segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O padrão divino para os esposos


EF 5.25; CL 3.19

INTRODUÇÃO:
1. Se perguntarmos a qualquer irmão casado: “Você ama sua esposa?”, certamente teremos uma resposta afirmativa. Desta forma, ele está falando do que sente por ela e o que faz por ela em termos de cuidado e consideração.
2. Contudo, o amor que Paulo fala nos textos lidos, não é avaliado pelo que se sente, nem pelo que se faz. Antes, este amor é avaliado pelo sacrifício pessoal. Para amarmos nossa esposa, de acordo com o conceito de Paulo, precisamos nos submeter a Três Condições:

I – MARIDO AME SUA ESPOSA, SACRIFICANDO-SE POR ELA

1. No N.T., há três palavras gregas que são traduzidas por amor:

a. “Eros”. Refere-se ao “amor pacional”, “amor sentimento”, “amor desejo”. Daí vem a palavra portuguesa “erotismo”.
b. “Phileo”. Refere-se ao “amor afeição”, “o cuidado humano”. Daí vem a palavra portuguesa “filantropia”.
c. “Agape”. Refere-se ao “amor que se avalia pelo sacrifício”. É usado freqüentemente para descrever o amor de Deus e o amor que Deus coloca em nossos corações, Jo 3.16; Rm 5.5; 1 Co 13.

2. Quando Paulo disse: “Maridos amai vossas mulheres”, ele usou a palavra “ágape”, que é o amor que se dispõe a sacrifícios. ele exemplifica: “Como também Cristo amou a Igreja e si mesmo se entregou por ela”, Ef 5.25:

a. É este o alicerce espiritual do padrão de Deus para a família. Como cabeça do lar, o homem, não pode achar-se “o soberano”, “o governador de tudo”, pois a autoridade dele tem como modelo a autoridade de Jesus. Jesus só recebeu autoridade, após o Calvário, Mt 28.18; Fp l2.5sess.
b. Esta autoridade do marido não é carnal, mas espiritual e divina e que se baseia no sacrifício pessoal.

3. A expressão mais evidente desta verdade, está no fato do marido trabalhar para sustento da família, embora hoje a mulher quase sempre trabalha para ajudar no sustento do lar. Porém o fato da mulher trabalhar para este fim, é incompatível com a linha de Deus. Foi ao homem que Deus disse: “Do suor de teu rosto comerás o teu pão, e não a mulher, Gn 3.16-19.

4. O “amai vossas esposas”, implica em um chamado para a comunhão dos sofrimentos de Cristo, a comunhão da cruz.

II – MARIDO AME SUA ESPOSA, CUIDANDO DA VIDA ESPIRITUAL DELA

1. Devemos ter interesse em que nossas esposas mantenham um relacionamento com o Senhor. A principal tarefa do marido é cuidar da santificação de sua esposa. O seu modelo é Cristo, que se sacrificou pela sua Igreja, para a santificar, Ef 5.26.

2. Este conceito é claro em 1 Co 14.35. É provável que o conhecimento que a esposa tem das coisas de Deus, seja menos do que o do marido, daí a razão para um desenvolvimento mútuo no lar.

3. Outro ponto nesta questão é que a mulher tem a tendência de ser mais fraca diante das pressões do inimigo, 1 Tm 2.11-15.

4. Marido, cuide da vida espiritual de sua esposa.

III – MARIDO AME SUA ESPOSA, SUBMETENDO-SE À CRUZ PERANTE ELA

1. Como é que o marido pode desincumbir de sua responsabilidade? Dominando sua esposa? Fazendo com que ela lhe obedeça as ordens? Obrigando-a a ouvir considerações sobre a vida espiritual e sobre os princípios que a regam? Não. Ele o faz dando-se totalmente por ela, isto é, submetendo-se a cruz perante ela.

2. Um exemplo deste comportamento, é o seguinte: Quando os dois se desentendem, ele deve ser o primeiro a se humilhar e pedir perdão por aquilo que fez de errado. Isto implica em morrer para o “ego”. Foi assim que Cristo fez, Rm 5.8.

a. Com isso ele não julga o pecado de sua esposa e não procura prever o efeito que seu comportamento terá na atitude dela. Ele renuncia seus direitos pessoais.
b. Neste exemplo, a esposa não deve pensar que o pedido de perdão do marido, é prova de culpa dele. Ele assim o faz, porque Deus determinou que fizesse.
c. Exemplo de Moisés: Foi investido de autoridade e no entanto, era o homem mais manso da terra, Num.12.3. Quando o povo se rebelava contra ele, ia para o Tabernáculo e levava o caso a Deus. Deus se encarregava dos rebeldes, Nm 12.10; 16.33. Veja uma vez que Moisés agiu pela autoridade própria, o desastre, Nm 20.1sess.

3. A autoridade exercida pelo marido não é própria, vem de Deus. Ele deve exercê-la com sabedoria, mas é Deus que a estabelece e mantém. Quando há rebeldia no lar, o marido deve submeter-se a Deus.

a. Normalmente, quando a mulher é insubmissa ao marido, é possível que ele seja insubmisso a Cristo. Somente quem sabe obedecer está apto para exercer autoridade.

4. Assim, o amor do marido, não implica apenas em ele nutrir sentimentos de carinho e ternura para com a esposa. Significa que deve estar disposto a morrer por ela, assim como Cristo morreu pela sua Igreja.

CONCLUSÃO

1. Para demonstramos nosso amor pela esposa, aquele amor que agrada a Deus, precisamos preencher as condições mencionadas:

a. Sacrificando-se por ela,
b. Cuidando de sua vida espiritual,
c. Submetendo-se à cruz perante ela.
2. Quem de nós tem feito isto?
3. Quem não tem feito, mas está disposto a fazer a partir de hoje?

José Antônio Corrêa

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo