domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dá para Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo?

Amar e ser feliz

Muitos casais, semanalmente, procuram os conselheiros, psicólogos, pastores, padres, etc., em busca das razões pelas quais são infelizes em seus casamentos. Estão vivendo situações que têm certeza que não deveriam viver. Por essa razão, começam a estranhar como reagir a situações diferentes, como reagir a sentimentos diferentes, a frustrações, a mágoas, a ressentimentos, que já possuem a tanto tempo. Acham que seu casamento foi um erro, que não é possível que a vida de casados seja somente isso. Antes, observavam casamentos assim e diziam: “isso nunca vai acontecer comigo”. Contudo, atualmente, percebem uma realidade muito mais triste, e se pegam presos na mesma realidade. Será que o amor, que antes parecia tão maravilhoso, ainda tem solução, ainda é possível?

Outras pessoas não procuram ajuda, mas vivem em completa desilusão e diferença de contato com seus cônjuges. Parece-lhes que não dá para ser feliz ao lado dessa pessoa com quem se casaram.

Você já sentiu essa desilusão? Você já achou que não é possível amar uma pessoa e ser feliz ao mesmo tempo? A situação chegou em um estágio que seja longe ou perto da pessoa amada, você continua infeliz. Tem solução? Pois bem, quero escrever sobre isso essa semana, pois acho que precisamos refletir sobre o que significa realmente ser feliz no amor de uma pessoa.


Você Está Infeliz. De Quem é a Culpa?

Muitas pessoas se fossem responder a essa pergunta, diriam que é de seu marido/sua esposa. A razão pela qual são infelizes é porque ele/ela não age como deve agir, não fez o que tinha de fazer, fez algo que magoou você… e a lista continua interminavelmente.

Mas será que é isso mesmo? Se você acha que a culpa é da outra pessoa, isso significa que você não tem nada a fazer para melhorar seu casamento, e isso implica que se a outra pessoa não quiser mudar, seu casamento está fadado ao fracasso.

Acontece que esse tipo de pensamento nos coloca em um beco sem saída, porque ninguém muda ninguém. Não sei se você entendeu o que escrevi, por isso vou escrever destacado: NINGUÉM MUDA NINGUÉM. Até mesmo Jesus, quando esteve nessa terra, antes de efetuar um milagre, perguntava para a pessoa o que ela queria que Ele fizesse. Apesar de saber exatamente o que cada pessoa precisava, Jesus deixava a decisão de mudar na mão da pessoa.

Se o próprio Mestre dos Mestres fazia isso, o que faz você achar que se falar muitas vezes, durante muito tempo, com seu cônjuge, ele/ela vai mudar? Ninguém muda ninguém.

Agora, você pode mudar você. … Sim, estou falando de você mesmo/mesma. Eu sei que a culpa não é sua, que seu casamento está como está por causa da outra pessoa, mas acontece que a única chance que nós temos de salvar seu casamento é usando a pessoa que está disposta a procurar ajuda. E se você está lendo esse texto, isso me mostra que essa pessoa é você. Portanto, se você quiser que seu casamento mude, decida ser a mudança que deseja ver.

Para ajudar você, dou abaixo algumas sugestões, que espero possam servir de estímulo. Não ache que é só isso. Tem sempre muito mais coisa. Mas se você começar a praticar as dicas abaixo, você vai começar a perceber que tipo de coisa precisa fazer para mudar seu casamento.



Dicas Sobre o Que Fazer para Mudar Seu Casamento

Conquiste seu cônjuge todos os dias. Por incrível que pareça isso é esquecido depois do casamento. O marido acha que já fez tudo o que precisava fazer, e a mulher acha que o marido deve pensar por si mesmo no que tem de fazer, que ela não tem que lhe dizer nada. Assim, ficam os dois esperando que a outra pessoa faça alguma coisa, ou pare de falar e encher o saco, para que a vida continue tranquila. Isso não poderia estar mais errado. Ambos precisam ser reconquistados diariamente. Como? Por meio de conversas, de saídas românticas, de pequenos presentes, de cuidado pelo bem estar da outra pessoa, por ainda ser romântico e gentil, por elogiar e demonstrar que está orgulhosa(o) dele(a). É isso que faz a outra pessoa se apegar ao cônjuge. Saber que ele/ela ainda é a pessoa que mais aprecia suas qualidades. E faz questão de valorizar isso, por meio de demonstrações concretas de carinho e afeto. O namoro dura a vida inteira. Como dizia meu professor de faculdade: “O verdadeiro Don Juan não é aquele que conquista uma mulher a cada dia, mas o que consegue conquistar a mesma mulher todos os dias”. Serve para as mulheres também. Ambos devem investir tempo na conquista diária do amor um do outro.

Amar de verdade também contém sofrimentos. Muitas pessoas acham que se o amor é verdadeiro, a vida será sempre um mar de rosas, que nunca haverá dificuldades de convivência, de relacionamento, etc. Isso é uma grande mentira. Na verdade, lembro-me de uma letra de música, o amor para ser bem grande precisa ser triste. Não que deve conter ressentimentos e brigas. O que quer dizer é que somente as pessoas que passam juntas situações difíceis, que choram juntas, que buscam a solução muito difícil uma junto com a outra é que conseguem entender como o amor serve para fortalecê-las na vida a dois. É o amor que enfrenta a tempestade junto que cria as raízes mais profundas. Se o amor não passa por nada, fica superficial e raso, e na primeira situação mais séria e difícil, as pessoas simplesmente saltam do barco e desistem de amar.  Amar de verdade realmente inclui passar por sofrimentos.

O perdão é a cola do amor. Outro ponto importantíssimo para que o casamento seja feliz mesmo com o amor que ambos demonstram, é exercitar a capacidade de perdoar a outra pessoa. Há pessoas que não conseguem isso. Dizem que perdoam, mas guardam ressentimento pelo resto da vida, e sempre trazem à tona alguma coisa dita ou feita contra ele/ela, quando estão em discussões ou brigas. Lembrem-se de que se escolherem perdoar, estão abrindo mão de usar aquilo como ferramenta de punição para a outra pessoa. O perdão significa um novo começo, deixar para trás o passado, e investir apenas no futuro. E é somente quando o casal consegue se perdoar, que o amor pode realmente ser fortalecido. Se não perdoam, vão construindo muros de separação entre si, até que depois se tornam duas pessoas estranhas, vivendo sob o mesmo teto.

Seja o melhor cônjuge que pode ser. Essa talvez seja a opção mais difícil. Você precisa ser o melhor cônjuge possível para seu marido/sua esposa. Não se engane, é somente quando você percebe que seu casamento depende muito mais de suas decisões, e menos de seu cônjuge, é que você consegue entender que estar feliz ou triste, inseguro ou tranquilo, depende de você. Deus deseja ser sua força, deseja ser a resposta para sua incerteza da vida. Deus deseja ser o Médico e o Psicólogo Celestial em sua vida. Ele lhe dará forças para suportar as dificuldades, não importa pelo que você passe. Tenha certeza de que Deus poderá ser a força para lhe manter em pé, independente das dificuldades.

O amor não morre, se transforma. Depois disso tudo, quero terminar afirmando que o amor não morre nunca. Ele apenas toma formas diferentes. Ele deixa de ser extremamente passional, e passa a ser mais maduro, mais consciente, mais realista. E esse tipo de amor não é frio. Também tem paixão, mas simplesmente não estará fundamentado apenas na outra pessoa, mas muito mais sobre você e seu relacionamento com Deus. E é esse tipo de relacionamento que dura pela vida inteira.



Pode ser que alguns de vocês estão pensando agora que isso não funciona, que isso que eu falei não se aplica ao seu caso, etc. Isso não tem problema. Você não precisa usar exatamente essas dicas que falei. O que você precisa manter sempre em mente é que sua atitude em seu casamento depende muito mais de você do que de seu cônjuge. E, se você estiver ligado a Deus, firme em Seu amor, não importa o que venha a passar, você não se dobrará diante das circunstâncias, mas permanecerá de pé, e firme, para enfrentar qualquer tempestade que apareça.

Que Deus abençoe você e seu casamento,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo