sexta-feira, 29 de março de 2013

Marcas de um lar cristão


1. Positiva liderança religiosa
"Que tipo de lar você tem na sua casa?" Estou sério ao fazer esta pergunta. Não é uma brincadeira. Há diferença entre uma casa e um lar. Você pode viver em uma casa sem ela ser um lar, e você pode ter um lar mesmo sem possuir sua própria casa. Portanto, eu pergunto, "que tipo de lar você tem em sua casa?"
Deus dá uma clara declaração na Bíblia de como nossos lares devem ser. Ele afirma princípios e mostra exemplos para nos orientar em como estabelecer e manter um lar cristão.
O lar é a primeira das quatro básicas instituições da sociedade humana. A sociedade, como conhecemos, é construída sobre o lar, a escola, o estado e a Igreja. Destas quatro, o lar é a mais importante. Foi a primeira implantada por Deus na sociedade humana. Ele instituiu o lar antes de haver um estado, escola ou igreja, porque Ele o instituiu ainda no Jardim do Éden.
Como acontece com os lares, acontece com as nações, as escolas e até mesmo as igrejas. Porque a existência de bons lares é tão importante para o bem-estar humano, eu compartilho com você uma série de estudos sobre "As Marcas de Um Lar Cristão". Por favor, leve-as em consideração seriamente. O bem-estar do Brasil está baseado em seus cidadãos mantendo lares honrados a Deus, de acordo com os princípios bíblicos.
Aqui está o primeiro princípio: um bom lar é um lar onde há uma positiva liderança religiosa. Esta verdade está demonstrada no exemplo da vida de Josué, um dos patriarcas do Antigo Testamento.
Josué era um hebreu que havia nascido no Egito durante a estada hebraica lá. Ele era um jovem rapaz quando Moisés guiou a nação de Israel de sua escravidão à liberdade na terra da Palestina. Não conhecemos nada a respeito de seu passado religioso, mas ele aparece na Bíblia como um homem que confiava e obedecia ao Senhor. De tal homem poderíamos esperar que ele tivesse um lar onde Deus fosse reconhecido e seus filhos ensinados a obedecê-Lo.
Há um livro nas Escrituras Sagradas que leva o nome de Josué, como nome do livro. Josué não o escreveu, mas fala a respeito de sua vida e trabalho como um líder de Israel após a morte de Moisés. A mais bonita afirmação na Bíblia, acerca do compromisso de um pai ter um lar voltado para os princípios de honradez a Deus, está registrada em Josué 24: 14,15 "Agora, pois temei ao Senhor, e servi-O com sinceridade e com verdade... e servi ao Senhor. Porém, se vos parecer mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem servis... porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor".
Note que resolução tomada. Deixe os povos escolherem aos seus deuses. Qualquer um que eles possam escolher servir, isto não deterá Josué de seu compromisso de servir ao Senhor. "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Este tipo de liderança religiosa positiva está faltando em muitos lares hoje em dia.
Deus Espera Positiva Liderança Religiosa
A liderança religiosa positiva no lar é esperada por Deus do cabeça de cada lar. I Timóteo 5: 8 diz "mas se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente aos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel". Manter um lar onde Deus é reconhecido e honrado faz parte da vida de fé do cristão. Pais e mães ouçam esta palavra de Deus: vocês são responsáveis perante Ele pelo clima espiritual de seu lar!
Aos pais é ordenado na Bíblia, "vós pais não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-vos na doutrina e admoestação do Senhor" (Ef. 6: 4). O que isto quer dizer? Quer dizer que os pais devem cuidar para não despertar nos filhos ressentimento por excesso de correção de maneira que venha a quebrar o espírito da criança. Pelo contrário, os pais devem educar e corrigir os filhos em um caminho agradável ao Senhor.
Isto quer dizer que Deus tem um pensamento para o tipo de criação a ser dado aos filhos também. Gosto do lema que tenho visto em alguns lares que diz "Cristo é o cabeça desta casa, o convidado invisível em cada refeição e o ouvinte silencioso de todas as conversas".
Deus Requer Positiva Liderança Religiosa
A positiva liderança no lar é requerida por Deus. Ouça estas palavras dirigidas aos pais, encontradas em Deuteronômio 6: 6-7 - "e estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração. E as intimarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-se e levantando-se". Isto significa que a Palavra de Deus deve influenciar toda a vida. Deve guiar nossos pensamentos. Deve ser o assunto de nossa instrução aos filhos. É para controlar nossas conversas. É para influenciar todas as nossas condutas.
Como pode isso ocorrer em seu lar? Você deve ler e meditar na Bíblia. Você deve falar de Deus e Sua Palavra aos membros de sua família. Somente se a Palavra de Deus é honrada e tem um lugar na sua vida pessoal ela irá influenciar sua família.
Deus não nos dá opção. É Seu requisito que nós conheçamos e vivamos de acordo com os princípios estabelecidos nas Sagradas Escrituras. É essencial para ter um bom lar.
Deus Ordena a Positiva Liderança Religiosa
A positiva liderança religiosa no lar é ordenada por Deus. Ele reconhece e honra o homem que vive sob as Escrituras e que por Elas influencia sua família.
Você se lembra de Abraão, pai da nação hebraica? Ele era um homem de Deus. Quando o Senhor estava pronto para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra por causa de suas iniqüidades, Ele disse: "Ocultarei Eu a Abraão o que faço? Porque Eu o tenho conhecido que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor" (Gn 18: 17,19). Desta maneira, Deus enviou anjos a dizer a Abraão sobre a destruição vindoura e porque Ele poderia assegurar o resgate de Ló e sua família antes que a cidade caísse.
O homem que vive em comunhão com Deus abençoará sua família de muitas maneiras. Deus reconhecerá tal homem, o honrará e revelará Seus atos a ele.
Deus Condena a Negligência da Positiva Liderança Religiosa
A positiva liderança religiosa no lar, quando negligenciada, recebe a condenação de Deus. Lembram-se de Eli? Embora fosse um sacerdote de Deus, o Senhor disse-lhe: "naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa...Porque Eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu" (I Sm 3: 12,13). E isto aconteceu! Os filhos de Eli foram mortos, e ele morreu no mesmo dia. A tragédia caiu sobre aquela família por uma simples razão: Eli não requereu que seus filhos andassem nos caminhos de Deus. Quantas outras famílias não sofreram pelas mesmas razões? Só Deus sabe.
Deus atribuiu o bem-estar espiritual da família ao marido e ao pai. O homem não tem escolha sobre este assunto. Deus já tinha decretado que o homem seria o responsável por isso.
Quando a família não tem o pai, a obrigação recai sobre a mãe. Os filhos devem ser ensinados nos caminhos de Deus. É um privilégio dos pais serem os representantes de Deus nesta abençoada tarefa. Tenha certeza que seu lar tem uma positiva liderança religiosa.

2. Os filhos são dedicados a Deus

Um Pastor, uma vez me disse: "visitei um lar em que o marido e esposa estavam se regozijando com o nascimento de seu primeiro filho. Eles pediram para mim ir vê-los e disseram então o motivo de seu pedido: "Pastor", eles disseram, "nós amamos nosso bebê mais do que pensamos ser possível. Queremos prover tudo o que for necessário para que ele tenha uma vida feliz e saudável. Mas nós sabemos que sua vida não pode nunca ser completa sem Deus. Assim, nós pedimos ao senhor para vir e orar conosco, para que possamos dedicar nosso pequeno filho a Deus, desde o dia de seu nascimento".Que imensa alegria orar com eles! Nós oferecemos a Deus a criança que Ele havia dado ao casal. E eles se ofereceram a si próprios a Deus como servos voluntários para criar a criança. Acho que os anjos sorriram nos céus como testemunhas de tão sagrada atitude: a mãe e o pai reconhecendo o lugar de representantes de Deus para criar de seu precioso filhinho "na doutrina e admoestação do Senhor" (Ef 6: 4)".
Esta é uma das marcas de um lar cristão. É um lugar onde as crianças são recebidas de Deus, dedicadas a Deus e criadas para Deus.
O exemplo bíblico clássico de dedicação de uma criança a Deus é encontrado no primeiro capítulo do livro de I Samuel. Ali nós somos apresentados a um homem chamado Elcana e sua mulher Ana. Eles eram hebreus que viveram há muito tempo atrás, pelo menos 1000 anos antes de Cristo nascer. O exemplo deles ainda é aplicável aos dias de hoje.
Abençoada é a Criança Que é Desejada
Ana queria ter um bebê. Ela demorou a ter um filho. O tempo passava e passava e ela não concebia. Sua cultura naqueles dias dizia que era uma maldição de Deus se uma mulher não tivesse um filho e era uma recompensa de Deus se ela tivesse um filho homem. Como Ana sofreu com sua condição de estéril! Somente Deus poderia dar a ela o bebê que desejava.
Nossa cultura é muito diferente hoje. Os filhos são considerados uma interferência em muitas sociedades. Contracepção para impedir uma gravidez, e aborto para acabá-la, são comuns em muitas nações do mundo hoje. Algumas vezes uma criança é nascida e deixada por sua mãe para ser apanhada e criada por outra. Que tragédia!
Uma criança desejada é uma criança feliz. Possa Deus abençoar esse instinto materno/paterno que se deleita no privilégio de cuidar de uma criança.
Abençoada é a criança cuja mãe ora
Ana foi ao tabernáculo com seu marido para adorar a Deus. Lá, no local que Ele falou que se encontraria com Seu povo, ela derramou seu coração a Ele em oração. Ela chorou diante do Senhor quando apresentava seu pedido diante Dele.
Os outros não entendiam. Até mesmo Eli, o Sumo Sacerdote, pensou que ela estivesse bêbada quando orava movendo seus lábios sem dizer uma só palavra audível. Ele a censurou, considerando-a uma pecadora até que entendeu a angústia de seu coração e a petição de sua oração.
Ana não foi a única mulher que implorou a Deus por um bebê. Nem tão pouco será a última. Hoje em dia há corações de mulheres chorando diante de Deus, pedindo-Lhe o privilégio da maternidade. É por isto que as agências de adoção de crianças recebem mais pedidos do que podem resolver. E também a razão pela qual muitos ministros do evangelho estão envolvidos com aqueles que desejam ser pais.
Mas uma criança é feliz se nasce em um lar que a mãe ora por ela. Com um pai comprometido em criá-la nas coisas de Deus e a mãe que passa tempo diariamente pedindo sabedoria para criá-la para Deus, essa criança terá um feliz e abençoado prospecto de vida.
Abençoada é a criança que é dedicada a Deus
Ana dedicou seu filho a Deus antes mesmo dele nascer. Ela ofereceu um voto ao Senhor: "Senhor dos Exércitos, se benignamente atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias de sua vida" (I Sm 1: 11). E ela não tinha concebido até o tempo daquele voto.
Entenda que Ana não estava tentando fazer um negócio com Deus, nem estava tentando suborná-Lo, ao fazer o que ela queria. Seu solene voto era de obedecer a Deus ao criar a criança, se ele fosse gracioso para com ela, fazendo-a frutífera para ter um filho.
Ana não esqueceu seu voto depois que a sua longa busca encerrou. No devido tempo ela concebeu e quando o pequeno bebê nasceu nove meses depois, ela o chamou de "Samuel". Na linguagem antiga a palavra Samuel significava pedido a Deus. Ela explicou que havia lhe dado aquele nome "porque eu o tenho pedido" (I Sm 1:20). Toda vez que ela chamava seu nome lembrava-se de seu pedido e do seu voto a Deus a respeito da criança.
O voto de dedicação de Ana foi por toda a vida de seu filho. Quando ele foi desmamado e podia viver sem sua mãe, ela e seu marido o levaram ao sumo sacerdote de Deus em Siló, com esta explicação: "por este menino orava eu e o Senhor me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido. Pelo que ao Senhor eu o entreguei por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido" (I Sm 27: 28). Ela lembrou-se e cumpriu o seu voto.
Ana dedicou seu filho a Deus para servi-Lo. Ele viveu no tabernáculo e trabalhou como assistentes dos sacerdotes lá. Mas Deus tinha planos maiores para o rapaz. Nos anos da adolescência de Samuel o Senhor falou com ele e o chamou para o ofício de profeta. Foi aquele homem que falou por Deus, julgou o povo em nome de Deus, ensinou as leis de Deus e ungiu a dois reis da nação de Israel até a geração seguinte. Que impacto em sua nação teve este tão esperado rapaz que fora tão intensamente orado e dedicado a Deus por sua mãe!
Olhe para a história através da Bíblia e verifique quantos homens grandemente usados por Deus foram dedicados a Ele por seus pais antes mesmo do nascimento. A família de Manoá dedicou seu filho a Deus e ele se tornou um grande juiz e líder, que nós conhecemos como Sansão (Juízes 13). Zacarias e Isabel dedicaram seu filho ainda não nascido a Deus e ele tornou-se muito conhecido como João Batista, que anunciou Jesus ao mundo (Lucas 1). Isto mostra alguma coisa acerca do compromisso dos pais que dedicam seus filhos a Deus, compromisso que segue por toda a vida da criança, influenciando-a para o bem e para as coisas de Deus.
E o que dizer a respeito do seu lar? Os seus pais dedicaram você a Deus quando do seu nascimento? Se fizeram, viva por aquele compromisso. Caso contrário, ainda não é tarde. Você pode oferecer-se a Deus em uma humilde entrega à Sua vontade. Confie em Jesus como seu Salvador pessoal. Renda-Lhe o controle de sua vida como seu Senhor. Ele lhe receberá, purificará e usará você como uma benção para muitos.
E resolvido este assunto sobre o seu compromisso pessoal, dedique a Deus cada um dos filhos que Ele lhe deu. Os pais cristãos podem criar filhos que conhecem e amam a Deus e O servem alegremente. Não há herança maior que você possa dar a seus filhos do que o seu amor.

3. Herança espiritual

Os pais possuem uma influência sobre a vida de seus filhos além do que podem imaginar. Eles influenciam desde os anos de formação, continuam a influenciá-los durante a adolescência, juventude e vida adulta. Esta influência continua até mesmo depois da morte, nas vidas dos filhos e netos.
Uma professora na Escola Bíblica Dominical ensinava em sua classe de crianças que é Deus quem faz as pessoas boas. Um dos meninos, que provavelmente vinha de um agradável e feliz lar, respondeu: - é verdade, mas as mães ajudam muito. E como!
No Novo Testamento nós encontramos duas nobres senhoras cuja fé influenciaram um rapaz que tornou-se um dos famosos homens do início da fé cristã. Era um homem em que residia uma fé aberta, honesta e viva em Deus. De onde vem a fé? Que passado e instruções ele teve para ser aquele tipo de cristão? A resposta a estas perguntas está em II Tm 1: 5, que diz "trazendo a memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti". Aqui estava uma senhora que cria em Deus. Ela passou essa fé confidente à sua filha. Aquelas duas senhoras passaram a fé delas ao seu filho e neto. Timóteo tornou-se um missionário, companheiro do apóstolo Paulo em seu trabalho de evangelização. Ele era fiel ao seu ministério. E o crédito disso estava depositado na criação dada por sua mãe e sua avó.
Esta é a herança que você também pode dar aos seus filhos amados. Sua fé pode ser passada a eles, se você tentar.
O poder do exemplo materno
Considere o poder que há no exemplo da mãe. Parece que a mãe de Timóteo era judia e seu pai um gentio. Ele foi criado em Listra, localizada na parte central da nação que hoje é conhecida por Turquia, bem longe do templo de Deus em Jerusalém. Não há nenhuma referência sobre a fé do pai de Timóteo, mas há uma enfática recomendação à fé de sua mãe. Portanto, podemos concluir que o pai de Timóteo não era crente. O que faltara na instrução espiritual de seu filho, foi suprido pelos ensinamentos maternos.
Está registrado em I Tm 3: 15 "e que desde a tua meninice sabe as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus". Você pode imaginar o quadro daquela casa? Ali havia um pai que não mostrava interesse nos assuntos bíblicos. E ali estava uma mulher que tinha uma fé pura e preciosa no Deus da Bíblia. Desta maneira, enquanto o pai se preocupava com outras coisas, a fidelidade materna ensinava a seu filho os ensinos registrados nas Sagradas Escrituras. Ele aprendeu a história da criação, o dilúvio nos dias de Noé, os detalhes sobre o Êxodo de Israel do Egito, os ministérios e as mensagens dos profetas, o livramento de Daniel da jaula dos leões e muitas outras coisas que ensinamos aos nossos filhos hoje. E ele nunca desviou-se daqueles ensinos.
É possível que a fé de Timóteo tenha sido um desafio para o seu incrédulo pai. Mas Eunice fez um bonito trabalho, incutindo as verdades bíblicas em seu filho, de tal maneira que nada o pudesse afastá-lo delas.
A vantagem dos pais crentes
Que vantagem tem a criança que tem pais crentes? Eles a ensinam os caminhos certos e errados da vida, em atos, atitudes e expressões. Eles a corrigem seus padrões errados tão logo os desenvolvem. Eles a ensinam em como orar e confiar em Deus pelas respostas. Eles instilam nela os princípios que podem mantê-la inabalável quando vierem sobre ela as tormentas da vida.
A criança sábia respeitará tais pais. Não se rebelará contra suas instruções. Ela não rejeitará seus princípios, nem suas reprovações. Ela os respeitará, obedecer-lhes-á e seguirá seus exemplos. Sim, abençoada é a criança cujos pais confiam em Deus e ensinam os caminhos Dele a ela.
A benção dos filhos crentes
Há uma grande benção para os pais quando seus filhos crescem para serem homens e mulheres crentes e honrados. Provérbios 10: 1 diz "o filho sábio faz feliz o seu pai; mas o tolo é o peso de sua mãe". Provérbios 23: 24,25 continua, "o pai do justo se alegrará grandemente..." Esta é parte da recompensa que Deus concede aos bons pais.
Como servo de Deus, já aconselhei muitas vezes pais que estavam profundamente tristes com a rebelião de seus filhos. Algumas vezes o problema estava no fato dos pais terem falhado ao criar seus filhos corretamente. Algumas vezes o problema era que a criança se rebelava contra a criação que tinha recebido de seus pais. Mas sempre havia um espírito de tristeza quando uma criança se rebelava contra seus pais.
É essencial que pais cuidem de seus filhos para conhecerem e obedecerem a Deus. É o melhor para a criança e protege os pais de um grande arrependimento mais tarde na vida.
Mas para ser pais de crianças crentes os pais devem ser crentes também. A fé é passada de geração em geração: no caso de Timóteo da avó para a mãe e desta para o filho. Seja aquilo que você tenta ensinar a seus filhos que sejam. O exemplo é melhor do que a instrução apenas.
A recompensa do ensino de fé
Espere de Deus a recompensa pelos ensinos de fé que você ministrar aos seus filhos. Mesmo sem a ajuda de um marido crente Eunice ensinou a seu filho. E olhe como Deus a recompensou por aquele ministério de amor.
Timóteo cresceu para ser um jovem respeitado e recomendado pela comunidade que o conhecia (Atos 16: 2). Ele foi recomendado para ser assistente e companheiro de viagem de Paulo, o maior missionário que a fé cristã já conheceu. Nos anos que se seguiram, Timóteo distinguiu-se como um homem fiel a Deus. Ele foi enviado às missões como representante de Paulo. Ele foi o alvo de duas cartas escritas por Paulo, dois livros das Sagradas Escrituras que levam o nome de Timóteo. O seu nome é honrado na História Cristã como um homem de Deus.
Pergunte a Eunice se valeu a pena o esforço de criar seu filho para amar e servir ao Senhor. Pergunte a ela se ela faria isso de novo sob as mesmas circunstâncias. Pergunte-a se ela recomenda que nós criemos nossos filhos sob a fé bíblica. Para todas estas perguntas ela responderia um sonoro "SIM".
Seu lar será um grande lar se for lugar de herança espiritual. Deixe a fé em Deus encher o seu coração e governar sua vida pessoal. Então compartilhe essa fé com seu cônjuge e com os filhos que Deus deu a vocês. Você pode transmitir sua fé em Deus. "Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe; a quantos o Deus nosso Senhor chamar" (At 2:39).

4. Um lar perto da Igreja

O seu lar é perto de sua igreja? Da minha atual residência eu simplesmente preciso atravessar algumas ruas para ir para a igreja da qual sou membro. Existem outros que precisam se deslocar grandes distâncias para chegar até a nossa igreja. Mas não é sobre isso que estou me referindo quando pergunto "o seu lar é perto de sua igreja?"
Perto em interesses
Você pode estar perto de sua igreja, mesmo vivendo bem longe dela. Aqui não é geografia o que importa. É o amor espiritual que coloca alguém "próximo à igreja" em coração e oração.
Eu me lembro de uma senhora aleijada que era tão fiel à assistência dos cultos em sua igreja. Ela estava lá em todos os cultos, não importava que tempo estivesse lá fora. Alguém perguntou-lhe como ela vinha tão regularmente sendo tão inconveniente para ela andar. Ela respondeu, "o meu coração chega aqui primeiro e estas velhas pernas o acompanham." Ela queria dizer que quando seu interesse está na igreja sua reação natural é segui-lo.
Quão interessado está você nas coisas de Deus? Se você possui uma saúde normal sua presença ou ausência da igreja indicará o seu interesse. Se o seu interesse está na igreja o da sua família estará lá também. É lógico que a igreja não substitui a instrução do lar. Mas ela pode suplementar o ensinamento que você dá aos seus filhos em casa e reforçar grandemente o seu ministério.
Perto em propósitos
A igreja tem um grande e glorioso propósito em sua existência, de acordo com a vontade de Deus. Este propósito está registrado em Efésios 3: 21 - "A esse (Deus) glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre." Pense nas bênçãos que Deus já concedeu a você e à sua casa. Pergunte a si próprio "que darei ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?" (Sl 116:12). Isto ajudará você a ter um justo motivo para criar os seus filhos para Deus.
Há um grande benefício pessoal que vem ao se criar bons filhos. Mas o maior motivo é criá-los para a glória de Deus, assim o propósito de seu lar e sua família deve ser glorificá-Lo de quem você é e a quem você pertence. Mantenha um propósito puro na vida do seu lar.
Se você quer o melhor para aqueles que você ama, lembre-se disto: a melhor coisa que poderia acontecer aos seus filhos é que eles sirvam ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua mente, com toda a sua alma e com toda a sua força (Mc 12: 30). Você pode ter uma grande influência nisto.
Perto em presença
Os ministros, não estão tentando usar sua família para construir a igreja. Eles desejam usar a igreja para construir sua família. Não é com um propósito egoísta quando nos encorajam para irmos com sua família a uma igreja cristã onde a Bíblia é crida e ensinada. Você e seus amados precisam da influência de uma igreja assim.
Deus reconheceu isso e deu uma ordem, "e consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras; não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros" (Hb 10: 24,25). Ele nos instrui para fazermos a nossa presença e a da nossa família em uma atitude regular. Isto significa que Deus considera importante a adoração e a comunhão em conjunto para nossas vidas espirituais e o bem-estar de nossa família.
Não se afaste de sua igreja e de seus irmãos. Faça isso parte de seu horário regular. Da mesma maneira que você tem um certo tempo para se levantar cada manhã, um certo tempo para chegar ao seu trabalho, um certo tempo para comer, assim a presença na igreja deve estar no seu horário semanal. Eu lhe garanto que você será um dos que vai tirar maior proveito.
A que distância o seu lar fica de sua igreja?
Perto em apoio
Existem dois elementos de adoração: dar e receber. Nós oferecemos um sacrifício a Deus quando O adoramos. Pode ser o sacrifício de louvor como --sacrifício de ofertas. Deve haver de nossa parte uma atitude de dar, como há a atitude de receber.
A Bíblia diz "cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria" (I Co 9: 27). Não há maior maneira de alguém mostrar o seu amor a Deus do que contribuir com um coração voluntário e consistente com ofertas destinadas a sustentar o trabalho de Deus no mundo.
Eu sugiro que você ensine os seus filhos a dar. Dê a eles uma mesada semanal por terem efetuado tarefas domésticas na casa. Então os ensine a dar uma porção (pelo menos 10 %) do dinheiro "deles" quando eles forem à casa de Deus. Eles apreciam muito em dar a Deus quando ainda são crianças, e terão aprendido esta alegria quando adultos.
Uma criança aprende, ao ver, bem como ao ouvir e fazer as coisas. Se você deseja ensinar boas condutas a ela, tenha uma boa conduta você também. Ser pão-duro ou sovina para dar de sua parte produzirá nela o mesmo tipo de egoísmo e encolherá o seu espírito.
Eu digo novamente, as bênçãos não vêm somente de um lado. O apoio também. A famílianão vai construir a igreja. Mas a igreja pode construir a sua família. Tenha certeza que seu lar está perto da igreja. Não estou falando de geografia aqui. Mesmo que você more em uma distância longe da sua igreja, você pode estar perto em espírito e em orações se você quiser. Dedique-se a Deus para fazer tudo o que você puder para ter um lar onde Ele é reconhecido e onde a santidade é ensinada. Influencie todos os membros de sua família a lhe ajudar a ter um lar verdadeiramente cristão. Você colherá recompensas além de suas expectativas.

5. Um lar de salvação

Há uma estória inspirada registrada em Lucas 19: 1-10 , que diz de um coletor de impostos que vivia na antiga cidade de Jericó, terra da Palestina. Ele era um homem muito rico mas uma grande parte de sua riqueza vinha de negócios desonestos. Os cidadãos daquela localidade não gostavam dele e o chamavam de "pecador". Eles não tinham nenhum negócio com ele, exceto o estritamente necessário a respeito dos impostos que precisavam pagar ao governo. Então Jesus chegou à cidade e a vida desse homem teve uma mudança radical.
Depois de passar um tempo com Jesus, este coletor de impostos testificou que havia uma nova perspectiva para sua vida a partir daquele momento. Jesus explicou, "hoje a salvação chegou a essa casa... porque o Filho do Homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19: 9,10). O que aconteceu na casa de Zaqueu (este era o nome do coletor de impostos) pode acontecer na sua casa também. A salvação através da fé em Jesus fez a diferença na vida dele. e pode fazer tal mudança em você e nos membros de sua família que crêem.
Confirme sua própria salvação
Se você, pessoalmente, ainda não experimentou uma fé viva em Jesus, eu lhe aconselho a confiar nEle como seu Salvador. Admita ser um pecador. Peça a Deus perdão por todos os seus pecados. Decida-se deixar o pecado, voltando-se para Deus e siga-O. Creia que Ele lhe perdoa porque você O pediu e porque assim Ele prometeu. A Bíblia diz, "aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10: 13). E novamente diz, "se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" (I Jo 1: 9). Davi seguiu este conselho e testificou, "reconheço o meu pecado diante de Ti, e a minha iniqüidade não escondi, confessarei as minhas transgressões ao Senhor e Tu perdoas a iniqüidade do meu pecado" (Sl 32: 5). Deus perdoará você como Ele perdoou os outros. Creia e esteja livre da angústia do pecado.
Guie sua família a Cristo
Quando o seu relacionamento com Deus é restabelecido, cultive uma preocupação para cada membro da família. O convite de Deus é para "todo aquele" que vem. Jesus disse, "aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (Jo 6: 37). "Porque a promessa é para vós, e para os seus filhos, para todos quantos estão longe, para todos quantos o Senhor Deus chamar" (At 2: 39). Jesus te ama e a todos os membros de sua família. Quando ele morreu pelos pecadores Ele incluiu a você e aos membros de sua família em sua obra de expiação. Disponha o seu coração a levar os seus queridos à fé pessoal em Cristo.
Passos a seguir
Aqui estão algumas sugestões, se vocês pais, querem guiar seus filhos ao Senhor. E isto é a melhor coisa que você poderia fazer por eles. Considere estas cinco sugestões.
Tenha certeza de que você é salvo.

Resolva este assunto com completa segurança. Se você está tendo dúvidas sobre isso, leia a primeira epístola de João, várias e várias vezes. É um livro de segurança que conclui com estas palavras "eu lhes escrevi estas coisas para que creiais no nome do Filho de Deus, para saberdes que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus" (I Jo 5: 13). Você pode ser salvo e saber disso. Não fique satisfeito com nada menos do que a completa segurança. "Porque nós sabemos que nós O conhecemos ... e que estamos nEle" (I Jo 2: 3-5). Permaneça estudando a primeira epístola de João até você ter certeza do seu relacionamento pessoal com Deus.
Compreenda a importância de todo membro de sua família ser salvo.

Deus protege a todas as crianças por Sua graça. Não há pecado quando não se pode entender o que é certo ou errado. O pecado não é uma herança do nascimento físico. Ele acontece quando alguém desobedece a Deus por um ato de consciência seguindo sua própria vontade. Assim sendo, não se preocupe sobre o destino de uma criança que morre na infância. Ela vai diretamente à presença de Deus.
Mas, uma vez que uma pessoa atinge a idade de responsabilidade espiritual ela tem que ser perdoada para ser salva e ir para o céu. Ela é culpada por seus pecados pessoais e precisa ter perdão pessoal.
O que acontece a uma pessoa que morre sem perdão? Ela é lançada fora para longe de Deus para a punição eterna. Você não quer que isso aconteça com um de seus amados, não é? Então prepare o seu coração para guiá-los à fé em Jesus Cristo.
Fale abertamente sobre Deus em seus assuntos de família.

Não se envergonhe de falar dEle ou a respeito de sua fé nEle. Deixe suas crianças ouvirem você falar Seu nome em louvor, não em palavras de maldições. Reconheça Deus e fale bem dEle.
Ore pela salvação dos membros de sua família.

Você pode saber pelos ensinos bíblicos que é da vontade de Deus que eles sejam salvos, portanto, ore com confiança, Ele responderá. I João 5: 14,15 diz: "Esta é a confiança que temos nEle, que, se pedirmos qualquer coisa de acordo com Sua vontade, Ele nos ouve; e se conhecemos Aquele que nos ouve, qualquer coisa que nós pedirmos, nós sabemos que temos as petições que desejamos dEle". Você sabe que é a vontade de Deus que sua família seja salva, por isso, ore com confiança. Deus gosta de responder esse tipo de oração.
Saiba como apresentar a salvação, quando a oportunidade permitir.

Eu sugiro que você marque em sua Bíblia as passagens das Escrituras que dizem como ser salvo.
"Todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3:23) estabeleça o fato do pecado e a necessidade de salvação pessoal.

"Porque por um homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado a morte; assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5:12) mostra que o fruto do pecado é a morte.

"Deus mostra o Seu amor, em que Cristo morreu por nós , sendo nós ainda pecadores" (Rm 5:8) declara a provisão de Deus para a salvação através de Jesus Cristo.

"O dom de Deus é a vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor" (Rm 6:23) mostra a liberdade do perdão, um dom de Deus.

"Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10:13) explica como o dom de deus é recebido através da oração.
Marque estas referências em sua Bíblia, ou as escreva em uma folha interna de sua Bíblia. Use-as para explicar aos seus amados o que fazer para serem salvos.
Responda perguntas, explique o caminho da salvação, aconselhe-os a confiar em Jesus, mas não os empurre a uma confissão religiosa a qual eles não têm experiência.
Você planta a semente da verdade e confia em Deus para fazer o Seu trabalho de convicção e chamada do pecador ao Salvador.
Não há maior alegria do que conduzir um de seus amados à fé em Jesus. Seja uma testemunha por suas palavras, suas atitudes e suas ações. Deus pode usar você para ser uma benção em Seu nome.
Assim, chegamos à conclusão deste estudo sobre "Marcas de um lar cristão". Avalie o seu lar pelos 5 princípios aqui discutidos:
O seu lar tem uma positiva liderança religiosa?
As crianças de sua casa são dedicadas a Deus?
Você está passando aos seus filhos a fé em Cristo que há em você?
Você tem sua família ativa na igreja?
Você está fazendo algum esforço para conduzir seus familiares a Cristo?
Quaisquer que sejam suas respostas a estas perguntas, uma coisa é certa, dedique-se pessoalmente a Deus e faça do seu lar um verdadeiro e completo lar cristão. Eu lhe convido a fazer esse compromisso agora.
Que tipo de lar você tem tido?

Robson do Nascimento

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo