sábado, 8 de fevereiro de 2014

Apenas Uma Pergunta para Salvar o Seu Casamento

Sim, é verdade. Você pode achar que para salvar seu casamento é necessária muita coisa, e parece ser bem complicado. Ao contrário do que possa parecer, tudo é bem mais simples. Você precisa apenas lidar com uma pergunta, para ter certeza de que seu casamento vai continuar, ou vai terminar. E ela serve tanto para aquele que descobriu que as coisas não andam bem, como para aqueles que já tentaram muitas coisas para ver se agora funciona. Ambos podem se encontrar na dificuldade para fazer funcionar realmente seu relacionamento. Pois bem, não é preciso muito.

Espero que esse título tenha lhe chamado a atenção. Espero que tenha despertado em você a curiosidade. E ao mesmo tempo, espero que tenha servido para lhe devolver a esperança. Meu propósito neste texto é ajudar você a entender o que realmente pode estar faltando em seu relacionamento, e como isso servirá para mudar sua história daqui para frente.

Pois bem, para resolver a curiosidade, aqui está a pergunta: Você já decidiu que vai salvar seu casamento?

Frustrado? Intrigado? Descrente? Qual foi sua reação? Pois bem, por incrível que pareça, só é preciso responder a essa pergunta para ter certeza de que as coisas vão dar certo ou não.

Por que posso dizer isso com tanta certeza? A razão é como as pessoas respondem a essa questão. Muitas, sem pensar, começam a descrever como a situação se encontra terrível em seu casamento e as dificuldades da vida a dois. Mas a pergunta não é essa.

Aí então, param, pensam um pouco, e começam a dizer que gostariam, MAS a outra pessoa faz isso, faz aquilo, deixa de fazer isso… E usam todo tipo de argumentos, tentando convencer aos outros que não há saída.

Outras ainda, se forem realmente honestas, afirmam que desejam, mas não sabem como fazer isso. Ou então afirmam que não têm certeza, ou então que já perderam a esperança. E começam de novo a listar as razões pelas quais o casamento não tem muito para onde ir.

Pois bem, eu repito a pergunta, para essas pessoas: Eu não perguntei POR QUE o casamento está com problemas. Eu queria saber se elas DECIDIRAM salvar seu casamento.

Na verdade, se as pessoas realmente pararem para pensar nisso, vão reconhecer que não se decidiram ainda, talvez porque nunca pensaram nisso.

Agora, por que isso é importante? E por que essa pergunta é a essencial?



QUERER X DECIDIR

Porque se você decidir salvar seu casamento, e não tiver dúvidas disso, isso significa que você está disposto(a) a fazer tudo o que for necessário para que isso aconteça.

E isso é diferente de querer que algo aconteça. Decidir significa que você escolhe acreditar na possibilidade de o casamento seguir em frente. É como se fosse alguém aprendendo a andar de bicicleta. Não importa que tenham quedas no começo, que as coisas não pareçam muito promissoras. A pessoa decidiu que vai aprender, por isso ela se levanta, e continua tentando. Ela não vai desistir enquanto não conseguir. Tudo aquilo a que nos propomos a alcançar, resulta em superação de obstáculos para alcançar onde queremos chegar.

O problema é que se você apenas quiser, mas não estiver disposto a pagar o preço, vão existir muitas desculpas (eu já tentei de tudo, meu cônjuge já saiu de casa, ele/ela está tendo um caso, ele/ela não quer tentar).

Na verdade, quando essas desculpas se multiplicam, e aparecem, podemos ter certeza de que isso na verdade é o que tem ocupado a mente da pessoa com problemas. Ela não consegue se concentrar na decisão de fazer funcionar porque está presa na crença de que as coisas não darão certo.

Saiba de uma coisa, não importa o quão difíceis estejam as situações, você nunca terá certeza de que poderá dar resultado suas ações enquanto você não decidir que irá fazer dar certo. Certeza é diferente de achar que pode. Ela tem poder. E ela também motiva você a tentar tudo o que for necessário para fazer dar certo.

Mas, decidir é o primeiro passo da jornada. Quando você decidir fazer dar certo, é preciso também que você se coloque no caminho para salvar seu casamento.



Salvando o Casamento

Quero apresentar aqui quatro passos para ajudar esse processo de decidir e agir para salvar seu casamento.

Primeiramente, você precisa ter certeza de que salvar seu casamento é realmente o que você deseja. Precisa se perguntar por que deseja salvar seu casamento, e ter certeza de que estão tentando ficar com o cônjuge. Isso porque muitas pessoas querem ficar casadas não por causa do marido/da esposa, mas porque não querem ficar sozinhos(as) ou porque tem dificuldade de fazer novas amizades, ou porque não desejam sair de suas zonas de conforto. Conheço vários casais que se separam porque, ainda que tenham o desejo de ficar juntos, não estão dispostos a pagar o preço necessário para que isso aconteça.

Em segundo lugar, é preciso que parem de dar desculpas para as situações difíceis. Chega de tentar encontrar justificativas. Reconhecer o erro é o primeiro passo para a mudança. Por isso é imprescindível que cada pessoa reconheça que também é culpado/a da situação, e que não deixarão de agir ou de fazer as coisas de um jeito diferente.

Em terceiro lugar, é preciso agir. O problema da ação é que em nossa sociedade atual, acostumado ao instantâneo, se fizermos alguma coisa, e não obtivermos resultado, temos a tendência de desanimar e de desistir de tentar fazer as coisas darem certo. Isso é um tremendo erro. Decidir agir significa perseverar no que for necessário.

E por fim, persevere na ação até que alcance o resultado desejado. Muitas pessoas tentam um ou duas coisas diferentes, e logo desistem porque dizem que elas não conseguiram, e já tentaram de tudo (mesmo que tenha sido apenas 3 ou 4 coisas). Desistimos muito fácil do prêmio a que nos propomos. O sucesso de verdade vem quando permanecemos no caminho em busca daquilo que queremos, sem importar o que acontecer ou quanto tempo for necessário para que aconteça.



Por fim, quero terminar dizendo que decidir-se leva a pessoa à determinação de fazer o que for necessário. Isso significa que você vai manter uma atitude positiva. E também significa que você não vai desanimar diante dos erros que cometer, pois entenderá que isso são etapas necessárias para que você alcance sua vitória.

Por essa razão, tome a decisão hoje de salvar seu casamento, e então usufrua a vida abundante a qual você deve viver, pois esse é o maior presente de Deus enquanto vivermos nessa terra.

Que Deus abençoe você e seu casamento,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo