Como restaurar a alegria no casamento
São com essas palavras que muitos noivos prometem a felicidade um ao outro, em um momento tão sublime como a celebração do casamento.
Com o passar dos anos, o peso da rotina e dos problemas diários acaba dando uma idéia de que as juras de amor eterno foram carregadas para nunca mais voltarem. Mas será mesmo que foram embora? Será que é impossível reacender a chama da paixão em uma união tão estável?
Para Termos as bênçãos que Jesus conquistou na cruz do calvário, tem que viver:
• Em santidade (Hb 12.14).
• Devoção amor ao Senhor e ao próximo (2 Pe 1.6 ).
• Uma vida totalmente comprometida com Ele. (Dt 32.46).
Deus Nos dá conselho, para termos alegria, com nosso conjugue, beber do nosso manancial do nosso poço, (poço, manancial, simboliza saciar a sede, prazer).
Para que não venhamos, procurar outros poços, outras mulheres, O Senhor nesta passagem estar determinando a alegrarmos com aquilo que Ele nos dá.
Adão e Eva não se contentaram com o que Deus lhes deu, e olha que era o paraíso, ainda assim preferiram ouvir satanás e desobedecer ao Senhor, buscando o que Deus não lhes deu. Sempre que alguém quer algo proibido que o Senhor condena na sua palavra, cai no erro, e obtém algo falso destrutivo e diabólico.
Veja o que diz em Pv 9.13-18:
13. A mulher tola é alvoroçadora; é insensata, e não conhece o pudor.
14. Senta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade, ( para se exibir, ser vista)
15. Chamando aos que passam e seguem direitos o seu caminho:( Ignorantes inexperientes sem Temor e sabedoria)
16. Quem é simples, volte-se para cá! E aos faltos de entendimento diz:
17. As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável.
18. Mas ele não sabe que ali estão os mortos; que os seus convidados estão nas profundezas do Seol.
O ser humano desde a queda no jardim do Éden tem sede pelo proibido, e acaba caindo no mesmo pecado, muitos têm deixado de beber das águas da sua cisterna para beber águas roubadas, não sabendo eles que estão indo para a destruição.
A traição e o adultério mesmo que seja na mente (Mt 5:28), se caracteriza num roubo, estar cobiçando pra se algo que Deus não lhe deu.
Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço. ( Pv 5.15)
Devemos beber da nossa cisterna, ou seja, a fonte de nossos desejos e satisfação é nosso conjugue que Deus deu.
Quantos não buscam a Paz, e alegria, no sexo ilícito, adultério, pornografia, drogas, mesmo sendo enganosos, e vão sendo destruídos, vazios e desanimados, Agindo assim jamais terão a paz verdadeira que só Cristo dá.
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. (Jo 14.27)
Ou seja, Deus já determinou LEIS, PLANOS E PRINCÍPIOS PELOS QUAIS O HOMEM DEVE VIVER PARA TER A VERDADEIRA ALEGRIA SEJA NO CASAMENTO, OU EM QUALQUER ÁREA.
Em cristo somos realizados emocionalmente e em todas as áreas de nossas vidas, pois a sua palavra e seu Espirito nos transformam de gloria em gloria a imagem de Cristo.
SEMPRE QUE SAÍMOS DA PALAVRA EM QUALQUER ÁREA DA VIDA PERDEMOS A ALEGRIA.
É por isso que muitos casamentos acabaram a Alegria, enquanto A Bíblia adverte. Alegre-se com a esposa da sua juventude ( Pv 5:18b).
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. (Ec 9.9 )
Muitos casais têm perdido o Vinho no casamento, pois o vinho simboliza Alegria, prazer satisfação.
Vários fatores acarretam a falta de vinho (alegria) no matrimonio, por exemplo, não convidar Jesus, se um casamento falta à presença de Jesus tudo vai dar errado, pode até começar bem mais logo, logo o vinho vai acabar.
No casamento deve existe, um tempo de devoção a Deus, orar juntos, ler juntos, tomar decisões unidas.
Quando falta o Vinho, a primeira coisa a vir é as Crises.
Uma coisa é certa a falta de alegria, no casamento nunca acaba de uma orar pra outra, mas é um processo, vão tirando vinho, a cada dia mais das talha e nunca repõem, chega um momento que acaba, e os problemas vêm na forma de crises financeiras, educação dos filhos, esfriamento, desinteresse, brigas, ciúmes, ou seja, no começo o casal só quer receber um do outro, mas esquece de depositar, investir.
“casamos não para sermos felizes, mas para fazer o outro feliz, quando há uma reciprocidade o casamento passa a ser uma benção”.
Invista em seu relacionamento, Passei com ele, ou ela, elogie, converse, orem juntos, renome suas alianças, resolvam as crises juntos com amor e Fé no Senhor. Invista no seu conjugue alegre-se com Ele (ela).
Mas graças a Deus que quando Jesus estiver no casamento, na família, Ele vai fazer o Milagre neste casamento, nesta família nesta casa. Aleluia.
O que Precisamos fazer é obedecer e escutar Jesus, o que Ele quer que eu faça, melhore, decida, Se Ele estiver comigo a água vai se transformar em vinho, vai haver alegria novamente.
O melhor, é que este vinho, é melhor do que antes, seu casamento, seu relacionamento será mais alegre mais prazeroso que no começo, haverá gozo, prazer em abundância.
Jo 2.1-11 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali;
(2)Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.
(3) Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
(4) Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou".
(5) Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele lhes mandar".
(6) Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros.
(7) Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até à borda.
(8) Então lhes disse: "Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa". Eles assim o fizeram,
(9) e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo
(10) e disse: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora".
“O Melhor de Deus Ainda estar por vim na sua vida, creia e tome Posse em nome de Jesus”!
O casamento deve ser uma fonte de prazer e não um peso a mais na caminhada da vida. O casamento deve ser um horizonte de liberdade e não uma masmorra; um refúgio e não um lugar de tormento; um cenário de felicidade e não a sepultura dos sonhos.
Por causa da dureza do nosso coração podemos transformar esse mosaico colorido num papel cinzento, esse jardim engrinalda de flores num deserto abrasador. Por causa da nossa insensibilidade podemos ferir a pessoa que um dia prometemos amar; podemos infernizar a vida da pessoa que prometemos fazer feliz.
O casamento de jovens pode virar duelo de identidade em formação a construção de um relacionamento muitas vezes se dá exatamente no momento em que os dois jovens envolvidos lutam para afirmar sua individualidade. Isso causa freqüentes e desgastantes conflitos, pois cada um defende suas preferências, fechando os olhos para as do outro. Para uma relação dar certo é preciso superar essa fase e aprender a trilhar um caminho mais conciliador.
A maioria dos jovens enfrenta uma situação complicada; conciliar a fase mais aguda da afirmação de sua identidade pessoal com a construção de uma união amorosa, experiências muitas vezes complicada e para que uma relação vingue, então é preciso que as partes tenham consciência da delicadeza da situação e respeito pelas diferenças entre si.
O período adolescente do desenvolvimento psicológico de uma pessoa é superado à medida que ela faz escolhas; como e onde viver, que profissão abraçar, com quem formar um par.
Tais definições costumam se vividas com algum, em razão do comprometimento que trazem e das perdas que acompanham as escolhas, nessa fase de afirmação pessoal e social, o jovem adulto passa a conjugar um monte de verbos na primeira pessoa; eu gosto disso; eu não gosto daquilo;
Eu faço, aconteço, decido, escolho uma vez juntos os dois começam a afirmar suas diferenças em aos olhos do outro, em busca de espelhamento e confirmação, o que é natural. O problema é que, cada um corre o risco de caprichar nos gritos e ênfase de suas perspectivas, valores e preferências, ficando desatento à necessidade que o outro tem ser acolhido naquilo que o diferencia.
O amor requer a capacidade de renúncia ou adiamento do próprio desejo, em alguns momentos, em favor de um desejo maior que é o de ver feliz a pessoa amada, ou de um caminho conciliador.
O casamento precisa de cuidado. Nenhum casal é feliz automaticamente. A felicidade precisa ser construída com inteligência e muito esforço. Não há casamento ideal nem conjugues perfeitos. Todo casamento precisa de renuncia e investimento. Precisamos ser generosos nas palavras, bondosos nas ações e puros nas intenções, se queremos fazer do casamento uma fonte de alegria.
O casamento é como uma conta bancária precisamos fazer mais depósitos do que retiradas. Precisamos fazer altos investimentos se queremos ter retorno. Precisamos sempre manter um saldo positivo se não quisermos viver no vermelho. Precisamos elogiar mais e criticar menos, precisamos dar mais e cobrar menos, precisamos compreender mais e exigir menos.
O nosso papel no casamento não é buscar a nossa própria felicidade, mas fazer o nosso conjugue feliz. O amor não é egoísta, ele busca a felicidade do outro mais do que a sua própria
Os conjugues não são rivais, mas parceiros. Eles não exploram a fraqueza e as falhas um do outro, mas ajudam um ao outro em suas limitações.
Se quisermos um casamento feliz precisaremos cultivar a amizade e manter o diálogo. A Bíblia diz que a palavra dura suscita a ira. Onde floresce a animosidade, as palavras ásperas e as atitudes mesquinhas, o romantismo murcha e seca.
Nós colhemos no casamento o que plantamos. Quem semeia amor, colhe amor. Quem semeia amizade colhe amizade, porém, quem semeia vento, colhe tempestade. Quem semeia incompreensão, colhe solidão. Nós refletimos dentro da nossa casa o nosso próprio rosto.
Nós bebemos o refluxo do nosso próprio fluxo. O bem que fazemos retorna para nós com ricos dividendos, porém, o mal que fazemos recai sobre a nossa própria cabeça Muitos casais passam fome no banquete. Tem tudo para serem felizes, mas vivem amargando uma sufocante infelicidade.
Casou-se com a alma cheia de sonhos, mas estes se perderam pelas estradas da vida. Feridas foram abertas, promessas foram quebradas, e agora, o casamento tornou-se um pesadelo, uma prisão, um lugar de tristeza e não de felicidade.
Essa situação pode e precisa ser revertida. Se ouvirmos a Deus e atentarmos para a sua palavra, “poderemos comer do melhor desta terra” (Is 1.19). O mesmo Deus que institui o casamento para nossa felicidade tem os princípios para vivenciarmos esta felicidade. Deus restaura vasos quebrados.
Ele ainda transforma água em vinho, choro em alegria, deserto em manancial, casamento insosso em relação exuberante. Invista no seu casamento. Restaure seus sonhos perdidos. Experimente o melhor de Deus na sua vida conjugal!
O QUE É NECESSÁRIO PARA UM CASAMENTO FELIZ
Aceitar os princípios da palavra de Deus para o matrimônio
O Cristão deve ter em mente que em tudo na vida deve submeter-se á palavra de Deus, como servo (Mt 20.25-28), temer a Deus e andar nos seus caminhos (Sl.128).
Submeter-se ao Espírito Santo para obedecer a palavra de Deus
Somente com o poder do Espírito Santo o casal tem condições de obedecer á palavra de Deus com relação ao casamento. Para tanto, precisa do Fruto do Espírito em seu relacionamento, conforme (Gl 5.22-23).
O homem espiritual e a mulher espiritual, que são verdadeiros cristãos, demonstram isso na vida diária: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Havendo essas maravilhosas virtudes do Espírito, o casal, o casamento e a família serão felizes.
Que Deus ajude a você meu irmão, minha irmã que são casados e que o seu casamento dure até a volta do Senhor nas nuvens dos céus. Amém!
Jânio Santos de Oliveira
0 comentários:
Postar um comentário