sábado, 28 de janeiro de 2012

FAMÍLIA EDUCAÇÃO E ESCOLA NÃO SE IMPROVISA

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.Romanos. 12:7
 Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível para a formação do homem e seu aperfeiçoamento. É através do professor que formamos o Cidadão, Pastor, Engenheiro, Advogado, Juiz, Político até Presidente da República.  Reconhecemos que o trabalho de educar é difícil e necessário, tudo começou quando Dom Pedro I outorgou um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestres, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.  Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que os, pais, alunos, sociedade, repensemos o papel e atitude dos mestres, demonstram o compromisso com a educação que queremos.  Aos professores das Escolas bíblicas tem a mesma responsabilidade e valor, fica o convite para que não descuidem de sua missão de ensinar e educar, na escola secular ou Bíblica, nem desanimem diante dos desafios.

I Coríntios (12: 4-6) Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.Pois, se através da  palavra do Senhor, Família e professores, não transformar a sociedade, sem elas, tampouco, a sociedade se transformará.

Tm (3:16) Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça

Para  os professores que atuam no Ensino Secular e nas Escolas Bíblicas, até mesmo aos que ficam no anonimato, merecem nosso reconhecimento, não apenas no dia dos Professores, mas todos os dias, e Deus faz todos ministros ao  outorgar dons, enfrentando todo tipo de adversidade e não abandona a missão que lhe foi confiado. Um dos dons mais úteis e necessários na edificação do corpo de Cristo e da Sociedade é o do ensino, como tal, o professor é Chamado e capacitado por Deus. Especialistas em educação concluem que o aumento da violência escolar se deve em parte a uma crise de autoridade familiar, onde os pais renunciam a impor disciplina aos filhos, remetendo-a para os professores.
Os educadores consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas, o que obriga a "um esforço conjunto da sociedade". “As crianças não encontram em casa a figura de autoridade", que é um elemento
fundamental para o seu crescimento. “
os pais "não assumindo qualquer autoridade", preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos "seja alegre" empurrando o papel de disciplinar quase exclusivamente para os professores. No entanto e quando os professores tentam ter esse papel disciplinador, "são os próprios pais que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que intentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os". O divórcio dos pais é, em muitos casos, o responsável pelo baixo rendimento.entre os adolescentes, as conseqüências negativas por causa da estrutura familiar são notavelmente mais graves. Afetam assuntos tais como o índice de abandono escolar, o nível de graduação e a idade da primeira gravidez.

Principais problemas

O estudo ressalta certo número de padrões de comportamento negativos mais evidentes nos filhos de famílias divididas:
- Má conduta escolar: A desintegração familiar está associada, nos meninos, com uma incidência maior de
comportamento anti-social na sala de aula. Os filhos de lares com pais casados apresentam poucas incidências de má conduta na escola.
- freqüência escolar e atraso: os estudantes de famílias divididas abandonam a escola com freqüência 30% superior aos dos lares unidos. Estas diferenças existem em parte porque os lares divididos parecem ser menos capazes de supervisionar os filhos.
- consumo de drogas ilegais e álcool. Os adolescentes de famílias dividas têm mais probabilidade de consumir drogas e álcool, inclusive quando são levados em conta todos os fatores, como idade sexo, raça e nível de educação. Ou seja, em todas as idades e níveis de educação.
- Problemas psicológicos: Para as crianças, crescer sem os pais casados está relacionado com altos níveis de stress, depressão, ansiedade e baixa auto-estima durante os anos da adolescência; problemas que podem diminuir sua capacidade de concentração e atenção nas aulas. O estudo mostra, com bons fundamentos, que o divórcio dos pais resulta em efeitos emocionais negativos durante a infância, adolescência e idade adulta.A recomendação final é a que a política educativa e familiar devem andar de mãos dadas. Se a sociedade deseja crianças com educação de melhor qualidade, é preciso consolidar a família e apoiar a família.
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