quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A família em primeiro lugar

A família é o primeiro e mais importante "mundo significativo" para o ser humano na formação de sua personalidade, mesmo antes de seu nascimento. Esse é um conceito destacado por Merval Rosa, psicólogo cristão e pastor batista, em sua obra "Problemas da Família Moderna" (Juerp,RJ). E quando fala de "personalidade", ele se refere aos "padrões de comportamento do indivíduo que nos permitem predizer sua reação em face de determinada situação ou estímulo liberado".
É por essa razão que a Bíblia – a Palavra de Deus aos homens – faz ênfase sobre a qualidade de vida que se experimenta no universo familiar. Ela é inegável fator de influência sobre as futuras relações de ajustamento/desajustamento do indivíduo ao meio social mais extensivo que o ambiente doméstico, à medida que evolui da infância para a maturidade em seu "conhecimento" do mundo. Depois da família vem a igreja, a escola e a sociedade em seus diversos segmentos.
A família está em primeiro lugar nas forças influentes, de caráter psico-social, na formação da mente nos primeiros sete a doze anos de vida de todo ser humano, como quer o Dr  Phil McGraw em seu "book" – "Family First" (Free Press,NY). Assim, podemos entender a razão do imperativo do sábio, que Deus fez o mais sábio de todos: "Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios de Salomão 22.6).
Ouvi dizer que Sócrates, o filósofo grego do VI século a.C, questionado sobre quando os pais deveriam começar a educação dos filhos, respondeu categórico: "Cem anos antes do nascimento deles". E há concordância bíblica nessa afirmação.
O conselho da Palavra de Deus aos pais é o seguinte: "Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te…" (Deut 6.6-7).  Anote as palavras "no teu coração", "em tua casa" e "intimarás a teus filhos". Intimar é tornar íntimo. A educação dos filhos começa na educação dos pais. Não se pode transferir para a igreja, para a escola ou para a sociedade o privilégio e a responsabilidade da boa formação de "personalidades". OS VALORES COMEÇAM NO LAR.
Jesus Cristo afirmou: "Do que há em abundância no coração, disso fala a boca" (Mat 12.34). As conversas dos pais entre si e com seus filhos devem refletir pensamentos de Deus, os procedimentos diários precisam exemplificar conceitos e valores que os pais  transmitem a seus filhos.
A máxima estampada no vidro do automóvel na cidade é verdadeira: "Não há sucesso no mundo que compense o fracasso no lar". Os negócios, os bens materiais, são de menor valor e permanência do que as vidas de pessoas que existem em decorrência do amor conjugal. São vidas que precisam ser construídas, fortalecidas, nos primeiros doze anos de existência. Depois, colhem-se os frutos do que se plantou. A Bíblia adverte: "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gal 6.7).
Coloque sua família em primeiro lugar, depois de Deus. E alegre-se com os resultados!

Araúna dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo