segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Os 10 ingredientes que não podem faltar no casamento

A família tem sido o alvo tanto de Deus para edificá-la, como também do inimigo para destruí-la.

Outro problema que tem feito com que as famílias percam alguns valores é a correria do dia a dia, em função do capitalismo, que tem cerceado o tempo dos pais (os conjugues) e também em relação aos filhos.

DEFINIÇÃO DE LAR: Lugar onde se mora e se vive. Portanto, é o lugar onde deveríamos ver a alegria transbordando.

UMA FIGURA CHEIA DE VERDADE

O sagrado compromisso do casamento A Palavra de Deus estabeleceu o casamento como uma aliança sagrada a três: marido, esposa e seu Deus, para a vida toda (Gn 2.24).

Ao se casarem, os casais deveriam chegar ao altar sem ao menos cogitarem o divórcio como uma possibilidade. Infelizmente, são muitos os que se casam somente com uma “esperança” de que seu casamento perdure até que a morte os separe.

Vivemos em uma sociedade em que a infidelidade é amplamente difundida e usufruída, proveniente de uma ausência total de compromisso, onde consciente ou inconscientemente, já se casa com aquela idéia: “Se não der certo, é só divorciar e partir para outra!”.

É notadamente claro na Palavra, que Deus nunca teve uma atitude tão liberal em relação ao compromisso do casamento. O “até que a morte nos separe” implica em uma promessa de cuidar, amar e manter-se fiel ao cônjuge durante toda a vida.

Se como família quisermos impactar nossa geração, e nossos filhos a próxima, devemos firmar nossos propósitos para esse tipo de compromisso vitalício.

A santidade dos papéis estabelecidos por Deus

Nas últimas três décadas, o movimento feminista tem procurado diminuir as diferenças existentes entre homens e mulheres.

Há muitas reivindicações sociais válidas, mas entre elas, há as perniciosas, que têm desequilibrado nossa sociedade.
Aquelas mulheres que simplesmente “entram de cabeça” nesse movimento, sem avaliação onde se ignora o ruim e retém o que é bom, acabam prejudicando aos outros e a si mesmas.

A própria comunidade evangélica tem abraçado essa ideologia sem questionamentos, chegando a utilizar-se delas.

Como resultado, passou a existir uma grande confusão no que diz respeito ao papel da esposa/mãe e do marido/pai cristãos. Os pais de hoje não preparam mais seus filhos para virem a ser bons maridos e esposas, bons pais e mães.

A maioria (até de cristãos) simplesmente desconhece que a Bíblia apresenta em detalhes o papel do pai, marido, dos chefes, dos funcionários, dos filhos, das mães e da esposa, nos dando dicas para um melhor e mais significativo relacionamento.

Tragicamente muitos homens cristãos têm falhado em liderar, amar e servir suas esposas, em parte, possivelmente devido ao machismo e em parte pela ausência de exemplos para seguirem.

Por outro lado, muitas mulheres cristãs também não têm sido as ajudadora que poderiam ser, falhando em dar apoio amoroso, encorajamento a seus maridos, e em criar os filhos nos caminhos do Senhor.

Para que uma família possa influenciar positivamente os que estão ao seu redor, é necessário que haja um reconhecimento dos papéis, uma disposição em exercê-los e muita oração com dependência de Deus para executá-lo da melhor forma possível.

Herança espiritual para a próxima geração

A Palavra de Deus ensina que um dos propósitos de Deus para a família é perpetuar uma herança espiritual. Salmo 127.3 nos diz: “Herança do Senhor são os filhos: o fruto do ventre, seu galardão”.

Os filhos são a imagem de Deus e criá-los de forma a neles desenvolver o caráter cristão é a mais importante missão que qualquer adulto possa receber.

Os filhos serão sal e luz neste mundo, porta-vozes do precioso evangelho à próxima geração. Eles são as “cartas vivas”, a mensagem que enviaremos ao futuro.

A maior herança que se pode deixar a um filho, não é uma vasta cultura, uma carreira bem sucedida, mas sim a orientação que poderá transformá-los em pessoas que venham a serem receptáculos da graça de Deus e que vivam de acordo com a Palavra.

A família que adentrar ao século 21, causará impacto na próxima geração na medida em que impactar seus próprios filhos com valores espirituais, amor e com um caráter cristão. Eles serão os próximos embaixadores de Jesus Cristo aqui na terra!

Vejamos agora os 10 ingredientes que não podem faltar no casamento

1. O RESPEITO:

Respeitar é considerar o valor do outro. Quem respeita, ouve com atenção e participa dos sonhos do outro (1 Pe 3.1 , 7).

Sumiu o diálogo e o respeito entre pais e filhos ( Cl 3.20-21).

Quantos maridos desrespeitam suas esposas no relacionamento sexual ( 1 Co 7.3-5).

2. O SACERDÓCIO (1 Tm 3.2-5; Tt 1.6)

Antes de ser sacerdote na igreja, o homem tem que ser sacerdote na sua própria casa. O sacerdócio começa no lar. Não é porque vai governar a igreja que o bispo tem que ter um bom lar, mas sim o contrário.

Ter um lar pastoreado é o ministério básico de todo homem, e se não souber exercê-lo, o homem não poderá crescer na sua responsabilidade espiritual e ministerial.

Acerca deste assunto, a Palavra de Deus ainda diz:“alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados” (Tt 1.6).

O homem tem que ser o pastor do seu lar; isto é requisito não só para quem ingressa no ministério, mas é exemplo de vida cristã.

Pais crentes não terão filhos crentes se não investirem na vida espiritual deles; é necessário ministrar e ensinar cada um deles a andar com Deus.

3.O DIÁLOGO ( 1Pe 3.10)

Se nossos pensamentos estiverem bons, as palavras serão doces.
Se nossas palavras estiverem doces, o ambiente no lar será saudável.

(2 Co 14.20) “sede meninos na malícia, e adultos no entendimento”

“E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”( Cl 3.17)

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1 Co 15.33 )

“Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.”(Sl 141.3 )

“A vossa palavra seja sempre agradável.” (Cl 4.6.)

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!”( Sl 19.14)

4.A VIDA SEXUAL ( 1 Co 7.3,4; Pv 5.18,19)

A vida sexual do casal é para seu prazer, e não só para gerar filhos. É dádiva de Deus e tem a sua benção. Vejamos alguns princípios bíblicos:

a) Intimidade - “… viu que Isaque acariciava Rebeca, sua mulher”. (Gn 26.20). Este texto fala de uma intimidade que deve ser cultivada entre marido e mulher.

b) Honra - “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e os adúlteros” (Hb 13.4).

c) Honramos o matrimônio através de nossa fidelidade e dedicação, mas mesmo entre casados pode haver impurezas, por isso o conselho bíblico afirma que também é necessário conservar o leito sem mácula; ou seja, sem pecado.

d) Sexo só no casamento - “mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido” (1 Co 7.2). A poligamia é pecado. Toda relação fora do casamento é adultério, e não deve ter lugar na vida do cristão.

e) Não privar o cônjuge - “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também semelhantemente a esposa ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, a mulher.

Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência” (1 Co 7.3,4).

Este texto revela vários princípios. Paulo chama a relação sexual de dever. Não faz isto com propósito de roubar o romantismo, mas sim de enfatizar a responsabilidade de cada um quanto ao assunto. Depois, mostra que a autoridade do corpo pertence ao cônjuge, para poder enfatizar que o casal não deve se privar da vida sexual; um não deve se negar ao outro.

A abstinência sexual só é aconselhada por um período curto de tempo, com o consentimento de ambos, e com uma única finalidade: dedicar-se à oração.
Nestes versículos, Paulo mostra uma intensidade sexual na vida do casal que certamente é muito mais do que procriação!

f) Deleite - “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher de tua mocidade, corça de amores, e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com suas carícias” (Pv 5.18,19).

Há uma vida amorosa, de deleite para o cristão no casamento. A intimidade física faz parte do plano de Deus e deve ser vivida intensamente no lar cristão.

5. O AMOR DO ESPOSO ( Ef 5.25; Cl 3.19; 1 Pe 3.7)

O marido deve amar a esposa - O marido deve amar sua esposa assim como Cristo amou a sua igreja. Amar é um verbo.

É mais que um sentimento, é uma decisão e um investimento.
“Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” (Ef 5.25)

“Maridos, amai a vossas esposas, e não as trateis com amargura.” (Cl 3.19)
“Tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade…” (1 Pe 3.7)

6. A SUBMISSÃO DA ESPOSA ( Ef 5.22-24; Cl 3.18; 1 Tm 2.11,12; 1 Pe 3.1-6)

A esposa deve submeter-se ao seu marido - Isto não significa que o homem deva ser autoritário, mas ele tem seu lugar como cabeça do lar.

“As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam em tudo submissas a seus próprios maridos” (Ef 5.22-24)

“Esposas, sede submissas aos próprios maridos, como convém no Senhor.” (Cl3.18)

“A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.” (1 Tm 2.11,12)

7. SER UMA SÓ CARNE ( Ef 5.31)

É bom lembrar que diferenças de opinião e atitudes não são necessariamente defeitos numa personalidade. Quem é que nos faz ser diferentes (1 Co 4.7)? As diferenças que existem em cada pessoa enfatizam o fato que esforços vão precisar ser exercitados, para termos boa vivência um com o outro.

Quando consideramos as diferenças de cada pessoa e procuramos de aproveitar o bom que cada um pode oferecer estamos mostrando ações de amor tanto para aquela pessoa quanto a seu Criador.

E assim vivemos este princípio maravilhoso ser uma só carne.

8. A ALIANÇA:
O Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade “… sendo ela tua companheira e a mulher da tua aliança” (Ml 2.14).

O casamento tem seu aspecto legal que deve ser respeitado, mas ele é mais do que um contrato! É uma aliança. Um pacto. Não é algo que se faz hoje e se desfaz amanhã.

E Deus mesmo é testemunha desta aliança que devemos honrar. A aliança do matrimônio é mistura de vida, e não pode ser rompida; o divórcio separa legalmente as pessoas, mas não anula a aliança.

9.A CRIAÇÃO DOS FILHOS. ( Ef 6.4; Cl 3.20,21; Pv 22.6,15;3.11,12;19.18;23.13,14; 29.15,17)

A criação dos filhos “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor” (Ef 6:4).

Além do respeito dos pais para com os filhos, a Bíblia enfatiza a necessidade de que os pais corrijam e disciplinem seus filhos e que os eduquem nos caminhos do Senhor.

Embora a igreja participe deste processo de educação cristã, a responsabilidade de fazê-lo pertence aos pais e não deve ser transferida! “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv 22.6).

Há vários textos do livro de Provérbios que falam sobre a correção dos filhos; o primeiro deles diz que Deus nos corrige como um pai corrige a seu filho, mostrando que a disciplina é algo santo: “Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão.

Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” (Pv 3.11,12).

Outro texto fala sobre corrigir com moderação: “Castiga a teu filho, enquanto ainda há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo” (Pv 19.18).

Os filhos não devem crescer sem a correção dos pais: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Pv 22.15).

“Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com vara não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno” (Pv 23.13,14).
“A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.

Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma” (Pv 29.15 e 17). Se a vara da correção for poupada, o prejuízo será grande!

A forma de ensinar e corrigir dos pais devem ser sábia e amorosa, para que seus filhos não desanimem: “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados” (Cl 3.21). A conduta dos pais cristãos deve ser estimulante.

Muitos pais em vez de encorajarem seus filhos a andarem com Deus os desanimam. Não devemos agir assim, mas estimulá-los a servir ao Senhor de todo coração.

10.A VIDA CRISTÃ

A vida cristã de muitas famílias tem se limitado a “casar no religioso” ou “batizar os filhos” e, nada mais.

Depois, só no dia do enterro, ou numa grave enfermidade é que voltam a pensar em Deus. Outros, vão um pouquinho mais adiante: ainda vão aos cultos de Domingo. Mas, em casa, não há os cultos domésticos, não há vida de oração e de leitura Bíblica.

Certo homem, fez um comentário que vale citar aqui: “Hoje, quando projetamos nossas casas, é comum a sala ser bem grande, para o maior ídolo do lar (a televisão), aquela que dedicam mais tempo e atenção. Em muitas casas tem sala de TV, mas não tem sala de oração ou de culto doméstico.

“CULTO DOMÉSTICO” chega a ser uma palavra pré-histórica. Poucos na nova geração sabem o que é. Jó fazia seu culto doméstico. ( Jó 1.5 ) “Assim fazia Jó continuamente”.

"RECUPERANDO OS VALORES DA FAMÍLIA" (Lc 15.8-10)

O ensino de Jesus aqui não se refere à família, mas ensina sobre o amor de Deus aos perdidos, ele usa uma figura, uma parábola cheia de verdades e que se encaixa muito bem na realidade de muitos lares.

Alguns lares não podem festejar porque se encontram debaixo tragédia e destruição ou empobrecidos por isso a primeira coisa que quero dizer é:

A. A tragédia dentro do lar começa quando perdemos alguns valores.

O texto diz que a mulher possuía dez dracmas e não sabemos como ela perdeu uma. Aquele dinheiro iria sustentar a casa, comprar o necessário, mas agora uma moeda de valor estava perdida.

O texto diz que havia dez dracmas, a mulher perdeu apenas uma, mas foi o suficiente para ela se colocar numa busca desesperada. E um detalhe que enriquece nosso conhecimento era que esta moeda era uma das que tinham o menor valor da época.

Assim como no lar daquela mulher algo de valor foi perdido, talvez em sua casa também se perderam alguns valores. talvez você possa achar que os valores perdidos sejam coisas pequenas demais para "se perder tempo" falando, buscando, tentando reviver.

Cuidado: um grande incêndio começa com uma pequena faísca. (olhe o exemplo dos animais da floresta que queriam derrubar uma arvore, mas não conseguiam, todos tentaram mas em vão até que os cupins pediram o prazo de seis meses para derrubarem aquela arvore sozinhos, depois do prazo, os animais voltaram e encontraram a arvore, outrora imponente, deitada no chão).

Eu sei que você sabe, mas às vezes nos esquecemos, que em nosso lar existem certos valores que não podem ser perdidos caso contrário o lar vai ficando cada vez mais pobre e vulnerável a destruição.

B. Confira os valores de teu lar e veja se algum foi perdido.

Somente uma procura honesta pode identificar os valores perdidos de nosso lar. E somente uma conscientização do Espírito Santo nesta noite nos fará ver que qualquer que seja o valor perdido nos fará falta.

Não negligencie seu lar e não o exponha a riscos. Abra teu coração e permita a Deus lhe mostrar a realidade de seu lar, talvez ela seja mais pobre do que você imagina.

Quero que os irmãos e irmãs orem e meditem enquanto eu vou citar alguns valores que sustentam o lar e vocês vão estar orando e meditando a cada valor citado e procurando se esse valor está em seu lar ou se ele foi perdido.

Os valores que enriquecem um lar: Amor

Harmonia

Companheirismo

Respeito

Diálogo

Carinho

Afeto

Alegria

Paz

Vida Espiritual

Fidelidade

Honra

Reputação

Dignidade

Agora fale com Deus sobre a dracma perdida em seu lar, sobre qual valor que você percebeu estar faltando. Ore pedindo ajuda de Deus para reencontrar os valores perdidos.

Eu agora quero te ajudar, quero dar algumas lições tiradas do texto que podem te orientar como encontrar a dracma perdida:

a. Decida ser o herói da sua casa

Não é pastor que dará jeito na sua casa, embora reconheço que às vezes pode ajudar. Não será a vizinhança, nem os amigos de teus filhos, mas alguém lá de dentro do lar que esteja disposto a pagar o preço. Veja o texto "eu perdi... eu achei".

Os verbos estão na primeira pessoa do singular o que significa que se em minha casa algum valor foi perdido eu, eu, devo procurar e se foi na sua casa você, você, deve procurar e desejar mais que qualquer um encontrar esta dracma perdida.

Você quer que alguma coisa seja restaurada em seu lar, você quer que algum valor seja encontrado? Então decida você mesmo ser a pessoa usada por deus para esta missão. E não venha com a história que "santo de casa não faz milagre" porque na bíblia está cheio de exemplos de pessoas que abençoaram seus lares.

b. Valorize os pequenos detalhes

A mulher tinha dez dracmas e perdeu apenas uma. Numa matemática simples ainda havia nove. Mas antes de perder a segunda, a terceira, a quarta, ela parou para "costurar a carteira". Parou para correr atrás do prejuízo.

É também verdade que nenhum casamento chega ao fim de uma hora para outra, sem motivos. Também não é por falta de um "bom dia" que a coisa acaba. Mas pequenos hábitos repetidos e enxertados no relacionamento vão desencadear em brigas, desconfiança, amarguras e por fim, o fim. Cuidado com os pequenos detalhes.

c. Não aceite a perda de alguns valores como natural

Diz o texto que a mulher procura a moeda perdida. Ela não se sentou na cadeira do fatalismo e nem filosofou dizendo que "a vida é assim mesmo" ou "que todos os homens são iguais", ou "no casamento não dá para fugir da rotina".

Ela foi à luta.

Depois leia I sm 25 e veja a diferença entre Nabal e Abigail. Se valores em teu lar foram perdidos isso não é normal.

d. Humilhe-se e trabalhe para fazer mudanças

A Bíblia diz que a mulher para achar a dracma perdida "varreu a casa". Quem sabe não é isso que sua casa precisa: uma varrida em sua boca para produzir novas palavras.

Uma varrida em seu tempo para ver se sobre mais tempo para o cônjuge e os filhos ou quem sabe até para Deus. Uma varrida em sua arrogância para servir aos que estão debaixo do mesmo teto. Troque um pouco de lugar com sua esposa ou com seu marido ou com seus filhos talvez assim você enxergue melhor as necessidades deles.

e. Seja diligente

Encarne este propósito. seja obcecado por isso. tenha como meta ter um lar dentro dos padrões de Deus. Não desista. A mulher do nosso texto procurou "até encontrar". Vale a pena, não desista.

f. Antes de tudo: acenda a candeia

Isto foi a primeira coisa que a mulher fez. No escuro fica impossível procurar alguma coisa. Jesus disse "eu sou a luz do mundo".

Um relacionamento sério com Jesus ilumina nossa história, nossa vida, nossa casa e é a base para encontrar as dracmas perdidas que é a nossa família, amém!


Jânio Santos de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo