sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Maridos: Como lidar com uma esposa mandona

Compreender os próprios sentimentos e os da esposa é um bom início para transformar a relação.

Uma esposa que não aceita ser contrariada, que estabelece regras para tudo e controla cada passo do marido é uma mulher controladora ou, mais popularmente falando, mandona. Relacionar-se com essas pessoas é sempre muito difícil, ainda mais sendo a esposa a impor ordem a todo o momento. Se você tem uma mulher assim e não está aguentando mais essa situação: calma, você pode aprender a lidar com isso.

Você se sente controlado

Primeiramente gostaria de convidá-lo a uma reflexão muito íntima: será que o problema é a sua esposa ser mandona ou são os seus próprios sentimentos? Eu explico: homens que conviveram com mães muito rígidas e que na infância e adolescência tiveram que se submeter às suas ordens podem desenvolver mecanismos de defesa contra a esposa, pois, veem refletidos nela os desmandos que aconteceram no passado. Também pode ser assim no caso de segunda núpcia, quando o cônjuge, inconscientemente, transporta problemas do relacionamento anterior para o atual.

Como reverter a situação

É importante que você estabeleça essa definição para interromper o ciclo de seus sentimentos, permitindo que o relacionamento com sua esposa seja diferente. A partir desse entendimento será possível deixar o passado apenas por experiência e preparar uma relação nova, livre das mazelas que o incomodaram tanto. Uma boa dica é prestar atenção em suas emoções diante das palavras e ações de sua esposa e então responder para si mesmo: eu a estou interpretando mal ou ela é realmente mandona? Conforme a matéria Mulheres Mandonas, também é comum que homens que tiveram suas vidas marcadas pelo controle feminino aceitem esse padrão, embora se sintam muito insatisfeitos.

Ela é realmente controladora

Entender como se processa o controle pode ajudá-lo a compreender a sua esposa, afinal desenvolver a empatia é fundamental em qualquer relacionamento de sucesso. Segundo a psicóloga Lívia Lopes: "Cada um tem um motivo para ser mandona. Normalmente, é para se defender, para não sofrer, pois é um jeito de sair por cima e aumentar a autoestima”. Compreender que sua esposa tenta controlar você por pura insegurança e baixa autoestima é um estímulo para ajudá-la a sair dessa situação ao invés de rejeitá-la e piorar tudo. Amar verdadeiramente predispõe a compreensão e o desejo de socorrer o ente amado.

Mude o foco

Quando você muda a ótica, muda também a situação. Assim, olhe para a sua esposa não como a mulher que o está oprimindo, mas como alguém que você ama e precisa de sua ajuda. Isso fará toda a diferença no sentido de fortalecê-lo para buscar a transformação no relacionamento. Seja assertivo, fale de seus sentimentos e deixe muito claro o que você não aceitará mais nas ações dela, entretanto faça isso demonstrando grande afetividade.

Proponha acordos

Uma boa maneira de lidar com esposas controladoras é propor acordos, valendo-se do diálogo como fonte de entendimento. Falar sempre em tom de voz educado e pedir que ela fale assim também, caso você perceba que a conversa toma rumos de briga, diga que conversarão quando ela estiver mais calma. É importante que sua esposa entenda que os interesses dela não são os únicos que importam e para isso você precisará aprender a dizer não. Procure estabelecer uma conversação objetiva em que o respeito prevaleça sempre. Essa postura madura certamente influenciará positivamente sua esposa e, dessa forma, vocês conseguirão manter uma relação amistosa e feliz.


Suely Buriasco

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo