sábado, 27 de abril de 2013

Fazer Juntos Mantém Juntos


Carlos e Marisa conversaram ao telefone. Era a terceira vez que planejavam algo para fazerem juntos. Carlos sugeriu que fossem ver um jogo de futebol do campeonato nacional na casa de um colega deles. Marisa pareceu gostar bastante. Ao chegarem, se divertiram, conversaram, torceram juntos. Carlos teve a certeza de que Marisa era a pessoa certa para ele. Namoraram por 3 anos e meio. Decidiram se casar. Tudo parecia perfeito. Carlos tinha certeza de que tinha encontrado sua alma gêmea. Contudo, durante o primeiro ano de casados, paulatinamente o interesse de Marisa pelo futebol começou a diminuir. Ela, inclusive, nem sentava mais para assistir aos jogos com ele. O que tinha acontecido?

Um dia, na final do campeonato, Marisa perguntou se Carlos poderia ir com ela no Shopping Center, porque precisava comprar algumas coisas. Ele disse que era o dia da final, e que esperava que sua esposa torcesse ao lado dele. Ela simplesmente falou que não gostava nada de futebol, e que iria ao shopping sozinha. Aquilo para Carlos foi como se tivesse levado um soco no estômago. O que tinha acontecido? Onde estava aquela pessoa que parecia ser tão interessada nos esportes?

Está certo, talvez eu tenha exagerado. O mais certo a acontecer é o homem parecer se interessar pelo que a mulher gosta. Quer fazer um teste? Vá ao shopping, e observe os casais que passam por você. Se estiverem abraçados ou de mãos dadas, olhando fixamente para cada vitrine, pode ter certeza de que são casais de namorados. Os casais casados em geral são identificados quando a mulher está olhando a vitrine e o homem está sentado no banquinho do corredor, ou está marcando de encontrá-la na loja de eletrônicos ou na livraria do andar superior. O que no namoro parece interesse comum, no casamento se torna diferença.

Ao serem questionados sobre essas atitudes, os casais em geral dizem que gostam sim daquelas coisas, mas não tanto quanto seu cônjuge. Por isso começam a demonstrar outros interesses.

E aí, eu faço minha pergunta: Será que há interesses e atividades partilhadas depois de casados? Ou o casamento é a marca da entrada em um novo estilo de vida, no qual cada um só faz o que deseja fazer, sem parar para considerar o outro? E planejar atividades juntos faz alguma diferença para o casamento? É sobre isso que gostaria de conversar nesse texto.

Por Que Precisamos de Atividades Compartilhadas no Casamento?

Esse tipo de atividade faz muito bem para o casamento. Por quê? Porque não há paixão que resista se a única razão pela qual pensamos na outra pessoa é para pagar as contas, lavar a roupa, preparar o almoço, etc. O casamento é feito de pequenos momentos de intimidade nos quais se constrói uma cumplicidade entre duas pessoas, que aprendem que seu cônjuge é a pessoa que mais a/o valoriza e o/a ama nesse mundo. É nas atividades em comum que o amor se desenvolve.

Mas, muitas pessoas parecem não se interessar mais pelo que a outra pessoa faz depois que se casam. Durante o namoro, parece que o foco é simplesmente fazer com que a outra pessoa se torne a principal na vida, que saiba que você, a pessoa que está tentando conquistar ele/ela, sempre estará perto.

Depois que se casam, parece que a certeza de que tudo está bem destrói as ideias e a criatividade. Tem muita gente que diz que no namoro conseguia pensar em muita coisa, mas que no casamento não pensa em mais nada. Quando chega em casa, só quer sentar no sofá e ficar vendo televisão.

Para vocês que pensam assim, aqui vai uma dica muito importante: isso não funciona desse jeito. Amor não se produz na inércia. Amor se produz na ação. Compartilhar atividades é um dos maiores presentes da vida de casado.

Só que para que isso seja uma benção em sua vida, é necessário, em primeiro lugar, dedicação, e depois vontade e planejamento. Pode ser que algo empolgue muito você, mas deixe a outra pessoa muito desanimada. Não se preocupe, nem desista. Continue tentando. É capaz de você conseguir algo que seja deleitoso para vocês dois. Agora, se faltar ideias, aqui vão algumas dicas que você deve considerar:

Como Fazer Algo Que os Dois Gostem

Ampliem suas esferas de interesse. Muita gente desiste de tentar algo diferente simplesmente porque não conseguem encontrar algo que possa agradar aos dois. Para essas pessoas eu queria dizer que precisam olhar fora da sua zona de conforto. Precisam usar criatividade e interesse para olhar além daquilo que sempre fizeram. Pois, como costumo dizer, se você fizer o que sempre fez, acabará no mesmo lugar que sempre esteve. Vocês precisam começar a pensar em algo diferente, em algo inusitado, algo novo. Não tenham medo de tentar, mas não se contentem em simplesmente fazer o de sempre.

Agendem um tempo certo para isso. Vamos dizer que vocês conseguiram encontrar algo em comum, que desejam fazer juntos. O segundo problema é encontrar um momento apropriado na agenda de vocês. Eu sei que ambos são muito ocupados, com muita coisa para fazer. No entanto, se vocês esperarem que sobre um tempo para que as coisas aconteçam, podem esquecer. Nunca vai sobrar tempo. NUNCA! O que vocês precisam fazer é escolher um tempo, e dar prioridade para seu cônjuge. Nada pode ser capaz de apagar esse compromisso, não importa o que aconteça (tudo bem, se acontecer alguma coisa REALMENTE séria, pode deixar para depois).

Não force demais. Vocês conseguiram a atividade, e depois espremeram o tempo na agenda. Contudo, o divertimento que planejaram não sai muito bem como pensavam. E, enquanto estão passando o tempo juntos, pode ser que imprevistos aconteçam, ou vocês percebam que não é tão bom como pensavam. Não seja tão cabeça dura a ponto de fazer acontecer só porque foi o que planejaram. Lembre-se que o mais importante é o tempo que passam juntos, não apenas a atividade. Por isso, se as coisas começarem a dar erradas, não tenham receio de cancelar, ou de adiar o programa. Pode ter certeza de que vocês ainda darão muitas risadas sobre isso no futuro.

Preparem-se para mudanças. Uma última dica que quero lhes dar é que não esperem que planejar atividades juntos será algo fácil. Podem ter certeza de que terão dificuldades, situações nas quais precisarão se adaptar de uma maneira diferente, que precisarão abrir mão de determinados planos, ou terão simplesmente que sair da zona de conforto de vocês. De um jeito ou de outro, tenham certeza de que a vida vai sofrer mudanças. Estejam preparados para isso. Não se permitam desanimar. Vocês precisarão de tempo para tudo dar certo. Mas valerá a pena.

Para terminar esse texto, gostaria de afirmar que se for possível, vocês devem pensar em algo para fazerem juntos toda semana. Contudo, pode acontecer de tudo dar errado. Vocês planejam sair para jantar, mas as coisas saem do controle, e perdem a reserva. Pretendem viajar, mas algum parente fica doente. Pretendem andar em um parque a dois, mas começa a chover. Lembre-se de que simplesmente andar de carro os dois juntos ou caminhar (se não estiver chovendo) já serve. O importante não é a atividade, mas o momento de ficarem os dois a sós.

E não percam o tempo reclamando e recriminando o outro por coisas ou situações que ele/ela tenha feito de errado. Esse é um momento para usufruírem a vida a dois. Invistam em vocês dois, no bem estar de vocês, na amizade, no amor, e vocês terão a cumplicidade no casamento que tanto almejam.

Que Deus abençoe sua família,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo