Minha Família no Plano de Deus
1-definição do vínculo matrimonial:
VÍNCULO Sig:atadura/ colar/fundição.
O que é casamento?
* Porque Deus criou a estrutura familiar?gn 2:28,diz que deus criou a mulher como auxiliadora de adão, isto indica que o homem e a mulher foram unidos primeiramente para companheirismo. Baseia-se também na relação afetiva e sexual estável entre duas pessoas, a instituição do casamento, de grande importância psicológica e social, é uma das mais antigas da humanidade e sofreu mudanças ou adaptações ao longo da história.
Textos: Pv 18:22; I Tm 3:12; Hb13:4; Gn 2:24; Ml 2:4; ITm 5:14; I Co 7:39; Dt 20:7; Gn 24:67; Pv 10:19; 11:29; 12:15.
1- Uma união íntima e verdadeira entre duas pessoas de sexo opostos, que manifestam publicamente o desejo de viver juntas ( Gn 2:18).
2- É uma relação amorosa entre um homem e uma mulher que, sob a orientação de Deus manifestam publicamente o desejo de pertencerem exclusivamente um ao outro, até que a morte os separe (Gn 2:24,25).
3- É uma convivência real de cama e mesa. (Mt 19:4,5).
4- O casamento é a convivência real de duas pessoas independentes e diferentes que se uniram com os mesmos propósitos e ideais.
5- É um pacto sagrado, legal, público, social e monogâmico (Ml 2:10-16).
6- CINCO FUNÇÕES FUNDAMENTAIS DO CASAMENTO
1- Unificação (Gn 2:24) 2- Procriação (Gn 1:28; 9:1) União física biológica. 3- Recreação (Ec 9:9) União emocional. 4- Prevenção (I Co 7:2) União preventiva. 5- Glorificação (I Co 6:16-20) União espiritual.
DO QUE DEPENDE O SUCESSO DO CASAMENTO:
1-Compromisso- O que votei pagarei ( o servo de Abraão – Gn 24:9).
2-Lealdade- a confiança depende do quanto somos fiéis ( uma mulher diante de um homem “leal” Gn 39: 7-12). Fidelidade é a rocha sobre a qual o casal deve construir seu projeto de vida.
3-Sensibilidade- não deixa o coração se petrificar (Elcana- I Sm 1:8; Jairo- Mc 5:22-24; Mt 5:4).quando as enfermidade entra no lar ou outros problemas o melhor lugar de chorar é nos pés de Jesus, seja sensível mais tenha cuidado com quem você vai abrir o coração...
4- Dedicação- cuide do seu jardim todos os dias (Ct 2:15). Ai vai ter gramas verdes e flores viçosas.
5-Maturidade- é tempo de deixar as mamadeiras emocionais (Pv 31:10,11)... sinais de maturidade: 1) Não fala tudo que pensa; 2) não baseia suas respostas com base nas emoções, mas sim em princípios; 3) Não responde antes de ouvir; 4) Não em função da opinião dos outros; 5)Tem opinião bem definida sobre aquilo que é relevante para a família; 6) Não perde tempo e nem briga por aquilo que não vale a pena; 7) sabe discernir por trás das atitudes a verdadeira motivação.
6- Flexibilidade – estruturas rígidas quebra mais fácil (dando a segunda oportunidade – Jn 3:1 – Graça e verdade Jo 1:14).
7- Criatividade- Lute contra a rotina. Tudo o que é feito do mesmo jeito todos os dias, cansa. Provérbios 31 fala sobre a mulher criativa.
8- Humor – Uma dose de bom humor faz toda a diferença (Ec 3:4; Pv 15:13; 15: 15; 17:22; Sl 9:2; Gl 5:22,23). O humor é o óleo que lubrifica as engrenagens do relacionamento de casal.
9- Limites- proteja sua propriedade (Gn 2:24,25).
* A importância dos limites.
* Aprendendo a assumir o quer é seu.
* O triângulo dos limites. Liberdade-responsabilidade e amor. “Faça o que gosta sem ferir o cônjuge e transgredir princípios”.
* As dez leis dos limites segundo escreveu o Dr. Henry Cloud: 1- A lei do semear e ceifar: nossas ações têm conseqüências.
2- A lei da responsabilidade: Somos responsáveis perante o outro, mas não pelo outro.
3- A lei do poder: temos poder sobre algumas coisas, mas não sobre as pessoas (nem para mudá-las).
4- A lei do respeito: se quisermos que os outros respeitem nossos limites, precisamos respeitar os deles.
5- A lei da motivação: precisamos ter a liberdade de dizer não para depois dizer sim com toda sinceridade.
6- A lei da avaliação: devemos avaliar a dor que os nossos limites podem causar aos outros.
7- A lei da proatividade: é preciso tomar a iniciativa de resolver qualquer problema segundo os nossos valores, anseios e necessidades.
8- A lei da inveja: nunca teremos o que desejamos se voltarmos a atenção além dos nossos limites para aquilo que os outros têm.
9- A lei da atividade: precisamos tomar a iniciativa de impor limites em vez de permanecer passivo.
10-A lei da exposição: devemos comunicar nossos limites uns aos outros. Do que depende o sucesso do casamento
10-Abertura a crítica- críticas podem nos fazer crescer(Tg 1:19). Quando não há críticas, o processo de crescimento pára. Cuidado com o conformismo.
11-Generosidade – ouça o seu coração (Pv 31:20- a oração do Pai nosso Mt 6:9-13).
12-Gratidão- quem sabe ser grato, mantêm sempre as portas abertas na relação familiar (Ct 3:15).
13- Tempo de qualidade- sem pausa não há música (Mc 6:31).
13.1- Tempo para Deus. Não seja como um peixe fora d água, que pula muito (ativismo), porém vai morrendo. (trab..excessivo) não ter tempo para Deus é uma grande perda de tempo. 13.2-Tempo para si mesmo- Para se estar com os outros é preciso estar bem consigo mesmo. 13.3- Tempo para o cônjuge- O casamento depende do tempo que os dois investem naquilo que realmente importa (Dt 24:5). 13.4- Tempo para os filhos- Filhos que não tem a atenção dos devida dos pais, são presas fáceis do maligno e do mundo, das drogas.
14- Se doar sem se perder- não é necessário se anular para fazer o cônjuge feliz. “Não acredite em tudo que você ouve – não gaste tudo o que você tem – não durma tanto que você queria”.
O que toda esposa espera do marido. 1- Ser amada sacrificialmente. (Gn 29:20,Et2:17,Ct8:7,Cl3:19,lSm1:1-18) para Elcana e Ana,amar era dar além do esperado: não mudar mesmo recebendo aquém do desejado:ser para quem se ama melhor do que o mais sonhado e ser solidário e compreendido quando necessitado. São essenciais à estrutura psicológica e ao funcionamento social do lar: atenção personalizada, carinho, cavalheirismo, paciência, tato e compreensão. O homem deve estar atento quando a mulher está sobrecarregada psicologicamente (gravidez, doença, ciclo menstrual, filhos pequenos, etc.).
2- Intimidade – Espírito, alma e corpo. É possível estarem juntos e não terem intimidade? Não, o egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora. Uma ilusão bastante comum é que marido e mulher podem obter sucesso independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom. Outro fator de isolacionismo são problemas não superados. É possível praticar o ato sexual sem intimidade? Precisamos pensar em intimidade como algo que vai além do sexo e sexualidade. Intimidade é um processo gradual, é um crescimento que se dá na proporção que o casal vai se conhecendo, se descobrindo, amadurecendo como agentes de bênçãos um para o outro.
3- Diálogo que os mantenham conectados: ( tg 1:19; Pv !2:25; 15:23). Falar, ouvir e compreender.
4- Que o marido assuma o comando da vida no lar, seja o cabeça ( I Co 11:3; Ef 5:23). Toda esposa espera que o marido seja um comandante.
5- Que o marido exerça o papel de profeta e sacerdote( Jó 1:5; Dt 6:1-9). Culto doméstico, leitura da Palavra de Deus, louvor e comunhão.
6- Que o marido propicie serenidade na correção dos filhos com amor (Ef 6:4). A disciplina só é compreendida como um ato de amor quando é aplicado com equilíbrio.
7- Que o marido supra as necessidades financeiras (Sl 128:2) A ociosidade é o sepultamento do homem vivo.
8- Que o marido proteja a família. ( cordeiro – como amante, e leão – como protetor). O erro de Adão (Gn 3:6comeu junto com ela consiênte, tal vez ela esperava adão repreender ela antes de comer)
9- Que o marido assuma a liderança moral do lar. A força moral do chefe da família impõe o respeito e a fibra com que os filhos tecerão a estrutura de uma personalidade segura e tranqüila. A moral de uma família demanda a inspiração transmitida a todos da casa pela firmeza de caráter e seriedade do homem que, com seu exemplo e sua vida constrói sua casa, seu nome e sua honra.
O QUE TODO MARIDO ESPERA DA ESPOSA
1- SATISFAÇÃO SEXUAL: Uma esposa amante que sabe dar atenção equilibrada nos assuntos relacionados a cama e mesa... ( I Co 7:2-5; Ct 7:10-13).
Obstáculos à felicidade sexual: 1.1-Muita crítica e pouco elogio (Pv 31:28,29) “... seu marido a louva...”o marido também espera que a mulher tem uma reação carinhosa(não seja uma estátua no momento do ato sexual)
1.2- Ressentimentos acumulados (Ef 4:26,27).
1.3- falta de comunicação.
1.4- Desconfiança mútua.
1.5- Baixa auto-imagem (insegurança quanto a aparência física).
1.6- Ser expectadora durante o ato sexual.
1.7- Não dar o devido valor ao sexo.
1.8- Praticar o ato de forma mecânica. Falar de outro assunto na hora da relação sexual (tampou as panelas? Guardou o resto do macarrão na geladeira?
1.9- Falta de sensibilidade.
1.10- Falta de toque.
1.11- Excesso de TV.
2- Que ela seja a alma do matrimônio (Pv 31:28,29). Um casamento sem “alma” é um casamento morto.
3- Uma mulher atraente (Gn 24:16; Pv 31:22). O homem é atraído pela vista.(pijama com foto de políticos,times Etc...)
4- Companhia prazerosa (Pv 31:10-12,30; 12:4; cuidado Pv 11:22; 21:9,19) ter vontade de chegar em casa.
5-Uma guardiã do lar ( 2 Rs 4:1-7).
6-Apoio moral e psicológico (Pv 31:12; Abigail 1 Sm 25:2-44).
7-Que ela o respeite (Um exemplo negativo – 2 Sm 16:6-23).
8-Apreciação (Ct 1:15-17;2:1-3).
A SAÚDE SEXUAL DO CASAL
• OS MAUS HÁBITOS
• A) Elimine tudo que prejudique seu casamento.
• B) Hábito de discutir.
• C) Hábito de não escovar os dentes.
• D) Hábito de não tomar banho. (paiol e fundição)
• E) Hábito de não importar com a aparência. A saúde bucal
• Coliformes fecais (bactéria) podem passar para escova de dente e passar para boca quando tem um ferimento torna mais ainda perigoso, como pegar? Ao dar descarga no vaso com a tampa levantada as bactérias se espalham pelo banheiro e pode ir para escova de dente e depois passar para boca, e em um contado com um ferimento na boca pode causar sérios problemas de saúde( as bactérias das fezes em contado com as correntes sanguíneas levam a infecção que podem causar até a morte).
• sexo anal e exército
• HPV. Um perigo que ronda a família...
• o que é Hpv? É um vírus que o homem é o transmissor e a mulher é receptora a qual como mais facilidade desenvolve o câncer O sexo oral é uma é uma abominação ao criador... os membros do corpo Deus fez para ser usado cada um no seu devido lugar, aqui está um caso de uma pessoa que fez sexo oral e ficou contaminado com HPV. Rm1: 21-27, 30
O SEXO ANAL:
É DIABOLICO, é pior que animalesco, porque nem os animais fazem tal ação.
Como surgiu o sexo anal? os senhores de engenho os grandes fazendeiro,quando queria fazer sexo com suas escravas eles não suportava o mal hálito, então começaram ter sexo por trás...
O QUE TODO FILHO ESPERA DOS SEUS PAIS
1- Que eles sejam os pais que sempre quiseram ter (Sl 128)
2- Que eles se amem (1Sm 1:5).
3- Que eles se preocupem com relacionamento antes de regras (Dt 6).
4- Que eles tenham compromisso com prioridades (Mt 6:33).
5- Que eles tenham desejo de sempre estar próximos (Lc 15:11-32).
6- Que eles sejam exemplo em tudo que ensinam (1 Tm 4:12).
7- Que eles saibam ministrar disciplina com equilíbrio (Ef 6:4).
8- Que eles ofereçam perdão sério (Mt 18:21,22).
9- Que eles saibam impor limites sem traumatizar (E 6:4).
10- Que eles façam compromisso sério de amor (Gn 22:2; Mt 3:17).
11- Que eles abençoem sempre e nunca praguejem (Gn 1:28).
12- Que eles tenham tempo para aquilo que é importante (Ec 3:1).
13- Sugestões aos pais sobre disciplina:
13.1- Mostre que disciplina é um ato de amor (Ap 3:19).
13.2- Ensine que obediência evita disciplina (Pv 10:13).
13.3-Aplique disciplina sem raiva (Pv 22:8).
13.4- Use instrumento certo (Pv 20:30).
13.5- Aplique a disciplina de modo lúcido (Mt 5:5).
13.6- Após a disciplina invista tempo orando com seu filho.
13.7- Após a disciplina comunique-se com seu filho.
O QUE É NECESSÁRIO PARA VENCER A CRISE NO CASAMENTO
1- Constate a crise sem medo, não adianta fazer de conta que ela não existe (Ef 4:15).
2- Busque falar com seu cônjuge sem espiritualidade falsa. Diga a verdade em amor. Quem está na crise não precisa de um juiz, mas sim de um amigo, não precisa de um professor, mas sim de uma presença.
3- Verifique se o chão da sua família está afofado com a graça de Deus, porque na crise alguém pode cair e se não houver graça, vai se machucar. Quando há graça, mesmo caindo pode se levantar. Qual é o chão da sua casa? Ou o piso? (Mt 5:4).
4- Na crise, não se abstenha da relação sexual com o cônjuge. Pois essa pode ser a hora de aflorar emoções contidas, afeições reprimidas, e até mesmo algumas amarguras guardadas que são liberadas naquele momento de êxtase em forma de sorriso, gargalhada ou até mesmo lágrimas.
5- Nunca veja o divórcio como uma porta, mas sim, como uma saída de emergência.
6- Na crise, nunca obrigue seus filhos a tomar posição a seu favor.
7- Busque o Senhor de todo o seu coração, mas faça a sua parte.
8- Acredite muito mais no poder restaurador do amor, do que na impecabilidade humana.
9- Faça da crise o “adubo”, que pode fazer as qualidades aparecerem para o bem estar do relacionamento. Bondade, longaminidade e solidariedade nascem na crise.
João Batista de Freitas
VÍNCULO Sig:atadura/ colar/fundição.
O que é casamento?
* Porque Deus criou a estrutura familiar?gn 2:28,diz que deus criou a mulher como auxiliadora de adão, isto indica que o homem e a mulher foram unidos primeiramente para companheirismo. Baseia-se também na relação afetiva e sexual estável entre duas pessoas, a instituição do casamento, de grande importância psicológica e social, é uma das mais antigas da humanidade e sofreu mudanças ou adaptações ao longo da história.
Textos: Pv 18:22; I Tm 3:12; Hb13:4; Gn 2:24; Ml 2:4; ITm 5:14; I Co 7:39; Dt 20:7; Gn 24:67; Pv 10:19; 11:29; 12:15.
1- Uma união íntima e verdadeira entre duas pessoas de sexo opostos, que manifestam publicamente o desejo de viver juntas ( Gn 2:18).
2- É uma relação amorosa entre um homem e uma mulher que, sob a orientação de Deus manifestam publicamente o desejo de pertencerem exclusivamente um ao outro, até que a morte os separe (Gn 2:24,25).
3- É uma convivência real de cama e mesa. (Mt 19:4,5).
4- O casamento é a convivência real de duas pessoas independentes e diferentes que se uniram com os mesmos propósitos e ideais.
5- É um pacto sagrado, legal, público, social e monogâmico (Ml 2:10-16).
6- CINCO FUNÇÕES FUNDAMENTAIS DO CASAMENTO
1- Unificação (Gn 2:24) 2- Procriação (Gn 1:28; 9:1) União física biológica. 3- Recreação (Ec 9:9) União emocional. 4- Prevenção (I Co 7:2) União preventiva. 5- Glorificação (I Co 6:16-20) União espiritual.
DO QUE DEPENDE O SUCESSO DO CASAMENTO:
1-Compromisso- O que votei pagarei ( o servo de Abraão – Gn 24:9).
2-Lealdade- a confiança depende do quanto somos fiéis ( uma mulher diante de um homem “leal” Gn 39: 7-12). Fidelidade é a rocha sobre a qual o casal deve construir seu projeto de vida.
3-Sensibilidade- não deixa o coração se petrificar (Elcana- I Sm 1:8; Jairo- Mc 5:22-24; Mt 5:4).quando as enfermidade entra no lar ou outros problemas o melhor lugar de chorar é nos pés de Jesus, seja sensível mais tenha cuidado com quem você vai abrir o coração...
4- Dedicação- cuide do seu jardim todos os dias (Ct 2:15). Ai vai ter gramas verdes e flores viçosas.
5-Maturidade- é tempo de deixar as mamadeiras emocionais (Pv 31:10,11)... sinais de maturidade: 1) Não fala tudo que pensa; 2) não baseia suas respostas com base nas emoções, mas sim em princípios; 3) Não responde antes de ouvir; 4) Não em função da opinião dos outros; 5)Tem opinião bem definida sobre aquilo que é relevante para a família; 6) Não perde tempo e nem briga por aquilo que não vale a pena; 7) sabe discernir por trás das atitudes a verdadeira motivação.
6- Flexibilidade – estruturas rígidas quebra mais fácil (dando a segunda oportunidade – Jn 3:1 – Graça e verdade Jo 1:14).
7- Criatividade- Lute contra a rotina. Tudo o que é feito do mesmo jeito todos os dias, cansa. Provérbios 31 fala sobre a mulher criativa.
8- Humor – Uma dose de bom humor faz toda a diferença (Ec 3:4; Pv 15:13; 15: 15; 17:22; Sl 9:2; Gl 5:22,23). O humor é o óleo que lubrifica as engrenagens do relacionamento de casal.
9- Limites- proteja sua propriedade (Gn 2:24,25).
* A importância dos limites.
* Aprendendo a assumir o quer é seu.
* O triângulo dos limites. Liberdade-responsabilidade e amor. “Faça o que gosta sem ferir o cônjuge e transgredir princípios”.
* As dez leis dos limites segundo escreveu o Dr. Henry Cloud: 1- A lei do semear e ceifar: nossas ações têm conseqüências.
2- A lei da responsabilidade: Somos responsáveis perante o outro, mas não pelo outro.
3- A lei do poder: temos poder sobre algumas coisas, mas não sobre as pessoas (nem para mudá-las).
4- A lei do respeito: se quisermos que os outros respeitem nossos limites, precisamos respeitar os deles.
5- A lei da motivação: precisamos ter a liberdade de dizer não para depois dizer sim com toda sinceridade.
6- A lei da avaliação: devemos avaliar a dor que os nossos limites podem causar aos outros.
7- A lei da proatividade: é preciso tomar a iniciativa de resolver qualquer problema segundo os nossos valores, anseios e necessidades.
8- A lei da inveja: nunca teremos o que desejamos se voltarmos a atenção além dos nossos limites para aquilo que os outros têm.
9- A lei da atividade: precisamos tomar a iniciativa de impor limites em vez de permanecer passivo.
10-A lei da exposição: devemos comunicar nossos limites uns aos outros. Do que depende o sucesso do casamento
10-Abertura a crítica- críticas podem nos fazer crescer(Tg 1:19). Quando não há críticas, o processo de crescimento pára. Cuidado com o conformismo.
11-Generosidade – ouça o seu coração (Pv 31:20- a oração do Pai nosso Mt 6:9-13).
12-Gratidão- quem sabe ser grato, mantêm sempre as portas abertas na relação familiar (Ct 3:15).
13- Tempo de qualidade- sem pausa não há música (Mc 6:31).
13.1- Tempo para Deus. Não seja como um peixe fora d água, que pula muito (ativismo), porém vai morrendo. (trab..excessivo) não ter tempo para Deus é uma grande perda de tempo. 13.2-Tempo para si mesmo- Para se estar com os outros é preciso estar bem consigo mesmo. 13.3- Tempo para o cônjuge- O casamento depende do tempo que os dois investem naquilo que realmente importa (Dt 24:5). 13.4- Tempo para os filhos- Filhos que não tem a atenção dos devida dos pais, são presas fáceis do maligno e do mundo, das drogas.
14- Se doar sem se perder- não é necessário se anular para fazer o cônjuge feliz. “Não acredite em tudo que você ouve – não gaste tudo o que você tem – não durma tanto que você queria”.
O que toda esposa espera do marido. 1- Ser amada sacrificialmente. (Gn 29:20,Et2:17,Ct8:7,Cl3:19,lSm1:1-18) para Elcana e Ana,amar era dar além do esperado: não mudar mesmo recebendo aquém do desejado:ser para quem se ama melhor do que o mais sonhado e ser solidário e compreendido quando necessitado. São essenciais à estrutura psicológica e ao funcionamento social do lar: atenção personalizada, carinho, cavalheirismo, paciência, tato e compreensão. O homem deve estar atento quando a mulher está sobrecarregada psicologicamente (gravidez, doença, ciclo menstrual, filhos pequenos, etc.).
2- Intimidade – Espírito, alma e corpo. É possível estarem juntos e não terem intimidade? Não, o egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora. Uma ilusão bastante comum é que marido e mulher podem obter sucesso independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom. Outro fator de isolacionismo são problemas não superados. É possível praticar o ato sexual sem intimidade? Precisamos pensar em intimidade como algo que vai além do sexo e sexualidade. Intimidade é um processo gradual, é um crescimento que se dá na proporção que o casal vai se conhecendo, se descobrindo, amadurecendo como agentes de bênçãos um para o outro.
3- Diálogo que os mantenham conectados: ( tg 1:19; Pv !2:25; 15:23). Falar, ouvir e compreender.
4- Que o marido assuma o comando da vida no lar, seja o cabeça ( I Co 11:3; Ef 5:23). Toda esposa espera que o marido seja um comandante.
5- Que o marido exerça o papel de profeta e sacerdote( Jó 1:5; Dt 6:1-9). Culto doméstico, leitura da Palavra de Deus, louvor e comunhão.
6- Que o marido propicie serenidade na correção dos filhos com amor (Ef 6:4). A disciplina só é compreendida como um ato de amor quando é aplicado com equilíbrio.
7- Que o marido supra as necessidades financeiras (Sl 128:2) A ociosidade é o sepultamento do homem vivo.
8- Que o marido proteja a família. ( cordeiro – como amante, e leão – como protetor). O erro de Adão (Gn 3:6comeu junto com ela consiênte, tal vez ela esperava adão repreender ela antes de comer)
9- Que o marido assuma a liderança moral do lar. A força moral do chefe da família impõe o respeito e a fibra com que os filhos tecerão a estrutura de uma personalidade segura e tranqüila. A moral de uma família demanda a inspiração transmitida a todos da casa pela firmeza de caráter e seriedade do homem que, com seu exemplo e sua vida constrói sua casa, seu nome e sua honra.
O QUE TODO MARIDO ESPERA DA ESPOSA
1- SATISFAÇÃO SEXUAL: Uma esposa amante que sabe dar atenção equilibrada nos assuntos relacionados a cama e mesa... ( I Co 7:2-5; Ct 7:10-13).
Obstáculos à felicidade sexual: 1.1-Muita crítica e pouco elogio (Pv 31:28,29) “... seu marido a louva...”o marido também espera que a mulher tem uma reação carinhosa(não seja uma estátua no momento do ato sexual)
1.2- Ressentimentos acumulados (Ef 4:26,27).
1.3- falta de comunicação.
1.4- Desconfiança mútua.
1.5- Baixa auto-imagem (insegurança quanto a aparência física).
1.6- Ser expectadora durante o ato sexual.
1.7- Não dar o devido valor ao sexo.
1.8- Praticar o ato de forma mecânica. Falar de outro assunto na hora da relação sexual (tampou as panelas? Guardou o resto do macarrão na geladeira?
1.9- Falta de sensibilidade.
1.10- Falta de toque.
1.11- Excesso de TV.
2- Que ela seja a alma do matrimônio (Pv 31:28,29). Um casamento sem “alma” é um casamento morto.
3- Uma mulher atraente (Gn 24:16; Pv 31:22). O homem é atraído pela vista.(pijama com foto de políticos,times Etc...)
4- Companhia prazerosa (Pv 31:10-12,30; 12:4; cuidado Pv 11:22; 21:9,19) ter vontade de chegar em casa.
5-Uma guardiã do lar ( 2 Rs 4:1-7).
6-Apoio moral e psicológico (Pv 31:12; Abigail 1 Sm 25:2-44).
7-Que ela o respeite (Um exemplo negativo – 2 Sm 16:6-23).
8-Apreciação (Ct 1:15-17;2:1-3).
A SAÚDE SEXUAL DO CASAL
• OS MAUS HÁBITOS
• A) Elimine tudo que prejudique seu casamento.
• B) Hábito de discutir.
• C) Hábito de não escovar os dentes.
• D) Hábito de não tomar banho. (paiol e fundição)
• E) Hábito de não importar com a aparência. A saúde bucal
• Coliformes fecais (bactéria) podem passar para escova de dente e passar para boca quando tem um ferimento torna mais ainda perigoso, como pegar? Ao dar descarga no vaso com a tampa levantada as bactérias se espalham pelo banheiro e pode ir para escova de dente e depois passar para boca, e em um contado com um ferimento na boca pode causar sérios problemas de saúde( as bactérias das fezes em contado com as correntes sanguíneas levam a infecção que podem causar até a morte).
• sexo anal e exército
• HPV. Um perigo que ronda a família...
• o que é Hpv? É um vírus que o homem é o transmissor e a mulher é receptora a qual como mais facilidade desenvolve o câncer O sexo oral é uma é uma abominação ao criador... os membros do corpo Deus fez para ser usado cada um no seu devido lugar, aqui está um caso de uma pessoa que fez sexo oral e ficou contaminado com HPV. Rm1: 21-27, 30
O SEXO ANAL:
É DIABOLICO, é pior que animalesco, porque nem os animais fazem tal ação.
Como surgiu o sexo anal? os senhores de engenho os grandes fazendeiro,quando queria fazer sexo com suas escravas eles não suportava o mal hálito, então começaram ter sexo por trás...
O QUE TODO FILHO ESPERA DOS SEUS PAIS
1- Que eles sejam os pais que sempre quiseram ter (Sl 128)
2- Que eles se amem (1Sm 1:5).
3- Que eles se preocupem com relacionamento antes de regras (Dt 6).
4- Que eles tenham compromisso com prioridades (Mt 6:33).
5- Que eles tenham desejo de sempre estar próximos (Lc 15:11-32).
6- Que eles sejam exemplo em tudo que ensinam (1 Tm 4:12).
7- Que eles saibam ministrar disciplina com equilíbrio (Ef 6:4).
8- Que eles ofereçam perdão sério (Mt 18:21,22).
9- Que eles saibam impor limites sem traumatizar (E 6:4).
10- Que eles façam compromisso sério de amor (Gn 22:2; Mt 3:17).
11- Que eles abençoem sempre e nunca praguejem (Gn 1:28).
12- Que eles tenham tempo para aquilo que é importante (Ec 3:1).
13- Sugestões aos pais sobre disciplina:
13.1- Mostre que disciplina é um ato de amor (Ap 3:19).
13.2- Ensine que obediência evita disciplina (Pv 10:13).
13.3-Aplique disciplina sem raiva (Pv 22:8).
13.4- Use instrumento certo (Pv 20:30).
13.5- Aplique a disciplina de modo lúcido (Mt 5:5).
13.6- Após a disciplina invista tempo orando com seu filho.
13.7- Após a disciplina comunique-se com seu filho.
O QUE É NECESSÁRIO PARA VENCER A CRISE NO CASAMENTO
1- Constate a crise sem medo, não adianta fazer de conta que ela não existe (Ef 4:15).
2- Busque falar com seu cônjuge sem espiritualidade falsa. Diga a verdade em amor. Quem está na crise não precisa de um juiz, mas sim de um amigo, não precisa de um professor, mas sim de uma presença.
3- Verifique se o chão da sua família está afofado com a graça de Deus, porque na crise alguém pode cair e se não houver graça, vai se machucar. Quando há graça, mesmo caindo pode se levantar. Qual é o chão da sua casa? Ou o piso? (Mt 5:4).
4- Na crise, não se abstenha da relação sexual com o cônjuge. Pois essa pode ser a hora de aflorar emoções contidas, afeições reprimidas, e até mesmo algumas amarguras guardadas que são liberadas naquele momento de êxtase em forma de sorriso, gargalhada ou até mesmo lágrimas.
5- Nunca veja o divórcio como uma porta, mas sim, como uma saída de emergência.
6- Na crise, nunca obrigue seus filhos a tomar posição a seu favor.
7- Busque o Senhor de todo o seu coração, mas faça a sua parte.
8- Acredite muito mais no poder restaurador do amor, do que na impecabilidade humana.
9- Faça da crise o “adubo”, que pode fazer as qualidades aparecerem para o bem estar do relacionamento. Bondade, longaminidade e solidariedade nascem na crise.
João Batista de Freitas
0 comentários:
Postar um comentário