sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Vitamina Diária do Casamento

Vitaminas. Elas são parte essencial da vida e da saúde humanas. Se faltarem na nutrição, provocarão muitas carências no corpo. A principal maneira pela qual o corpo humano recebe as vitaminas é por meio da alimentação. As vitaminas precisam ser diariamente ingeridas, pois são extremamente necessárias para o funcionamento mais básico do corpo humano. Pois bem, o que isso tem a ver com o casamento?

Saiba que no casamento também há vitaminas. Elas são responsáveis por manter o amor aceso, por perpetuar o afeto e o carinho. Essas vitaminas também precisam estar diariamente presentes no casamento, para que ele possa crescer forte e saudável. Pela falta dessas “vitaminas”, em geral a felicidade deixa de existir, e o casamento passa a ser simplesmente um lugar no qual as pessoas se suportam.

Que vitaminas são essas? Pois bem, estou falando das palavras de afeto, de elogio, dos contatos físicos, dos abraços, das conversas significativas, do tempo de qualidade e em quantidade, das atividades de recreação, etc. Pois bem, quero escrever nesse artigo sobre uma dessas vitaminas, que tem necessidade de ser diariamente ingerida: o toque físico.


O que é o toque físico?

Você pode achar que essa pergunta é totalmente desnecessária. Muitos podem lê-la e dizerem: “eu sei o que é, não preciso de explicação sobre isso”. Pois bem, o toque físico não é simplesmente uma questão de colocar a mão em seu cônjuge, ou em seus filhos. O toque físico é mais do que isso.

Tocar a outra pessoa, em primeiro lugar, deve partir de uma atitude de respeito. Mesmo que seja seu filho, ou seu cônjuge, você não tem liberdade de tocar onde quiser, do jeito que quiser. O respeito pela liberdade, pela vontade da outra pessoa precisa estar sempre presente. Conheço muitos casos de pessoas cujo toque deixa as outras pessoas envergonhadas, inibidas, ou até mesmo se sentindo violadas em sua integridade física.

Além disso, o toque físico também não é oferecido apenas quando se tem uma segunda intenção. Muitos homens só tocam suas mulheres quando querem tentar algo mais. Fora isso, não se preocupam com mais nada. Saiba que o toque físico é uma maneira de demonstrar amor, que é essencial para muitas pessoas.

O toque físico é aquela forma de demonstrar de maneira concreta o amor que se sente. Pode ser um abraço apertado, um beijo apaixonado, andar de mãos dadas na rua, ou mesmo colocar a mão no ombro da outra pessoa, apenas dando a certeza de que você está ao lado dela.


O que um toque carinhoso fará por seu casamento?

As células da pele oferecem uma ligação direta ao reservatório mais profundo das emoções chamado metaforicamente de coração humano. (Paul Brand).

Esse tipo de toque é o que descrevi acima. Ele é o tipo de demonstração que fortalece na outra pessoa o desejo de estar ao seu lado. É esse tipo de toque, que é dado apenas para demonstrar amor, que alimenta o coração.

Muitas pessoas são ótimas para tocarem a outra pessoa enquanto namoram. Seja cruzando as mãos em cima da mesa, seja estando abraçados ao andar pelo shopping, seja simplesmente o beijo apaixonado (que parece não ter fim) quando namoram. O problema não é o namoro. É depois do casamento.

Parece que ao se casarem, muitas pessoas perdem completamente o interesse pelo toque físico na pessoa amada. Parece que eles perdem o “fogo”. E aí, muitos casamentos vão enfraquecendo pela falta dessa “vitamina” do toque.

Por isso, quero aproveitar esse momento para fazer um apelo a vocês, casais casados, não deixem de prover essa “vitamina”, o toque físico ao seu casamento. Não permita que a rotina diária tire de vocês essa comunicação física.

Para ajudar vocês a se lembrarem como faz isso, se já se esqueceram, ou se apenas precisam de ajuda para escolher de que maneira voltar a alimentar seu casamento com essas atitudes, apresento para vocês, abaixo, uma lista para ajuda-los a providenciarem essa “vitamina” para seu casamento.


Assegurando um toque carinhoso em todos os dias do seu casamento

Conversem sobre as carícias. A primeira coisa que precisa ficar clara é o que a outra pessoa considera como carinho, e o que ela pensa que passa dos limites. Vocês precisam conversar sobre o que desejam, o que gostam, e o que consideram inaceitável. Para algumas pessoas, o beijo em casa pode ser maravilhoso, mas beijar em público pode ser um exagero. Para outras, a vontade é o beijo apaixonado em qualquer lugar. Alguns preferem ser surpreendidos por alguma atitude do cônjuge em termos de toque físico, enquanto outros querem assegurar que o ambiente esteja livre de interferências. Não sei qual seria o seu caso, mas é extremamente necessário que vocês conversem sobre isso, para que o toque seja realmente algo para vitaminar sua vida de casado.

Vocês já se abraçaram hoje? É impressionante, mas muitas pessoas não imaginam o bem que faz para a outra pessoa receber um abraço apertado. Parece que no abraço o coração se acalma, as pessoas recebem mais segurança, e se sentem amadas pela outra, cuidadas por elas. Assim, não perca mais tempo, passe a dar abraços em seu cônjuge. Agora o abraço que deve ser dado não é aquele típico de político, quando os dois se abraçam dando tapinhas nas costas. Não! O abraço no casamento deve ser um abraço de urso. Não sabe como é isso? É aquele abraço que quase tira o fôlego da outra pessoa. É aquele no qual os dois corpos se unem por completo, e que dão segurança para a outra pessoa. Não deixem de dar ao menos cinco abraços por dia. Esse é o mínimo necessário para a sobrevivência de um casal feliz.

Vale-Massagem a domicílio. Por que não surpreender o amor de sua vida oferecendo-lhe um vale para que ele ou ela possa receber uma massagem calmante? Mesmo que você não saiba nada de massagem, esforce-se apenas para massagear seu cônjuge de alguma forma, com o intuito de oferecer-lhe carinho e amor por meio das mãos. Massageie os pés, ou os ombros. Ou uma massagem de corpo inteiro. Não sei, apenas tome tempo para agir de uma maneira inusitada, e oferecer essa massagem.

Dois minutos essenciais. Você por acaso sabe quais são os dois minutos mais importantes de seu dia, para seu casamento? Pois é, são os dois primeiros minutos quando você chega em casa, depois de um dia de trabalho. Nesse momento, quando sua cabeça ainda está agitada pelo que aconteceu em seu emprego, ou pelo trânsito, é que serão decididas as coisas sobre como será a noite em família, entre você e seu cônjuge. Lembre-se disso, e tente se acalmar, e ser a melhor pessoa antes de entrar em casa. Isso pode fazer grande diferença. E ao entrar, procure seu cônjuge, dê-lhe um abraço, um beijo, e faça questão de passar a mensagem de que ele/ela é prioridade para você.

Troquem sempre um beijo – mesmo na correria. E uma última dica que gostaria de deixar aqui é que vocês devem sempre trocar beijos apaixonados, mesmo quando o tempo está escasso. Conheço um casal que fica inventando ideias para se beijarem durante o dia, como o pedágio do corredor, ou o pagamento por ter estendido as roupas, ou até mesmo o preço para trocar de canal. Não sei, mas tente criar oportunidades e maneiras para que troquem beijos durante o dia. Isso vai fazer muito bem para vocês.

Sei que isso não resolve todos os problemas do toque físico em seu casamento, mas espero ter ajudado você a criar suas próprias ideias sobre como transformar o toque físico em amor em seu casamento.

Que Deus abençoe muito você e sua família,


Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo