domingo, 11 de agosto de 2013

Casamento, tirando as máscaras


“Se revelar é a melhor forma de se deixar conhecer para construir uma parceria conjugal saudável.”

Você já ouviu falar no “eu cego” e no “eu secreto”? O “eu cego” é tudo aquilo que o seu cônjuge vê em você que você não consegue enxergar, e o “eu secreto” é tudo o que você esconde do seu cônjuge por trás de algumas máscaras. Falar sobre máscaras que precisam ser tiradas é fundamental, porque é impossível construir uma parceira conjugal saudável e uma conexão honesta quando não temos coragem de revelar o nosso verdadeiro eu. Tirar as máscaras significa mostrar quem se é de verdade.

A maioria das pessoas esconde alguma coisa, principalmente do cônjuge. As vezes escondemos fatos do passado, ou mentimos sobre nossas esperanças para o futuro ou então disfarçamos sentimentos e emoções importantes. Alguns escondem seus fracassos, outros, seus temores, e outro ainda tentam ocultar os cabelos brancos ou a celulite. Alguns escondem um vício, o habito de ver filmes pornográficos. Alguns escondem suas dívidas e outros, seu dinheiro. Responda com sinceridade: Quanto da sua intimidade você está preparado para revelar? Quanto de sua personalidade você mostra e quanto você esconde? A sua resposta para estas perguntas pode revelar quais são algumas máscaras que precisam ser tiradas.

AS MÁSCARAS ATRAPALHAM A CONEXÃO ENTRE O CASAL. O relacionamento conjugal não é estático. Esta sempre se movendo, seja na direção de uma conexão mais profunda, seja na direção do afastamento. Os sentimentos e os fatos que decidimos ocultar do nossos cônjuge alimentam o motor do distanciamento; os sentimentos e os fatos que estamos dispostos a compartilhar nos aproximam mais.Essa é a matemática básica de um relacionamento amoroso e por isso é vital aprendermos a deixar de lado nossas máscaras. Se quisermos construir uma parceria sólida não temos outra opção.

TODAS AS MÁSCARAS TEM UM CUSTO EMOCIONAL. Isto não significa que você não tenha direito de ter segredos. Algumas coisas não devem ser compartilhadas, outras não estão prontas para serem divididas. Mas todo segredo tem um custo emocional oculto, que é cobrado diretamente da sua experiência de parceria. A medida que os segredos se acumulam, a sensação de distanciamento se intensifica. Quando muitos segredos são ocultados, eles passam a atuar como paredes. Você não pode esconder partes de si mesmo e esperar que isso não causa nenhum impacto no seu relacionamento. O relacionamento conjugal dever ser um ambiente com grande potencial de intimidade.

Todos nós devemos tirar as máscaras, porque elas tem o poder de nos levar ao isolamento, o que é prejudicial em todos os aspectos.


Ter intimidade é permitir que o outro veja a nossa imperfeição. Por causa do orgulho que há em todos nós, é sempre complicado quando nossas mascaras impendem que o nosso cônjuge conheça quem nós realmente somos. Quando falo em intimidade, não tem nada a ver com deixar a porta do banheiro aberta enquanto se faz xixi, não é isso. Intimidade tem a ver com auto-revelação, é o desnudamento da alma. A questão aqui é reconhecer as coisas que escondemos e porque escondemos. Infelizmente a maioria não sabe qual é o impacto dessa decisão no relacionamento conjugal.

Vou sugerir uma lista, responda qual destas áreas você não é totalmente aberto com o seu cônjuge.



Seu sentimentos Seus medos

Seu ideais Suas opiniões

Suas necessidades Seu passado

Suas esperanças e seus sonhos Sua sexualidade

Seus amigos e sua família Seu corpo

Sua criatividade Seu trabalho

Suas paixões Seus gostos

Sua personalidade Sua espiritualidade



Tire um momento para uma breve reflexão e veja como cada um desses itens afeta o seu relacionamento.

Há pessoas que vivem debaixo do mesmo teto, fazem as refeições na mesma mesa, dormem na mesma cama, mas estão dolorosamente separadas. São estranhos íntimos que se escondem atrás de suas máscaras. Manter um casamento de aparência para os outros verem, é como construir uma casa na areia, quando vier uma chuva mais forte essa casa não vai resistir e certamente cairá.


Onde você se esconde?

Tire um tempinho agora e pense em vários esconderijos que você tem usado para não revelar o seu verdadeiro eu.


Você se esconde atrás de…

Seu emprego ou seu estilo de vida agitado?
Roupas caras ou acessórios chamativos?
Seus hobbies?
Sua vida profissional?
Seu senso de humor?
Sexo?
Comida, bebidas ou drogas?
Suas palavras?
Seu dinheiro?
Seus amigos, irmãos, sua mãe ou seus filhos?
O caminho para libertação das máscaras passa pela identificação das áreas da usa vida que você mais esconde. Quando lançamos luz sobre esses recantos há libertação e transformação.

AD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo