias.

SENTENÇA TRANSICIONAL - José do Egito é um exemplo de um remidor de famílias, um homem que em toda a sua história se manteve integro diante das mais diversas situações sabendo que Deus o chamara para um propósito, o de preservar o seu povo da extinção.
PALAVRA CHAVE - preservado

I- A VIDA DE JOSÉ DENTRO DOS PROPÓSITOS DE DEUS
Ele tem uma meta- Ele é o Patriarca que dará continuidade ao plano de Deus para a emancipação da nação de Israel, onde surgirá a semente da mulher que esmagará a cabeça da serpente. Ele será usado para a preservação desse povo da fome que viria sobre a terra. Através dele as promessas de Deus feita ao seu bisavô Abraão seriam cumpridas. José é o tipo do cristão que é enviado por Deus. Ser um remidor de famílias no Brasil é o que Deus estabeleceu para o povo evangélico nestes tempos difíceis.

 O BRASIL PRECISA SER RESGATADO DOS VALORES ERRADOS QUE ESTÃO APODRECENDO A SOCIEDADE
Você já sonhou em ser um poderoso instrumento de Deus para a conversão de pessoas que estão ao seu redor, ser usado por Deus? Quem colocou esses sonhos em seu coração, o diabo?...Duvido.

II-AS MARCAS DE UM REMIDOR DE FAMÍLIAS
É alguém escolhido por Deus (alguém que é escolhido por Deus, recebe revelações Deus através de sonhos). Para ser líder da família (37: 5-11) (dois sonhos, os feixes que se curvam, sol e lua e as estrelas). É alguém perseguido por causa da inveja A inveja, o ódio levam os irmãos a lançar José numa cova, e depois o vendem como escravo para o Egito. É alguém que tem consciência de seu valor José é vendido no mercado de escravos e vai para na casa de um oficial do Faraó chamado Potifar. José torna-se um ótimo e fiel empregado na casa de Potifar, e torna-se o administrador de todos os seus bens. (Gênesis 37:36) É alguém que não seja seduzir pelas fraquezas humanas A esposa de Potifar, seduzida pela beleza de Jose, tenta seduzi-lo. Ele rechaça as investidas dela rapidamente, até o ponto de fugir de casa, deixando a roupa em suas mãos. (Gênesis 39:7) É alguém que não perde a revelação por causa da opressão José é falsamente acusado da tentativa de estupro e é jogado na prisão, alcança o favor do carcereiro, passa a ser gerente de cadeia, e ainda revela os sonhos do padeiro e do copeiro (39:21-23) (40; 23).

III-UM REMIDOR DE FAMÍLIAS, TEM DISCERNIMENTO DOS TEMPOS ATUAIS.>
(1)- Sabe os tempos de vacas magras e vacas gordas
(2)- Reconhece os tempos que os celeiros devem ser construídos
(3)- Reconhece que todas as circunstâncias familiares inclusive as ruins fazem parte do aprendizado para salvar a casa.
(4)- Será um apaziguador de corações no lar.

CONCLUSÃO PRATICA
José Viu Que Deus o Tinha Preservado Para um Propósito. Chegou a Hora Para Que Todos os Crentes que Foram Preservados para serem remidores da família se Levantem em "Fé com Poder", Muitos Cristãos que Estão Crescendo Acham que Estão Falhando porque passam por muitas provações, mas esse é o ponto forte de um remido de famílias. Ele vence as barreiras sem perder a sua maior característica, sua fidelidade a Deus. É a guerra da esperança contra o apesar de tudo.

ASSUNTOS COMPLEMENTARES
Esse é um sermão biográfico, sobre a história de José, relatados no livro do Gênesis do capitulo 37 ao capitulo 50. É um sermão ético comportamental, pois trata do caráter do líder que crê que foi preservado para um propósito.
É importante o estudar sobre a vida de José, o seu tempo e contextualizar para as realidades de hoje. Deve-se evitar qualquer tipo de ilustração, pois a própria vida de José está cheio de exemplos maravilhosos. Um pensamento fora do capitulo corre o risco de criar divagações. É preciso sintetizar os capítulos desde o inicio até o fim, para que a congregação tenha uma visão geral da proposição e aprenda as lições. Contem um conteúdo doutrinário forte, pois enfatiza as virtudes do personagem, que, aliás, é de um caráter exemplar, tipificando a pessoa de Jesus o Salvador.


PEDRO LUÍZ DE ALMEIDA 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo