sábado, 19 de janeiro de 2013

Como Realmente é seu Casamento?


Muitas vezes a vida nos apresenta situações que nos causam muitas surpresas. Um domingo de manhã, o sol está lindo, você decide ir para a praia com sua família. No caminho, o céu fica negro, a chuva cai torrencialmente, e o passeio escorre junto com a água. Outras vezes é a expectativa de um jantar especial na casa de amigos. Só que no dia marcado, poucas horas antes de vocês irem para o lugar, recebem uma ligação dizendo que o almoço está cancelado porque o casal amigo se esqueceu do compromisso. Tem vez até que você cria expectativa quanto a um investimento, a possibilidade de comprar algo como um apartamento ou um carro novo, mas ocorre algo inesperado, e você precisa fazer uso de grande parte do dinheiro que estava guardando para dar entrada nessa compra.

Sim, muitas vezes nossos sonhos, desejos, anseios e vontades acabam sendo frustrados pelas coisas inesperadas que acontecem. Contudo, gostaria de apresentar outro quadro, outra perspectiva que possa servir para pensarmos sobre expectativas que também foram frustradas. Estou falando das expectativas quanto ao seu casamento. No começo, as coisas pareciam perfeitas, tudo lindo e maravilhoso. Contudo, com o passar do tempo, as coisas foram piorando, se complicando, frustrações foram aparecendo, brigas e discussões que não se resolveram… enfim, um sem número de coisas que acaba por deixar a vida a dois mais seca do que transbordante.

Eu sei que isso não acontece com todos. Há relacionamentos nos quais esses problemas são superados e contribuem para manter ainda mais unido o casal. Para essas pessoas, cada problema acaba se tornando uma oportunidade de ambos amadurecerem, fortalecerem o desejo de ficar juntos, e aumentaram ainda mais a capacidade de respeitar as diferenças de ambos.

Esses são dois lados extremos, mas tenho certeza de que há no meio termo muitas outras realidades que possam servir para definir o tipo de casamento, de relacionamento que você tem em sua casa com seu cônjuge. Por isso, proponho quatro classificações para seu casamento, e espero que com isso você reflita e pense em como transformar aquilo que não está muito bom em algo ótimo!

Tipo 1: Casamento Tolerável

Nesse tipo de casamento, a relação é algo que se define apenas pelos papéis que ambos assinaram no dia do casamento. Não é um casal que compartilha a vida, os sonhos, as frustrações. Um casal que não passa tempo conversando profundamente sobre eles mesmos. O diálogo se resume a tratar das coisas e situações da vida, mas puramente porque vivem juntos. Esse tipo de casamento é aquele no qual duas pessoas vivem sob o mesmo teto, mas não partilham a vida.

Quando precisam resolver uma diferença, um problema, o tempo fecha, discutem muito, vivem brigando, parece que um quer superar o outro na argumentação. Há um ar pesado, com muita hostilidade de um para com o outro. O trato de um para com o outro, ou é suportável, ou é rude e intolerante. Na verdade, permanecem juntos por uma questão social ou de acomodação, mas não são unidos.

E esse tipo de pessoa é aquela que não acredita em mudança. Acha que as coisas permanecerão do mesmo jeito sempre, que nem adianta tentar. E, se algo diferente acontece, elas chegam a desacreditar da mudança, com a certeza de que ao fim, tudo voltará a ser como antes. São pessoas que nem têm motivação para mudar.

Para esse tipo de casal, meu conselho é que vocês olhem para a vida que levam, e se perguntem se estão realmente felizes. O objetivo de se viver junto não é para ter que carregar um peso para o resto da vida. É para viver alegre, feliz, em paz. Alguém precisa começar um processo de mudança, quebrar esse ciclo de descrença e crítica que domina essa relação. Se você vive isso, peça força a Deus, e passe a se concentrar nos aspectos positivos de seu cônjuge, nas coisas que ele/ela faz que podem ser elogiados, e faça questão de mostrar isso para ele/ela. Você pode fazer a diferença.


Tipo 2: Casamento Medíocre

Esse tipo de casamento se difere do outro porque nele as pessoas não ficam se ofendendo o tempo inteiro. Mas, a marca desse tipo de relacionamento é a luta. O casal sempre precisa lutar para encontrar amor, lutar para partilhar carinho, lutar para entender as diferenças, lutar para conversar assuntos sérios um com o outro. O diálogo é muito complicado. A diferença desse para o primeiro tipo é que nesse o casal ainda tem desejo de mudar, mas falta conhecimento. Eles não estão preparados para a vida a dois. Normalmente, um ou ambos os cônjuges se mostram imaturos diante das dificuldades da vida. Um dos cônjuges acaba tendo que carregar o peso da vida a dois sozinho.

Esse casamento é medíocre porque fica na média. É aquele casamento no qual dormem juntos, até tentam fazer as coisas juntos, mas não são realizados com esse tipo de vida. No fundo, querem a ajuda da outra pessoa, mas preferem fazer sozinhos pois têm dificuldades de confiar e se entregar à relação.

Se esse é o seu caso, deixe-me lhe dizer que no momento, o que você mais precisa, é de conhecer melhor o que significa estar casado. Você pode dizer: “Mas não temos nenhum grande problema. Nossas diferenças são as normais de todos os casais”. Contudo, esse não é o ponto. O mais importante é que nesse casamento, como as coisas seguem tranquilas, parece que tudo está bem. E ambos se contentam com a vida morna. Ela nem é quente de paixão, nem é fria de ressentimento. Ela é morna… mais ou menos. Não foi para isso que você se decidiu casar. E você não precisa disso em seu casamento. Pode melhorar. Você precisa decidir.

Tipo 3: Casamento Bom

Esse tipo de casamento é aquele no qual tanto o homem quanto a mulher partilham as contas de casa, as responsabilidades, os afazeres, mas em termos de vida sentimental, ainda são reservados. Não há muitas brigas, mas também não há momentos de construção da vida a dois, não há projetos juntos, não há interesses partilhados, divertimentos usufruídos. Esse tipo de casamento é aquele que todos olham e acham lindo, mas que no fundo, os dois sabem que as coisas não são como deveriam. Um casamento assim conta com duas pessoas que ainda preferem se esconder da outra, não se expor. Apesar de viverem juntas, não partilham o mais íntimo de seus sonhos e segredos.

Queridos, para quem vive num casamento assim, tão perto da felicidade, e ainda assim tão longe, não permita que o medo de ser rejeitado supere a realidade de ser feliz. Decida se expor, e se abrir completamente. Esse tipo de casamento está quase chegando no melhor tipo de vida a dois que pode existir, só precisa de mais alguns passos. Não pare aqui, percorra todo o caminho.

Tipo 4: Casamento Ótimo

Esse casamento é, talvez, o mais raro de existir. Nesse tipo de casamento, tanto o marido quanto a mulher fazem de seu cônjuge o melhor amigo. Eles têm tempo para se abrir, e um fortalece o outro, um elogia o outro, um é o psicólogo do outro. Esse tipo de relacionamento é marcado por cumplicidade, por sinceridade, por honestidade, e por desejo de viver junto. É um casamento que qualitativamente é o melhor de todos. Nesse tipo de casamento, se realiza o plano de Deus, no qual dois se tornam um. E acredite, esse tipo de casamento existe sim. Mas ele é resultado da disposição de duas pessoas em se dedicarem a amar seu cônjuge.

Que Deus abençoe seu casamento,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo