domingo, 17 de novembro de 2013

Um Grito de socorro pelas famílias Cristãs

É muito comum ouvirmos as pessoas se justificarem e afirmarem que não fazem nada de errado, que fazem tudo certo e que não fazem mal a ninguém, mas o problema está nos critérios utilizados para essa avaliação, devemos reconhecer que todos somos falhos e pecadores e carentes da misericórdia de Deus, os nosso acertos não justificam os nosso pecados, só o sangue de Cristo pode nos justificar de nossos pecados e precisamos usar os critérios de Deus, de sua palavra, para entendermos como somos miseráveis e pecadores, observe que os critérios de Deus são muito mais rigorosos que os nossos.

Para Jesus Cristo o fato de olhar e cobiçar uma mulher já são considerados como adultério, os critérios de Deus são mais rígidos e rigorosos que os nossos. Pensem nisto.

Matheus 5:27-28 – Jesus Cristo e o adultério
Ouviste o que foi dito: Não cometeras adultério. Eu, porém, vos digo que qualquer que olhar para uma mulher para cobiçá-la já adulterou com ela em seu coração.


Matheus 5:31-32 Jesus Cristo e o divórcio
Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher dê-lhe carta de repudio. Eu, porém, vos digo, que todo aquele que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, torna-a adultera, e o que se casa com a repudiada comete adultério.

Veja fornicação: O dicionário traduz fornicar, como o mesmo que copular, que é ajuntar, acasalar. Ou seja, fornicação não é adultério. O que vem acontecendo é que as traduções das santas escrituras estão sofrendo alterações e em muitas nos mesmos versículos encontraremos a expressão, adultério, em fez de fornicação, outras até mais explicitas dizem relações sexuais ilícitas, o mesmo acontece com a palavra repúdio que vem sendo substituída pela palavra divorcio. Como poderia a Bíblia falar em divorcio, se o mesmo pelo menos no Brasil só foi aceito a partir de 1977, a bíblia foi escrita a mais de dois mil anos, é claro que o divorcio da bíblia não é o mesmo de hoje, não é esse documento que os homens usam com o pretexto de se casar uma segunda, terceira ou quarta vez. Pensem nisto!

Matheus 19: 3-12 Jesus ensina sobre o divórcio.
Então aproximaram-se os fariseus para colocá-lo à prova, dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os criou, desde o princípio, os fez homem e mulher, e disse: Por isso deixara o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim, já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus juntou não separe o homem. Disseram-lhe: Por que, pois, mandou Moisés dar carta de divórcio e repudiar? Ele lhes disse: Por causa da dureza de vosso coração é que Moisés permitiu repudiar vossas mulheres; porém, não foi assim desde o princípio. Eu porém, vos digo: Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa da fornicação e se casar com outra, cometerá adultério; e o que se casar com a repudiada cometerá adultério. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem com sua mulher, não convém casar-se. Então, ele lhes respondeu: Nem todos são capazes de compreender essa doutrina, mas só aquele a quem foi dado. Pois há eunucos que nasceram assim do ventre de suas mães, e há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e há eunucos que se fizeram eunucos a si mesmo por causa do Reino dos céus. Quem é capaz de admitir isso, que o admita.

Vejamos que os discípulos acharam rigorosas as condições do homem referente à sua mulher e por isso consideram ser melhor não casar-se, mas Jesus adverte que nem todos são capazes de admitir o celibato. Deus não reprova o celibato, mas adverte que não é fácil ser celibatário assim como não é fácil ser casado. Ser eunuco é o mesmo que não conhecer mulher, ser celibato.

Marcos 10: 2-12 Jesus ensina sobre o divórcio
Aproximando-se os fariseus para colocá-lo à prova perguntaram-lhe se é lícito aos homens repudiar sua mulher. Ele respondeu e disse-lhes: Que vos mandou Moisés? Eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divorcio e repudiá-la. Porém Jesus lhes disse: Pela dureza de vossos corações, ele vos escreveu esse mandamento. Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por essa razão, deixará o homem a seu pai e à sua mãe, e unirá à sua mulher. E os dois virão a ser uma só carne, até o ponto de já não serem dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não o separe o homem. Quando voltaram para casa os discípulos lhes perguntaram outra vez acerca disso. E ele lhes disse: Qualquer um que repudiar sua mulher e casar com outra cometem adultério contra ela. E, se a mulher deixar seu marido, e casar com outro, comete adultério.

Lucas 16:18 Jesus ensina sobre o divorcio
Todo o que repudia sua mulher e se casa com outra comete adultério; e o que se casa com a repudiada do marido comete adultério.

Observemos que todos nós sabemos que os evangelhos de Matheus, Marcos e Lucas são conhecidos como similares, pois narram os mesmo fatos, os três falam sobre a visão de Jesus para o divorcio, mas apenas em Matheus é mencionado a famosa clausula de exceção, a mesma que é mencionada a todo cônjuge que está sendo traído, para justificá-lo diante dos erros de seu parceiro, só somos justificados mediante o sangue de Jesus, muitos lideres usam essa famosa clausula de exceção para permitir ao homem separar-se de sua mulher, ou vise e versa. Os outros dois deixam bem claros o plano de Deus para o matrimonio, o mesmo é indissolúvel é para toda a vida.
A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor. I Coríntios 7:39
Ora aos casados, ordeno não eu, mas o Senhor, que a mulher não venha a separar-se do marido, se, porém vier a separar-se que não se case ou que se reconcilie com seu marido, e que o marido não se aparte de sua mulher. I Coríntios 7:10-11

Existe um grande engano destruindo as famílias no seio da igreja. A bíblia não deixa nenhuma dúvida “o que Deus uniu não separe o homem” palavras dita pelo próprio Deus e repetida por Jesus, mas aí alguns podem dizer, mas Moisés mandou dar carta de divorcio.
Alguns pontos precisam ser analisados.
    Moisés é homem, como homem, não tem autoridade para mudar os planos de Deus.
    Moisés permitiu por causa da dureza do coração, permitir é diferente de aprovar, é diferente de autorizar.
Deus faz o mesmo com cada um de nós, ele nos permitiu cometermos todos os pecados que quisermos, porém não aprova nenhum deles.
    A permissão de Moisés é exclusiva para fornicação (algumas traduções dizem: infidelidade, ou até mais explicitas como relações sexuais ilícitas.)

O que precisamos entender é que as leis que Moisés criou eram para o povo Judeu, eram leis civis para um povo específico, por isso os outros dois evangelhos que são escritos não para os judeus como Matheus não repedem em detalhes as leis civis de Moisés, e é por isso que é tão absurdo compararmos o que Matheus diz sobre matrimonio com o que Paulo diz em coríntios, parece contraditório, mas a bíblia não mente e nem se desmente. Paulo escreve para os gentios não especificamente para os judeus.
Jesus em seu ministério terrenos em várias passagens ele cita o que Moisés havia ordenado e em seguida usa a expressão: “eu, porém vos digo”, ou seja, ele altera o que foi dito por Moisés, ele o dono da nova e eterna aliança lança uma nova visão a respeito da visão de Moisés.

O casamento segundo o modelo perfeito de Deus tem uma simbologia muito mais elevada do que as pessoas hoje o consideram, casa-se e se descasa com a maior naturalidade, Deus compara o casamento com a união entre Cristo e a igreja, nós somos a igreja, não prédios ou denominações, Deus não vai salvar ninguém por placa de igreja ou porque acreditou nesse ou naquele líder, Deus vai salvar aqueles que ouviram e praticaram a sua palavra, que se desviaram do mal.
Se o casamento é comparado com minha relação com Cristo, onde o marido é o Cristo e a esposa é a igreja, eu tenho como trocá-lo? Existe outro Deus que vá atender as minhas necessidades? Existe outro Deus que irá me salvar? Existe outro Deus que se compare a ele? A resposta é não para todas as perguntas. Da mesma forma se o marido é como Cristo. Tem como Cristo não perdoar os nossos pecados, as nossas falhas se humildemente as reconhecemos diante dele? Tem como não ser misericordioso? Temo não ser amoroso? A resposta também é não em todos os questionamentos.
Onde está o erro então?
Simples os casamentos estão corrompidos os valores se perderam, ninguém se preocupa em viver o casamento segundo os mandamentos de Deus seguindo as suas instruções bíblicas de convívio entre homem e mulher, aí depois que acaba, culpam a Deus. É como se elas quisessem disser: Deus você se enganou não era essa a pessoa com quem eu deveria me tornar uma só carne. Agora eu vou buscar outra esposa ou outro marido para que o Senhor possa me abençoar novamente, e vê se não se engana desta vez.
No casamento judeu é necessário que a esposa seja virgem, para os judeus o compromisso de viver juntos para toda a vida se inicia no noivado, e o casamento em si é concluído no dia seguinte as núpcias não no SIM do altar, mas após a primeira relação sexual do casal, porém se neste ato o noivo verificasse que sua esposa não era mais virgem, ele poderia entregar a carta de repudia e o casamento seria anulado, porque de fato não chegou a ser concluído, por se tratar desta situação especifica que nos capítulos 5 e 19 de Matheus não mencionam de que a mulher possa entregar a carta de divorcio e sim o homem, porque não estávamos se referindo a traição e sim ao fato de se casar sem ser virgem. Basta pensarmos todas as vezes que a Bíblia quer falar para ambos ela menciona as obrigação do homem e depois da mulher, porque só nessa passagem só permiti ao homem dar a carta de divorcio? Sabemos inclusive que os homens são muito mais infiéis que as mulheres, apesar de ter crescido muito o número de mulheres que traem seus companheiros.
Moisés considerou os dois pecados de formas distintas para o adultério era pena de morte por apedrejamento, para a fornicação seria o repudio do marido e a mulher teria que contar com a misericórdia de outro homem para que a quisesse como mulher mesmo não sendo mais virgem.
José e Maria estavam desposados, e quando José soube que Maria encontrava-se grávida ele intentou deixá-la porque para ele Maria havia fornicado com outro homem, até que o Anjo do Senhor lhe aparece e lhe orienta que o que Maria esperava era fruto do Espírito Santo.
Ainda sobre essa situação Moisés ainda deixou uma ordenação de que a mulher repudiada que se casasse com outro homem, vindo este a morrer ou a ser também repudiada por ele, não poderia de forma alguma voltar para o primeiro marido, porque seria abominação ao Senhor. Acredito que Moisés deixou esse ordenamento para obrigar o homem a refletir sobre a real necessidade de repudiar a sua mulher por ela não ser mais virgem, mas se ainda assim esse agisse segundo a dureza de seu coração a repudiasse não poderia voltar atrás depois.

Bem mas agora vamos pensar que todas as minhas argumentações acima estejam erradas e que realmente Matheus capítulo 5 e 19, podem ser generalizados, tanto para homem e para mulheres, e que se refira realmente a adultério.
Então esse seria o único motivo para que o cônjuge traído pudesse se casar novamente e viver feliz com o Senhor.
Parecer perfeito, mas então, porque as pessoas se separam por tantos outros motivos, com tantas outras desculpas, e os lideres continuam aceitando as separações e realizando o segundo casamento com a maior naturalidade.
É assustador que até pastores, lideres esteja em seu segundo casamento. Como pode isso?
Em Timóteo capítulo 3 o apóstolo Paulo apresenta os requisito para ser um bispo, para quem deseja o episcopado.
A palavra é fiel: Se alguém deseja o episcopado, boa obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de apenas uma mulher, sóbrio, prudente, organizado, hospitaleiro, apto a ensinar; não dado ao vinho, não violento, não cobiçoso de ganâncias, desonesto, não avarento, mas amável e agradável; que governe bem a própria casa, que tenha seus filhos sem sujeição como toda a dignidade (pois quem não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)
Enfim quem permite pastores recasados cuidarem de ovelhas está descumprindo a palavra à bíblia.

Sabe o que é assustador?
Esses pastores depois irão impor as suas mãos marcadas pelo adultério e profetizar sobre nossas vidas, vai querer nós dizer que o Deus do impossível pode mudar a nossa situação.
Porque ele mesmo, não acreditou no Deus do impossível para salvar o casamento dele?

Efésios 6: 2-33 Os deveres de marido e mulher
As casadas sejam submissas aos próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, assim como Cristo é o cabeça da igreja, a qual é Seu corpo, e Ele é seu Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as casadas sejam em tudo submissas à seu marido. Marido, amai vossas mulheres, assim como Cristo amou sua igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado com a lavagem da água pela palavra, a fim que Ele a apresentasse a si mesmo como igreja gloriosa, que não tenha mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém que seja santa e sem mancha. Assim também os maridos devem amar suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher a sim mesmo se ama. Porque ninguém jamais aborreceu a própria carne, antes, alimenta-a e trata com carinho, como também Cristo à igreja, porque somos membros de Seu corpo, de Sua carne de Seus ossos. Por isso, deixará o homem a seu pai e à sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Grande é este mistério, mas eu digo isso a respeito de Cristo e da sua igreja. Assim também, cada um de vós ame sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeito seu marido.

Tem um velho ditado que diz que quando um não quer dois não brigam.
Em um casamento por mais que um cometa erros mais brutos e observados por terceiros, como o adultério, por exemplo, o outro nunca será de tudo vítima.

Amado pastor ou ministro de famílias, a próxima vez que alguém vir até a você falando que quer se separar em vez de ler Matheus 19:9 ou Matheus 5:31-32 Leia Efésios 6: 2-33, faça um aconselhamento com os dois e sugira o desafio de cada um cumprir com as ordenanças de Deus para o casamento que com certeza tudo entrará em ordem.
Acreditem desistir é muito fácil, mas os frutos de desistirmos de sermos desobedientes a Deus é a nossa morte espiritual.

Em Gêneses 18:14 o próprio Deus pergunta para Abrão: Há para Deus alguma coisa impossível?

Se crermos na existência de um Deus do impossível para curar câncer, AIDS, para transformar mendigos em grandes empresários porque não iremos crer um Deus do impossível para restaurar famílias?

Deus ama a família, Deus pode mudar toda e qualquer situação, o que não é possível é nos não fazermos a nossa parte e culparmos a Deus pelos nossos fracassos conjugais.

Para Deus o casamento só acaba com a morte, segundo casamento de divorciados é adultério para Deus, viver juntos é viver em pecado de fornicação, no juízo final Deus não vai dar jeitinho para ninguém ser salvo, ele já deu a palavra dele, ele já deu o seu santo Espírito e como certeza já usou muitos homens e mulheres de Deus para alertá-los sobre seus erros, mas se como faraó continua endurecendo seu coração saiba nada poderá ser feito ao seu favor.

Em malaquias capítulo 2 dos versículos 10 ao 16 , Deus fala para os sacerdotes que não aceita as ofertas de suas mãos nem a lagrimas que derramam em seu altar, e ele perguntam porque? E Deus responde:

E ainda assim, dizeis: Por quê? Porque o Senhor é testemunha entre ti e a mulher de tua mocidade, contra a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher de tua aliança. Não fez ele um só ser que tem fôlego de vida? E por que somente um? Porque buscava uma descendência para Deus. Guardai-vos, pois e não sejais desleais para com a mulher de vossa mocidade. Porque o Senhor Deus de Israel, diz que ele aborrece o repúdio, e o que cobre de iniqüidade sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos. Guardai-vos, pois, em vosso espírito e não sejais desleais.

Não se enganem e nem levem as ovelhas que o Senhor lhe confiou ao engano, os adúlteros não herdarão os reinos dos céus e haverá severa punição para aqueles que fazem tropeçar os leigos na fé.

Que a paz de Cristo esteja em vossos corações.


Ana Paula 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo