sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aprendendo e Investindo no Casamento


 Homem e mulher acham que se conhecem perfeitamente. Decidem se casar, muitas vezes achando que já viram de tudo da outra pessoa. Nada poderia ser mais falso. Depois do casamento, parece que a cortina se abre, e começamos a ver nosso cônjuge de uma maneira que nunca antes tínhamos visto. E muitas vezes chegamos a questionar se fizemos a escolha certa, se decidimos certo, ao pensarmos em casar com aquela pessoa.

Quero afirmar, antes de tudo, que depois do casamento, todos mudam. O homem e a mulher. Só que mudam para começarem a se aplicar ao papel que desejam desempenhar. Mudam porque entendem que agora deixaram de ser namorado e namorada para serem marido e mulher. Mudam porque deixam de querer impressionar a outra pessoa, e começam a ser como realmente são. E isso é sempre um problema. Pois na maioria das vezes, percebemos que homens têm a tendência de se comportarem de determinada maneira, e as mulheres de outra.

Claro que isso não é regra para todo mundo. Há casos em que certas características que vou apresentar aqui como sendo masculinas, serão apresentadas pela esposa, enquanto que certas características ditas femininas, estarão presente na vida do marido. O interessante é que se uma mulher apresentar as características masculinas, em geral ela terá se casado com um homem que apresentará as características ditas femininas. O que estou querendo dizer aqui é que mesmo que tudo não se aplique diretamente ao seu caso, procure adaptar o que estou dizendo, pois com certeza alguma lição nova pode existir para ajudar seu casamento.

Mas uma coisa é sempre verdade: homem e mulher pensam de maneiras diferentes! Por que isso é importante? Porque homens e mulheres têm a tendência de achar que o problema é de sentimentos, quando na verdade é de diferença do modo de pensar. A mulher age de determinada maneira, o homem acha que ela não o ama, não se importa com ele. Não é assim, é que ela processa as informações de um jeito diferente. Do mesmo modo com os homens. Eles pensam de determinada maneira, mas a mulher acha que tem algo errado com o coração deles. Mas não, é com a cabeça. Então, vou tentar explicar para você o que isso significa. E entender por que ele/ela age desse jeito.

Veja bem, uma coisa é entender como homens e mulheres funcionam em geral. Outra bem diferente é entender como age a pessoa com quem você se casou.

Tenho um verso bíblico que preciso comentar para vocês. Porque se vocês seguirem o conselho desse verso, e nunca terão problemas no casamento.

“O homem faz bem em não casar” (I Cor. 7:1. NTLH). E ele explica: “Aqueles que se casarem, enfrentarão muitas dificuldades na vida” (I Cor. 7:28, NVI). As pessoas me procuram e dizem que tem algo errado em seu casamento, porque estão passando por problemas. Eu respondo que na verdade, está tudo certo. Não há nada errado. Isso é totalmente normal.

Agora, você não ouve esses versos sendo lidos em casamentos muito frequentemente. Mas, se é isso o que acontece, por que se casar? Porque casamento é maravilhoso, sensacional, ótimo. Fantástico. Mas não é imune a problemas.

Agora, quero falar de outro verso. Talvez, alguns por não terem muito treino teológico não entendam perfeitamente o que está escrito. Mas vou tentar ajudar vocês a entenderem. Ele está no livro de Provérbios, e se lê o seguinte: “Não havendo bois, o celeiro fica limpo” (Prov. 14:4, ARA). Deixe-me explicar esse verso para vocês. O que isso quer dizer? Quer dizer que se você vai ter boi, vai ter que lidar com a sujeira de boi. Se você não gosta de sujeira de boi, e a maioria de nós não gosta muito disso, a tentação é livrar-se do boi. Mas, por que ficar com o boi? A resposta está na segunda parte do verso: “mas pela força do boi, há abundância de colheita”. E essa é a recompensa. Todos gostamos do benefício do boi, mas ninguém gosta da sujeira que o boi faz. E o que o autor está tentando nos dizer aqui é que não podemos ter um sem o outro. Não há um casamento que esteja livre da sujeira. Não existe. Mas, se em seu casamento só há sujeira, sem a força, você tem um boi doente. Por outro lado, se em seu casamento, há muita força, e pouca sujeira, agradeça a Deus, pois isso é uma tremenda benção.

O casamento é uma instituição maravilhosa. Estatisticamente falando, sabemos que as pessoas casadas são mais saudáveis, mais felizes (se estiver fazendo as coisas do jeito certo), ganham mais dinheiro, do que as pessoas solteiras. Eles também têm uma vida sexual mais satisfatória que os solteiros. E isso é algo que não vemos muito frequentemente em nossa cultura. A ideia que recebemos é que as pessoas solteiras estão tendo ótimas relações sexuais, enquanto as pessoas casadas estão desanimadas, sem vida. Tem até a piada de que um homem pergunta para o outro: “Como vai sua vida sexual?”, e esse responde: “Vida sexual? Sou casado!”. Só que tudo isso não é verdade, é enganação. As pessoas casadas têm relação sexual muito melhor. Os solteiros nem mesmo sabem o que estão fazendo.

E, estatisticamente falando, as pessoas casadas vivem por mais tempo que as solteiras. Isso é especialmente verdadeiro para homens. Em média, nos EUA, uma das coisas mais perigosas que um homem pode fazer consigo mesmo é permanecer solteiro. É equivalente a fumar dois maços e meio de cigarros por dia. Ambos têm a mesma perspectiva de vida. Se bem que o pior tipo seria um cara solteiro que fuma dois maços e meio de cigarro por dia.

Mas, casamento é maravilhoso, incrível, fantástico… se feito da maneira correta. O problema é que há muitas pessoas que não conseguem fazer do jeito certo. E o problema não é que eles não queiram fazer certo, é porque não têm ideia como fazer. Vivemos numa cultura hoje que, na questão de relacionamentos, estamos completamente perdidos. Verdadeiramente as pessoas não sabem o que fazer.

Por isso é necessário investir em seu casamento. Aqui nesse blog temos colocado semanalmente textos para ajudar os casais a repensarem sua vida a dois, e decidirem fazer diferente.

Sempre que você decide fazer as coisas do mesmo jeito que sempre fez, terminará chegando ao mesmo lugar que sempre chegou. Mas, se você decidir conhecer mais, e não apenas saber, mas também investir em sua vida, tomando a decisão de ser diferente, de mudar, de ser melhor, pode ter certeza de que essa mudança vai fazer muita diferença.

Não permita que seu casamento termine porque você se recusa a mudar, ou porque desistiu de tentar ver as coisas diferentes. Invista em seu casamento, mas não simplesmente exigindo algo da outra pessoa. Se você quiser fazer real diferença, invista em você mesmo, seja a mudança que deseja ver em seu cônjuge. Somente assim podemos ter certeza de que você será mais feliz, e usufruirá das bênçãos. Não se contente apenas com a “sujeira” do boi. Procure também a força que vem da vida com ele.

Ouvi uma frase certa vez que dizia: “Não fique irritado por não conseguir fazer com que as pessoas sejam do jeito que você deseja, pois se pensar bem, nem você consegue fazer você ser do jeito que deseja”. Ou seja, antes de se preocupar em fazer de seu cônjuge a pessoa certa, se preocupe em ser a pessoa certa. E posso garantir que, na maioria dos casos, se você decidir mudar, com certeza mudanças também serão vistas em seu cônjuge.

Que Deus abençoe sua família,

Osmar Reis Junior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo