domingo, 20 de novembro de 2011

Nossa Casa: Igreja de Deus!


“Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfa, e à igreja que está em sua casa” (Colossenses 4:15).

A palavra igreja possui dois significados possíveis:
1) igreja pode ser uma corporação religiosa, com seus cargos hierárquicos, seus dogmas, sua agenda, sua organização burocrática, seus recursos, enfim, uma instituição jurídica (que muito se assemelha a uma empresa autogestora);
2) em sentido bíblico, duas palavras, traduzidas do hebraico para o grego, trazem o significado do vocábulo igreja. São elas: synagoge (reunir-se) e Ekklesia (congregação de cristãos ou assembléia cristã). Esse segundo conceito de “igreja” em nada se mistura com o primeiro significado.

Nas Cartas que escreveu às congregações de cristãos instaladas em diversas partes da Ásia, Paulo sempre procurava fazer uma saudação particular: à igreja situada na casa de um dos membros. Em Roma, por exemplo, ele saudou a Priscila e a Áquila: “Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está em sua casa (…)” (Romanos 16:3-5). Em Corinto não foi diferente: “As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa” (1 Coríntios 16:19). Em Filipo, a saudação se destinou de forma especial à casa de César: “Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César” (Filipenses 4:22). Ao escrever a Filemom, não se esqueceu de saudar Arquipo e a igreja em sua casa: “Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, e à amada Áfia, e à Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em sua casa” (Filemom 1-2).

A pergunta que lanço neste estudo é se estamos fazendo da nossa casa, da nossa família, a igreja do DEUS Vivo. A Bíblia atesta que nós, colunas vivas e edificadas por DEUS, somos verdadeiramente a Sua igreja: “Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim” (Hebreus 3:6). Bons tempos em que a família se reunia para, junta, meditar acerca da Palavra de DEUS. Os pais reuniam os filhos e faziam entre eles um culto doméstico; oravam e glorificavam o Nome do SENHOR. Uma família que andava em comunhão, que crescia em unidade e temor à Palavra do SENHOR, afastando-se das coisas do mundo. A igreja de DEUS começa em nossa casa, dentro do nosso lar, a partir das nossas atitudes, tanto para os cônjuges como para os filhos. Dos maiores aos menores, os conselhos de DEUS estão postos em firmeza e em verdade. O capítulo 2 do livro de Atos descreve com perfeição as características da igreja de DEUS e os frutos que dela surgem: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam as suas propriedades e seus bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:42-47).

Quando não transformamos a nossa casa em igreja de DEUS é porque não estamos sendo igreja em nossa casa. As esposas precisam ser “prudentes, amarem seus maridos, amarem seus filhos, ser moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas aos seus maridos, a fim de que a Palavra de Deus não seja blasfemada” (Tito 2:4-5). Os maridos devem amar as suas esposas como CRISTO amou a igreja, ou seja, se possível, dar a própria vida por elas; não se irritando contra elas. Quem ama a sua esposa dessa forma como CRISTO ensinou, também a respeita, especialmente em sua ausência; e é fiel. Os pais, como igreja de DEUS em sua casa, precisam ser exemplos para os seus filhos, para que haja autoridade e aceitação em toda correção que se fizer; e, assim, os filhos os obedecerão em tudo. Lar, que não é igreja de DEUS, não resiste às grandes tempestades quando elas chegam, e logo se desmorona. JESUS nos advertiu para essa realidade: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mas aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mateus 7:24-27). A rocha é a Palavra de DEUS; é o próprio JESUS (leia Romanos 9:33).

Com que produto você tem edificado a sua casa? Com a rocha ou com a areia? Tem feito de sua casa uma igreja de DEUS? Tem reservado um momento especial para estar com os seus filhos para ler a Palavra de DEUS, refleti-la e louvar o Seu Santo Nome? A igreja de CRISTO começa em nossa casa; e ela tem que ser pura, irrepreensível, sem mácula nem sujeira alguma: “que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até a aparição do Nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Timóteo 6:14). Retire todo objeto de maldição dentro de sua casa. O louvor, por exemplo, tem que ser só para a glória de DEUS. Nada de músicas do mundo, compostas por pessoas que ainda não foram transformados pelo Espírito de DEUS; nem bebidas alcoólicas; nem coisa alguma que venha a profanar o Nome do Nosso SENHOR. Observe bem o que o autor do livro aos Hebreus nos ensina: “(…) O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra” (Hebreus 2:19-21).

JESUS deseja fazer morada em sua casa, transformá-la em casa de oração e louvor ao Seu santo Nome, em coluna viva e santuário de DEUS. ELE diz a você: “eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20). A igreja de Nosso Senhor é constituída por pessoas nascidas da água e do Espírito de DEUS, filhos que passaram por um segundo nascimento. Veja como essa igreja é chamada pelo apóstolo Pedro: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). É um privilégio para nós termos sido escolhidos, eleitos por DEUS, dentre uma multidão que se encontra perdida no mundo, sem salvação. Somos sacerdócio porque somos filhos do REI; uma nação separada do mundo, incontaminável; um povo que foi comprado e conquistado a um preço altíssimo, de morte, e morte de cruz. Pelo Seu Sangue precioso JESUS nos tornou igreja dELE. Aleluia! É esse Espírito que está em nós, O que nos adotou por filhos, “(…) pelo qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8:15).

Todos os templos religiosos, firmados com pedra, tijolo e cimento, um dia serão destruídos; e não sobrará nada deles. Porque “o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens. Como diz o profeta: o céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?” (Atos 7:48-49). Assim como Ninfa, Priscila, Áquila, César, Áfia, Arquipo e tantos outros edificaram as suas próprias vidas como casas vivas de DEUS, faça você também o mesmo, permitindo que sua casa seja o repouso do SENHOR JESUS. Que DEUS nos abençoe!

FERNANDO CÉSAR 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo