quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Os Perigos da Traição Mental

A pessoa é casada. Mas, por curiosidade, se permite ser adulada por outro, fora do casamento. Os elogios, as conversas, o contato, tudo é muito sutil, muito sem intenção. Contudo, com o tempo, a pessoa passa a dedicar mais tempo para pensar nessa terceira pessoa, e não em seu cônjuge.

Ou então, a pessoa quando na internet, passa a conversar com pessoas do sexo oposto, permitindo intimidades reservadas apenas ao seu cônjuge. Como ela sabe que é errado, precisa começar a mentir, a esconder, a buscar oportunidades de ficar sozinha para ter mais tempo de contato com a outra pessoa.

Quem sabe talvez a pessoa esteja alimentando pensamentos eróticos ou coisas parecidas com outras pessoas. Ela não tem qualquer contato, mas apensa alimenta sua mente dessas fantasias.

O que essas três situações têm em comum? Em todas elas, está havendo traição dos votos de fidelidade feitos no casamento. Por quê?, podem perguntar alguns, já que não há qualquer contato físico.

Pois bem, eu lhes explico, porque para Deus, relação sexual e intimidade é muito mais do que apenas estar em união física. No padrão divino, a verdadeira intimidade é aquela que envolve todos os aspectos de um indivíduo: físico, mental, emocional e intelectual.

A pessoa pode nunca ter traído fisicamente a outra, mas toda oportunidade em que se permite ficar pensando, sonhando, fantasiando com outra pessoa que não seu cônjuge, ali trai a confiança.


Separação Emocional

Alguns casais estão casados há muito tempo. Nunca tiveram qualquer atitude com respeito a se separarem, ou a terem algo entre eles. Contudo, podem estar completamente distantes emocionalmente. Podem ter o desejo de sonhar com outra pessoa, mais bonita, mais perfeita, mais apropriada para si. E com isso, passam muito tempo pensando, ou olhando fotos de outras pessoas, ou acessando pornografia na internet. Não percebem que essa atitude está erigindo um muro de separação entre o casal, fazendo com que eles simplesmente deixem de viver juntos.

O pior é que muitos casais se encontram nessa situação, mas ainda racionalizam o fato, dizendo que como não tiveram qualquer contato íntimo fora do casamento, não estão fazendo nada demais. Já soube de histórias de alguém que trocava carícias impróprias com outra pessoa, que não sua esposa, mas dizia que por não estar beijando a pessoa na boca, não estava adulterando.

Nossa natureza humana, pecaminosa, é mestre em buscar alternativas para justificar nossos atos, nossas faltas, nossa culpa.

Entre os cristãos a coisa não é muito diferente. É como se vivêssemos como pagãos, na entrega do próprio desejo às paixões. Sei de um homem casado que, sempre que vê uma mulher bonita, faz questão de chegar perto. Diz que é casado mas não é cego. Por isso, tem o direito de apreciar a beleza de uma mulher. E o pior, ele faz isso na frente da própria esposa.

Pessoas como essa não percebem que isso serve apenas para destruir as bases do casamento. O estímulo sexual começa no processo de pensamento. Por essa razão, mesmo quando a pessoa não leva o desejo a cabo, ainda assim ela tem algum tipo de envolvimento.

Agir como Cristãos

Parafraseando um texto bíblico: “o que está acontecendo aqui? Por que meus filhos estão escolhendo ser impuros? Eles são cristãos! Quando vão começar a agir como devem?” (Os. 8:5, 6).

Chega de agirmos como pessoas sem Deus, sem o temor do Senhor, e sem fidelidade. Ao nos casarmos, assumimos um compromisso de nos guardarmos apenas para a pessoa amada, tornando-a a prioridade da nossa vida.

Isso é algo tão sério que Cristo, aqui na terra, falou que “qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt. 5:28). Ou seja, se você olhar para outra mulher ou homem, e seu coração começar a pensar sobre a pessoa de maneira calorosa, e seus pensamentos começarem a fantasiar com ela, pode ter certeza de que perante Deus, você já cometeu adultério, mesmo que isso nunca venha a acontecer no mundo concreto.

Precisamos ter claro na mente de que para os homens, a impureza dos olhos, a fantasia mental, já é uma preliminar sexual. Como os homens são muito visuais, eles já são estimulados apenas por verem, e imaginarem, a pessoa em trajes menores ou mesmo nua. E isso, perante Deus, é pecado tanto quanto o adultério.

Padrão de Deus

O problema em entender o padrão de Deus é que muitas pessoas vivem tão longe do Senhor, leem tão pouco Sua palavra, que perderam de vista o que significa pureza para Deus. Para Deus, ser puro é a regra para o casamento. E pureza não trata apenas de aspectos físicos, mas sim de todos os aspectos que formam uma pessoa, incluindo o mental.

Por isso, em primeiro lugar, quero dizer que todos precisam treinar os olhos e comportamentos para que se mantenham no alvo de Deus. Seus olhos precisam ser dominados. Eles não podem ser deixados livres, procurando o que quiserem, e buscando alguma coisa que alimente o desejo surgido no seu interior.

Segundo, fortaleça-se no Senhor, por meio da leitura da Sua Palavra; de manter o hábito da oração constante, ou seja, de manter contato com Deus sempre, tendo a noção de que em tudo o que faz, tem a presença de Deus consigo; e por fim, agir pela fé, tendo certeza de que o poder de Deus encontra-se disponível para você.

Além do mais, sua pureza não é dependente do desejo de seu parceiro, ou das coisas que você obtém em sua vida. Deus o considera responsável por ser puro, porque Ele o fez, e pede isso de você. Você precisa assumir o controle dos seus pensamentos, dos seus olhos, dos desejos do seu coração. E isso só acontece quando o Espírito de Deus entra em sua vida, pois o domínio próprio está listado como um dos frutos do Espírito (Gal. 5:16-25).

Quero terminar com um texto que achei em Jó, e que poderia ser o alvo de sua vida, o lema que deve reger todos os contatos socais que você tem. Ele se encontra no capítulo 31, e verso 1 de Jó, e diz assim: “Fiz uma aliança com os meus olhos, como pois os fixaria eu numa donzela?”

Faça um acordo, uma aliança, com seus olhos. Busque apenas colocá-los naquilo que faz parte do plano de Deus para sua vida. Assim fazendo, pode ter certeza de que você voltará a ter a felicidade em seu casamento.

Que Deus abençoe sua família,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo