segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CRISES NA FAMÍLIA


 A família tem sido alvo de grandes crises nestes últimos dias, crises que tem levado muitas vezes ao desespero, derrota e fracassos. Mais é possível vencer as crises na família no nome precioso de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Segundo o dicionário Aurélio crise significa manifestação súbita de acidente Patológica ou psíquica. Fase difícil, grave, na evolução das coisas do sentimento dos fatos; colapso. Deficiência, penúria. Ponto de transição entre uma época e  de prosperidade  e outra de depressão.
Todas as famílias enfrentam tempos difíceis. Parece que as crises aparecem nas piores alturas forçando aqueles que estão envolvidos nelas a tomar decisões duras e imediatas.
O modo como a família responde a estas experiências diz muito, acerca do seu carácter e da sua fé, e exerce uma influência enorme sobre as vidas dos membros da família.
A natureza dos episódios de crise pode ser tão diversa como o é a própria vida: doenças, problemas financeiros, mudanças de emprego, saída dos filhos de casa, perda do cônjuge.
Estes acontecimentos afectam seriamente a rotina da vida diária.
Quem pode esquecer as fantásticas histórias de Abraão, José, David, Paulo e João ou a fé de Raabe, Débora, Ester e Ana? A sua inabalável confiança Naquele que transcende o tempo, assegurou-lhes a vitória sobre todas as dificuldades que enfrentaram.
Estes exemplos dão-nos ânimo. No entanto, algumas vezes, a nossa confiança parece vacilar quando comparada com a fé de outros. Uma coisa é acreditarmos na grandeza de Abraão, outra coisa é acreditarmos que o mesmo Deus que o abençoou nos ajudará nas nossas crises.
Como é que podemos, então, obter a vitória? Comecemos por reconhecer a brevidade e a incerteza desta vida e acreditemos na certeza duma vida futura – num reino eterno cujo construtor e criador é Deus
Cada um dos vencedores relatados na Bíblia alcançaram uma firme certeza e esperança nas promessas de Deus, tomando a atitude de vencedores em cada uma das experiências da sua vida.
Devemos entender então que quando passamos por crises, corremos o perigo de fracassarmos, de esfriarmos na fé, mais temos também a excelente oportunidade de sermos vencedores na fé.  As crise são provocadas pelo inimigo das nossas almas, os invejosos, murmuradores, traidores, e cegos espirituais.
Momento de crise faz parte da vida humana e vem trazendo a oportunidade do nosso crescimento espiritual para que brilhe a nossa luz rumo a salvação.

Pv. 4.18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Sem crise a vida perde o sentido de vitória, ficando monótona, inútil, o problema nãe é a crise, é como vencer a crise trazendo para a caminhada da vida a experiência para poder ajudar o outro. Tornando a vida Cristã frutífera. Não seja um crente estéril. Então levante a cabeça e alegra teu coração, se estás passando por crise, é porque Deus quer ensinar a você a ser vitorioso.
Fatores que levam uma família a entrar em crise
Raiva, hostilidade e amargura.

Colossenses (3.19); Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.

A palavra amargura no grego significa PIKRIA, indica o gosto amargo que certos alimentos trazem ao nosso paladar. As crises também nos traz esta amargura. Várias famílias passaram por  crises. A viúva que Eliseu aumentou o azeite.II Rs(4.1-7)
A família de Jó sofreu crise em 5 áreas vitais.
• Finanças, saúde, filhos, amizade, casamento, a sua esposa estava amargurada, a ponto de dizer: amaldiçoa teu Deus e morre. Mais Jô superou a crise, e o Senhor lhe deu tudo outra vez. Glória a Deus!!! Jó. 1.13-19
 A família de Lázaro – João 11.1-45
 A família de Jairo – Lc. 8.40-56
A família da viúva de Naim – Lc. 7.11-17
Lições que podemos tirar das crises que enfrentamos
 Elas nos abrem novos horizontes e perspectivas espirituais

 Rm. (8.28) E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que säo chamados segundo o seu propósito.

 Elas nos tornam mestres na vida, nos identifica com Jesus  aproximando de Deus  e nos e revelam os verdadeiros amigos.

Salmos (73.1) Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coraçäo.

Como podemos vencer as crises na nossa família?
Orando e adorando a Deus, recordando as promessas de Deus e conservando o entusiasmo
Crendo de todo o nosso coração em Deus

João (11.40) Disse-lhe Jesus: Näo te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

Sendo paciente

Rm.5.3, E näo somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulaçöes; sabendo que a tribulaçäo produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

Obtendo pequenas vitórias diárias auto preparamo-nos para lidar com os momentos mais desagradáveis. A vida não nos testará acima das nossas capacidades

(1.Corintios 10:13). Näo veio sobre vós tentaçäo, senäo humana; mas fiel é Deus, que näo vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentaçäo dará também o escape, para que a possais suportar.

Os primeiros sintomas comuns de uma crise no casamento é a ausência de diálogo, discussões, cobrança, apontar, erros.
A mulher passa dar quase toda a atenção ao filho; toda mulher é preocupada por natureza. Além disso, a criança exige muito tempo e trabalho. Logo, o marido perde a atenção principal da mulher, o cansaço da jornada de trabalho e a constante preocupação da mulher com a criança. maridos que não valoriza o trabalho da esposa
Como podemos identificar às crises conjugais?
O Titanic afundou por várias razões. No entanto, a principal foi que seu capitão não ouviu os seis sinais de alerta que diziam que as águas ao norte estavam geladas e que havia icebergs. Ele teimosamente não mudou o rumo para o sul nem diminuiu a velocidade.
A vida emite sinais de alerta o tempo todo: Ultrapassar o limite do cartão de crédito ou usar o cheque especial - sinal de endividamento.
O carro que não pega pela manhã e precisa ser empurrado - sinal de que ele vai nos deixar no meio da estrada.
A febre - nos diz que temos uma infecção; a dor - nos avisa que alguma coisa está errada com o corpo.
A crise no casamento é até certo ponto benéfica. Ela nos avisa que algo está errado e que o rumo precisa ser corrigido.
Quem dá atenção aos sinais e corrige a trajetória, viverá feliz para sempre.
O casamento acaba por causa da teimosia em fazer as coisas do mesmo jeito, não mudar o rumo. Não podemos fazer sempre a mesma coisa e esperar resultado diferente.
Em meio à crise, quais as opções práticas para tentar amenizar os problemas?
Cite alguns conselhos que todo casal deve adotar para ter uma vida conjugal saudável.
Nunca se endivide. Tudo o que é barato, por mais barato que seja, se você não precisa é caro.
Não deixe acabar o diálogo. No namoro, o casal conversa horas no portão ou pelo telefone. Não responda com monossílabos - sim! Não! To! Ta!
Não deixe acabar o romantismo. Não basta acender a fogueira tem que colocar lenha para o fogo continuar a arder.
 Não esqueça as datas especiais.
Não canse de dizer; ''Eu te Amo!''
Não esqueça o contato físico, abraços.
Tem que ficar claro que a esposa-marido e os filhos estão em primeiro lugar.
Aprenda a perdoar. Não exija a perfeição que você não tem.
Não trabalhe demais. Tire, pelo menos, um dia por semana. Tire férias.
Cultive a espiritualidade.
Ninguém pode casar já pensando no divórcio.
A meta do relacionamento nunca foi e nunca será a destruição ou extinção da família, mas o saneamento e a purificação das relações que existem entre os seres humanos. As oportunidades aparecem quando os obstáculos são superados; problemas são eliminados abrindo caminhos para o entendimento, a maturidade e o crescimento. O relacionamento deve evoluir e transformar-se, e não deteriorar-se. Tudo isso para você poder viver plena e abundantemente a experiência do amor. O amor atravessa barreiras, unem extremos e transforma
tudo pôr onde passa; guiado pôr ele, você supera dificuldades, vence limitações, ultrapassa conflitos e alcança aquilo que julgava impossível.
Um relacionamento que dá certo é um edifício que tem que ser construído todos os dias. Quem age motivado pela ira, mentira, amargura, irritabilidade e infidelidade, jamais são felizes.
É a paz que alicerça o amor, e não a ira. É a verdade que promove a confiança, e não a mentira. É o perdão que traz a reconciliação, e não a amargura. É a sensibilidade que permite o diálogo, e não a irritabilidade. É a fidelidade que garante que o relacionamento será capaz de durar até a morte, e não a infidelidade.
Esquecer estas verdades é um convite ao desastre.
O casal deve dedicar diariamente a leitura da Bíblia e Oração, deste modo, ficaremos melhor preparados para fazer face aos nossos compromissos.
Precisamos  aprender o  auto–domínio, refreando as nossas línguas. Muitas crises resultam de expressarmos condenação, ira, ódio ou inveja quando devíamos falar com delicadeza e compreensão.
A grande força de que dispomos para enfrentar as crises consiste no reconhecimento da nossa fraqueza e da confiança na força de Deus. Fé,  coragem e o Seu braço forte – estas são as fontes de força doadas por Deus
Prometendo a Deus celebrar a vitória e nunca desistindo de lutar.
 Amado(a), saiba que em todo tempo de nossa peregrinação aqui, teremos sempre que  nos depararmos com  crises, mais nem tudo está perdido, pois Jesus garante nossa vitória. Você hoje diz estou passando por uma  crise, mais amanhã dirá: a crise passou por mim, pois o choro pode durar uma noite, mais a alegria vem pela manhã. Deus abençoe você e sua família em nome de Jesus.Amém!!!

AD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo