sábado, 29 de setembro de 2012

Misericórdia e Justiça de Deus na Família

Muitos se perguntam porque algumas coisas vão mal em casa e ficam procurando alguém para culpar. O fato é que essas pessoas esquecem que Deus é justiça. O livro de Naum 1:3 diz que o Senhor se levanta com justiça contra os seus adversários. Quando nossas atitudes não são aprovadas, tornamo-nos adversários de Deus, ou seja, anulamos a atuação de Deus em nossa vida e em nosso histórico.
Existem quatro coisas que precisamos saber que fazem parte da vida de um homem e envolvem a família:

21. Ser justo. Existe uma finalidade no ser justo. Devemos nos perguntar por que e para que devemos ser justos. Às vezes, queremos ser agradáveis às pessoas apenas para recebermos aplausos, para que nos reconheçam e até nos respeitem.

Viver como justo. Para quê devemos viver como justos? O que nos leva a viver como justos? Se não for o amor e o respeito que temos por Deus e por família, será que valeria a pena guardar alguns sentimentos, enfrentar algumas situações? Muitas vezes temos vontade de “abrir o nosso peito” e falar tudo o que pensamos, mas nos deparamos com o fato de que existe em nós uma nova maneira de pensar, andar e agir. Nós não podemos decepcionar a Deus e nem aqueles que andam conosco e acreditam em nós.

3. Andar como justo. Por que temos que andar como justos e para quem temos que andar como justos? Vale a pena fazer as obras de um justo? Para responder a essas perguntas devemos compreender que há dois tipos de conhecimentos.

O primeiro é o conhecimento natural, ou seja, qualquer um pode exercer justiça. Os juízes, por exemplo, cuidam da justiça deste mundo com respaldo e responsabilidade. Esta é uma justiça natural.

O segundo tipo de conhecimento é espiritual ou sobrenatural. Essa é a justiça que excede a do homem. Existe até um adágio popular que diz que a justiça de Deus tarda, mas não falha.

O conhecimento da justiça natural é aquele que faz com que erremos ou tomemos atitudes no campo natural. Mas a justiça sobrenatural é aquela regida por Deus e que nos faz além de justos, justificados. Um homem só pode ser justificado pela fé e por ela tem paz e comunhão com Deus (Rm. 5:1-2).

Podemos perguntar: a nossa família precisa conhecer a justiça de Deus? Se Deus trabalhasse apenas na justiça, a nossa família mereceria a salvação dEle? Não. Não se equivoque. Nós não somos justos, porque resolvemos ser bonzinhos, mas porque Aquele que é bom resolveu nos tornar justos pela fé.

Qual é a diferença, então, entre um homem justo e um homem justificado? Qual é a diferença entre uma família de justos e uma família de justificados? O que é a essência para essa justificação? A diferença está em saber que o homem justificado passou pelo Calvário e por isso perde a alternativa de viver como homem injusto, como homem infiel, porque agora ele conhece a Deus e não pode mais viver qualquer tipo de vida. A vida dele tem que ser irrepreensível (II Pe. 3:14).

Qualquer pessoa que decida ser justo pode fazer as coisas corretamente. Tenho certeza que você conhece pessoas que não são crentes, mas que compram as coisas e pagam. Isso é justo? Sim. Mas há pessoas que são crentes, compram e não pagam. Outro exemplo é o de pais de famílias que nunca adulteraram, mas existem crentes que adulteram. Isso é justo? É justo que um homem nascido de novo, em aliança com o Senhor, viva em infidelidade, viva em adultério? Não! Não é justo, mas acontece. No dia-a-dia todos somos tentados. Mas, devemos usar todas essas oportunidades para vencermos o diabo e a carne, dizendo não ao inferno e sim para Deus.

Deus olha para a sua família com misericórdia e justiça e instalará na sua casa a salvação e a redenção. A nossa casa será chamada de muros de salvação e as nossas portas de salvação do Deus Todo-Poderoso. Deus quer que a Sua justiça entre em operação dentro da nossa casa, porque a misericórdia de Deus entra com bandeiras, mas a justiça de Deus entra com espadas para anular as questões da alma e acender as questões do espírito.

O que é a espada de Deus? É o tempo da justiça dEle. A espada de Deus entrará em sua casa e a colocará em ordem e mudará a história de toda a sua família. Você crê nisso? Para a misericórdia é o estandarte, mas para a justiça é a espada.

Deus tem uma casa que é chamada trono. Justiça é o Seu nome, verdade está por volta dEle. A base da casa de Deus é chamada justiça (Sl. 89:14; 97:2). Em nossa casa repousará essa essência vinda dos céus e ela será colocada como base nas estruturas da nossa casa. A justiça de Deus está vindo em direção a sua casa e ela será chamada a base da justiça de Deus e à volta da sua casa habitará a verdade do Todo-Poderoso.

Ninguém nunca terá uma quase casa se conhece o Calvário. Algumas casas são quase casa e quase família, porque algumas pessoas confundem casa com lar. O lar é a estrutura de segurança da família; a casa, um lugar onde a estrutura reside. Nem toda casa é um lar e nem todo lar tem uma casa.

Deus quer construir o nosso lar e nos dar casa nova. Ele quer nos dar uma residência física, mas antes quer nos dar uma residência espiritual. Passará a viver dentro de nós e nos reorganizará, colocando em nós Sua justiça e Sua verdade. Nenhum de nós, no plano de Deus, terá uma quase casa, mas uma casa completa, pois não faz parte do caráter de Deus dar nada pela metade para o homem.

Em sua casa entrará primeiro o estandarte que vai ser a bandeira da misericórdia e atrás virá a justiça de Deus para que todas as coisas que estão em desordem, sejam organizadas. Ele fará isso e você se alegrará muito com toda a sua família. Chegou o tempo de Deus para sua casa. A família não é um jogo de xadrez em que um dia se ganha e no outro se perde. A família é um projeto de Deus que independe de sorte. Justamente por ser um projeto, prevalecerá em ordem e o diabo não tocará nela. Jesus não permitirá que a ruína, a desgraça, a tormenta e os vendavais entrem em sua família, pois ela irá colecionar as vitórias do Senhor.

Renê e Ana Marita Terra Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo