domingo, 24 de fevereiro de 2013

A confiança em Jesus possibilita que a família vença o mundo


João 16. 16-24,33
O evangelho de João é o que mais retrata a paixão e a morte de Jesus. O capítulo 16 é um dos discursos finais de Jesus a comunidade de cristãos. A promessa feita por Jesus é que aqueles que nele confiassem não ficariam sós em nenhum momento, pois o Consolador estaria sempre conosco.

Jesus com suas palavras tem o intuito de preparar os seus discípulos para as tribulações e perseguições que virão após a sua morte. Ele conhece as limitações deles, e promete não abandoná-los, deixando claro que a tristeza durará apenas um pouco, enquanto que a alegria será muito maior.

Aproximando este texto bíblico das nossas vidas, especificamente das nossas famílias, quero destacar algumas verdades que devem ser observadas por nós.

A primeira é…

A tristeza faz parte da vida

Jesus é a marca da esperança cristã, ele sempre buscou gerar esperança no coração das pessoas. No entanto, ele nunca deixou de ser realista e falar a verdade! Em nenhum momento ele disse que não teríamos tristeza, pelo contrário, ele sabia que as tristezas fazem parte da nossa vida neste mundo e por isso quis nos ensinar como lhe dar com elas.

Quem aqui nunca passou por tribulações ou ficou triste? Agora, imaginem as tribulações e perseguições que os discípulos passaram, alias, todos eles foram mortos, e a maioria de maneira horrível, exceto João.

Assim como existe a primavera, o verão, outono e o inverno na natureza, existem também estas estações na vida da família. Há momentos que estamos floridos, outros que estamos com uma temperatura agradável, outros que começamos a sofrer com a perda de algo, e outro onde parece que não suportaremos aquela aflição.

Eu pergunto para as famílias: vocês conseguem relacionar este exemplo com a vida de vocês? Já se sentiram como no inverno de suas vidas? Pois é, Jesus sabe disso: por isso ele nos disse: tenham bom ânimo!

A segunda verdade que Jesus traz em seu discurso é que…

A alegria dada por Jesus é maior que a tristeza produzida por este mundo

A pesar de existir a tristeza, não é este o foco de Jesus no discurso. Ele quer nos mostrar que a alegria é bem maior que a tristeza. A tristeza duraria somente um pouco. Ele estava se referindo a sua morte na cruz, a qual, os discípulos sentiriam muito, porque Jesus era o referencial deles, era o mestre deles. O que eles iriam fazer sem Jesus? Porém, a alegria viria logo em seguida porque Jesus ressuscitaria, e quando os discípulos o vissem de novo se alegrariam muito.

Há grande alegria quando nos encontramos com Jesus. Nossas famílias precisam de Jesus. Quando o convidamos para estar à frente da nossa família tudo é diferente. Não estou dizendo que não teremos problemas, o que estou dizendo é que Jesus estará conosco todos os dias nos fortalecendo e dando-nos sabedoria para enfrentar a este mundo.

De maneira alguma podemos relacionar alegria com um simples sorriso no rosto. Alegria é muito mais que isso. Alegria é a satisfação em fazer aquilo que é certo. Por isso que mesmo os discípulos sendo perseguidos no início da Igreja, sentiam a alegria, pois como disse, alegria não é um simples sorriso no rosto, mas a satisfação em fazer o que é certo.

Como disse um escritor brasileiro: A pessoa sabia transforma as suas frustrações/tristezas em adubo para o seu jardim. É isso que Jesus quer nos ensinar: ter a sabedoria de transformar as aflições deste mundo em combustível para nossa vida. Tendo a certeza que o caminho é a confiança nele.

A terceira verdade que Jesus nos ensina é que…

Confiando nele as nossas famílias encontrarão a paz

Neste mundo de tanta aflição, que família não deseja a paz? Este é desejo de todo o ser humano. Jesus é aquele que nos oferece paz diante das tribulações da vida. Não estou dizendo que nos tornamos supercrentes, capazes de superar tudo e estar sempre com um sorriso no rosto, não! Estou dizendo que Jesus sempre estará conosco, até mesmo nos momentos mais difíceis da vida, quando estivermos passando pelo vale da sombra da morte, ali Jesus estará nos consolando e nos ajudando a enfrentar.

Jesus é o príncipe da Paz! Você quer paz no seu lar? Entregue a direção da sua casa a Deus, não tente fazer tudo pelas suas forças, mas confie em Jesus. Persevere nesta confiança, e em momento algum desista da sua família.

Não há dúvida que neste mundo nossas famílias passarão por tristezas. No entanto, estas tristezas serão por pouco tempo…logo chegará a alegria. No verso 23 diz: “…mas outra vez vos verei, o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.” A alegria é muito maior que a tristeza, e esta alegria e completada dia-a-dia, gerando em nós cada vez mais satisfação na vida.

Além da alegria, Jesus nos prometeu a paz diante das aflições deste mundo. Nossas famílias precisam de paz, nossas famílias precisam encontrar-se com Jesus. A confiança em Jesus possibilita que a família vença o mundo. Amém!

Fernando C. Mardegan

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo