quarta-feira, 17 de abril de 2013

VAMOS FAZER AS COISAS NOS LUGARES CERTOS


Muitas organizações comemoram o mês de maio como o mês da família tem nesse dia um dia especial para comemorarmos a importância de nossas mães, se bem que sua importância é total em todos os dias de nossas vidas; comemoramos também o mês das noivas, até assistimos algumas notícias televisivas com esse tema.

Pensando nisso quis dar minha contribuição para um melhor desempenho no relacionamento da família.

Sempre que pensamos em relacionamento famíliar, simplistamente pensamos no aspecto da providência física, mas relacionamento é muito mais que prover ou manter. A palavra mãe tem a mesma origem das palavras, materno, mantenedora e manter, ou seja, é aquela que mantêm as coisas em andamento, ou em ordem.

A palavra pai, paterno, provedor, providenciar, ou seja, é aquele que provem para as necessidades.

Enquanto o pai prover a mãe mantém em ordem ou andamento as necessidades do lar. É verdade que nos dias modernos, muitas mães estão provendo e mantendo e em escala menor, existem pais que proveêm e mantém também.

Mas para o bom relacionamento familiar quero colocar alguns questionamentos e orientação, no que tange ao comportamento da família.

Devemos colocar em ordem as prioridades, devemos fazer as coisas nos lugares certos, para que o equilíbrio nos relacionamento seja permanente.

PRINCÍPIOS PARA MANTER UM RELACIONAMENTO EM EQUILÍBRIO:

1. Vamos para o cerne no relacionamento conjugal, o quarto; retire o computador e o televisor do quarto, normalmente os homens é quem mais gosta de velar para o quarto esse equipamentos, com os notebooks, esses vão até para a cama. O quarto não é lugar desses equipamentos, eles devem ficar na sala ou em outro local específico. Muitos relacionamentos estão sendo trocado pelo teclado, e nem estou falando de bate papos inúteis nas salas da net, estou falando no primeiro momento de ter esses equipamentos no quarto mesmo que para trabalho. Haverá sim as exceções às regras, mas não transforme as exceções em regras.

2. Não leve para a cama as discussões de relacionamento, ou os problemas financeiros, não tem nada mais abrochante no relacionamento que discutir na cama. Veja bem: se você faz carinho em seu cachorrinho e bate nele com a mesma mão, ficará confuso se o seu próximo movimento será para carinho ou agressão, assim também somos nós, chamar o cônjuge para cama para apresentar problemas ou discutir relacionamento colocará em xeque os sentimentos, será para carinho ou agressão.

3. Guarde bem isso, o quarto e principalmente a cama foi feita para duas coisas somente: dormir e brincar (os adultos entenderão). Tire de seu quarto e de sua cama as coisas que não devem ficar lá. Quarto é lugar de intimidade no relacionamento.

4. Vamos para outro cômodo, a cozinha é um lugar de grande harmonia e relacionamento, ela deve ser usada para almoçar, jantar, rir, contar coisas engraçadas do dia-a-dia, confraternizar com os amigos. Não leve para a cozinha de sua casa problemas do dia, as contas atrasados, notícias ruins que afetam nosso apetite, assim como o quarto tem sua função específica, a cozinha também. Faz mal para o nosso organismo traze momentos desagradáveis para junto da alimentação. Cozinha é lugar de comunhão e relacionamentos descontraídos.

5. Bem, tiramos as coisas que atrapalham nosso relacionamento íntimo do quarto, tiramos as coisas que atrapalham nossa comunhão da cozinha. Talvez alguns estejam perguntando: aonde vamos levar essas coisas que roubam nossa intimidade e comunhão? Bem só tem um lugar da casa para isso e é a sala. Sala! Alguém gritou, e como fica minha novela o meu futebol! Continuaram gritando... hi hi hi, isso mesmo, a sala deve ser o lugar de levarmos os afetadores de relacionamento, de fato a sala de uma casa, em geral é u lugar onde se tem menos comunhão ou intimidade, ficamos presos a telinha e interrompemos nossa conversação, troca e carinho. O ser humano ao ligar a TV se desliga do relacionamento.

Já que a sala é o local da frieza dos relacionamentos, nada melhor que levar para lá os momentos de falar das contas atrasados, discutir o relacionamento, falar das coisas ruins da vida, gritar.... (ops). Muitos relacionamentos estão esfriando devido aos mecanismos que afetam nos lugares que deveríamos ter prazer, muitas famílias vivem juntas diante da TV, porem longe dos sentimentos. Sala seria um ótimo lugar de relacionar, mas focamos as prioridades erradas.

6. Quer salvar sua sala? Compre um jogo que a família toda goste, desligue a TV às vezes e brinque com sua família, tenha momentos de toques e carinhos, conte piadas, convide amigos agradáveis, traga a baile assuntos que construa a personalidade dos seus filhos. Curta sua casa.


Pr Silvio Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo