quinta-feira, 20 de março de 2014

CASAMENTO: É POSSÍVEL MUDAR

Algum tempo atrás estive lendo em uma revista que falava sobre família um comentário que dizia: certa senhora que, apesar de ter quase 15 anos de casada, ser mãe de três filhos, ter boa formação familiar, espiritual e cultural, sua disposição de manter o relacionamento conjugal era nula. Na lua-de-mel, eu já estava arrependida de ter me casado, disse ela. Depois de tantos anos, com alguns momentos agradáveis, ela estava decidida a não prosseguir com ele.

A sua palavra foi: eu não quero amá-lo. Impressionante, não é?

Será que esse casal estava pronto para um relacionamento tão fantástico, mas muitas vezes tão complicado quanto o casamento?

A verdade é que nós nos preparamos e continuamos a realizar cursos visando ao nosso sucesso profissional, mas investimos pouco tempo para vivermos um bom relacionamento conjugal. Como profissionais, precisamos conhecer a arte da nossa profissão, mas em se tratando de casamento, quase não conhecemos os seus princípios, até mesmo os mais elementares.

Você é capaz de responder às perguntas abaixo, com toda a sinceridade?

Quero ter um bom relacionamento com meu cônjuge? Conheço as minhas características humanas, com ter sido criado por Deus? Todavia, em que sou diferente de meu cônjuge? Estou pronto a mudar atitudes que não conduzem a um bom relacionamento a dois? Será que é possível obter mudanças depois de tantos desgastes no casamento?

Responda essas perguntas, pois vivemos melhor quando pensamos com clareza.



A revista Veja datada em 22/03/95, p.76-82 trouxe um artigo com o seguinte título:

“Neurônios que fazem a diferença”. O artigo fala da importância do cérebro nas diferenças entre homem e mulher e, baseado nessa informação, quero resumir os seguintes princípios:

O poder de mudar está na mente. O cérebro humano é o órgão controlador de nossos pensamentos e ações. O que colocamos nele como informações, ele irá responder positiva ou negativamente. Não há desculpas possíveis para nossos fracassos atuais. Se quisermos ver mudanças reais em nossas próprias atitudes e nas de nossos cônjuges.

Temos essa certeza baseados na Palavra de Deus, conforme o texto de Filipenses 4.13 “Tudo posso naquele que me fortalece, e em Romanos 8.37. Em Cristo somos mais que vencedores”.

Você sabia que é diferente do seu cônjuge?

Quais são as diferenças? Será que são somente as físicas? Saiba que alguns não distinguem nem essas diferenças visíveis?

O homem concentra sua atividade cerebral no lado esquerdo do cérebro, no qual estão às funções da fala, do raciocínio lógico e de tudo aquilo que se chama razão.

O cérebro feminino tem volume menor, mas em compensação tem áreas nas quais os neurônios são mais concentrados do que no homem.

A mulher tem uma memória mais sensível que registra detalhes em toda a sua riqueza, tendo maior capacidade para encontrar objetos pequenos. Elas são mais hábeis para trabalhos delicados.

O ponto forte de cada um não deve ser utilizado para controlar o outro, nem o ponto fraco para incomodar o companheiro (a). É necessário que conheçamos a nós mesmos.

Num relacionamento marido e mulher, é necessário que ambos estejam conscientes de que seu cônjuge tem seu modo de ser, que é outra pessoa, e que precisa ser respeitado.

É possível mudar?

Se o casamento foi planejado por Deus, é lógico que em seu pensamento, ele imaginou e programou um relacionamento com todas as condições para ser bem sucedido. Isto, em nenhum momento significa ausência de lutas ou necessidades, mas garantia de termos realizações na família. É uma segurança diante das promessas bíblicas.

A verdadeira mudança de qualquer relacionamento é possível mediante a transformação dia a dia do nosso homem interior.

A maior dificuldade para mudanças é a posição derrotista que algumas pessoas assumem, como por exemplos: não tem mais jeito, você não conhece meu cônjuge, tudo dá errado comigo.

Como Deus pode mudar um relacionamento ruim em bom?

Deus atua em nossas vidas através do Espírito Santo. É preciso abrir o coração para que Ele aja e transforme todo o nosso ser. Precisamos entender que a mudança deve iniciar em nossa própria vida e não na do cônjuge.

Não busque um relacionamento perfeito, pois é impossível, uma vez que somos humanos e cheios de imperfeições. O que é perfeitamente possível é alcançar um bom casamento, um relacionamento equilibrado e maduro.

O que você pode fazer hoje para melhorar seu casamento?

Você realmente quer mudança?

Decida-se pelo bom relacionamento e prepare-se para obtê-lo. Essa é uma decisão que só você pode tomar. Lembre-se, perseverança é a palavra chave.


Mário Valdez

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo