domingo, 22 de setembro de 2013

Águas furtadas, deserto e casa com goteira

No Nordeste do Brasil, especialmente nas zonas rurais, quando algum proprietário de terra descobre que a água que abastece o seu espaço está sendo furtada pelo vizinho, é motivo de morte.

Furtar é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Segundo o dicionarista Aurélio essa má ação significa “apoderar-se fraudulentamente da coisa alheia”, “fazer passar como se fosse seu”.

Furtar é, portanto, uma ação abominável aos olhos de DEUS.

 ****************************************************

“Os desertos são as regiões mais secas do mundo. Eles podem ficar vários anos sem receber sequer uma gota de chuva. É lugar de extrema solidão também, onde, além de faltar o necessário para a sobrevivência humana, só se veem camelos e tuaregues (integrantes de tribos desérticas que viajam normalmente em grupos). Durante o dia, as temperaturas nos desertos habitualmente alcançam os 25° C, à sombra, e 40° C, podendo chegar a 58° C, como ocorreu na Líbia. Em contrapartida, à noite faz um frio quase que insuportável; pois o calor escapa para um céu sem nuvens. Ocupam mais de 12% das terras emersas do planeta. O Saara, por exemplo, maior deserto do mundo, é um mar de morros de areia do tamanho do Brasil que se estende por 5 mil km, do Mar Vermelho ao Oceano Atlântico, a oeste, e algumas de suas dunas de areia podem alcançar 300 m de altura. Com tantas características adversas ao homem e diante de inúmeras outras belezas turísticas existentes, raramente um deserto faria parte do roteiro de algum viajante interessado em contemplar as “maravilhas” do mundo. (…) Na Bíblia Sagrada o deserto é palco de muitas narrativas, caracterizando-o como lugar de solidão, abandono, sem vegetação, quase inabitável, com perigos frequentes de fome, sede e serpentes. Nem sempre o termo recebe esse significado e pode não representar um lugar como o Saara ou o da Arábia, mas um mundo interior essencialmente solitário, tipo retiro ou isolamento” (Fragmento do estudo “Lições do Deserto”).

****************************************************

Você já teve a sensação de morar e de dormir em uma casa cheia de goteiras, em período de muita chuva? Imagine, depois de um dia de muito trabalho, aqueles dias super cansativos, a pessoa ter que chegar ao lugar do seu descanso e encontrá-lo com goteiras em vários lugares… Imagine, também, depois de um dia exausto, onde nem o físico nem a mente reagem adequadamente, a pessoa se deitar e, no meio do sono, ser importunada por conta das goteiras que caem sobre o seu rosto… Sensação horrível, não?

Pois bem, mesmo diante de tantas ilustrações negativas, a Palavra de DEUS afirma que é muito melhor um marido viver sozinho, em uma casa de águas furtadas, viver em um deserto físico ou espiritual, morar e dormir em uma casa cheia de goteiras, do que viver na companhia de uma esposa rixosa, insubmissa, iracunda, briguenta:

“Melhor é morar num canto de águas furtadas, do que com uma mulher rixosa, numa casa ampla” (Provérbios 21:9; 25:24);

“Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” (Provérbios 21:19);

“O gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a mulher rixosa, uma e outra são semelhantes” (Provérbios 27:15).

Há esposas, que se dizem cristãs, mas veem o problema da insubmissão no lar como algo menor, relativo, de menor importância. Se hoje há muitas famílias destruídas, lares desmoronados, em grande parte, é por causa da mulher que, por falta de examinar a Palavra e não ter temor suficiente para cumpri-LA, termina por viver fora do posicionamento que DEUS lhe designou para ser abençoada. Observe o que o sábio Salomão escreveu: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola, com as próprias mãos, a derruba” (Provérbios 14:1). Ou seja, ela usa de sua força braçal, do poder maligno de suas palavras, usa a boca como um instrumento de opressão na vida do marido e nuvem de maldição sobre a vida dos filhos.

Há lares e casamentos que são verdadeiros infernos, tamanha é a confusão que se instalou no meio deles. A esposa iracunda é pior que a esposa irascível. A primeira é aquela que tem a ira dentro de si, como elemento formador da sua personalidade. A segunda, no entanto, tem grande facilidade de se tornar irada. Mas tanto uma como outra estão muito longe de desenvolver um caráter cristão.

A submissão bíblica é algo tão sério que vemos duas passagens onde ela recebe importância e destaque nas Sagradas Escrituras. A primeira passagem vem do mau exemplo do rei Davi que, mesmo sabendo de quem se tratava, mandou chamar Bate-Sabe (neta do seu melhor conselheiro, Aitofel, filha de Eliã e esposa de Urias, os dois últimos pertencentes ao seu grupamento) e com ela se deitou e a engravidou. O comportamento de Bate-Seba, diante do seu rei, mesmo sabendo da exposição do perigo e do erro, foi de extrema submissão. Acredito que ela não tenha aceitado se deitar com Davi por prazer, mas por ser uma mulher submissa. Uma ordem do rei, mesmo sendo aos seus olhos errada, não poderia deixar de ser atendida. Preferiu obedecer, submeter-se, a, depois, colher frutos amargos por conta da desobediência. Sabia que, mesmo obedecendo para fazer algo errado, aos olhos dos homens, as amargas consequências não viriam sobre ela, mas sobre aquele a quem determinou que fizesse algo fora dos propósitos de DEUS. No desenrolar dos acontecimentos, vimos DEUS sentenciando Davi com muito rigor. Depois temos o caso de dois dos filhos de Davi. Amnom se apaixona pela sua irmã Tamar e arquiteta um plano para se deitar com ela. Finge estar doente e a chama para o seu quarto. Quando ela entra, ele a segura com força e exige que a mesma mantivesse relação sexual com ele. Qual a primeira reação da garota? “Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. Por que onde iria eu com minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti” (2 Samuel 13:12-13) (grifo meu). Em outras palavras, se o meu rei autorizar, eu farei. Quem sabe esse também não fora o motivo de Herodias se submeter aos caprichos de Herodes?… Creio que nenhuma autoridade deva usar da submissão feminina para oprimi-la, castigá-la, como um troféu que vá causar dor e sofrimento à vida alheia. Quem usar sua autoridade para o mal vai colher as tristes consequências como Davi, Herodes, e tantos outros colheram…

As mulheres israelitas levavam a submissão muito a sério porque sabiam que um gesto de desaprovação poderia custar muito caro a elas. Assim como aconteceu com Miriã, irmã de Moisés, quando foi admoestá-lo porque o mesmo se deitara com uma mulher cusita. Diante do grave pecado do líder, DEUS chamou Miriã em um canto, repreendeu-a duramente e ainda a colocou uma lepra mortal.

Hoje, a insubmissão faz parte do caráter da mulher (que se diz cristã) como se fosse algo muito normal, como se DEUS estivesse se adaptado ao nosso século e aos nossos costumes, e como se ELE não fosse cobrar duramente o bom comportamento das mulheres. Os templos denominacionais, os pastores, com raríssimas exceções, não ensinam as mulheres a desenvolverem um caráter de acordo com a Palavra de DEUS.

O crescimento profissional e as conquistas sociais e financeiras, em parte, vieram para atrapalhar e comprometer a posição da esposa cristã dentro do lar. Juntamente com a ascensão do feminismo no mundo vieram a arrogância e a soberba, tornando-as apenas religiosas, frequentadoras de templos, sem o mínimo conhecimento e sabedoria naquilo que é bênção para suas vidas.

Como a “igreja” de CRISTO vai se apresentar no grande Dia ao seu SENHOR? Maridos, que se diziam cristãos aqui na terra, e que morreram ou foram arrebatados, separados de suas esposas?  Esposas, que se diziam cristãs aqui na terra, mas que morreram ou foram arrebatadas, sem temor, sem cumprimento à Palavra de DEUS e separadas dos seus maridos? Essas pessoas, que se dizem igreja de CRISTO, vão se apresentar com a mácula da separação e do divórcio e do segundo casamento de divorciados (adultério), obras do diabo, diante do SENHOR JESUS?

Não haverá restauração alguma de família sem haver mudança radical, tanto na vida dos maridos como na vida de suas esposas. Não haverá restauração familiar plena, enquanto maridos e esposas não passarem a levar o casamento a sério e não estiverem dentro da plataforma que DEUS estabeleceu para eles. E viver essa plataforma requer, obrigatoriamente, esposas extremamente submissas e maridos que a amem verdadeiramente, assim como CRISTO ama a sua igreja.

Que as esposas cristãs, tratando agora de forma bem específica, nunca deixem de examinar e de meditar no que escreveu Salomão, bem ao final do livro de Provérbios:

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. (…) Não teme a neve na sua casa porque toda a sua família está vestida de escarlata. (…) Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. (…) A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa, sim, será louvada” (Provérbios 31:10-12; 21, 23, 25,26, 28-30).

Talvez, ó sábio Salomão, alguma esposa hoje em dia se sensibilize com essas suas palavras…

FERNANDO CÉSAR 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo