terça-feira, 26 de maio de 2015

Como lidar com os desafios do casamento e permanecer unidos

Observar as vantagens que o casamento apresenta em relação ao enfrentamento dos desafios da vida é uma forma inteligente de manter a união e o comprometimento da relação.
Uma das grandes vantagens do casamento é não se estar só diante das dificuldades da vida; é ter parceria e companheirismo que fortaleçam um ao outro e possibilitem que esse enfrentamento seja mais fácil. Qualquer carga dividida por dois será mais leve e, consequentemente, mais fácil de carregar.

A ótica do casamento

Trabalhando com casais tenho percebido que com o tempo muitos deixam de valorizar as vantagens da união, preferindo ater-se às dificuldades do casamento. Ora, todo relacionamento é complexo, essencialmente, porque o ser humano é complexo, único e especial. Olhando por esse ângulo entendemos que até mesmo lidar com as diferenças de cada um é uma vantagem, pois promove o aprendizado e o progresso de cada um. É assim que uma relação saudável depende muito da forma como os cônjuges encaram o quanto o outro é especial, tanto nas qualidades como nos defeitos; e como pode ser engrandecedor aprender a lidar com isso.

Os desafios

Claro que duas pessoas tão diferentes que compartilham a vida em tamanha intimidade terão desafios peculiares a enfrentar. O que muitos parecem não levar em consideração é que quem vive sozinho também enfrenta os desafios dessa sua situação. Problemas fazem parte da vida e, portanto, de qualquer forma e em qualquer situação ou nível de relacionamentos sempre teremos dificuldades a serem superadas. É como o pensamento do poeta brasileiro Augusto Branco: "Viver é enfrentar desafios. Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu".

O comprometimento

A vida é sempre um processo ininterrupto de situações que nos provocam, exigindo a superação. No casamento não poderia ser diferente e é através dos múltiplos enfrentamentos que o casal edifica e fortalece os laços que os une. Mas para tanto é preciso que reflitam sobre o comprometimento com a relação, lembrando que para tanto é imprescindível envolver-se plenamente nos compromissos assumidos, fazendo tudo para manter a exatidão do que foi prometido. Comprometimento significa condicionar-se a estar emocionalmente motivado e envolvido inteiramente. Uma dica importante que consta no site é: "O comprometimento no casamento nada mais é do que entender que, nada abala um casamento tão fácil, e mesmo se abalar, que ainda há passos e questões a serem avaliadas para saber a real razão dos acontecimentos e a real necessidade de um fim". Comprometer-se com alguém é dar de si mesmo para o outro; é dedicar-se a ver no outro o sentido da vida e fazer da felicidade do cônjuge a própria felicidade.

A união

Quando os cônjuges percebem as vantagens da vida a dois, enfrentam as dificuldades com disposição, trabalhando por trazer a harmonia para vida em comum. É nessa busca de tornar a vida do outro mais fácil e feliz, compartilhando os problemas e buscando soluções conjuntas que o casal realmente fortalece a união. Assim para que haja maior união entre os cônjuges é necessário que ambos estejam sempre olhando um para o outro em todos os aspectos da vida. Segundo Spencer W. Kimball no site: “Se cada cônjuge está procurando os interesses, confortos e felicidades uns dos outros, o amor… crescerá.”

Suely Buriasco

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo