quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como lidar com um marido idiota


Antes de mais nada, gostaria de definir um marido idiota. Nem todo tolo é um cônjuge ruim. Mas, todo marido idiota é igualmente idiota nas demais áreas de sua vida. Defino como marido idiota aquele que não aproveita a vida de casado, que é estúpido no tratamento que dispensa à esposa, que foge de suas responsabilidades como provedor de seu lar, que se submete à ditadura imposta por sua esposa e, pior, pelos amigos ou que, simplesmente, é um quadrúpede. Abaixo, listo algumas atitudes para você conviver com seu esposo, caso ele seja um idiota que está te levando à loucura.

1. Você nunca deveria ter casado com ele. Falta de aviso, com certeza, não foi (desculpe, é que não me contive de “passar na cara”. Foi uma deselegância, perdão. Mas, seja sincera, quem casa com idiota...)

2. Tente mostrar, sem escândalo, o que ele está perdendo. Aproveite os períodos de relativa tranqüilidade dele e tente fazer o tolo ver como o casamento de vocês poderia ser mais prazeroso e produtivo.

3. Tente fazê-lo ouvir o que ele diz. Um procedimento simples: quando ele disser uma asneira, pergunte, com calma (ele é um asno, nunca se esqueça!): você ouviu o que acabou de dizer? Diga sem ironia, sem desejo de humilhá-lo. É um procedimento infalível.

4. Estimule seus brios masculinos. Elogie quando ele tomar decisões acertadas e justas. Até os idiotas acertam, de vez em quando. Incentive esses momentos com pequenas sugestões, tão pequenas que ele não perceba sua intenção de ajudar. Como Chaves, entende? Sem querer, querendo!

5. Não se exaspera com as pequenas idiotices dele. Seu problema é quando ele comete as grandes. Marido idiota nunca vai deixar de ser idiota. O que você pretende é que ele pratique menos idiotices na vida, principalmente que pratique as idiotices menos prejudiciais a ele, a você e a vocês.

6. Compartilhe com ele o seu limite de idiotices. Deixe claro que uma grande asneira por parte dele não será tolerada nem ficará impune. Ponha, claramente, limite nas idiotices dele. “Você não é mais criança, nem eu sou palerma”, diga, “não vou tolerar a venda da casa sem meu consentimento, nem mudar de cidade sem antes ter minha permissão, nem faça débitos com meu dinheiro e, nunca, mas nunca mesmo, arranje uma sócia para mim!” Não converse com um idiota através de sinais de fumaça, indiretas, parábolas ou enigmas. Seja direta, franca e clara. Fale como quem explica a uma criança de dois aninhos que fazer pipi no abajur não é atitude largamente aprovada pelos adultos. Com jeito, ele vai entender.

7. Não seja idiota também. Um idiota na família já é o suficiente. Seja ponderada, precavida, previdente, mansa, equilibrada, sadia. Cuide de você, dele e de seus filhos com amor, carinho e desprendimento. Seja uma boa ouvinte, tenha calma e faça bons investimentos. Não dependa dele, dependa de você. Mais forte que um idiota, só uma pessoa sábia. Como cremos, a mulher sábia edifica a sua casa. A tola a destrói.

Pastor Geraldo Magela Pessoa de Andrade 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo