sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Deus se Importa SIM!



"Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição" - Isaías 48:10.


..."Ser escolhido na fornalha da aflição"... isto deve promover arrepios em muitas pessoas... mas, assim Deus trabalha!
Quero aproveitar para escrever algo sobre as situações de desventuras que acabam sobrevindos sobre os cristãos. Talvez sejam cinco mensagens. Oro ao Senhor para que o coração de muitos seja ministrado pela Sua Palavra, cujo objetivo maior é glorificar ao Senhor!

Por que desventuras acontecem com pessoas boas, excelentes e verdadeiramente cristãs? Por que cristãos autênticos e verdadeiros são acometidos de enfermidades ou outras situações terríveis? Como pode isso?
Será que eles deram brecha em suas vidas? Será que eles cometeram algum pecado para tal infortúnio lhes ocorrer? Será que é para se manifestar a glória do Senhor como aconteceu com aquele cego? (João 9:1-3).

Não existe resposta preparada e que satisfaça para este tipo de questão, a menos que a resposta seja pela fé e igualmente aceita pela fé. A Própria Bíblia nunca ofereceu respostas muito fáceis para o sofrimento e para os sofredores, pois Deus sempre teve outros planos para o homem quando o colocou no Éden. Os pregadores evitam de abordar tal assunto por considerarem deprimente, assim, vale mais pregar um evangelho triunfalista que dificilmente menciona que Eliseu morreu vítima de uma enfermidade (2 Reis 13:14), ou o fim que tiveram cada um dos apóstolos do Senhor Jesus Cristo. (Hebreus 11). Mas, trata-se de realidade que peregrinos em terra estranha enfrentam...

Joel A. Freeman, capelão do time da NBA Washington Bullets escreveu um livro sobre este assunto intitulado "Deus não é justo" (Ed. Candeia). O que deve nos confortar é que Deus SEMPRE trabalha nestas coisas para o nosso bem. Pode não parecer, mas é verdade. Quando está escrito na Bíblia que “no mundo teremos aflições, mas é para termos bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo”, pelo menos três certezas podemos ter:

a) Está escrito na Palavra quer aceitemos ou não.
b) Foi escrita para os cristãos e não para ímpios.
c) Certamente acontece, pois a Palavra não passa e Deus não mente.

Interessante o conceito de “aflição” e de “provação” dado por Joel A. Freman.

Aflição:

"Experimentar angústia contínua devido à pressão das circunstâncias ou o antagonismo das pessoas, geralmente aquilo que vem de fora e sobrecarrega a alma; oportunidade dada por Deus para superar os efeitos debilitantes das mágoas pessoais e, ajudar outros a enfrentarem dificuldades". (p.109)

Isaias 48:10: “Eis que te acrisolei... provei-te na fornalha da aflição”.

Provação:

"Os testes ardentes, destinados à vitória e não à derrota, que determinam as inclinações de nossos corações; inclinações positivas para com Deus revelam seus servos aceitáveis, aprovados, dignos de confiança; eventos que são como elogios de Deus, indicando sua percepção de que somos suficientemente amadurecidos para resistir ao calor mais intenso; o processo de provar e testar". (p.112).

Jó 23:10: “Se ele me provasse, sairia eu como o ouro”.

É difícil em momentos pelos quais passamos entendermos ou assimilarmos estes ensinos. Parece que Deus não se importa conosco. Será? Através dos olhos da misericórdia Ele olha para além de nossas faltas e vê nossas necessidades, pacientemente considerando-nos como "produtos acabados" - mesmo enquanto estamos ainda em processo de construção e de acabamento.

...Continua...   
                               Vilson Ferro Martins

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo