terça-feira, 31 de janeiro de 2012

QUANDO O CASAMENTO ENTRA NO DESERTO

"Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel. Então disse Moisés a Deus: quem sou eu para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?”(Êxodo 3:10-11)
 Certa vez fiz esta pergunta que Moisés fez a DEUS. Senhor, quem sou eu para enviar a Tua Palavra às pessoas sofridas com a destruição da família. E vejo que DEUS, em sua infinita misericórdia, sempre levanta alguém para falar aos Seus filhos; orientá-los de como devem proceder diante das batalhas espirituais que surgem na caminhada.  O povo de Israel não era o primeiro a pisar naquele chão desértico. Então DEUS preparou todas as provisões necessárias para o cenário: abriu o mar, fez água sair da rocha, enviou o maná do céu, além de estar diariamente como uma coluna de nuvem e de fogo. Porque ELE nunca desampara seus filhos. DEUS queria apenas que o Seu povo confiasse nELE, deixasse tudo em Suas mãos. Mas a travessia durou 40 anos. Muitas foram às desobediências. Dentre várias, o povo voltou seus olhos para as circunstâncias adversas. Vendo tudo negro ao redor, chegou a sentir saudade da época em que era escravo nas mãos dos faraós no Egito. Que ingratidão. Quantos de nós enfrentamos em nosso casamento, desertos parecidos com aquele que o povo de Israel teve de atravessar e temos as mesmas atitudes que ele?

Vejo DEUS claramente dizendo aos seus filhos: “não olhem para as circunstâncias. Apenas creiam em mim e esperem quão grandes coisas farei por vocês!” Mas, por mais que DEUS peça, por mais que DEUS fale, as pessoas insistem em desobedecê-LO.

Vejo claramente isso durante o processo de restauração de muitos casamentos. DEUS tem me incomodado, pedindo para os seus filhos esquecerem os problemas, confiarem exclusivamente nELE.

No mundo espiritual, as coisas funcionam exatamente assim: quanto mais a pessoa ora, jejua e se consagra a DEUS, mais as adversidades se levantam. E quanto mais elas se levantam, mais DEUS está trabalhando ao seu favor. O que ocorre é exatamente o seguinte: as pessoas querem enxergar o que se passa no âmbitoespiritual com os olhos naturais. Elas sentem a necessidade de sustentarem melhor a fé se ver o que de fato está acontecendo. Quanto mais santidade ao Senhor, mais tribulação, luta e perseguições sobrevêm. O melhor é que o resultado de tudo isso se transforma em vitória. Porém, se nenhuma aflição sobrevém na vida do cristão é porque algo há de errado. Vejamos algumas circunstâncias negativas quando se está no deserto pela restauração familiar, o cônjuge parece mais agressivo ou mais distante.Asnotícias sobre ele são as piores possíveis.Reconheço que as humilhações se multiplicam na vida daqueles que estão nessa batalha.As famílias e os amigos passam a criticar injustamente, pedindo, inclusive, para você desistir.Você ouve dele ou dela que realmente não o (a) ama mais e que possivelmente vai procurar o caminho do divórcio.Dáuma sensação de desânimo, de incerteza, de abatimento espiritual, aparecendo problemas de ordem de saúde, profissional, e financeira.

JESUS disse em João (16:33) Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

A questão não são as circunstâncias em si, mas o fato de você sempre viver olhando para elas. Não olhe para os lados: olhe para JESUS CRISTO em.

(Hebreus 12:2). Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Quando a pessoa de fato olha para o que está acontecendo, logo tende a se desanimar, a ficar com vontade de desistir e começam as murmurações. Essas são palavras de quem ainda está preso aos problemas, de quem demonstra claramente que ainda não entregou completamente a causa aos cuidados do SENHOR. Quem olha para as circunstâncias geralmente tem depressão, angústia, medo, insegurança, incerteza; não consegue dormir bem porque tem pesadelos. É como o povo no deserto que reclamava de fome, de sede, do chão quente, da temperatura, de tudo.  O grande desafio na vida de muitos casais é justamente até que ponto conseguirá no decorrer dos anos quebrarem as rotinas, ou seja, os altos e baixos que interferem nos relacionamentos. Para a maioria daspessoas trocarem o cônjuge poroutro, parece ser a melhor opção uma vez que as possibilidades de se entenderem tornam-se remotas e escassas.  O fato é que trocar de mulher ou de marido, nunca foi e nunca será uma boa opção, quando casa passa a ser uma só carne.

Gênesi (2:24) Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mäe, e apegar-se-á à sua mulher, e seräo ambos uma carne.

Mas o que fazer  quando o amor estiver dando sinais de esfriamento, colocando em risco a união e o amor do casal?
Enfrentar os problemas, de frente, sem rodeios.
Não adianta fugir do problema ou deixar para depois, como que ignorando o mesmo, pode aumentar o sentimento de impossibilidade de solução. Por isso necessário conversar sobre os motivos que os levaram ao desgaste emocional, Entender a diferença que existe entre emoções e decisões pode servir de ajuda. Existem relacionamentos que infelizmente estão alicerçados no emocional. E sabemos que não podemos e nem devemos confiar em nossas emoções, porque as mesmas deixam a desejar. Quer ver alguns exemplos: Lembra-se da sua época de namoro no tocante ao tempo que vocês gastavam juntos. O que aconteceu depois do casamento? A parte emocional que todo ser humano, precisa ser acompanhado de decisões, de boas escolhas, que geram boas emoções. De fato você deve começar o seu dia trabalhando a sua mente na direção destas escolhas. O seu relacionamento conjugal vai melhorar, quando você entender que parte do sucesso do mesmo, esta em como administrar suas emoções em função de boas escolhas. Em outras palavras, a cada dia você escolhe amar sua esposa, seu marido e quando você faz isto confiando em Deus, o emocional estará agindo a favor da razão, para procederem da seguinte forma.
Amarem a cada dia com sinceridade.
Orar juntos todos os dias.
Não criticar, aceitando as diferenças.
 Participação nos serviços domésticos, e na vida escolar dos filhos.
Trocarem flores, mensagens amorosos.
Ao disciplinar os filhos falar a mesma linguagem.
Evitar levantar a voz e tratar os problemas sem agressões verbais e muito menos físicas.
Nunca mentir. Falar somente a verdade.
Pedir perdão todas as vezes que errar.
Respeitar a individualidade.
Arranjar tempo de qualidade para saírem juntos.
Ter como meta permanente, viver dentro do orçamento da família.
Escolher os melhores momentos para apresentar os problemas caseiros.  Quando ambos procurarem fazer boas escolhas, com certeza as emoções e razão em equilíbrio entrarão em cena para tornar o casamento forte, saudável e duradouro.  Lembre-se: Boas decisões, boas escolhas diárias, boas emoções que solidificam o casamento. Irmãos nunca fiquem presos ao passado, tente resolver, através do diálogo, do arrependimento e não faço mais. Não diga a o outro que não ama mais, o AMOR não acaba se esconde atrás do problema.  Parem de murmurar. Vivam a vida hoje a DEUS. Você vai colher os primeiros sinais das bênçãos que DEUS tem para sua vida…Dessa forma todo cristão que está passando pela prova, deve se comportar, se quiser ser aprovado. Claro que haverá dias em que a pessoa vai estar desanimada. Mas não será algo freqüente, rotineiro.

 ” (Salmos 30:5). O desânimo pode até aparecer, “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem logo ao amanhecer”

Que, a partir de hoje, DEUS renove as suas forças e coloque em seus lábios um cântico novo, um louvor de gratidão de quem sabe enfrentar as maiores tempestades da vida sem reclamar; que ponha em teu coração uma sabedoria e um entendimento que causarão confusão na mente dos ímpios e façam os teus olhos apenas brilharem para ELE:

(Salmos 98:1);“Cantai ao Senhor um cântico novo; porque ELE faz maravilhas; a sua destra e o seu braço lhe dão a vitória”

 Não mude de cônjuge: mude de vida!”, “Antes que a Luz do Sol escureça” e seu casamento desapareça Mude de Comportamento.
AD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo