quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Levando o Lixo para Fora

Hoje foi um almoço cheio. Vários amigos e familiares vieram para almoçar com vocês. Para não sobrecarregar ninguém, vocês preferiram usar pratos e copos descartáveis. Ao final, não há louça para lavar, mas os sacos de lixo permanecem na cozinha, precisando ser levados para fora. O marido vai se deitar como se nada tivesse acontecido, e a esposa fica vendo o final de um filme na televisão. Depois, desliga e vai dormir. E os dias se passam e o casal não tira os sacos de lixo. Só que, como os sacos também contém resto de alimentos, o cheiro passa a ser insuportável. Ambos reclamam do odor, mas nada fazem para resolver o problema.

Parece estranha essa ideia? Pois saiba que muitas vezes, em seu casamento, você pode estar fazendo a mesma coisa. Não, não estou dizendo que você faz isso com o lixo real. Mas muitas vezes passamos muito tempo na vida de casados juntando tralhas, coisas que deviam ser excluídas, como mágoas, dúvidas, ressentimentos, etc, e permitimos que isso acumule, fazendo com que afete nossa relação. Não somos honestos os suficiente para enfrentar corajosamente essas questões. E com o tempo, isso acaba por corroer uma boa relação, e os sentimentos que temos uns para com os outros.

Quero nesse artigo discutir a necessidade que todos temos no casamento de em algum momento colocarmos o lixo para fora, ou seja, lidarmos com coisas que precisam ser postas para fora em nosso relacionamento, mas nada fazemos.

Talvez você não enfrente exatamente a mesma coisa, mas pode ter certeza de que em sua vida conjugal existem outras coisas que precisam ser enfrentadas. Por isso, gostaria que você pensasse no que vou escrever, e se nada se aplicar a você, procurasse em sua própria vida e em seu próprio casamento as razões pelas quais você teria dificuldades em sua vida, e também colocasse esse “lixo” para fora.

Mas algo precisa ser dito que é muito importante. Essas coisas não são tiradas da relação conjugal naturalmente. Os sacos de lixo não criam pernas e saem sozinhos da casa. É preciso esforço para que eles sejam colocados fora. Da mesma forma, no casamento, é preciso que vocês dois proporcionem alguma maneira, algum momento, um espaço na vida de vocês, para se livrarem dessas coisas que podem estar afetando a vida de vocês, e que nem se deram conta.

Explorem assuntos inacabados

Muitos casamentos infelizmente são como se fosse uma construção de um prédio cheio de buracos. Muitas coisas importantes que são discutidas durante a semana, ou a vida do casal, não terminam, e ficam inacabadas. E nunca são revistas. É como se abríssemos um monte de torneiras, e não fechássemos nenhuma. Ou seja, fica aquele grande gasto de água, mas ninguém toma uma providência.

Toda vez que começamos a conversar sobre algum tema importante, e somos interrompidos, ou não terminamos de falar, e deixamos para lá, vamos ficando irritados. Fica parecendo que aquilo que estamos dizendo não é importante. E esse é um dos maiores erros. Todos os casais sempre têm assuntos inacabados.

Concordo que determinados assuntos precisam ser deixados de lado por um tempo, para que o casal se acalme, e possa conversar mais friamente posteriormente. Mas não podemos simplesmente deixar que tudo seja varrido para baixo do tapete. Precisamos aprender a lidar com as coisas importantes e encerrar os assuntos.

Conheço algumas pessoas que não conseguem conversar sério, e nunca estão dispostas a enfrentar as coisas que precisam, porque têm medo, ou porque não sabem como devem agir. Não permita que algum assunto fique incompleto.

O casal precisa sempre deixar as coisas bem explicadas, e todos os assuntos terminados em sua vida a dois.

Conversem sobre o sentimento de solidão

Parece uma coisa impossível de ser verdade, alguém sentir-se só mesmo estando casado. Pois saibam que essa é a mais pura verdade. Viver com uma pessoa não é o mesmo que partilhar a vida com ela. Por essa razão, quero dizer que muitas vezes um dos cônjuges pode estar se sentindo solitário, mesmo dividindo a cama com outra pessoa.

É necessário que haja um momento para a pessoa falar do sentimento de solidão, do porque está sentindo aquilo, e como gostaria que as coisas fossem diferentes.

A solidão no casamento muitas vezes é resultado do medo de rejeição que uma pessoa sente, em relação à outra. Ou seja, tem medo de que não seja aceita incondicionalmente pela outra, por isso fica escondendo as coisas, fica permitindo que segredos se coloquem entre eles, e com isso não percebe que um abismo vai se criando entre eles.

A solidão é possível de acontecer no casamento, e precisa ser tema de diálogo.

Conversem sobre suas necessidades emocionais

Esse talvez seja o pior monte de lixo que se permite criar dentro de um casamento. É impressionante como as coisas vão sendo levadas de um lado para o outro, sem deixar que o casal converse sobre o que realmente sentem falta.

O pior é que os que tentam conversar sobre isso, em geral apenas usam as acusações sobre o que os outros não fizeram, ou deixaram de agir para o bem estar do casamento, e não sobre o que realmente desejam. Conversas sobre essas coisas em geral acabam por deixar o casal ainda mais chateado, e mais ressentido um com o outro.

É muito importante que o casal aprenda a falar sobre as necessidades emocionais, pois quando tomam tempo para conversar sobre essas coisas, os dois acabam crescendo e amadurecendo juntos. E assim o casal descobre que realmente podem ser muito felizes juntos.

Esses são apenas alguns sacos de lixo que podem estar se amontoando em sua vida, e podem estar deixando vocês numa vida de infelicidade e dificuldades. Não percam oportunidades. Não deixem de se valorizarem e de crescerem juntos. Aprendam a sempre abrir um espaço para vocês dialogarem e conversarem sobre tudo o que podem fazer para se tornarem pessoas mais realizadas a dois, e que sejam sempre prontos a conversar sobre tudo, a perdoar o que precisar ser perdoado, e a serem o mais felizes que conseguirem, pois a felicidade e o amor no casamento dependem mais de uma decisão  de vocês do que das circunstâncias que apareçam.

Um último conselho: Se vocês não forem capazes de conseguir isso sozinhos, não deixem de procurar ajuda de alguma pessoa idônea, como seu pastor, um conselheiro cristão, um psicólogo, ou pessoas que lhe sejam queridas. O mais importante é vocês não deixarem de solucionar essa falta, pois Deus deseja que vocês sejam felizes.

Que Deus abençoe sua família,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo