segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CASADOS E SOLITÁRIOS

"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."(Eclesiastes 4: 9-12)
 O que estamos presenciando em nossos dias é, infelizmente, o oposto dessas palavras proferidas por Salomão. Eclesiástico mostra ao homem a importância que tem o casamento em sua vida: “melhor é serem dois do que um”. O valor do matrimônio e a constituição de uma nova família estão expressos em todas as letras e deve ser o alvo primeiro de todo cristão. E por quê? Porque juntos resistirão aos dias maus, os gigantes que se levantam, às tempestades e à solidão. Porém é impressionante como, mesmo depois de casados, muitos  vivem solitários. São pessoas que vivem debaixo do mesmo teto, fazem as suas refeições juntas, dormem lado a lado na mesma cama, caminham de mãos dadas, entretanto, mantêm uma distância emocional, espiritual e íntima. Conversam, mas não se comunicam. Creio que o casamento foi criado por DEUS para combater a solidão:

(Gênesis 2:18). E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele.

A solidão no casamento transformou-se num dos maiores problemas da nossa época. Temos de fazer algo para combatê-la. Quando Deus criou o casamento, entretanto, as pessoas decidem excluir Deus da sua vida a dois, não é de admirar que se sintam solitárias, que seu coração esteja vazio ao invés de repleto da presença divina.Você não precisa estar necessariamente sozinho para se sentir solitário. Todo coração humano necessita de um amigo – alguém em que possa confiar. Precisamos de alguém que realmente nos conheça e nos entenda, e que nos envolva com cuidados, quaisquer que sejam nossos problemas. Onde, entretanto, podemos achar tal amigo? É impossível encontrar um ser humano que nunca nos decepcionou – somente Jesus é o Amigo perfeito! Apenas Ele,  tem a resposta para seus problemas. Ele o conhece melhor do que você mesmo. Apesar de tudo, Jesus o ama e cuida de você, de uma forma como ninguém mais seria capaz. Aceite-o como Amigo, e você nunca mais se sentirá solitário. Aliás, como seria possível sentir-se sozinho, se seu melhor Amigo estará sempre com você?
A companhia humana é algo muito pobre se a compararmos à comunhão com Jesus. Se você estiver consciente da Sua presença dia após dia e hora após hora, seu coração ficará repleto de paz e de alegria indescritíveis, a solidão do casamento é a falta de JESUS como amigo dos cônjuges, a falta de Jesus no lar, expulsamos  Jesus da nossas vidas e substituímos por novelas, Filmes, internet, vídeo-game
Você se sente solitário? Precisa de alguém que o ame e cuide de você? Troque seus brinquedinhos eletrônicos  por JESUS! Entregue-se completamente a Ele e confie  como seu Redentor. Pense em como Ele sofreu em seu lugar na cruz e removeu de uma vez por todas os seus pecados “pelo sacrifício de si mesmo”

 Hebreus (9.26). De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundaçäo do mundo. Mas agora na consumaçäo dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Olhando agora para Jesus, confie nEle e no sacrifício perfeito que realizou por você lá na cruz. Então seus pecados serão perdoados, sua vida será salva, renovada e transformada pelo Espírito Santo que passará a habitar em você: “…o sangue de Jesus, nos purifica do pecado”

(1 João 1.7).Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhäo uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Vamos verificar alguns fatores para combater a solidão no casamento:
1º Convidar JESUS para permanecer em sua casa, através do jejum e oração, amor e respeito entre os cônjuges.
2) Manter o diálogo e o respeito.
3º Nunca perca o sentido da unidade familiar. Embora seja natural que cada um tenha os seus próprios sonhos, mas estes não podem ser um fator desagregador do casal. Eles devem ser partilhados e correspondidos mutuamente;
4) O casal deve participar sempre que puder de congressos e encontros destinados à família. É uma maneira de reciclar, de inovar. A leitura de bons livros da área também ajuda bastante. Deve também passear, viajar, estar juntos em outras circunstâncias.
5)  Pense que sempre há solução para os problemas. Algumas vezes as dificuldades se tornam eternas porque não sabemos como lidar com elas. Então, aqui, deixo como alternativas o diálogo, a cumplicidade, a dedicação, paciência, perdão, amizade, enfim, o maior de todos, o verdadeiro Amor.
Muitas pessoas dizem que a família é a prioridade maior de suas vidas, mas quando olho para as suas agendas, vejo o quanto isso não é verdade. Há tempo e espaço para tudo, menos para o essencial. Muitos estão correndo atrás do sucesso financeiro e estão com sua família à beira do abismo. A vida familiar tornou-se uma rotina; e DEUS Aquele a quem se busca esporadicamente nos cultos aos domingos, quando se vai. É por isso que o maior companheiro não é o outro, mas a solidão. Sem DEUS o casal não pode chegar a lugar algum. Daí a razão de nosso estudo, falar em um cordão de três dobras, ou seja, a presença de JESUS na vida do casal. A terceira dobra é JESUS solidificando a relação a três. Onde JESUS está não há cordão que se arrebente nem lar que viva em solidão. Ainda que o casal tenha toda a instrução da ciência; dos homens; sem JESUS de nada adianta. Veja o que escreveu o apóstolo Paulo:

(1 Coríntios 13:13). Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Que DEUS nos abençoe
AD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo