domingo, 23 de fevereiro de 2014

A BÍBLIA NO LAR

Todos os males da sociedade, sejam financeiros, políticos, trabalhistas, escolares ou religiosos têm a sua origem no coração do homem. Sabemos como é o coração do homem (Jer. 17:9; Rom 3:10-23). A instituição que Deus estabeleceu, ainda no jardim do Éden, que ajuntou duas pessoas em maneiras especificas para ser uma unidade é o que chamamos de família. O ambiente que é formado pelo amor exercitado entre todos da família cria o que chamamos de !o lar?. O lar tem suma importância na vida humana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar. Então, podemos dizer, como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo.

Tal lar, tal mundo

Reconhecendo a existência e influência do pecado, sabemos que todos os lares não estão operando com as mesmas regras e propósitos com os quais um lar cristão opera. Aprender o que a Bíblia ensina sobre o assunto do lar é uma garantia que atingiremos o alvo o que Deus tem para nós na relação de família.

I. O QUE É A BÍBLIA? - ROM 15:4

A Bíblia é a coleção das sessenta e seis livros inspirados e preservados divinamente pelos séculos de tudo que Deus quis revelar de Si mesmo ao homem. Nas Bíblias Gideões Internacionais acha o seguinte:

?A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores, e a felicidade dos crentes. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis. Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustê-lo, e consolo para animá-lo. É o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o mapa do cristão. Por ela o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno descobertas. !Cristo é o seu grande tema, nosso bem o seu intento, e a glória de Deus a sua finalidade. Deve encher a mente, governar o coração e guiar os pés. Leia-a lenta e freqüentemente e em oração. É uma mina de riqueza, um paraíso de glória e um rio de prazer. É-lhe dada em vida, será aberta no dia do julgamento e lembrada para sempre. Ela envolve a mais alta responsabilidade, recompensará o mais árduo labor e condenará a todos quantos menosprezam seu sagrado conteúdo."

A. A Inspiração da Bíblia

II Tim 3:16; II Ped 1:21

1. Inspiração definida
A palavra !inspirada? em português usada em II Timóteo 3:16 vem de duas palavras gregas, uma significando divindade ou A Divindade Suprema (Strong?s #2316) e a outra significado respirar ou soprar com força (Strong?s #4154). Assim sendo, a palavra !inspirada? em II Timóteo 3:16 significa respirada divinamente ou sopro divino (Strong?s #2315).

A palavra !inspirados? em português usada em II Pedro 1:21 vem de uma palavra grega que significa carregar ou levar (Strong?s #5342). Essa mesma palavra grega está usada em II Ped 1:17 e traduzida em português !quando ... foi dirigida?; em II Ped 1:18, !dirigida?; e em II Ped 1:21, !foi produzida ... inspirados?.

Vendo estes usos podemos concluir que Deus está comunicando aos homens de maneira sobrenatural o que vem dEle mesmo. Essa operação de Deus foi sobre os homens que Ele usou para escrever a Bíblia (II Ped 1:21). A obra de inspiração nestes homens fez com que eles escrevessem perfeitamente e infalivelmente tudo o que Deus desejou (I Cor 2:13). Estes homens não eram inspirados mas as palavras que escreveram foram dadas pela inspiração - Bancroft.

A Bíblia sendo assim inspirada por Deus faz que ela seja sem nenhum erro tanto no que está escrito quanto no que é ensinada na sua totalidade. A Palavra de Deus vem de Deus e por isso tem a distinção de ser a única chamada !as sagradas Escrituras? ( II Tim 3:15).

A família que leia e obedeça a Bíblia será tão firme quanto a verdade.

2. Inspiração provada - João 12:48
Jesus Cristo deu credito do Velho Testamento usando o com autoridade - Lucas 24:24-27 Jesus Cristo deu credito do que seria escrito no Novo Testamento - Luc 10:16; João 16:13

Os escritores da Palavra de Deus deram credito que a Bíblia é inspirada:

Moisés - Êx 4:10-12; 34:27
Davi - II Sam 23:2 Salomão - Prov 30:6
Isaías 6:5-8; Zac 7:7
Jeremias - Jer 1:7
Paulo - I Cor 2:13; Judas 3,17
B. A Revelação da Bíblia

A Bíblia tem só um objetivo - Declarar Deus! Por isso a Bíblia é chamada !as palavras de Deus? (Rom 3:2; Luc 8:11), !a palavra do Senhor? (Atos 13:48), !a palavra da vida? (Fil. 2:16), !a palavra de Cristo? (Col 3:16), !a palavra da verdade? (Efés 1:13) e !a palavra da fé? (Rom 10:8).

Religião tem o seu alvo: Aliviar o homem da culpa dos seus pecados

Filosofia tem o seu alvo: Expor os pensamentos do homem

As artes tem o seu alvo: Expor as capacidades imaginativas do homem

O Governo tem o seu alvo: Administrar a humanidade

O comércio tem o seu alvo: Fornecer tudo ao homem

A Bíblia tem o seu alvo também: Revelar Deus por Cristo ao homem

O que a Palavra de Deus opera, atesta à sua revelação como sendo de Deus. Pela a palavra de Deus a fé vem (Rom 10:17), somos salvos (Tiago 1:21; II Ped 1:4), lavados (Sal 119:9) e guardados do mal (João 17:14,17). A sua própria operação no coração e na alma e conseqüentemente na vida do homem mostra o que ela revela.

C. A Preservação e a Biblía

I Ped 1:23-25, !a palavra de Deus, ... que permanece para sempre." (Isa 40:8; Mat. 24:35)

O fato da Bíblia sobreviver pelos séculos já apoia o fato que ela é indestrutível tanto quanto o Seu Autor. Os livros do homem são como os homens: mortais e falíveis. A porcentagem dos livros, em geral, que dura mais que vinte anos é pequena, os de mais de cem anos, menor ainda e os que sobrevivem um milênio ainda mais raro. Mas, antes de todos e ainda existente hoje reina a Bíblia. Ela será presente no fim de tudo e será no céu em toda a sua glória (Apoc 19:15; Heb 4:12; Apoc 20:12).

II. QUAL A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA?

I João 5:13, !para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus ... cuidais ter nelas a vida eterna." (João 20:31)

A. A Firmeza da Bíblia Escrita
O que Pedro viu, ouviu e experimentou no monte santo era mais do que qualquer um de nós podemos esperar de experimentar. Ele viu Cristo, Moisés e Elias serem transformados nas sua frente e ficou com tanto medo e tão assombrado que expressou palavras que a voz de Deus do céu veio a reprimir (Mat. 17:1-6; Mar 9:2-7; Luc 9:28-36), mas mesmo assim, ele afirma que a palavra escrita (?a palavra dos profetas?) é a !luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações? e !bem fazeis em estar atentos? pois ela e !mui firme? (II Ped 1:16-21). A Palavra escrita de Deus é mais firme do que qualquer que podemos ver, ouvir ou experimentar emocionalmente ou fisicamente. (Ver também Lucas 16:19-31).

B. A Posição da Bíblia
Quem terá a palavra final sobre todos os pensamentos e das obras de todos os homens? A palavra final é dada pela própria Bíblia e ela tendo a última ação mostra a sua posição. Veja como seremos julgados pela Bíblia (João 12:47-50; Apoc 20:12).

C. A Obra da Bíblia
Podemos entender a obra da Bíblia pelas várias maneiras ela é representada nela. Veja estes símbolos da Palavra de Deus e medite no que eles representam.

Ela revela por isso ela é simbolizada como sendo um espelho - I Cor 13:12; Tiago 1: 23-25.
Ela gera vida por isso é representada como sendo semente - Tiago 1:18; I Ped 1:23
Ela ilumina e guia por isso é descrita como sendo uma lâmpada ou luz - Sal 119: 105
Ela lava e purifica por isso é designada como sendo água - Efés 5:25-27; João 15:3; 17:17
Ela adorna e enriquece por isso é comparada ao ouro e a vestimenta - Sal 19:10; I Ped 3:3-5
Ela equipa para a obra de Deus por isso é simbolizada como armamento - Jer 23:29; Efés 6:17; Heb 4:12
Ela sustenta e satisfaz por isso é ilustrada como alimentação - I Ped 2:2; I Cor 3:1, 2; Sal 19:10
A vida submetida à Bíblia é uma vida segura.

D. O Aviso Solene
Sendo a Bíblia de Deus, quando a negligenciamos estamos desprezando o próprio Deus. Quando aumentamos às Suas Palavras estamos admitindo que sabemos mais que Ele pois estamos colocando nossos pensamentos e entendimentos acima dos Seus. Quando subtraímos da Sua Palavra estamos admitindo que Ele erra e precisa ser corrigido. Podemos saber o pensamento de Deus estudando estes versículos que tratam do assunto: Deut 4:2; 12:32; Prov 30:6; Lu 11:52; Apoc 22:18,19

III. COLOCANDO A BÍBLIA NO MEU LAR

Josué 24:15

A. Na Minha vida Pessoal
É sempre difícil para a carne morrer. Há uma batalha contínua entre a carne e a nossa natureza nova em Cristo (Rom 7:23,24; Gal 5:16,17). Alimentando a carne e as suas paixões e concupiscências resultará numa carne viva e forte. Alimentando o espírito resultará num espírito vivo e forte. A simples leitura diária da Bíblia fará um espírito maduro e sempre pronto para obedecer os desejos de um coração reto (Sal 1:2,3; 119:9). Conhecendo os efeitos duma vida quando é condicionada com a leitura diária da Bíblia, Jó nos diz que !as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção? (Jó 23:12). Jó achava mais preciosa a Bíblia do que até qualquer necessidade, direito ou responsabilidade particular. Se nós colocássemos a Bíblia em igual nível de importância em nossas vidas saberemos a razão de Jó dizer tal confissão (João 14:23). A parte prática deste hábito é saber que isso não vai acontecer por acaso. Para ter leitura, estudo, oração e meditação particular da Bíblia diariamente é necessário um programa. Devemos marcar hora conosco mesmos quando planejamos de tratar com a Bíblia todos os dias. Se deixamos à vontade, deixaremos a Bíblia de fato. Muito pouco é realizado só por acaso mas muito é feito por determinação. Marcando hora, lugar e a leitura que faremos de dia em dia obteremos a chave para ter a Bíblia em nossas vidas particulares.

B. Na Vida da Família - Josué 24:15
Uma vida bem alimentada nas escrituras divinas diariamente é uma força real para ter um testemunho individual. Um testemunho em conjunto com outros no lar é uma força maior ainda do que uma vida sozinha (Ecl 4:12).

O cordão de três dobras não se quebra tão depressa

Para ter a beleza duma família alimentada nas escrituras é necessária leitura diária e até estudo junto. Não há maneira mágica ou um jeito secreto para cortar o caminho para isso. Sem leitura Bíblica com a família reunida não há crescimento espiritual em conjunto. O Pai, sendo a cabeça do lar, pode estimular a leitura junto a família antes do café, logo depois o café, antes de dormir, etc. As conversas ao redor da mesa nas horas de refeição podem ser oportunidades de conversa sobre doutrinas expostas nas pregações da igreja, histórias bíblicas lidas na leitura particular ou até para expor perguntas pessoais que qualquer um tem sobre o que significa um versículo ou uma passagem. Outras oportunidades podem ser aproveitadas se há caminhadas ou viagens feitas juntamente com a família no decorrer das responsabilidades. Um hábito bom para a família fazer junta é de fazer uma oração juntos antes de saírem para os cultos. Pode também antes de agradecer Deus pela alimentação na mesa ler um versículo de Provérbios ou um trecho dos Salmos.

Cultos domésticos feitos diariamente podem ser realizados sem muita formalidade tendo um hino, oração e uma leitura como esquema. Assim um ambiente bom é formado para estimular crescimento espiritual entre todos no lar e o lar assim torna de ser uma unidade harmoniosa com os mesmos objetivos e crenças. (Deut 6:4-9).

Talvez todos na família não têm o mesmo desejo de participar nos cultos públicos da igreja mas podem respeitar a leitura da Bíblia no lar. Assim o lar torna uma testemunha para qualquer descrente que faça parte do lar seja membro da família ou alguém visitando no lar.

C. Fazendo o Lar Testemunhar da Bíblia - Provérbios 3:5-10

1. O Ambiente no lar - Sal 128:1-4; Gal 5:22
O ambiente que tem no lar fala alto a todos que vivem no lar, visitem no lar ou passam pela frente dele. As palavras, musicas, atividades que os outros notam ocorrendo no seu lar dão o testemunho do que seu lar é. Se !até uma criança se dará a conhecer pelas suas ações? então tanto mais um lar se conhece pelo que acontece nele (Prov. 20:11). Ou é dito que ordem e alegria reinam aí ou é dito que paz não tem visitado nunca o seu lar. Por sermos em Cristo, uma luz num mundo de trevas (Mat. 5:14), somos como uma cidade edificada sobre um monte. Sendo vista então por muitos que não entendem o que é verdadeiro, convém ter um ambiente no lar que declara a verdade sempre. Quais são as palavras que estão repetidas com mais freqüência no seu lar: Gritaria às crianças e conjugue, ameaças aos animais e conversas de desespero, ou palavras suaves de bom humor e risadas de alegria junto com a educação dos filhos em amor e disciplina? (Sal 19:14; Efés 4:29-32; Tiago 3:9-10). Há tribulações que visitem todos os lares mas não precisamos nos entregar à elas com rancor e pensamentos da carne. Podemos tentar ter controle das nossas reações fixando os nossos pensamentos no que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama (Fil. 4:8).

Que tipo de musica soa do seu lar: Hinos que louvam o Senhor ou musica popular que louva o homem e as suas paixões? (Efés 5:18-21)

O que é visto no seu lar: quadros que testificam a beleza do corpo ou personalidades do mundo, desordem nas roupas, móveis e ocupantes ou quadros que sugerem louvor a Deus e ordem no vestimenta, na mobília e nos ocupantes? (I Cor 14:33, 40)

Qual é o atitude que emana do seu lar: Desapontamento e negativismo geral sobre o clima, a economia e a vida em geral ou há uma percepção e uma submissão à providencia de Deus que louva Ele pela confiança que Ele sabe trazer o que é justo à sua vida? (Sal 145:17; II Cor 10:5; Tiago 1:2-6)

2. Atividades no lar
Não só o que os outros vêem por acaso na sua casa testemunha das verdades da Bíblia mas também o que eles vêem acontecer aí de propósito: cultos, visitas, hospitalidade, e boas obras com os em necessidade. Quando cultos públicos estão realizados no lar todo mundo no bairro sabe. Convites podem ser entregues aos vizinhos e parentes para todos comparecerem à pregação da Palavra de Deus. Fazendo isso todos sabem do seu interesse na Bíblia. Quando tem um grupo de pessoas entrando na sua casa com hinários e Bíblias uma testemunha é dada. O cântico de hinos de louvor, o assistir a pregação da Palavra e a confraternização em amor dos irmão uma forte impressão é feita que aquele lar é relacionado com a Bíblia. O seu lar é um testemunho da Bíblia também quando é vista a sua família saindo nos horários constantes, com Bíblia na mão, todos aprontados para irarem aos cultos públicos da sua igreja. Atos 1:8 diz que assim que temos a virtude do Espírito Santo, seremos testemunhas. Ou somos testemunhos boas ou más. Um jeito de ser testemunhas vivas e boas aos vizinhos e irmãos nosso que são crentes já é de irmos pontualmente e alegremente para os cultos (Heb 10:24,25). Os vizinhos e irmãos tomam nota. Disso pode ter certeza. Quando tiver hóspedes no lar nas horas do culto uma forte testemunha para a Bíblia é feita quando eles são convidados para acompanhá-los aos cultos. Talvez nunca terão uma oportunidade igual e tão conveniente para irem a um culto assistir uma pregação da Palavra de Deus quanto um convite feito pelos que estão sendo bons hospitaleiros com eles. Se os hóspedes não aceitam acompanhar vocês aos cultos podem pedir licença enquanto vocês se ausentam um pouco para participar da pregação da Palavra de Deus na igreja. De fato, o seu lar será uma testemunha boa para a Bíblia se por amor de Deus e vontade forte para o Seu louvor não deixar outros serem mais importantes que os mandamentos dEle. Isso não será de amar Ele acima de pai ou mãe, filho ou filha (Mat. 10:37,38)?

As atividades que permitem acontecer dentro do seu lar dão testemunho também. Se parentes, vizinhos e amigos podem vir à sua casa e beber, fumar, dançar e falar tanto quanto se fosse qualquer boate o seu lar fica conhecido como nada diferente que o mundo. Mas, se tiver restrições às atividades do mundo no lar, fica bem entendido por todos que o seu lar não é igual ao mundo mas é apresentado um bom testemunho (Rom 6:19-23; Josué 24:15, 20-24).

Tendo os filhos criados na doutrina e admoestação do Senhor (Efés 6:4) mostrará a força da Bíblia no seu lar sem a menor dúvida. Quando filhos podem relatar estórias sujas, planejar besteiras, praticar atividades mundanas testemunha nada além que tudo isso é praxe aceitável nos seus lares. Quando um filho coloca uma atitude negativa às praticas mundanas sugeridas pelos colegas, aquele filho, e conseqüentemente a sua família, são vistas como diferentes. Um testemunho está sendo dito que o que é aceitável por Deus importa mais que qualquer outro laço. Mesmo que publicamente estas atitudes para agradar Deus são desprezadas pode crer que uma semente boa tem sido plantada nos corações que assistem tal testemunho. Pelos filhos treinados na Bíblia, o lar pode testemunhar da Bíblia (Sal 128:1-3).

D. Sugestões sobre a leitura e estudo da Bíblia

1. Na Leitura

Leia sempre com um caderno e caneta à mão para anotar dúvidas ou lições aprendidas durante a leitura.
Leia um capítulo por dia de Provérbios. Provérbios tem trinta e um capítulos e pode ser lido mensalmente por anos sem esgotar a sabedoria que contém.
Leia um Salmo e um trecho de Provérbios por dia, o Provérbio de manhã e o Salmo à noite.
Leia um capítulo do Velho Testamento de manhã e um do Novo Testamento de noite.
Siga um sistema para ler a Bíblia num ano, ou em dois anos.
2. No Estudo

Estude pessoas da Bíblia: Profetas, Escritores, Patriarcas, Apóstolos, Discípulos, ou os homens, mulheres, crianças da Bíblia.
Examine lugares da Bíblia: Aprenda sobre Jerusalém, Belém, Éfeso, Roma, Egito, Ásia, Mesopotâmia, os mares e rios, montanhas e vales, etc., e examine os acontecimentos aí.
Pesquise palavras importantes da Bíblia: Justificação, Salvação, Redenção, Justiça, Pecado, Amor, Graça, Gozo, Igreja, Sabedoria, Perdão, etc.
Entenda doutrinas da Bíblia que possam interessar: os anjos, o céu, o inferno, o julgamento final, a segunda vinda de Cristo, a lei de Moisés, a igreja, o Espírito Santo, a pessoa de Jesus, a trindade, etc.
Sacie a sua curiosidade sobre temas importantes da Bíblia: O Amor, A Salvação, A Igreja, A Justiça de Deus, Holocausto, Sangue, Lar, Casamento, etc.
O que temos que lembrar é que devemos ler e estudar a Bíblia da melhor maneira que pessoalmente possamos aproveitar.

Na Bíblia, Uma Mina te Espera.

Vá a Sua Busca Regularmente com Oração Junto com a Família

  Pastor Calvin Gardner

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo